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  1. #26
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    Originalmente enviada por Zecacu
    vsync ligado sim, rodando em ogl, e naum dah essas quedas naum, pelo menos com minha MX, com a ati do meu irmão isso ocorre em d3d, em opgl nem testei pra ver
    Vc ta falando do CS? Pra quanto cai o frame? Vc não travou o refresh em alguma resolução mais alta? Explica melhor pq pelo jeito o vsynch não ta sincronizando os frames no teu caso, só ta limitando.

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  3. #27
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    refresh rates num monitor LCD não faz sentido. O refresh só faz sentido em monitores CRT pois o canhão percorre a tela de cima pra baixo, esquerda pra direita, "renovando" a tela. No caso dos LCDs, os pixels são controlados pela placa de vídeo (entrada DVI) ou pela conversor Digital/Analógico do monitor (entrada RGB).

    Em ambos os casos, a tela nunca sofre "refresh", e sim os pixels que mudaram de um quadro para outro são mudados. O que importa no LCD é a velocidade com que os pixels mudam de cor... daí os 18, 8ms... quando menor, melhor, independente do uso, mas principalmente para jogos.

    No caso do LCD, eu acho que vale a pena ativar o vsync, mas eu, como não tenho ainda um LCD e não pretendo ter um tão cedo... meu Sony 19" CRT eu adoro...

  4. #28
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    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Vc ta falando do CS? Pra quanto cai o frame? Vc não travou o refresh em alguma resolução mais alta? Explica melhor pq pelo jeito o vsynch não ta sincronizando os frames no teu caso, só ta limitando.
    isso na engine do HL1 e no HL2, testei agora e realmente em outros jogos ele faz isso msm :X

  5. #29
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    Originalmente enviada por Bengt
    refresh rates num monitor LCD não faz sentido. O refresh só faz sentido em monitores CRT pois o canhão percorre a tela de cima pra baixo, esquerda pra direita, "renovando" a tela. No caso dos LCDs, os pixels são controlados pela placa de vídeo (entrada DVI) ou pela conversor Digital/Analógico do monitor (entrada RGB).

    Em ambos os casos, a tela nunca sofre "refresh", e sim os pixels que mudaram de um quadro para outro são mudados. O que importa no LCD é a velocidade com que os pixels mudam de cor... daí os 18, 8ms... quando menor, melhor, independente do uso, mas principalmente para jogos.

    No caso do LCD, eu acho que vale a pena ativar o vsync, mas eu, como não tenho ainda um LCD e não pretendo ter um tão cedo... meu Sony 19" CRT eu adoro...

    os hertz importam sim no monitor lcd vei, eu fiz os testes aqui e muda sim, coloquei no modo analogico que aceita 75 hertz e fica bem mais smooth q o DVI com 60 hertz soh q o DVI tem a imagem melhor, mas nao sei se eh em todos jogos que se nota essa diferenca grande, nos jogos tipo quake e doom 3 eu notei bastante diferenca, principalmente no quake, que no monitor crt em multiplayer eu jogava em 800x600 com 150 hertz sem vsync e ficava muuuuuuuuito mais smooth q no lcd com vsync e 60 hertz

  6. #30
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    Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Só que é estranho esse tipo de comportamento em LCD pq ele não tem refresh, só tem um valor de referencia... bom, quando chegar o meu aqui eu vejo...
    Sim, os conceitos de refresh em CRT e LCD sao diferentes.

    No CRT cada pixel tem que ser varrido pelo feixe de elêtrons com alta frequência para continuar a luminescer. Trabalha-se com adicao de cor.

    Já no LCD funciona diferente: Tem-se uma fonte de luz branca no fundo que entao é escurecida pelo cristal líquido, que "fecha" para os diferentes comprimentos de onda. Quer dizer, trabalha-se com subtracao de cor.
    A taxa de refresh aqui só diz respeito a qtas mudancas de estados por segundo o sistema todo aceita. E esse valor ainda nao é correlato a quao rápido o LCD realmente vai reagir, pra isso tem o tempo de reacao.

    Falando no tempo de reacao, tem que tomar cuidado com especificacoes inexatas dos fabricantes:
    O tempo de reacao divide-se em duas fases, o tempo de abertura (clarear) e o tempo para fechar (escurecer). Qdo afirmam ae tempos de 4ms isso refere-se apenas ao tempo de abertura, o tempo de fechamento geralmente é bem mais longo, entao é bem provável que o tempo de reacao total do monitor em questao seria acima de 16ms...

  7. #31
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    Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Fla3DMadness Não, ele tem que cortar pela metade sim, se a atualização do monitor é 60 quadros por segundo ele não pode rodar 59 frames e deixar um em branco, por isso a sincronia é feita cortando os frames pra 30, cada atualização ele mostra duas vezes o mesmo quadro.
    só se nao usarem frambuffer. Com double- ou mesmo triple-buffering atinge-se perto da taxa de renderizacao da placa:
    http://forum.hardmob.uol.com.br/show...123215#3123215

  8. #32
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    Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Wrobel
    o negocio eh o seguinte

    se nao estiver com vsync on, seja num LCD, seja em um CRT, vai rolar isso(a quebra na imagem, q vc citou)

    isso ocorre pq há uma sobreposição de frames, e eh mais notado isso em cenas de grande velocidade e com detalhes

    quanto ao desempenho, o vsync realmente diminui o desempenho, e dependendo dos jogos eh chato mesmo

    o q ele faz... no caso de 60hz, ele vai limitar os fps @ 60, pra enviar 1 frame a cada atualizacao de tela(assim não ha a quebra na imagem) e assim fica beleza, fluida e tal a imagem... isso causa queda na pontuacao em benchmarks e qq coisa, pq ha queda sim nos FPS(eles ficam limitados a freq. do monitor), e em cenas com mais de 60 fps ele ficara limitado... esse eh um dos pontos q há queda de performance

    o outro, eh o seguinte... qdo o vsync ta ligado e a vga nao consegue manter uma taxa de 60 ou mais FPS, pra ficar sincronizado com o monitor, o q vai ocorrer eh q a VGA vai limitar a metade os FPS, enviar 1 frame a cada 2 atualizações da tela... assim se mantem a fluidez, porem, obviamente, a taxa de FPS cai pra 30... e nesse caso ha a lentidão neh, ja q 30 fps eh lixão... em caso de menos de 30 fps, reduz-se novamente, agora pra 15 fps, e assim por diante... ou seja, em jogos q exigem muito da placa de video, muitas vezes nao vale a pena usar vsync habilitado... em jogos q nao são tao pesados pro seu PC, sempre eh melhor usar o vsync habilitado, a nao ser em alguns jogos, por motivos especificos... por isso sempre eh engraçado ver algum CSer falar q vai desabilitar o vsync pra ficar "com 99fps cravados", ja q a imagem vai ficar um lixo e nao vai servir pra mais nada a nao ser aumentar o ego ignorante neh...

    []'s
    Otima explicacao Wrobel, agora sei o porque q em algumas partes do doom3 o fps caia p/ 35 e depois voltava p/ 60 com vsync ligado, e desligado ficava sempre em 60... mas o foda q a imagem fica uma merda com vsync desligado (1280x1024 - 70Hz)

    Falow...

  9. #33
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    Ae complementando o que postei antes:

    A norma ISO 13406-2, para especificacao de tempos de reacao de LCD diz que deve ser medido o tempo de reacao da troca de preto-branco-preto.

    Mas os fabricantes que especificam tempos de reacao de 4ms estao falando do tempo grey-to-grey, do cinza escuro para o cinza claro (sem voltar para o cinza escuro), que é bem mais curto e nao pode ser comparado com o tempo de preto-branco-preto.

    Por isso tao criando uma nova norma, ISO 9241, que nao permite este tipo de inexatidao.
    http://www.heise.de/newsticker/meldung/60775

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