+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1

    ajuda p/ montar um servidor!!

    ae
    tenho que montar um servidor pro meu serviço, p/ banco de dados e sistema interno, + nao pra distribuição de internet, que eu ja fiz pelo proprio modem do speedy.
    gostaria de saber as sugestões de vcs sobre oq montar.
    pensei em várias coisas, + depende mto do preço. Acredito que um servidor de até 5000,00 está de bom tamanho.
    um A64 x2 seria uma opção viável? ou talvez um xeon?
    me indicaram a comprar até os servidores prontos da Dell... oq acham?
    por favor, postem suas sugestões
    obrigado

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de jabuti
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    É muita vibe
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    10.279
    Verdinhas
    379

    Dell é bom e a assistência é ótima.

    Hoje instalaram um com 2 Xeon 2.8 , 2gb ddr400 ECC, 3 Sata Raid 0+1... Meu é MUITO rápido.

    Pena que não é meu.

    A empresa pago R$7.500,00

    Temo um banco de dados com uns 10000 produtos e uns 7000 cliente(É uma loja de material de construção). E tem 5 lojas e na teoria todas as lojas vão se ligar nesse servidor. Por enquanto só 2, mas tá muito bom. Passamo de um P4 2.4HT com 512mb de ram sendo server em cada loja para isso. Valeu muito, além de ter integrado.

  4. #3
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1

    entao cra...
    nossa! tava no céu com um desses
    + o server ke eu tenho que montar la nao eh td isso... lá é uma escola, que vai montar um sistema em banco de dados pra acesso de cd-rons para os professores darem aula sabe? e tambem o sistema que eu estou montando, onde os alunos irão acessar e verão suas notas, historico escolar, informações sobre eventos, provas, e outros
    como terei que colocar a foto de TODOS, entao vai ficar um pouquinho pesado
    ~
    + oq acha? estou pensativo aqui + nao sei (pois nao pesquisei ainda (ta ta... nao chama de vagabundo ¬¬ )) sobre athlon FX ... ou o A64 x2 ... ou talvez até um Pentium extreme edition...
    oq acha?

  5. #4
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1

    e outra cra... como é a assistencia da Dell ?
    assinamos planos... nao tenho a minima ideia de como é.... =/

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    ??
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    2.886
    Verdinhas
    144

    Sinceramente.. eu nao manjo absolutamente nada de servidor.. mas eu chutaria o seguinte config.

    - asus a32n sli (obvio q nao seria pelo SLI, mas por todo o cuidado com alimentação de energia e acabamento)
    - dual core Opteron 165 (s939)q nao precisa de memoria ECC
    - 4gb ddr 400
    - 2xHD SATA II 300Gb NCQ (16mb) raid 0+1
    - controladora PCI - SATA II.. LSI Logic MegaRAID SATA 300-8X (me lembrei de um review q li na toms hardware q saiu a pouco tempo.. fui atras dele agora e procurei o modelo dele.. era um ninja.. mas nao taao caro) e no review tem mais 2 opções pela metade do preço.. $200USD

    o resto, como fonte e placa de rede nao arrisco palpites ehhe
    e Drive de CD e VGA creio ser indiferente..

    Eu acho q disso tdo.. precisa tomar cuidado extra com a refrigeração dos HDs.. um gabinete bem grande, espaçoso e alguns fans extras trabalhando em cima do HD..(geralmente gabinete de servidor tem furo na frente pra isso)

    CPU=500 U$
    mobo= 250 U$
    vixi... pensando bem..acho q fica bem a cima do orçamento
    talvez nao seja necessario controladora SATA - Raid... nao sei.. ja economiza bem.
    enfim.. pensando bem.. nao sei porque eu arrisquei esse palpite heeh

  7. #6
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1


    ae cra
    sobre o artigo essa controladora que vc falou,onde poss encontrá-lo?
    queria conseguir algumas comparações de processadores e placas mãe.. só que me parece que só irei encontrar em sites gringo (e nem isso to encontrando).
    me deixe explicar o pq que pensei em um pc "quase desktop", + top de linha... pensei assim pois o professor provavelmente irá mexer nele durante a aula que irá dar entende?
    e como nao manjo nada de servidor... fika mtoooo complicado
    será ki um top de linha como opteron ou fx57 ... ou pentium EE (dual core) ou a64 x2 aguentariam o trampo, ou melhor pegar um servidor específico mesmo ?
    futuramente, querem expandir o sistema na internet, pro aluno acessar suas informações de casa...
    E HAJA PC E SPEEDY PRA ISSO...

  8. #7
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1

    realço --> NAO ENTENDO ND DE SERVIDOR!

  9. #8
    Membro Avatar de jabuti
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    É muita vibe
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    10.279
    Verdinhas
    379

    Sei lá até 5 k eu faria algo assim

    P4 dual core
    2 gb DDR 2 667
    MB P4W sei lá o que(A que todo mundo ta comprando)
    3 Hd,s 7200rpm 8mb cache em raid 0+1

    Se der grana pega um single Xeon mesmo.


    Para servidor onde o preço do processador é imenso eu vou de intel pq ela da assistência.

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    ??
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    2.886
    Verdinhas
    144

    ehhe bao.. ja q estamos numa sexta a noite.. matando tempo esperando a carona.. vou chutar mais.

    Cpu´s FX e p4EE obviamente são processadores pra lá de ótimo.. mas a aplicação deles não seria em servidores. Claro que desempenhariam esse papel muito bem.. mas por mais paradoxal q seja.. eles estariam sendo sub aproveitados... ao mesmo tempo que não é a pedida mais eficiente para um servidor eheh.
    O P4EE é dual core.. com HT em cada core, então é ANIMAL, mas nao vale o preço que custa.. ambos CPUS são voltados principalmente para o mercado entusiadas que curte fazer overclock e expremer performance em certas atividades que Geralmente não são parecidas com as tipicias de um servidor..
    E claro, não se monta um servidor pensando nele overclockado.

    A boa pedida ficaria em função do dual core que são bem aproveitados em um servidor, custam menos que os CPUS pra OC e rende mmais do que um FX bombado para essas tarefas. Hoje em dia, a Intel apresenta a melhor relação custo/beneficio nesse setor.. mas os duals da AMD estão um pouco mais poderosos que os da Intel se não me engano.

    Eu sugeri o Dual Core Opteron porque esse seria a linha própria para servidores da AMD e é o equivalente ao dual Xeon da Intel.. e acredito que nesse caso o custo/beneficio chegue até a inverter, favorecendo a AMD.

    As comparações de CPUs vc vai achar sim.. mas entre mobos é meio indiferente pois oq vc quer é uma mobo estavel com a config stock. Nao importa se ela tem melhor overclokabilidade.. ou se ela consegue ter a comunicação com VGA de maneira eficiente a ponto de render melhos em jogos ou aplicativos 3ds... Para servidor, importa que ela seja confiável, sem travar, sem aquecer.. sem resetar.. importa que ela funcione BEM os contralodores on board do SATA ou RAID se vc for realmente usa-los.. mas isso é algo que muitas se garantem.
    Eu sugeri essa Asus em particular pq ela tem um ótimo projeto de alimentação de energia.. mais caprichado que a média.. e tem tudo funcionando bem afinadinho. Asus, bem o mal.. ela tem uma qualidade mais homogenia digamos assim, ela esta com a linha das melhores mobos pra LGA 775 e nao sei não se nao abocanhou um lugar top pra 939 tb (pelo menos por enqto). Sendo que em relação a concorrente nesse posto, leia-se DFI, Asus por mtas vezes é menos "fresca" com compatibilidade de memórias.

    Raid 0+1 vão te dar uma ÓTIMA performance.. e com segurança.. mas eu tenho quase certeza que vc precisa pensar sempre em quantidade pares de HDs.. todos identicos.
    o review pode ser lido aqui:
    http://www.tomshardware.com/storage/20051031/index.html

    Vc só vai encontrar os controladores em lojas gringas :/ vai ter q importar provavelmente.. nao sei se acha isso facil no PY por exemplo.

  11. #10
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    276
    Verdinhas
    0

    Bem, assino embaixo na sugestão do Rogola.

    As aplicações que voce citou vão requerer mais Disco e memória, um single core sem duvidas vai dar conta.
    Mas o Dual Core vai ter dar escalabilidade.
    Falando por alto, eu até apostaria num AMD64 X2 3800+ com uma placa DFI ou Asus série Deluxe.
    Esse processador é praticamente um Opteron, e voce encontra na KRinfo por 1200 reais BOX. Os AMD64 X2 tem as vantagens de ter baixo consumo e esquentar pouco, essencial para evitar falhas.


    Memória 2 Gb dá conta do recado, mas 4 GB te dá folga caso aumente as requisicoes ao disco, depois de algum tmepo.

    Quanto aos HDs, o amigo illu del'syn disse tudo, use em pares. Lembrando que se vai usar RAID 0+1 HDs de menor capacidade (com a mesma tecnologia) tem um melhor ganho de desempenho com o RAID, eu por exemplo uso RAID 0 com 2x80.
    No seu caso usando 4 HDs de 80GB no Raid 0+1 terá 160 GB de espaço, para um server creio que muito espaço, mas pode usar Hds de 120 GB tambem, acima disso creio que começa a salgar o preço do server.
    Sem contar num bom server

  12. #11
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1

    certo...
    boas opções vcs me deram
    o problema agora é... ONDE COMPRAR?
    nao posso adquirir essas peças no PY pq tudo la passa por uma inspeção... e como é uma autarquia mista, passa pela inspeção da prefeitura tbm.
    O complicado de lojas na internet é que eles nao me dão nota fiscal modelo 1, e ainda nao posso fazer pagamentos antes de receber a nota pois a curadoria nao permite
    Burocracia amigos... mta burogracia

  13. #12
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por illu del'syn
    ehhe bao.. ja q estamos numa sexta a noite.. matando tempo esperando a carona.. vou chutar mais.

    Cpu´s FX e p4EE obviamente são processadores pra lá de ótimo.. mas a aplicação deles não seria em servidores. Claro que desempenhariam esse papel muito bem.. mas por mais paradoxal q seja.. eles estariam sendo sub aproveitados... ao mesmo tempo que não é a pedida mais eficiente para um servidor eheh.
    O P4EE é dual core.. com HT em cada core, então é ANIMAL, mas nao vale o preço que custa.. ambos CPUS são voltados principalmente para o mercado entusiadas que curte fazer overclock e expremer performance em certas atividades que Geralmente não são parecidas com as tipicias de um servidor..
    E claro, não se monta um servidor pensando nele overclockado.

    A boa pedida ficaria em função do dual core que são bem aproveitados em um servidor, custam menos que os CPUS pra OC e rende mmais do que um FX bombado para essas tarefas. Hoje em dia, a Intel apresenta a melhor relação custo/beneficio nesse setor.. mas os duals da AMD estão um pouco mais poderosos que os da Intel se não me engano.

    Eu sugeri o Dual Core Opteron porque esse seria a linha própria para servidores da AMD e é o equivalente ao dual Xeon da Intel.. e acredito que nesse caso o custo/beneficio chegue até a inverter, favorecendo a AMD.

    As comparações de CPUs vc vai achar sim.. mas entre mobos é meio indiferente pois oq vc quer é uma mobo estavel com a config stock. Nao importa se ela tem melhor overclokabilidade.. ou se ela consegue ter a comunicação com VGA de maneira eficiente a ponto de render melhos em jogos ou aplicativos 3ds... Para servidor, importa que ela seja confiável, sem travar, sem aquecer.. sem resetar.. importa que ela funcione BEM os contralodores on board do SATA ou RAID se vc for realmente usa-los.. mas isso é algo que muitas se garantem.
    Eu sugeri essa Asus em particular pq ela tem um ótimo projeto de alimentação de energia.. mais caprichado que a média.. e tem tudo funcionando bem afinadinho. Asus, bem o mal.. ela tem uma qualidade mais homogenia digamos assim, ela esta com a linha das melhores mobos pra LGA 775 e nao sei não se nao abocanhou um lugar top pra 939 tb (pelo menos por enqto). Sendo que em relação a concorrente nesse posto, leia-se DFI, Asus por mtas vezes é menos "fresca" com compatibilidade de memórias.

    Raid 0+1 vão te dar uma ÓTIMA performance.. e com segurança.. mas eu tenho quase certeza que vc precisa pensar sempre em quantidade pares de HDs.. todos identicos.
    o review pode ser lido aqui:
    http://www.tomshardware.com/storage/20051031/index.html

    Vc só vai encontrar os controladores em lojas gringas :/ vai ter q importar provavelmente.. nao sei se acha isso facil no PY por exemplo.

    e vc saberia mais ou menos a faixa que iria gastar nesse pc?
    acima dos 5000,00 ?
    e sobre o RAID0+1 ... onde poderia encontrar alguma coisa pra estudo? ja fiz o RAID0 que é relativamente simples... agora um duplo (se eh que entendi bem)...
    e outra coisa.... e fonte? nao teria que ter uma pure power ou nao tem necessidade?
    refrigeraçãot d teria que gastar um bocado com coolers né
    fazer quase o pc voar
    alguma sugestao sobre os itens acima?

    abração ae cra

  14. #13
    fsn
    fsn está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    4.933
    Verdinhas
    783

    esse tava la no trampo semana passada :
    http://img361.imageshack.us/my.php?image=screen3ja.jpg
    é um HP Proliant, mas deve custar algo em torno duns 15k

    com 5000 nao é muita coisa que se tem pra fazer, é mais o que falaram aqui mesmo, tu nao tem servidor atual pra ver o que ele consome, ou alguma previa ou coisa parecida ?

  15. #14
    Membro Avatar de jabuti
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    É muita vibe
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    10.279
    Verdinhas
    379

    Só para citar uma coisa.

    Alguém já viu assistência técnica da AMD no Brasil?

    Da Intel eu já ví, tbm já tive um Xeon de 3 mil reais queimado que eles trocaram.


  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2005
    Mensagens
    276
    Verdinhas
    0

    Para um sevidor de marca realmente fica complicado.
    Mas com 5000 monta-se uma máquina muito boa.

  17. #16
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    730
    Verdinhas
    1

    bom...

    ... vou explicar aki pra vcs terem uma noção + assim tem uns 25 pcs la onde eu trampo (é uma escola) e eu sou responsavel pela informatica e talz e agora a curadoria teve a ideia de instalar um sistema em que o aluno tem a sua senha pro "programa" e acessa esse sistema e vê suas notas, boletins, informações de professores, onde pode se comunicar com professores e talz
    cada aluno teria sua foto la, com todas as informações... não é um banco de dados grande, + pra quase 400 alunos pesa um pouquinho...
    entao... e a escola trabalha com sistema positivo de ensino, e os professores vao começar a dar aulas pelo cd-rom que acompanha a apostila entende?
    + temos um pequeno problema com relação a isso... os Hds dos pcs do laboratorio nao aguentam a instalação desses cd-roms, pois cada cd pesa quase 800 mb e é todo em flash (bem pesadinho nao?) e os hd sao de 8gb (faça as contas, da 1ª série até o 3º E.M., daria achu que os 8gb, só que instalei o windows 2000 professional pra ter mais segurança nos pcs e conseguir fazer limitações)... entao oq eu pensei? pegar esse server e emular os cd-roms pra cada um (usar daemon tools, que faz como se criasse um disco virtual em cada maquina emulando o cd-rom, mas a imagem do cd-rom estaria no servidor)
    quer dizer... teria unas 16 maquinas acessando informações rapidamente no servidor
    a rede ja remontei inteirinha... troquei as placas de rede e aumentei a memoria deles
    agora com esse plano do banco de dados, a curadoria liberou a verba pra eu montar esse servidor e talz...
    + enquanto isso esse sistema iria rodar apenas na intranet, só em 2007 iria abrir um link com grande capacidade de upload pra espandir pra internet e os alunos acessarem o site da casa deles, oq me daria um trabalho do capeeta e precisaria de um pc mtoo bom...
    a idéia é manter o mesmo servidor até 2009 no mínimo saka?


    config das estações do laboratorio:
    celeron 466mhz
    160mb de ram dimm pc100
    hd 8gb
    placa de rede sem marca (chipset realteck) ^^
    video onboard
    som onboard
    placa mae twin 3x1 (NUNCA TINHA VISTO NA MINHA VIDA, e olha que eu trabalhava em loja de informatica hein! + eh bem similar a 748 soh ki um poukinho piorada)

    parece que os pcs sao ruins neh... + eh melhor do que de muitas faculdades, pois eles nao precisam de td isso nos pcs pq soh serve pros alunos digitarem e acessarem a internet, entao isso ta de mto bom tamanho na skola

    em questão da distribuição da internet, já routeei o modem da adsl (speedy 1mb) no hub msmu... distribuir pelo pc nao ia dar mto certo :/ .. entao um problema a menos ^^

    ps.: e outra... keria brincar um pouko quando nao estivesse dando aula neh :P entao colocaria uma plaquinha de video off, pois o serviço la é pouko e eu fiko mto sussegado por la ^^

    []'s

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    ??
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    2.886
    Verdinhas
    144

    Então hehe voltando aos palpites

    Para isso que vc precisa, um servidor do naipe desses que a gente cogitou a configuração acredito que se vira bem. Com folga até..
    Se bobear da até pra jogar enqto galera acessa o micro ehhe

    Acho que nesse caso oque mais poderia limitar seria uma rede sub dimensionada.. mas se vc deu um trato nela.. acho q esta sussegado.

    Sobre a assistencia, já ouvi gente afirmando que processadores BOX tem garantia da AMD america latina de 3 anos.. nao sei como fica de fato isso.. alguem confirma?

    Sobre a configuração, existe um incoveniente. A dificuldade de se achar um Dual Opteron até mesmo la fora :/ fora o tempo que demororaria importar.. e ainda acredito que haja necessidade de nota fiscal, tdo bunitinho. Tanto pela garantia, como pela necessidade de se fazer seguro do equipamento.

    Então ficariamos nesse impasse... no lugar do Dual Opteron é mais interessante um X2 ou um Pentium D??
    Fica foda escolher hehe.. por causa do preço. Mas se for ignorar isso, um X2 fica a frente do Pentium D. Procura no google por Pentium D vs X2 vc vai ver bastante cmoparativos e os X2 ficam a frente.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões