+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Email inválido
    Info
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    1.047
    Verdinhas
    0

    HD S.M.A.R.T. = Disable = post mais rápido

    Fala galera,

    Sem querer eu deixei o SMART desabilitado depois de zerar o BIOS, e to horrorizado como a boot tá mais rápido.

    Não digo o boot em si, mas o post da máquina mesmo, ele já detecta as paradinha rapidinho e já vai logo pra detecção da RAID.

    Antes ele ficava uns 5 segundos da tela de POST, uns 10 segundos na RAID, aí que ia dar o boot pro Windows. Agora o bicho tá indo direto na tela da RAID, reduziu bem a chatice de ficar esperando sei lá o que!


    Dêem suas opiniões sobre o SMART. Eu acho que na prática ele num vai ajudar muito, porque se o HD for bichar mesmo, ele vai bichar duma vez, num é o SMART que vai te avisar 1 semana antes.

    Um abraço!

    AleX

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.179
    Verdinhas
    33

    otra coisa q eh rlz pra kem nao usa mto o drive de cd/dvd etc
    dexa ele desativado na bios que o boot do windows fica MTO rapido... roda a barrinha 3x e ja abre... pelo menos aki fica assim... eu nao uso mto, quando preciso vou la e ativo rapidim pra usar

  4. #3
    Email inválido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    1.047
    Verdinhas
    0

    É!

    E o boot também ficou um pouco mais rápido. A barrinha tava passando 3 vezes e meia, agora ela chega a encostar no final da 1a passada e já entra!!

    Abraço!

    AleX

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Aqui com SMART habilitado já inicia muito rápido, a barrinha mal passa 1 vez.

    Mas deixa o SMART desabilitado não... Meu irmão já salvou dados por causa dele quando o HD tava morrendo.

  6. #5
    MHz
    MHz está offline
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    2.874
    Verdinhas
    2

    hummm acho q meu smart tah desabilitado. Mas meu windows carrega em 1 barra. vou fazer testes hoje a noite.

  7. #6
    Membro Avatar de Cara-de-pau
    Info
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    9.012
    Verdinhas
    2534

    Sooh
    Esse lance da barrinha é bizarro. Tem nada a ver o c* com as calças. Aqui antes de formatar mal rolava uma barrinha e ja tava indo pro Win... agora rolam 3... no entanto o sistema novinho ta mais rapido. Acho que não é bem do hardware em si, mas da configuração e do q ele ta carregando naquela hora.

  8. #7
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.364
    Verdinhas
    653

    Sinceramente, pra min pode passar até 30 barrinhas, oq importa eh ta rapido, leve e funcional no windows e nao no boot.

  9. #8
    Membro Avatar de Yang
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    3.882
    Verdinhas
    545

    Já fizeram aquela dica do prefetch?
    Eu coloquei um script no desligamento, nao sei bem oq ele faz, mas agora nao chega a completar uma barrinha e ja vai pro win...
    peguei essa dica no forum baboo..

    flw

  10. #9
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.364
    Verdinhas
    653

    Originalmente enviada por RenatoPR
    Já fizeram aquela dica do prefetch?
    Eu coloquei um script no desligamento, nao sei bem oq ele faz, mas agora nao chega a completar uma barrinha e ja vai pro win...
    peguei essa dica no forum baboo..

    flw
    A dica do prefetch simplesmente deixa o OS mais pesado, com boot mais rapido, useless.

  11. #10
    Membro Avatar de Shell
    Info
    127.0.0.1
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    942
    Verdinhas
    334

    Se o HD tiver que morrer de vez ele não vai avisar. Mas se ele estiver "se aposentando" ele avisa. Vale a pena deixar ativado se você tiver alguns dados importantes ai. Recentemente um amigo meu ligou perguntando do que se tratava o SMART, visto que o dele estava avisando pra fazer backup. Eu disse a ele pra salvar as coisas dele o mais rápido possível. Não deu outra, 3 dias depois já tava corrompendo arquivos e nem entrando mais no WIN

  12. #11
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Originalmente enviada por Shell
    Se o HD tiver que morrer de vez ele não vai avisar. Mas se ele estiver "se aposentando" ele avisa. Vale a pena deixar ativado se você tiver alguns dados importantes ai. Recentemente um amigo meu ligou perguntando do que se tratava o SMART, visto que o dele estava avisando pra fazer backup. Eu disse a ele pra salvar as coisas dele o mais rápido possível. Não deu outra, 3 dias depois já tava corrompendo arquivos e nem entrando mais no WIN
    ? Óbvio que se ele morrer de vez ele não vai avisar, não é pra essas situações que o SMART serve...

  13. #12
    Membro Avatar de Shell
    Info
    127.0.0.1
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    942
    Verdinhas
    334

    Originalmente enviada por Saboya
    ? Óbvio que se ele morrer de vez ele não vai avisar, não é pra essas situações que o SMART serve...
    Ué? Coloquei os dois pontos ai. Não sei porque dessa sua observação.

  14. #13
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    Pelo jeito na DFI vem desativado por padrão. Liguei e não ficou mais lento não...

  15. #14
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    217
    Verdinhas
    1

    lance da barrinha ir rapido ou nao tem mais haver com o tamanho da mft doq smart ligado ou nao.

  16. #15
    Membro
    Info
    12
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    1.587
    Verdinhas
    64

    Aqui uso o SMART habilitado, tenho Drive de DVD + Gravador de DVD na IDE 2, e aqui rola apenas 1 barra e meia e já entra no Windows.
    Porisso acho que não existe relação em desativar SMART e drives para acelerar o boot.

  17. #16
    Membro Avatar de midn
    Info
    Registro
    Nov 2003
    Mensagens
    1.272
    Verdinhas
    0

    porra, aqui passam de 4 a 5 barrinhas
    que pczin bot de vcs hein

  18. #17
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    oq vcs fazem pra passar tao rapido a barrinha? aqui tb demora bastante... e tem bem pouca coisa habilitada pra inicializacao...

  19. #18
    Membro Avatar de V1P3R_BR4Z1L14N
    Info
    The cake is a lie
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    12.304
    Verdinhas
    229

    Originalmente enviada por higherøx
    oq vcs fazem pra passar tao rapido a barrinha? aqui tb demora bastante... e tem bem pouca coisa habilitada pra inicializacao...
    aki deve passar umas 8 ou algo assim. e isso pq eu n tenho quase nada no startup

  20. #19
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    Originalmente enviada por V1P3R_BR4Z1L14N
    aki deve passar umas 8 ou algo assim. e isso pq eu n tenho quase nada no startup

  21. #20
    Email inválido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    1.047
    Verdinhas
    0

    Respondendo ao AMEF1 que me mandou uma msg privada: (sua box tá cheia)

    ===================

    Fala velho,

    Estou usando a BIOS 1.8 modded (é a mais nova), e está muito boa! Já testei todas, e essa nem é assim a melhor, mas estou achando tranquila. Meu over está 100% estável (246x10 - 1.5v), mas já usei a 1.41 modded que ficava estável em 249. Mas como a diferença é psicológica, to deixando ela mesma. Tem todas as BIOS aqui:

    http://www.lejabeach.com/MSIK8N/k8nneo2.html


    ===================

    Sobre o SMART, to deixando desligado e tá bem mais rápido o boot, o post da máquina, bem melhor. Tenho 3 HDs - 2x RAID 0 SATA e 1 IDE pra backup, e sem o SMART detecta tudo rapidão ao ligar a máquina, com o SMART fica tipo 5-10 segundos a mais.

    O carregamento do OS também ficou mais rápido, no Windows x64 passou de 3 barrinhas pra 1, no Windows 32-bit passou de 2 pra nem 1. Esse negócio das barrinhas em relação ao que tem instalado no PC parece que não tem muito a ver não, porque no meu Win64 estão instalados tipo uns 500 programas... quase 1000 fontes... tudo que uso pra trabalhar mesmo! E no Win32 tão os jogos todos e a "porcariada"...

    Fiquei sismado com o SMART porque nunca desligo a máquina, tem mais de 2 anos que uso ligado 24/7 com o eMule virando as noites, mas agora que estou usando 2 Windows, aí quando eu acabo de trabalhar e vou passar para o OS dos jogos (hehehe), aí é um saco ficar esperando o boot... pqp... aí comecei a ficar P*** com o lag do SMART.

    Bom... coloquem mais opiniões ai!

    Abraço!

    AleX

  22. #21
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    330
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por alexgontijo
    Respondendo ao AMEF1 que me mandou uma msg privada: (sua box tá cheia)

    ===================

    Fala velho,

    Estou usando a BIOS 1.8 modded (é a mais nova), e está muito boa! Já testei todas, e essa nem é assim a melhor, mas estou achando tranquila. Meu over está 100% estável (246x10 - 1.5v), mas já usei a 1.41 modded que ficava estável em 249. Mas como a diferença é psicológica, to deixando ela mesma. Tem todas as BIOS aqui:

    http://www.lejabeach.com/MSIK8N/k8nneo2.html


    ===================

    Sobre o SMART, to deixando desligado e tá bem mais rápido o boot, o post da máquina, bem melhor. Tenho 3 HDs - 2x RAID 0 SATA e 1 IDE pra backup, e sem o SMART detecta tudo rapidão ao ligar a máquina, com o SMART fica tipo 5-10 segundos a mais.

    O carregamento do OS também ficou mais rápido, no Windows x64 passou de 3 barrinhas pra 1, no Windows 32-bit passou de 2 pra nem 1. Esse negócio das barrinhas em relação ao que tem instalado no PC parece que não tem muito a ver não, porque no meu Win64 estão instalados tipo uns 500 programas... quase 1000 fontes... tudo que uso pra trabalhar mesmo! E no Win32 tão os jogos todos e a "porcariada"...

    Fiquei sismado com o SMART porque nunca desligo a máquina, tem mais de 2 anos que uso ligado 24/7 com o eMule virando as noites, mas agora que estou usando 2 Windows, aí quando eu acabo de trabalhar e vou passar para o OS dos jogos (hehehe), aí é um saco ficar esperando o boot... pqp... aí comecei a ficar P*** com o lag do SMART.

    Bom... coloquem mais opiniões ai!

    Abraço!

    AleX
    Opa...
    Minha caixa ta vazia, deve ser bug do forum...
    Mas valeu ae ...
    A propósito a bios q vc ta usando é a 18f ou a 18mod?



    []'s

  23. #22
    Membro
    Info
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    14.881
    Verdinhas
    34

    Originalmente enviada por AMEF1
    Opa...
    Minha caixa ta vazia, deve ser bug do forum...
    Mas valeu ae ...
    A propósito a bios q vc ta usando é a 18f ou a 18mod?



    []'s
    limpa as msg enviadas e os acompanhamentos tb... todo mundo diz q eh bug do forum, qnd na verdade eh culpa do cerebro (brincadeirinha! ehiaiehi)

  24. #23
    Membro Avatar de LostOne
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    12.993
    Verdinhas
    983

    Originalmente enviada por 3,14k2|P1k4chu
    Sinceramente, pra min pode passar até 30 barrinhas, oq importa eh ta rapido, leve e funcional no windows e nao no boot.
    Exatamente... até pq eu não booto o meu micro nem 1 vez por semana...

  25. #24
    Membro Avatar de V1P3R_BR4Z1L14N
    Info
    The cake is a lie
    Registro
    Jul 2004
    Mensagens
    12.304
    Verdinhas
    229

    Originalmente enviada por alexgontijo
    Respondendo ao AMEF1 que me mandou uma msg privada: (sua box tá cheia)

    ===================

    Fala velho,

    Estou usando a BIOS 1.8 modded (é a mais nova), e está muito boa! Já testei todas, e essa nem é assim a melhor, mas estou achando tranquila. Meu over está 100% estável (246x10 - 1.5v), mas já usei a 1.41 modded que ficava estável em 249. Mas como a diferença é psicológica, to deixando ela mesma. Tem todas as BIOS aqui:

    http://www.lejabeach.com/MSIK8N/k8nneo2.html


    ===================

    Sobre o SMART, to deixando desligado e tá bem mais rápido o boot, o post da máquina, bem melhor. Tenho 3 HDs - 2x RAID 0 SATA e 1 IDE pra backup, e sem o SMART detecta tudo rapidão ao ligar a máquina, com o SMART fica tipo 5-10 segundos a mais.

    O carregamento do OS também ficou mais rápido, no Windows x64 passou de 3 barrinhas pra 1, no Windows 32-bit passou de 2 pra nem 1. Esse negócio das barrinhas em relação ao que tem instalado no PC parece que não tem muito a ver não, porque no meu Win64 estão instalados tipo uns 500 programas... quase 1000 fontes... tudo que uso pra trabalhar mesmo! E no Win32 tão os jogos todos e a "porcariada"...

    Fiquei sismado com o SMART porque nunca desligo a máquina, tem mais de 2 anos que uso ligado 24/7 com o eMule virando as noites, mas agora que estou usando 2 Windows, aí quando eu acabo de trabalhar e vou passar para o OS dos jogos (hehehe), aí é um saco ficar esperando o boot... pqp... aí comecei a ficar P*** com o lag do SMART.

    Bom... coloquem mais opiniões ai!

    Abraço!

    AleX
    se vc usa raid 0 desligar o smart por causa de tempo de boot é simplesmente estupidez kra. se der uma zica num desses hds do raid, o q vc faz? chupa o dedo?

  26. #25
    Email inválido
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    1.047
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por V1P3R_BR4Z1L14N
    se vc usa raid 0 desligar o smart por causa de tempo de boot é simplesmente estupidez kra. se der uma zica num desses hds do raid, o q vc faz? chupa o dedo?

    Fica tranquilo, tenho um HD de backup e copio todos os dados importantes de trabalho nele.

    Os jogos e filmes, se perder perdeu...

    Mas em si tratando de confiança na RAID, uso há 1 ano e meio, e nunca tive problema nos meus dois pares. (Nem é bom elogiar demais pra não dar azar)

    Abração!!

    AleX

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões