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  1. #1
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    Importância do VSync e de FPS

    Já ví zilhões de vezes discussões no fórum sobre pontuação no 3D Mark, FPS no CS travado em 100 e a questão do VSync. A pergunta é? Porque? Qual afinal é o sentido de algo que não interfere em absolutamente nada na qualidade final de uma apresentação 3D?

    Vendo como funciona um jogo em 3D, entendemos que a placa de vídeo renderiza uma imagem qualquer em milionésimos de segundos, então transfere-a para a saída de vídeo. O monitor, por sua vez, desenha o frame requisitado percorrendo um feixe de elétrons acelerados que batem no fósforo do monitor, emitindo luz externa. Este desenho leva, em uma TV comum, 1/30 de segundo.

    Ok. Agora com um monitor regulado em 1024x768x75hz, temos um quadro completamente desenhado a cada 1/75 segundos, então, qualquer placa de vídeo que faça um jogo cuja renderização dos quadros seja maior que 1/75 (e não múltiplo de 75), faz um efeito de slow-down. Se você jogar mais do que 1/75 no monitor, estando o VSync on, ele simplesmente ignora o quadro (na verdade a placa de vídeo ignora), se VSync estiver off, podem ocorrer dessincronização entre a imagem exibida e a proveniente da placa (causando o efeito tearing: quando uma imagem na placa de vídeo é renderizada entre um quadro do monitor, resultando no monitor apresentando 2 ou mais quadros diferentes na mesma imagem).

    Logo, é inútil fazer o score do 3DMark atingir pontos altos, ou mesmo usar VSync Off para fazer com que os quadros do monitor e da placa de vídeo serem incoerentes entre si.

    Não há ganho de performance e há perda de qualidade, então, porque fazer 100FPS num monitor que alcança apenas 60Hz (ou seja, 60FPS)???

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  3. #2
    Membro Avatar de Papaleu Paes
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    Isso é pra testar... se uma placa faz 100 fps no jogo mais foda de hj vc tem noção q ela é boa... e se sair um jogo ainda mais foda ele ainda vai rodar bem :P

  4. #3
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    Originalmente enviada por Papaleu Paes
    Isso é pra testar... se uma placa faz 100 fps no jogo mais foda de hj vc tem noção q ela é boa... e se sair um jogo ainda mais foda ele ainda vai rodar bem :P
    Claro, para testes, tudo bem.
    Mas tem nego que corre riscos em overclocks e hard-mod intenso para atingir uma performance inútil.

  5. #4
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    Originalmente enviada por Milord_Avatar
    Claro, para testes, tudo bem.
    Mas tem nego que corre riscos em overclocks e hard-mod intenso para atingir uma performance inútil.
    yep

    o ponto eh q nem sempre o cara ta afim de ter aquele desempenho com fim em si soh, as vezes ele quer levar o hardware ao limite mesmo, quer conhecer e mexer, etc... isso eu chamo de hobby, o q pra muita gente eh inutil, as vezes eh o q uma pessoa gosta de fazer, e a maioria dos hobbyes sao caros, informatica eh apenas + 1...

    nao to dizendo q todo nego q faz over, faz inutilmente, mas sim q alguem q constroe um cascade e um wc pra sua vga, gasta meses de estudo e trabalho em cima disso, obviamente isso nao eh apenas pra jogar... se fosse pra isso ele gastaria esse $$ em jogos, ou acessorios, ou em um hw mais poderoso, etc...

    muitas vezes a mesma pessoa q tem o hobby, tambem tira proveito de over, e muita gente q nem leva muito a serio o over, acaba as vezes tambem tendo atitudes de quem gosta e leva como um hobby... nao da pra levar assim as coisas

    eu mesmo tenho meu xp 1700+ rodando @ 2,4ghz diariamente, e isso nao eh apenas uma questao de ego

    tem outras coisas tb, mas nem to mto afim de escrever, bem, daqui a poco vem mais gente completar

    fui

  6. #5
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    Re: Importância do VSync e de FPS

    Originalmente enviada por Milord_Avatar
    .....Não há ganho de performance e há perda de qualidade, então, porque fazer 100FPS num monitor que alcança apenas 60Hz (ou seja, 60FPS)???
    exato kra..... eu prefiro jogar com os frames sincronizados q jogar akela bosta de tela quebrada o tempo todo nqdo ta de vsync off

    e realmente vc pega "mais fps" com vsync off, mas os frames ficam todos toscos

    prefiro jogar em 800x600x85hz do q 1024x768x60hz.... fica um lixao os fps (isso pq uso vsync ON!)

  7. #6
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    eu uso vsync, mas só em jogos que meu pc é capaz de sustentar a taxa de frame rate no mesmo nivel ou acima de 85hz.

    Jogos q eu ligo Vsync e o pc nao aguenta manter o framerate alto (farcry) ficam capados pra 43fps exibindo 2 frames iguais por refresh do monitor, dai eu desligo o vsync e o jogo fica mais rapido (pula pra 50fps) e melhor

    mas em jogos q o pC aguenta manter o refresh fica 1000x melhor com vsync on.

  8. #7
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    eu uso vsync, mas só em jogos que meu pc é capaz de sustentar a taxa de frame rate no mesmo nivel ou acima de 85hz.

    Jogos q eu ligo Vsync e o pc nao aguenta manter o framerate alto (farcry) ficam capados pra 43fps exibindo 2 frames iguais por refresh do monitor, dai eu desligo o vsync e o jogo fica mais rapido (pula pra 50fps) e melhor

    mas em jogos q o pC aguenta manter o refresh fica 1000x melhor com vsync on.
    Não tem como travar o FarCry para 30FPS? Aí usando o monitor a 60 ou 120Hz deixa o jogo suave.

  9. #8
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    Originalmente enviada por Milord_Avatar
    Não tem como travar o FarCry para 30FPS? Aí usando o monitor a 60 ou 120Hz deixa o jogo suave.
    não vai mudar muita coisa, ja q a demora da troca da imagem vai continuar ue...

    a solucao eh uma placa de video mais potente mesmo, infelizmente(e nesse caso eu tambem sofro, hehe...)

    uma coisa q da pra fazer em alguns casos pra diminuir isso eh, um exemplo, em jogos q ha queda pra 70fps, e vc tem 85hz, no caso vai cair pra 42fps, se vc tivesse uma freq. de atualizacao de 120hz vc teria uma grande vantagem, ja q sempre o seu jogo estaria sendo exibido em 120 ou 60 FPS... mas como eh dificil monitor com 120hz em uma resolucao aceitavel... aki eu nunca tentei forcar o meu monitor, mas eu sei q em 1024x768 pega 115hz(F700P), mas isso ainda so seria viavel se eu tivesse uma placa de video melhorzinha e eu colocaria a resolucao em 1024 e taparia os buracos com AA, mas aki nem rola AA pq eh mto pesado pro minha vga q ja eh meio antiga(R8500), entao, a maioria dos jogos eu tenho q me contentar com vsync off mesmo...

    []'s

  10. #9
    Membro Avatar de LostOne
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    Eu acho que o na verdade, o maximo de fps atingido não importa muito, mas simo o minimo.

    O que um cara quer com OC, etc, é garantir que o jogo dele nunca fique abaixo do que ele considera aceitavel, mesmo nas partes mais criticas... (e sempre acima do que seria a taxa de refresh do monitor dele)... meu monitor faz 1024 x 768 em 100Hz... Eu gostaria então que minha VGA ficasse sempre acima disso... ou pelo menos acima de 50Fps (que ainda é bem aceitavel).

    Sempre jogo com Vsync on.

    Jogos que eu tenho certeza que minha placa fica acima de 85fps o tempo todo em 1280 x 1024 eu jogo nessa resolução/refresh ... (WolfET)

  11. #10
    Membro Avatar de Fabdall
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    Pior é que tem muito nego que toca la em cima os graficos com VGA boa e fica jogando com aquelas quebras de imagem por causa de Vsync e acha que ta perfeito

  12. #11
    Membro Avatar de jtedaldi
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    Eu gostaria de ficar com o Vsync sempre on, mas o problema é quando o fps cai pro exemplo pra 50 (no caso monitor a 85hz) ele quer travar o fps em um novo limite fixo, ai ele abaixa ainda mais os frames, o que irrita demais e fica visivelmente estranha a imagem

  13. #12
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    eu prefiro jogar com anti aliasing no maximo, anisotroping filtering no máximo e todos os detalhes do jogo no máximo, rodando a 60 fps, do que jogar com 999fps e ter uma bosta de um lixo de qualidade de imagem.

  14. #13
    Membro Avatar de Fabdall
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    Originalmente enviada por jtedaldi
    Eu gostaria de ficar com o Vsync sempre on, mas o problema é quando o fps cai pro exemplo pra 50 (no caso monitor a 85hz) ele quer travar o fps em um novo limite fixo, ai ele abaixa ainda mais os frames, o que irrita demais e fica visivelmente estranha a imagem

    Isso acontece comigo, quando jogo RTCW ET o jogo fica cravado em 76FPS, mas quando eu ativo o Vsync ou o temporal AA ele ensiste em ficar a 76FPS e cair para 42FPS cravado :/

    Obs: mas a imagem melhora e não piora

  15. #14
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    o ideal é o jogo ter controle de fps ou seja
    e outra coisa jogar cs ou qualquer jogo q for com 100fps a 60hz é inutil mesmo
    para ficar perfeito tem q ser 100fps e 100hz

    o jogo tendo fps acima do hz vai ficar sempre ruim


  16. #15
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    tenho um monitor de 14' e jogo em 800x600x60hz. sem filtros e AA e vsync off (9600xt).

    comprei um samsumg 793v de 17', e o q vcs recomendam pra eu usar? qual frequencia de hz? resolucao vo colocar 1024x768 claro.

    vsync off ou on? jogo so battlefield 1942 e battlefield2.

    vlw

  17. #16
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    Cara eu sempre joguei com o vsync desligado, no action por exemplo ke eh o ke eu mais uso o jogo parece ficar mais liso, sem contar ke mesmo que o monitor nao exiba tudu isso, os pulos dentro do mapa e por cima de algumas caixas so se consegue com fps acima de 100, entao se vc liga o vsync vc impossibilita essas jogadas.

    tendeu mesmo que seu monitor nao mostre vc ainda pode fazer os pulos e as coisas.

    e sei la sao 4 anos jogando sempre com o vsync off, uma vez eu liguei so pra ver e fico muito estranho nao gostei, mais isso emparticular no action que jogo e tbm no urban terror.

    creio que seja mais por gosto e por jogo e também por ego como alguns disseram

  18. #17
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    Originalmente enviada por Xp3rT
    Cara eu sempre joguei com o vsync desligado, no action por exemplo ke eh o ke eu mais uso o jogo parece ficar mais liso, sem contar ke mesmo que o monitor nao exiba tudu isso, os pulos dentro do mapa e por cima de algumas caixas so se consegue com fps acima de 100, entao se vc liga o vsync vc impossibilita essas jogadas.
    OMG!

  19. #18
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    Originalmente enviada por Xp3rT
    Cara eu sempre joguei com o vsync desligado, no action por exemplo ke eh o ke eu mais uso o jogo parece ficar mais liso, sem contar ke mesmo que o monitor nao exiba tudu isso, os pulos dentro do mapa e por cima de algumas caixas so se consegue com fps acima de 100, entao se vc liga o vsync vc impossibilita essas jogadas.

    tendeu mesmo que seu monitor nao mostre vc ainda pode fazer os pulos e as coisas.

    e sei la sao 4 anos jogando sempre com o vsync off, uma vez eu liguei so pra ver e fico muito estranho nao gostei, mais isso emparticular no action que jogo e tbm no urban terror.

    creio que seja mais por gosto e por jogo e também por ego como alguns disseram
    quake engine eh caso aparte, nessa engine eh realmente mandatório vc usar vsync off pq senao nao rola os strafe jump ninj4, mas de qualquer jeito, esse eh o unico empecilho, quando vc liga o vsync fica muito mais suave o movimento do mouse e da tela, eh mais facil acompanhar a movimentação dos adversarios.

    no UT99 tem um problema tambem q força vc a usar vsync, em pcs novos com processador muito forte, se vc solta o vsync o jogo fica acelerado, os caras correm mais q o normal os tiros ficam locos vira uma desgraça, dai online seu fps é limitador pelo tick rate do server e o netspeed q vc usa, mas offilne com bot TEM q ligar o vsync senao o jogo vira uma locura.

  20. #19
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    podem me chamar de cego, mas eu NUNCA usei vsync, e nunca reparei efeito algum de tearing. Tanto jogando no meu antigo monitor ibm @70hz, quanto jogando no f700p em 85/100hz, nem na r8500, nem na r9600p

  21. #20
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    bah
    eu to kerendo compra um LCD 710n samsung tem 12 MS
    serah q vai limitar os FPS? compra um monitor desses e perde fps eh foda viu =[
    atualmente eu tenho um 107E da philips, lixo =\

  22. #21
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    Sempre jogo com vsync desligado tbm, uso em 1024x768 85hz. Então eu bloqueio os fps pelo jogo em 90fps q fica mais macio q vsync ligado com 85fps.

    E tbm jogo sempre em 1024 e jogos novos ae a placa não segura 85fps com vsync ligado q acaba piorando.

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