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    LCD nao rola sem Vsync?

    ae, seguinte, lcd nao funciona sem vsync? pq ele tem 60 hz e quando eu nao ligo vsync fica dando "cortes" na tela nos games, mesma coisa q da nos crts com 60 hertz, mas se ligo vsync notei perda de performance, dando tipo umas travadinhas de leve tb, inclusive o 3dmark 2005 sem vsync deu 5500 pontos e com vsync 4450, o lcd eh o hyundai de 19" e a vga eh uma 6800gt, alguem saberia me dizer se eh assim mesmo?

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  3. #2
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    eh, deixa com vsync ligado msm, ele lmita os FPS a msm frequencia do monitor, e deixa uma imagem bem melhor, não se preocupe com a perda de pontos nesse caso não vai fazer diferença em jogos

  4. #3
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    Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Volc
    ae, seguinte, lcd nao funciona sem vsync? pq ele tem 60 hz e quando eu nao ligo vsync fica dando "cortes" na tela nos games, mesma coisa q da nos crts com 60 hertz, mas se ligo vsync notei perda de performance, dando tipo umas travadinhas de leve tb, inclusive o 3dmark 2005 sem vsync deu 5500 pontos e com vsync 4450, o lcd eh o hyundai de 19" e a vga eh uma 6800gt, alguem saberia me dizer se eh assim mesmo?
    o negocio eh o seguinte

    se nao estiver com vsync on, seja num LCD, seja em um CRT, vai rolar isso(a quebra na imagem, q vc citou)

    isso ocorre pq há uma sobreposição de frames, e eh mais notado isso em cenas de grande velocidade e com detalhes

    quanto ao desempenho, o vsync realmente diminui o desempenho, e dependendo dos jogos eh chato mesmo

    o q ele faz... no caso de 60hz, ele vai limitar os fps @ 60, pra enviar 1 frame a cada atualizacao de tela(assim não ha a quebra na imagem) e assim fica beleza, fluida e tal a imagem... isso causa queda na pontuacao em benchmarks e qq coisa, pq ha queda sim nos FPS(eles ficam limitados a freq. do monitor), e em cenas com mais de 60 fps ele ficara limitado... esse eh um dos pontos q há queda de performance

    o outro, eh o seguinte... qdo o vsync ta ligado e a vga nao consegue manter uma taxa de 60 ou mais FPS, pra ficar sincronizado com o monitor, o q vai ocorrer eh q a VGA vai limitar a metade os FPS, enviar 1 frame a cada 2 atualizações da tela... assim se mantem a fluidez, porem, obviamente, a taxa de FPS cai pra 30... e nesse caso ha a lentidão neh, ja q 30 fps eh lixão... em caso de menos de 30 fps, reduz-se novamente, agora pra 15 fps, e assim por diante... ou seja, em jogos q exigem muito da placa de video, muitas vezes nao vale a pena usar vsync habilitado... em jogos q nao são tao pesados pro seu PC, sempre eh melhor usar o vsync habilitado, a nao ser em alguns jogos, por motivos especificos... por isso sempre eh engraçado ver algum CSer falar q vai desabilitar o vsync pra ficar "com 99fps cravados", ja q a imagem vai ficar um lixo e nao vai servir pra mais nada a nao ser aumentar o ego ignorante neh...

    []'s

  5. #4
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    o foda eh q com monitor crt bom rola mais hz daí nao faz akeles cortes na imagem, eu tinha o lg t910b e forçava com o reforce 100 hz em 1024 x 768 sem vsync e nao fazia os cortes, que pena mas fazer oq, pelo menos a qualidade da imagem compensa

  6. #5
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    Esse LCD de 19" só aguenta até 60Hz? Isso é limiete de todos os LCDs?

  7. #6
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    Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Wrobel
    o negocio eh o seguinte

    se nao estiver com vsync on, seja num LCD, seja em um CRT, vai rolar isso(a quebra na imagem, q vc citou)

    isso ocorre pq há uma sobreposição de frames, e eh mais notado isso em cenas de grande velocidade e com detalhes

    quanto ao desempenho, o vsync realmente diminui o desempenho, e dependendo dos jogos eh chato mesmo

    o q ele faz... no caso de 60hz, ele vai limitar os fps @ 60, pra enviar 1 frame a cada atualizacao de tela(assim não ha a quebra na imagem) e assim fica beleza, fluida e tal a imagem... isso causa queda na pontuacao em benchmarks e qq coisa, pq ha queda sim nos FPS(eles ficam limitados a freq. do monitor), e em cenas com mais de 60 fps ele ficara limitado... esse eh um dos pontos q há queda de performance

    o outro, eh o seguinte... qdo o vsync ta ligado e a vga nao consegue manter uma taxa de 60 ou mais FPS, pra ficar sincronizado com o monitor, o q vai ocorrer eh q a VGA vai limitar a metade os FPS, enviar 1 frame a cada 2 atualizações da tela... assim se mantem a fluidez, porem, obviamente, a taxa de FPS cai pra 30... e nesse caso ha a lentidão neh, ja q 30 fps eh lixão... em caso de menos de 30 fps, reduz-se novamente, agora pra 15 fps, e assim por diante... ou seja, em jogos q exigem muito da placa de video, muitas vezes nao vale a pena usar vsync habilitado... em jogos q nao são tao pesados pro seu PC, sempre eh melhor usar o vsync habilitado, a nao ser em alguns jogos, por motivos especificos... por isso sempre eh engraçado ver algum CSer falar q vai desabilitar o vsync pra ficar "com 99fps cravados", ja q a imagem vai ficar um lixo e nao vai servir pra mais nada a nao ser aumentar o ego ignorante neh...

    []'s
    Desculpa a ignorancia , mas aonde entra o tempo de resposta do monitor nessa historia ? Por que recomendam os de 8ms ao inves dos de 25ms pra jogos ?

    PS : Antes que alguem fale ...Nao achei nos topicos uteis resposta pra isso .

  8. #7
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    Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por toledo
    Desculpa a ignorancia , mas aonde entra o tempo de resposta do monitor nessa historia ? Por que recomendam os de 8ms ao inves dos de 25ms pra jogos ?

    PS : Antes que alguem fale ...Nao achei nos topicos uteis resposta pra isso .
    Response Time diferente de Refresh Rate

    Refresh rate eh a taxa que a tela eh atualizada, o response time é o tempo em milisegundos q um pixel demora para trocar e cor. Em crt vc nao tem tempo de resposta pq o pixel muda quase q instantenamente de cor pq os monitores em CRT trabalham com fosfóro. Já nos lcd essa mudança de cor do pixel demora mais tempo (o response time) pq o cristal tem q ser "mexido". Como a tela eh atualizada e o pixel demora para mudar de cor vc tem oq o povo chama de efeito ghost, ou fantasma. Q em jogos com altos fps ou videos com muitos movimentos vc pode ver um leve ou pesado efeito fantasma.

  9. #8
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    Originalmente enviada por flashfs
    Esse LCD de 19" só aguenta até 60Hz? Isso é limiete de todos os LCDs?

    no modo DVI ele soh aceita 60hz em todas resolucoes e nao adianta tentar forçar mais que nao funciona nem com o reforce, no analogico aceita 75, nao sei como eh nos outros monitores lcd mas nesse eh assim, se alguem souber se ja tem algum lcd de 19 com 85 hz em dvi da um toque ae pq esse seria o bixo

  10. #9
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    Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Wrobel
    o negocio eh o seguinte

    se nao estiver com vsync on, seja num LCD, seja em um CRT, vai rolar isso(a quebra na imagem, q vc citou)

    isso ocorre pq há uma sobreposição de frames, e eh mais notado isso em cenas de grande velocidade e com detalhes

    quanto ao desempenho, o vsync realmente diminui o desempenho, e dependendo dos jogos eh chato mesmo

    o q ele faz... no caso de 60hz, ele vai limitar os fps @ 60, pra enviar 1 frame a cada atualizacao de tela(assim não ha a quebra na imagem) e assim fica beleza, fluida e tal a imagem... isso causa queda na pontuacao em benchmarks e qq coisa, pq ha queda sim nos FPS(eles ficam limitados a freq. do monitor), e em cenas com mais de 60 fps ele ficara limitado... esse eh um dos pontos q há queda de performance

    o outro, eh o seguinte... qdo o vsync ta ligado e a vga nao consegue manter uma taxa de 60 ou mais FPS, pra ficar sincronizado com o monitor, o q vai ocorrer eh q a VGA vai limitar a metade os FPS, enviar 1 frame a cada 2 atualizações da tela... assim se mantem a fluidez, porem, obviamente, a taxa de FPS cai pra 30... e nesse caso ha a lentidão neh, ja q 30 fps eh lixão... em caso de menos de 30 fps, reduz-se novamente, agora pra 15 fps, e assim por diante... ou seja, em jogos q exigem muito da placa de video, muitas vezes nao vale a pena usar vsync habilitado... em jogos q nao são tao pesados pro seu PC, sempre eh melhor usar o vsync habilitado, a nao ser em alguns jogos, por motivos especificos... por isso sempre eh engraçado ver algum CSer falar q vai desabilitar o vsync pra ficar "com 99fps cravados", ja q a imagem vai ficar um lixo e nao vai servir pra mais nada a nao ser aumentar o ego ignorante neh...

    []'s
    acho q vc errou em um detalhe, se a quantidade de FPS que a placa pode fazer em uma cena eh 59 e tah com vsync ligado ele naum vai cortar metade dos frames e ficar com 30, ele vai manter a sicronização sempre proximas a 59, eh claro, vai se perder alguns frames, mas nada tão alarmante assim

  11. #10
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    Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por MHz
    Response Time diferente de Refresh Rate

    Refresh rate eh a taxa que a tela eh atualizada, o response time é o tempo em milisegundos q um pixel demora para trocar e cor. Em crt vc nao tem tempo de resposta pq o pixel muda quase q instantenamente de cor pq os monitores em CRT trabalham com fosfóro. Já nos lcd essa mudança de cor do pixel demora mais tempo (o response time) pq o cristal tem q ser "mexido". Como a tela eh atualizada e o pixel demora para mudar de cor vc tem oq o povo chama de efeito ghost, ou fantasma. Q em jogos com altos fps ou videos com muitos movimentos vc pode ver um leve ou pesado efeito fantasma.
    Agora ta claro .....muito obrigado

    Estou a um passo da compra desse daqui

    SAMSUNG SyncMaster 19" TFT LCD Flat-Panel Monitor 930B



    19 (diagonal) TFT LCD Flat-panel 4 - 3 Screen / Displays up to 16.2 million colors
    Ultrafast 8 ms response time
    300 cdm2 brightness; 700 - 1 contrast ratio
    30-81kHz horizontal frequency, 56-75Hz vertical

    Aqui me recomendaram esse para jogos .Tem coisa melhor com 19" para games ?

  12. #11
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    Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Zecacu
    acho q vc errou em um detalhe, se a quantidade de FPS que a placa pode fazer em uma cena eh 59 e tah com vsync ligado ele naum vai cortar metade dos frames e ficar com 30, ele vai manter a sicronização sempre proximas a 59, eh claro, vai se perder alguns frames, mas nada tão alarmante assim
    Não, ele tem que cortar pela metade sim, se a atualização do monitor é 60 quadros por segundo ele não pode rodar 59 frames e deixar um em branco, por isso a sincronia é feita cortando os frames pra 30, cada atualização ele mostra duas vezes o mesmo quadro.

    Só que é estranho esse tipo de comportamento em LCD pq ele não tem refresh, só tem um valor de referencia... bom, quando chegar o meu aqui eu vejo...

    Toledo: melhor só se for o viewsonic de 4ms. Mas esse ta bom demais, acho que o Hyundai L90D+ usa o mesmo LCD desse samsung.

    []´s

    Flávio

  13. #12
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    Wrobel eu jogo NS(mod de half-life blah blah blah) e te digo q 100fps nao eh so por "Ego" eu sinto uma diferenca entre 85fps(vsync on) e 100(vsync off)... Claro q isso depende mto... De marine eu jogo melhor sem vsync de alien com vsync mas faz diferenca sim.

  14. #13
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    Ainda não entendi porquê tu quer mais de 60Hz no LCD, Volc. Tá ruim em 60Hz? Ou é só porquê tu quer "mais" mesmo?

  15. #14
    Membro Avatar de toledo
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    Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Toledo: melhor só se for o viewsonic de 4ms. Mas esse ta bom demais, acho que o Hyundai L90D+ usa o mesmo LCD desse samsung.

    []´s

    Flávio [/B]
    Onde tem esse viewsonic ? Newegg ? Amazon ?

  16. #15
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    Re: Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por toledo
    Onde tem esse viewsonic ? Newegg ? Amazon ?
    http://www.newegg.com/Product/Produc...82E16824116355

    Mas eu não acho que vale pagar US$100 a mais por ele, pq apesar de tempo de resposta ele tem menos contraste e brilho que o outro samsung, e 8ms ja é mais que suficiente.

  17. #16
    Membro Avatar de toledo
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    Re: Re: Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    http://www.newegg.com/Product/Produc...82E16824116355

    Mas eu não acho que vale pagar US$100 a mais por ele, pq apesar de tempo de resposta ele tem menos contraste e brilho que o outro samsung, e 8ms ja é mais que suficiente.
    Valeu ai ....vou levar esse Sansung mesmo

    Ta na faixa de U$400 aqui

  18. #17
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    Originalmente enviada por Nitrium
    Ainda não entendi porquê tu quer mais de 60Hz no LCD, Volc. Tá ruim em 60Hz? Ou é só porquê tu quer "mais" mesmo?

    pior que nao to curtindo 60 hz com vsync ligado nao, curtia muito mais 100 hz sem vsync, ficava muito mais smooth, mas fazer oq, quem sabe um dia tenha um lcd com 100 hz ou 85 pelo menos

  19. #18
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    há mudanca, mas nao do ponto de vista de fluidez, pode haver mudanca de jogabilidade

    ha mudanca de jogabilidade com alguns jogos, mas de FLUIDEZ nao(ex, quake, doom, e alguns outros)

    e no CS nao ha vantagem quanto a isso, por isso citei o CS especificamente

    quanto ao tempo de resposta, complementando ao MHZ, existem os padroes pra definicao de tempo de resposta de mudanca de cor dos pixels... exemplo, mesmo em um monitor de 16ms PODE ocorrer ghost em situacoes muito especificas de mudanca de cor, pois normalmente esse tempo de variacao de cor nao eh definido da mudanca de branco pra preto por exemplo, e dependendo da variacao da cor pode ocorrer um lag visivel... bem, eu nunca peguei um LCD de 16ms, mas isso depende do fabricante e tal tambem...

    []'s

  20. #19
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    Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Não, ele tem que cortar pela metade sim, se a atualização do monitor é 60 quadros por segundo ele não pode rodar 59 frames e deixar um em branco, por isso a sincronia é feita cortando os frames pra 30, cada atualização ele mostra duas vezes o mesmo quadro.

    Só que é estranho esse tipo de comportamento em LCD pq ele não tem refresh, só tem um valor de referencia... bom, quando chegar o meu aqui eu vejo...

    Toledo: melhor só se for o viewsonic de 4ms. Mas esse ta bom demais, acho que o Hyundai L90D+ usa o mesmo LCD desse samsung.

    []´s

    Flávio
    intaum minha MX naum segue esse padrão, aki soh consigo jogar com vsync ligado e não tem cortes desse tipo no FPS

  21. #20
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    Originalmente enviada por Wrobel
    há mudanca, mas nao do ponto de vista de fluidez, pode haver mudanca de jogabilidade

    ha mudanca de jogabilidade com alguns jogos, mas de FLUIDEZ nao(ex, quake, doom, e alguns outros)

    e no CS nao ha vantagem quanto a isso, por isso citei o CS especificamente

    quanto ao tempo de resposta, complementando ao MHZ, existem os padroes pra definicao de tempo de resposta de mudanca de cor dos pixels... exemplo, mesmo em um monitor de 16ms PODE ocorrer ghost em situacoes muito especificas de mudanca de cor, pois normalmente esse tempo de variacao de cor nao eh definido da mudanca de branco pra preto por exemplo, e dependendo da variacao da cor pode ocorrer um lag visivel... bem, eu nunca peguei um LCD de 16ms, mas isso depende do fabricante e tal tambem...

    []'s
    exato, esqueci de citar isso, algumas mudanças de cor podem ser mais lentas.

  22. #21
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    Re: Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Zecacu
    aki soh consigo jogar com vsync ligado e não tem cortes desse tipo no FPS
    Mas ligado não corta mesmo. Corta se vc deixar desligado. Aqui deixo ligado, fica bem melhor. Pode até ficar um pouco mais lento, mas compensa =D

  23. #22
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    Re: Re: Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por TMFX
    Mas ligado não corta mesmo. Corta se vc deixar desligado. Aqui deixo ligado, fica bem melhor. Pode até ficar um pouco mais lento, mas compensa =D
    usei a palavra corte, naum me referindo a qualidade de imagem, mas sim a quantidade de FPS, não cai tanto assim naum

  24. #23
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    Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: LCD nao rola sem Vsync?

    Originalmente enviada por Zecacu
    usei a palavra corte, naum me referindo a qualidade de imagem, mas sim a quantidade de FPS, não cai tanto assim naum
    Ahh tá, erro de interpretação minha hehehe. Não cai muito, mas com vsync e filtros dá uma boa pesadinha. Tem jogos que incomodam deixar sem vsync por causa das variações de fps e dos cortes na tela...

  25. #24
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    cai sim, se nao cai, o vsync NAO esta ligado, seja por bug ou por qq tipo de coisa

    se tiver 59 fps e 60hz, pra se manter a fluidez, os FPS sao cortados para a metade, isso tanto em placas ati quanto nvidias! testem e atestem por vcs mesmos.

    []'s

  26. #25
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    Originalmente enviada por Wrobel
    cai sim, se nao cai, o vsync NAO esta ligado, seja por bug ou por qq tipo de coisa

    se tiver 59 fps e 60hz, pra se manter a fluidez, os FPS sao cortados para a metade, isso tanto em placas ati quanto nvidias! testem e atestem por vcs mesmos.

    []'s
    vsync ligado sim, rodando em ogl, e naum dah essas quedas naum, pelo menos com minha MX, com a ati do meu irmão isso ocorre em d3d, em opgl nem testei pra ver

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