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  1. #1
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    Review 6800 GS AGP - Dissecada (MOD Graficos e comparativos)

    Baum, to com essa plaquinha nas mãos e por falta de maiores dados na internet resolvi fazer um Mini Review dela aqui ressaltando alguns pontos importantes, como a influencia do Overclock e da Ativação dos pipes da placa.

    Como é mais pratico comparar tudo com graficos, resolvi usar apenas o 3dmark 2005 como plataforma de testes (por questão de tempo) e creio que esse programa exemplifica bem oque eu quero mostrar aqui, que justamente como a placa escala na performance fazendo Overclock, com e sem mod.

    Então mãos a massa.

    Como o objetivo é analisar uma placa MID-END voltada ao mercado AGP (que é mid end tambem) além da falta de opções a plataforma usada para os testes foi

    ATHLON XP TBRED 2200MHZ (11x200)
    512 MB RAM
    Geforce 6800 GS AGP EVGA
    Windows XP SP2
    DIRECX 9c (december 2005 release)
    ForceWare 82.12


    O processador é meio ultrapassado, exitem athlons 64 com placas mãe com Slot agp, então em casos como os Game Tests e a pontuação final do 3dmark 05 a placa obviamente vai escalar melhor, mas os testes sintéticos são bons reprentativos e são comparaveis a qualquer plataforma.



    Bom.. esse grafico é auto explicativo, Pode-se ve que a placa escalou muito bem com o overclock, a ponto de se mais rapida do que a mesma apenas com o mod e clocks em Stock, ao passo que a placa com mod e overclock abriu 1200 pontos nela em stock e sem mods. Se me perguntam? um puta avanço.



    Nesses testes agente pode ver que os resultados são muito proximos, apesar de que as versões overclocadas e modificadas sempre levarem vantagem, é provavel que o restante do sistema esteja segurando um pouco o resultado, mas ainda sim é visivel a diferença entre mod e overclock e a combinação dos dois.



    A utilidade do Multi-texturing ja foi muito duvidada aqui no forum, e inclusive alguns ja citaram como um modo de texturização que está caindo em desuso, por isso vou explicar bem a importancia disso aqui.

    Primeio, Multitexturing não está caindo em desuso, pelo contrario, ta sendo mais usada do que nunca.
    1 imagem vale mais que 1000 palavras


    Nessa imagem agente pode ver como é renderizada uma esfera com uma textura de tijolos sob iluminação (no caso ainda é lighmaps, mas ainda é usado em muitos jogos atuais) a placa de video usa o modelo sem textura como base, então mapeia a textura em si ao modelo, logo em seguida a placa carrega o bump map (atualmente ou os novos pharallax map ou algo assim) e depois o lightmap, os PIXEL SHADERS se encarregam de interpretar as informações do bump map e do lightmap, fazendo um trabalho de "blending" criando a imagem final.

    Em termos de processamento puro de texuras a geforce 6800GS possui apenas 8 rops, assim, no teste de SINGLE texture onde é avaliado apenas o poder de lidar com texturas, fazer o mod ou não, não influencia o numero de ROPs na placa, em todos os caso são apenas 8 e por isso em single texturing o mod nao fez diferença, apenas o clock, assim os teste se mostraram similares com placas com mod mas com memso clock.

    Como eu falei acima, em mult-texturing a placa usa os pixel shaders para "misturar" as texturas criando um unico efeito final, assim, a liberação dos pixel pipes extras acelerou esse trabalho de "mistura" (blending) das texturas dando a diferença que se ve em uma escalada quase linear de stock a MOD/OC.
    Lembrando, oque foi acelerado foram as operações de blending, e não o numero de texturas processadas por ciclo.

    Vale ressaltar que a recem lançada 7800GS tambem tem 8 rops, ao passo que as irmãs maiores 7800GT e GTX tem 16 rops.

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  3. #2
    Membro Avatar de TM99
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    Aqui está o x da questão, Pixel shader performance. Atualmente esse é o grande vilão do mundo 3d e o principal responsavel pela rapida evolução no numero de pipes nas placas.

    Os pixel shaders são responsaveis por efeitos de absorção de luz e difusão, mapeamento de texturas, reflexão e refração (água), sombras, deslocamento de superficies (surface displacement) e efeitos de pós-processamento (como motion blur de NFS:MW)
    Em suma, são a base da revolução grafica nos jogos atuais.

    Aqui reflete-se um pouco a performance da placa com e sem o mod, novamente vemos uma escalada linear, sendo que a ativação dos pipes propiciou mais beneficios do que o overclock, e tambem mostra que a placa com mais pipes escala bem melhor no over (meio obvio isso =])
    Em fim aqui agente pode desenhar porcentagens e fazer proporções, a Geforce 6800GS com todos os pipes ativados e overclocada para 442/1140 é 45% mais rapida. isso significa que em jogos onde a performance do shader é muito importante iremos ver grandes ganhos de performance, esses ganhos só nao serão proporcionais a essa porcentagem caso haja limitação do sistema, de texturas (rops) vertex shaders ou bandwith. De fato a placa vira outra.



    Aqui outro item que sai levando vantagem com o mod, ja que a placa passa de 5 para 6 unidades de vertex shaders.

    Vertex shaders são responsaveis por lidar com a geometria dos jogos, além de processarem "esqueletos" dos modelos e são responsaveis por toda deformação de poligonos na tela (movimento dos personagens, folhas se mexendo, arvore balançando etc)

    Não surpreendentemente, nesse teste o overclock fez mais diferença do que a ativação do VS extra, isso porque atualmente vertexshaders não são grandes limitantes, de fato sobra poder de processamenteo de vertices nas vgas atuais. Mas mesmo assim podemos observar uma ligeira melhora com a ativação do mesmo. De fato, no recém lançado free game TM NATIONS, a ativação de apenas o vertex shader trouxe ganhos de miseros 2 fps no benchmark em uma pista feita pelo meu irmão, foi bem pouca coisa.

    Bom, com isso passei um overview da placa, alem de ter aproveitado para discutir alguns recursos da mesma, se houver tempo posteriormente postarei comparativos dela em alguns jogos atuais.

    Mah agora ta tarde XD

    quais quer erros postem ai que eu arrumo =p

  4. #3
    Membro Avatar de TM99
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    reservado

  5. #4
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    até agora tá otimo, bem completo.

  6. #5
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    Se eu puder perguntar...
    Comprou a sua onde?
    E por quanto?

    Abraços.

  7. #6
    Membro Avatar de Repolho Roxo
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    bom esse mini-review.

  8. #7
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    Vc conseguio ativar os pipes extras da placa?

  9. #8
    Membro Avatar de XOTISNEGUER
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    ótimo esse review.

    só falta diferenças em jogos e tal.

    mas mesmo assim foi um grande empenho pra fazer tudo isso.

  10. #9
    Membro Avatar de kakaroto(dbz)
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    opa! da pra fazer MOD nas 6800GS AGP???

    me diga a marca da sua placa ae, onde comprou, preço, etc etc etc!

  11. #10
    MHz
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    Originalmente enviada por RetardadoMental
    opa! da pra fazer MOD nas 6800GS AGP???

    me diga a marca da sua placa ae, onde comprou, preço, etc etc etc!
    eh sorte.
    A minha soh pegou mod de vertex nao pegou de pipe

  12. #11
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    parabens pelo review ,não esquece dos jogos para um comparativo entre a GS original e a GS "Ultra"

  13. #12
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    Aidna quero saber se o mod de pipe pegou na placa dele ^^

  14. #13
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    Belo review... essas gs agp tao muti boas, nao chegam nos clocks de uma gs pci-e mas com a possibilidade de ativar os pipes tornam elas tao boas quanto as pci-e.

  15. #14
    MHz
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    Originalmente enviada por Geno Cyber
    Aidna quero saber se o mod de pipe pegou na placa dele ^^
    Se fi ele q fez o review acredito q sim ueh... se nao nem roda, fica tudo cheio de artefato igual a minha.

  16. #15
    Membro Avatar de \o/ Anthrax \o/
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    excelente comparativo Omega... Mostra q a 6800GS AGP ainda sim eh uma boa escolha

  17. #16
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    Originalmente enviada por Jota Morane
    Belo review... essas gs agp tao muti boas, nao chegam nos clocks de uma gs pci-e mas com a possibilidade de ativar os pipes tornam elas tao boas quanto as pci-e.

    Ativando os pipes extras, a agp nao ficaria melhor qe a pci-e nao? ^^

  18. #17
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    A questao eh que as pci-e tao chegando a 500mhz mais de core... ai fica uma briga boa entre as agp com pipes ativados e over e as pci-e com puta over.

  19. #18
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    Originalmente enviada por Jota Morane
    A questao eh que as pci-e tao chegando a 500mhz mais de core... ai fica uma briga boa entre as agp com pipes ativados e over e as pci-e com puta over.
    500? Com resfriamento extra e tal ne?

  20. #19
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    Originalmente enviada por Geno Cyber
    500? Com resfriamento extra e tal ne?
    O Pikachu aqui do forum chegou a 525 se nao me engano, e acho q foi sem resfriamento extra, parece que ele usa 500 diariamente.

  21. #20
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    É a 6800GS AGP é uma 6800GT com pipes cortados...

    =)

  22. #21
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    melhor que a versao PCIE! (tendo em vista o softmod possivel).

  23. #22
    MHz
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    Originalmente enviada por Spectrobozo
    melhor que a versao PCIE! (tendo em vista o softmod possivel).
    nao sei nao. A pci-e em stock bate 13,5k 3dmarks2003. Enquanto as AGP overclockadas em 422/1160 batem estourando 12k.

  24. #23
    Membro Avatar de TM99
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    Aqui o mod funcionou sim, mah eh sorte, eu to com 2 dessas placas, uma no pc do meu irmão outra no meu, a dele tambem só pegou mod no vertex shader.

    Eu tambem tenho curiosidades em ver como a 6800GS agp se sai contra a GS PCI-E

    Eu sei q eu tenho dados dos mesmos testes sintéticos da x800XL e da 7800GS, e falo que com mod e over a 6800GS fico melhor que essas duas em stock, só que elas tambem aguentam mto over e a XL guenta mod, então provavelmente elas são mais rapidas. Ela só perdeu da 7800GS em pixel shader performance. ¬¬ pelo jeito os pipes da 7800GS são aprimorados mesmo =p

    Se der tempo eu faço hj uns testes no fear, farcry q são jogos mais dependentes de GPU do que de CPU, pq fazer testes no BF2, ou AGE3 no meu pc é bobeira pq esses jogos precisam demais do CPU e meu Xpzin segura demais a placa nesses jogos. Mah eu falo, BF2 eu to jogando com 4x AA e 8X aniso e ta rodando BEM, creio que os FPS fiquem em média 40 fps e em maior parte a culpa eh do processador.


    na verdade vai ser foda isolar a performance da GPU nos jogos, teria de testar num proc melhor

  25. #24
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Originalmente enviada por MHz
    nao sei nao. A pci-e em stock bate 13,5k 3dmarks2003. Enquanto as AGP overclockadas em 422/1160 batem estourando 12k.
    Fora q aki a minha PCI-E vai a 530/1260

  26. #25
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    Originalmente enviada por BlackOmega 99
    Aqui o mod funcionou sim, mah eh sorte, eu to com 2 dessas placas, uma no pc do meu irmão outra no meu, a dele tambem só pegou mod no vertex shader.

    Eu tambem tenho curiosidades em ver como a 6800GS agp se sai contra a GS PCI-E

    Eu sei q eu tenho dados dos mesmos testes sintéticos da x800XL e da 7800GS, e falo que com mod e over a 6800GS fico melhor que essas duas em stock, só que elas tambem aguentam mto over e a XL guenta mod, então provavelmente elas são mais rapidas. Ela só perdeu da 7800GS em pixel shader performance. ¬¬ pelo jeito os pipes da 7800GS são aprimorados mesmo =p

    Se der tempo eu faço hj uns testes no fear, farcry e doom3, q são jogos mais dependentes de GPU do que de CPU, pq fazer testes no BF2, ou AGE3 no meu pc é bobeira pq esses jogos precisam demais do CPU e meu Xpzin segura demais a placa nesses jogos. Mah eu falo, BF2 eu to jogando com 4x AA e 8X aniso e ta rodando BEM, creio que os FPS fiquem em média 40 fps e em maior parte a culpa eh do processador.
    Pô.. eu tava a fim de uma 7800GT, mas então pelo jeito o que compensa é pegar uma 6800GS PCI-E mesmo e OCzar a bichinha?

    Ou a 7800GT (da evga) também aguenta um OC bom nela com o cooler stock?

    O que me diz?

    Vlw

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