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  1. #1
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    Geforce4 TI - Z-Occlusion Culling

    Z Occlusion Culling

    Just like old PowerVR chips from NEC or the Kyro 2, the Z-Occlusion Culling technology featured by the Light Speed Memory Architecture II of the GeForce 4 is in fact an HSR (hardware surface removal). Everyone knows that when a 3D scene is rendered by the GPU, all the pixels are calculated even those who’d be hidden behind an earlier rendered pixel (for a reason or another) before the scene is finally displayed. The purpose of Z-Occlusion Culling is to not calculate the pixels that would be hidden so they won’t be processed by the pixel shader, thus saving 50% of the bandwidth with actual games. Anyway to get the best result with Z occlusion culling the 3D application should ideally sort its scene’s objects before they are sent to the 3D chip. The Z-Occlusion culling algorithms have been tremendously improved with the GeForce 4 Ti 4600 making the GeForce 4 approximately 25% more efficient when discarding non viewable pixels than the GeForce 3.
    poisé, eu lembro q ativar isso atravez riva tuner dava um ganho de ~15% de performace, mas só tem essa opção nos detonator 40.x até o 43.x ! alguem sabe pq tiraram? eu usaria tranquilo esses detonators antigos ake na minha ti4400, mas o bloom effect do nfsMW e as sombras do Age3 não funcionam com ele

    pena, pq os det 4x.x são naturalmente 5~10% mais rapidos q esses atuais na minha geforce4, e com o occlusion culling aumenta ainda mais (claro q tudo depende da situação)

    existe alguma maneira de ativar essa opção nos drivers novos, ou algum driver bom que tenha ela? alias, se removeram devia ter algum efeito colateral... alguem sabe a razão exata?

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  3. #2
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    uia q bacana AND supimpa.. nem sabia disso. Up aew q isso muito me interessa também.

  4. #3
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    gente, essa porra deve ser habilitada por padrão nos outros drivers, n teria porque n ser.

  5. #4
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    Originalmente enviada por V1P3R_BR4Z1L14N
    gente, essa porra deve ser habilitada por padrão nos outros drivers, n teria porque n ser.
    infelizmente n ...

    eh incompativel com pixel shader isso ou rola um bug com as gf4ti ..

    tanto que o quincunx da pau com as mesmas coisas

  6. #5
    UmK
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    Originalmente enviada por geleiatk
    infelizmente n ...

    eh incompativel com pixel shader isso ou rola um bug com as gf4ti ..

    tanto que o quincunx da pau com as mesmas coisas
    é oq imagino, mas tenho ctz não
    anyway, é uma pena
    mas entre 25% a mais de performace e os shaders (shadows do age3 e gloom effect são ambos shaders), eu fico com os shaders

    o jeito é esperar a minha 6800 chegar jogando o nfs em 800x600 mesmo

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