+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    658
    Verdinhas
    0

    Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Sempre que tem tópicos sobre vgas eu vejo pixel pipeline, alguem pode me explicar oque é isso? e qual a diferença que o valor pixel pipeline faz nas vgas?

    Valeu

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.334
    Verdinhas
    12

    Não é valor, é quantidade...

    Na verdade são as unidades de pixel shader que vc está falando, é como se fossem varios micro processadores responsáveis pelo processamento dos pixel shader, essas unidades de pixel shader são chamados de pipeline que o pessoal abrevia e chama de pixel pipelines, quanto mais "pipes", mais pixels e placa vai processar por ciclo de clock e consequentemente vai ser mais rápida. Claro que o numero de pipes não é tudo, a performance da placa depende também do clock da gpu, do clock da memória, alem das unidades de vertex shader.

    Resumindo, se vc tem duas placas identicas, uma com 12 pipes e outra com 8, a de 12 vai ser melhor.

    []´s

    Flávio

  4. #3
    Membro Avatar de jabuti
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    É muita vibe
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    10.279
    Verdinhas
    379

    Re: Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Originalmente enviada por Panyer
    Sempre que tem tópicos sobre vgas eu vejo pixel pipeline, alguem pode me explicar oque é isso? e qual a diferença que o valor pixel pipeline faz nas vgas?

    Valeu
    É mais um negócio que quando mais melhor.

    Curto e grosso.

    Numero de pipes multiplicado pelo clock da +/- a performace.

  5. #4
    ZCC
    ZCC está offline
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.880
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16181

    Re: Re: Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Originalmente enviada por rogola
    É mais um negócio que quando mais melhor.

    Curto e grosso.

    Numero de pipes multiplicado pelo clock da +/- a performace.
    mas na pratica não eh bem assim não... pelo menos tem algumas excessões

    MX440 tem 2 pipes contra 4 da radeon 9250 e ainda assim a radeon leva um coro da MX, mesmo em DX7

  6. #5
    wkk
    wkk está offline
    [email protected] Team Avatar de wkk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    2.473
    Verdinhas
    8

    Re: Re: Re: Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Originalmente enviada por Zecacu
    mas na pratica não eh bem assim não... pelo menos tem algumas excessões

    MX440 tem 2 pipes contra 4 da radeon 9250 e ainda assim a radeon leva um coro da MX, mesmo em DX7
    ae ja é outra historia
    jogos antigos não tem mais opq de serem otimizados pq qualquer placa por pior q seja ja vai rodar o suficiente

  7. #6
    ZCC
    ZCC está offline
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.880
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16181

    Re: Re: Re: Re: Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Originalmente enviada por daika
    ae ja é outra historia
    jogos antigos não tem mais opq de serem otimizados pq qualquer placa por pior q seja ja vai rodar o suficiente
    mesmo o 3dmark01se ???

    sinceramente... acho que o problemas nesse caso não eh nem com atualizações... mas sim com coisa da placa mesmo

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    4.763
    Verdinhas
    70

    Re: Re: Re: Re: Re: Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Originalmente enviada por Zecacu
    mesmo o 3dmark01se ???

    sinceramente... acho que o problemas nesse caso não eh nem com atualizações... mas sim com coisa da placa mesmo
    testa no mesmo clock pra vc ver se muda alguma coisa..

    e nas mesmas condições inclusive com a mesma banda de memoria pras 2
    e vc vai ver a diferença ...

    radeon 9200 alem de ser mais nova(dx8.1) eh mto mais eficiente controlando banda de memoria

  9. #8
    Membro Avatar de jabuti
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    É muita vibe
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    10.279
    Verdinhas
    379

    Re: Re: Re: Re: Re: Re: Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Originalmente enviada por geleiatk
    testa no mesmo clock pra vc ver se muda alguma coisa..

    e nas mesmas condições inclusive com a mesma banda de memoria pras 2
    e vc vai ver a diferença ...

    radeon 9200 alem de ser mais nova(dx8.1) eh mto mais eficiente controlando banda de memoria
    Eu disse a grosso modo, não fica achando excessões.

  10. #9
    ZCC
    ZCC está offline
    Membro Avatar de ZCC
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    32.880
    Blogs
    1
    Verdinhas
    16181

    Re: Re: Re: Re: Re: Re: Pixel Pipeline, o que é afinal?

    Originalmente enviada por geleiatk
    testa no mesmo clock pra vc ver se muda alguma coisa..

    e nas mesmas condições inclusive com a mesma banda de memoria pras 2
    e vc vai ver a diferença ...

    radeon 9200 alem de ser mais nova(dx8.1) eh mto mais eficiente controlando banda de memoria
    eu não achei isso... no mesmo clock ambas ficaram bem parecidas, mas a MX ainda se saiu um pouco melhor

  11. #10
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    658
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Não é valor, é quantidade...

    quanto mais "pipes", mais pixels e placa vai processar por ciclo de clock
    Flávio
    Valeu, agora ficou claro.

    []'s

  12. #11
    Banido
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    9.791
    Verdinhas
    3

    faltou falar q quanto mais pipelines, menos "ciclos" ou "passagens".

    em outras palavras, quanto mais pipelines, menos passagens "por clock" a vga precisa pra formar a cena. quanto menos passagens = mais fps/melhor aproveitamento.

    []'s

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões