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  1. #1
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    nao entendi !!!!!
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    directx 10

    quando sai o novo directx10 - se eh que vai sair
    até onde ele ajudara nas plataformas das vgas mais novas?
    directx 9 interfere negativamente nas vgas que virão ainda ou soh ta relacionadas na arquitetura de jogos (programação)
    nao manjo nada disso

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  3. #2
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    Até onde eu sei não vai ser retro-compativel, ou seja, vai ser parecido com o que existe hj no xbox360.

  4. #3
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    eu axo q o xbox 360 usa uma versao hibrida de dx9+dx10, mas a ms nunca eh de contar seus segredinhos
    eu sei q uma vantagem seria a unificacao dos shaders com o vertex, alem de outras variaveis q eles vao adicionando com o tempo pra melhorar mais os efeitos

  5. #4
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    Originalmente enviada por Peleyer
    Até onde eu sei não vai ser retro-compativel, ou seja, vai ser parecido com o que existe hj no xbox360.
    Segundo relatos o Xbox360 realmente usa uma API propria, derivada do DX9, conta com alguns recursos do DX10 e outros exclusivos, nao me pergunte oq..

    Mas sobre o DX10, ele vai mudar muito como a API funciona e se incompativel com DX9, jogos que rodam em dx9 ou apis inferiores vão passar por um middleware no DX10 para terem suas chamas convertidas para poder rodar em hardware DX10, não sei como vai ficar placas Dx9 x jogos DX9, provavelmente vai ficar do jeito que ta, vao dexar dlls essenciais do DX9 intatctas pra manter a compatibilidade com as placas atuais, mas fala-se muito que provavelmente as primeiras placas DX10 vão tomar um performance hit sinistro rodando jogos DX9 justamente pq o middleware do DX10 vai ter que converter chamadas do DX9 pra DX10 e nisso gasta tempo de cpu/gpu e os jogos vao ficar mais lentos, tanto que falaram que no windows vista, tanto o Direct9 pra baixo quando o Opengl vão rodar sobre outro layer de conversores de chamada e por isso o pessoal do OGL ta furioso com a M$.

  6. #5
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    Dx10 vem pra "tomara" unificar os shaders.
    Dx10 vem pra ser limpo, API totalmente nova e com escalabilidade tremenda.
    Dx10 nao se sabe ainda se vai ser chamado de WGF, Dx10 ou qq outra coisa
    È pra ser um divisor de aguas, mas nao sei até onde vão levar a sério isso.
    Vai rodar jogos Dx9.0 e antigos "emulado".


    X360 nao eh DX10, eh Dx9 melhorada e alguns trunfos que provavelmente farao parte do Dx10.
    Pra Ms eh bom que seja facil a portabilidade de X360-PC.

  7. #6
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    dx10 vem pra te forçar a fazer um novo upgrade em menos tempo, dando mais dinheiro pra essas fdp q num param com essa putcharia!

    eu to pagando pra ver ainda...

  8. #7
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    o xbox obviamente usa "uma api so pra ele". todo Vg usa.

    O dx10 eh um "divisor" de aguas, um dos mais importantes na porcaria do direct3d manco.

    A mudanca mais importante eh a unificacao de shaders e vertex, pq alem de unificar as instrucoes na programacao facilitanto a criacao e execucao de efeitos, o CHIP nao vai ter mais pixel e vertex pipelines, mas apenas pipes "puras" pra vertex ou shaders.

    Isso eh importantissimo pra performance pq as pipelines estarao sempre em "full load".

    []'s

  9. #8
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    Originalmente enviada por DE-SP

    eu to pagando pra ver ainda...
    literalmente :P

  10. #9
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    Originalmente enviada por _Darth Krapter_
    literalmente :P
    é esse o espirito

  11. #10
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    Originalmente enviada por DeatH
    eu axo q o xbox 360 usa uma versao hibrida de dx9+dx10, mas a ms nunca eh de contar seus segredinhos
    eu sei q uma vantagem seria a unificacao dos shaders com o vertex, alem de outras variaveis q eles vao adicionando com o tempo pra melhorar mais os efeitos
    Então, mas ao que consta, o processador gráfico desenvolvido pro xbox360 pela Ati é de shader unificada...

  12. #11
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    Originalmente enviada por Peleyer
    Então, mas ao que consta, o processador gráfico desenvolvido pro xbox360 pela Ati é de shader unificada...
    nao eh bem "shader unificada" pq ela nao unifica o dx9 e sim tem shaders e linguagem propria com instrucoes diferentes do dx9/dx10 q sao unicas do vg.

    []'s

  13. #12
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    Originalmente enviada por Tabacooler
    nao eh bem "shader unificada" pq ela nao unifica o dx9 e sim tem shaders e linguagem propria com instrucoes diferentes do dx9/dx10 q sao unicas do vg.

    []'s
    Não fez muito sentido o que vc disse.

    Ao que consta nas spec:

    # Unified shader architecture (This means that each pipeline is capable of running either pixel or vertex shaders.)
    # Support for DirectX 9.0 Shader Model 3.0, limited support for future DirectX 10 shader models

  14. #13
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    Originalmente enviada por Peleyer
    Não fez muito sentido o que vc disse.

    Ao que consta nas spec:
    isso nao quer dizer q a instrucao eh a mesma do dx9 ou dx10, o q eu quis dizer eh q mesmo sendo "unificado" sao instrucoes unicas pro Vg, nao importa nada pro directx..

    []'s

  15. #14
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    Originalmente enviada por Tabacooler
    isso nao quer dizer q a instrucao eh a mesma do dx9 ou dx10, o q eu quis dizer eh q mesmo sendo "unificado" sao instrucoes unicas pro Vg, nao importa nada pro directx..

    []'s

    Ta OK.

    É que o termo unificado que eu citei vem da arquitetura do chip, e não do directx.

  16. #15
    Banido
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    Originalmente enviada por Peleyer
    Ta OK.

    É que o termo unificado que eu citei vem da arquitetura do chip, e não do directx.
    Exato, dae tem precisoes, tamanhos e estagios de pipes q podem ou nao ter a ver com directx, ae diz q suporta o 9, mas o 10 certamente vai ser diferente do q foi feito pro vg.

    Um exemplo eh o dx10 nao permitir mais half precision, q eh de praxe pra dx9 hj em dia, mas o Dx10 vai forcar tudo a ser 32bits (full precision).

    Enfim, o q eu quis dizer eh q mesmo sendo uma "arquitetura unificada" pode ser q seja uma arquitetura bem diferente do dx10, essa sim, unificada ate pq todas as instrucoes serao de 32bits de precisao.

    []'s

  17. #16
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    Originalmente enviada por LuisCorinthiano
    é esse o espirito

  18. #17
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    nao entendi !!!!!
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    directx nao deveria ser soh para jogos em direct 3d?
    pelo menos eh o que eu sempre pensei, ele einfluencia em jogos opengl?

  19. #18
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    Originalmente enviada por MORFEU
    directx nao deveria ser soh para jogos em direct 3d?
    pelo menos eh o que eu sempre pensei, ele einfluencia em jogos opengl?

    logico, pq o tio bil gates quer q ele seja linguagem padrao pra programacao de games.

    vc ve por exemplo uma gforce Fx q roda doom3 muito bem mas em dx9 eh uma merda e uma placa como r300 q roda dx9 muito bem mas nao roda dx9.c.

    O q aconteceu nesse caso foi q o tio Bil chutou os padroes convencionais q sao derivados do Ogl e quis fazer um padrao unico, ae fodel as duas coisas e tinha q ter uma placa pra rodar ogl e outra pra dx9.

    Uma coisa eh basica pras duas linguagens poderem "rodar" no chip, q eh a precisao dos calculos.

    Dx10 vai partir pra precisao unica de 32bits(fp32), e isso pode fuder o ogl q funciona muito bem na precisao de 16. Entao se algum fabricante fabricar um chip "apenas dx10" ele nao vai rodar a :half precision: do ogl e um jogo ogl q usa fp16 vai ter q rodar essas instrucoes em full precision e isso obviamente eh mais lento.

    []'s

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