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  1. #1
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    trasparency aa duvida ?????

    po como fucniona isso ?????
    pesa muito ?????
    o que ele faz pra melhorar a imagem ???????

    ainda nao descobri em que isso se aplica ?????

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  3. #2
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  4. #3
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    hummmmm vou ver

  5. #4
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    Sorte que agora todos os usuários ATi podem usar o adaptive AA que é a mesma coisa que o transparency AA! Qualquer ATI DX9 faz isso!!!

    Ele aplica supersampling nas texturas 'alpha'. Ou resumindo: Sabe aquelas 'grades', 'vidros', 'árvores' formadas por texturas? Então, a placa renderiza esses elementos internamente em resolução maior e depois faz a 'escala' diminuindo... o resultado é a suavização dessas texturas... o AA Multi Sampling 'normal' apenas suaviza as 'bordas' dos polígonos...

    fui

  6. #5
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    seria um tipo de arredondar as textura por fora ??????

    tipo tem textira que mesmo com aa loigado, ela fica feia por estourar as bordas.

    seria isso ?????

  7. #6
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    Originalmente enviada por V1PM4N
    Sorte que agora todos os usuários ATi podem usar o adaptive AA que é a mesma coisa que o transparency AA! Qualquer ATI DX9 faz isso!!!

    Ele aplica supersampling nas texturas 'alpha'. Ou resumindo: Sabe aquelas 'grades', 'vidros', 'árvores' formadas por texturas? Então, a placa renderiza esses elementos internamente em resolução maior e depois faz a 'escala' diminuindo... o resultado é a suavização dessas texturas... o AA Multi Sampling 'normal' apenas suaviza as 'bordas' dos polígonos...

    fui
    quando as atis começaram a fazer isso?

    catalyst novo?

    nunca vi esse recurso.

  8. #7
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    Originalmente enviada por V1PM4N
    Sorte que agora todos os usuários ATi podem usar o adaptive AA que é a mesma coisa que o transparency AA! Qualquer ATI DX9 faz isso!!!

    Ele aplica supersampling nas texturas 'alpha'. Ou resumindo: Sabe aquelas 'grades', 'vidros', 'árvores' formadas por texturas? Então, a placa renderiza esses elementos internamente em resolução maior e depois faz a 'escala' diminuindo... o resultado é a suavização dessas texturas... o AA Multi Sampling 'normal' apenas suaviza as 'bordas' dos polígonos...

    fui
    adaptive AA tem na nv tbm e é só variar o uso do AA, aplicando-o em maior ou menor quantidade dependendo de alguns calculos malucos lá

    toda placa atual tem isso, n tem nada a ver com o transparency AA pelo q sei...

  9. #8
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    quando as atis começaram a fazer isso?

    catalyst novo?

    nunca vi esse recurso.
    Procura no Rage3D e no Beyond3D. Sim é uma função do Catalyst 5.9. Se vc baixar o novo ATi Tray Tools, tem a opção de habilitá-lo.
    Já testei aqui e funcionou perfeitamente.
    Inclusive, além do Transparency AA, dá pra colocar AA SuperSampling(que na prática é inútil, pq a queda de performance com SuperSampling é absurda). Faça o teste. Veja como ficam aquelas 'grades' do HL2... é outra coisa!!!


    Sim, adaptive AA é a mesma coisa que o Transparency AA.

    As GF6 não fazem transparency AA não... o que a GF6 faz é um 'mixed mode' entre SuperSampling e MultiSampling (4Xs e 8Xs). Nesses modos, é usado SuperSampling 2X e MSAA 2X e 4X, respectivamente... Com supersampling, todas as texturas, inclusive as Alpha, sofrem 'alising'. Mas transparency AA 'de fato' nas GF6 ainda não tem. (eu tenho certeza que é absolutamente questão de driver, basta a nVidia querer. Só fizeram isso para a GF7 pra dizer que era 'novidade'. De fato, era. Mas pq ninguém tinha feito antes!)

    V1P3R_BR4Z1L14N, vc está precisando se informar melhor...

    Fui

    PS: A ATi colocou suporte a Adaptive AA e SuperSampling AA no Catalyst 5.9 e TIROU o suporte ao Truform... Desgraçados!

  10. #9
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    Tu sabe se tem algum jogo com Trueform e DirectX 8 pra cima!?

    Ja joguei alguns mas nenhum eu vi isso

  11. #10
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    serious sam e sequencias
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    bom, q eu lembre sao esses :P

    fica macabro o serious sam, os bixo fica redondinho (literalmente lol)

  12. #11
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    Opa valeu pela informação VIPMAN, não aguentava mais aqueles serrilhados de texturas, tava ficando puto.

  13. #12
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    Originalmente enviada por UmK
    serious sam e sequencias
    ut2003

    bom, q eu lembre sao esses :P

    fica macabro o serious sam, os bixo fica redondinho (literalmente lol)
    o q diabos é truform?

  14. #13
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    Aonde q está no ATI Tray Tools a opção desses AA? To com a versão 1.03.755 e não vi nada disso. Tenho uma 9800pro, será q ela não tem suporte a esse tipo de filtros?

  15. #14
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    Eu testei o transparency AA no BF2 e tb fica legal, as cercas antes muito "quadradas" agora estão mais "bonitas e suaves".

  16. #15
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    Originalmente enviada por Candelabrus
    Aonde q está no ATI Tray Tools a opção desses AA? To com a versão 1.03.755 e não vi nada disso. Tenho uma 9800pro, será q ela não tem suporte a esse tipo de filtros?

  17. #16
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    Originalmente enviada por NoOne
    Cara isso ai tem numa X800Pro?? eu to com o catalyst5.9 e o ultimo ati tray tools aqui e não apareceu essa opção

    EDIT: opa consegui fazer funcionar aqui!!!
    Tem que mudar algumas chaves no registro pra aparecer essa função.
    Quem não ta conseguindo da uma olhada aqui que eles explicam:

    http://www.beyond3d.com/forum/showth...9&page=1&pp=25

  18. #17
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    No próprio ATI Tray Tools, vai em Advanced settings que tem a opção de "Disable Adaptive Anti-aliasing".. só desmarcar que fica funcionando!

  19. #18
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    Originalmente enviada por NoOne
    No próprio ATI Tray Tools, vai em Advanced settings que tem a opção de "Disable Adaptive Anti-aliasing".. só desmarcar que fica funcionando!
    Bem isso mesmo.
    Fiz aqui e gostei bastante. Perdi apenas 5 fps usando essa opção.

    Eita q massa, pena q não fizeram isso antes.

  20. #19
    Membro Avatar de NoOne
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    Originalmente enviada por Candelabrus
    Bem isso mesmo.
    Fiz aqui e gostei bastante. Perdi apenas 5 fps usando essa opção.

    Eita q massa, pena q não fizeram isso antes.
    Estranho é que no LFS.. tem lugares que o Anti Aliasing não funciona..

    Olhem esse exemplo..




    Observem que o TETO da casa.. ta lisinho..
    ja as janelas por exemplo estão serrilhadas..

    Imagem Original


  21. #20
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    Originalmente enviada por V1P3R_BR4Z1L14N
    o q diabos é truform?
    um recurso que adiciona poligonos no modelo pra fikar mais redondo

    na verdade ele era pra dar mais realismo + foi tão tosco e perdeu tanto suporte que deixaram de lado

  22. #21
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    Noone, aqui tbm acontece isso em vários jogos. Ta tudo lisinho até com esse Adaptive fica sem serrilhados aonde tinha antigamente, mas mesmo assim tem lugares q tem serrilhado. Não sei o porquê disso tbm.

  23. #22
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    Originalmente enviada por NoOne
    Tu sabe se tem algum jogo com Trueform e DirectX 8 pra cima!?

    Ja joguei alguns mas nenhum eu vi isso
    Jogos que suportam Truform, que a ATi 'matou'...

    Serious Sam FE , Serious Sam SE, Return to Castle Wolfstein, Half-Life 1, Half-Life Blue Shift, Counter Strike 1.6, Condition Zero, UT2003 e UT2004 usando OpenGL(fica ótimo), Morrowind (através um patch não-oficial).
    Truform era uma coisa legal...infelizmente não era compatível com as 'stencil shadows' e nem fazia parte do DX, por isso foi abandonado...
    Dizem que a Radeon 8500 era a única a suportar a aceleração dos n-patches via hardware, em todas as outras o Truform é 100% dependente do driver... a nVidia tirou o suporte aos n-patchs no Detonator 4x.xx...

    Realmente, não tem um único jogo DX8 que chegou a usar Truform, tudo OpenGL... só mesmo o Morrowind através de um patch não-oficial...

    Eu fiquei muito puto da vida... queria jogar Serious Sam:SE com adaptive AA e Truform pra ver como ficaria... impossível...

    fui

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