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  1. #26
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    The cake is a lie
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    Originalmente enviada por UmK
    to curioso. oque tem no doom3 que dx nao faz?
    nao sou afavor do dx, pelo contrario, prefiro OGL (ridick eh OGL e eh um dos jogos mais fudidos -- no bom sentido- que tem)

    mas doom3 não tem nada demais. alias, foi um decepção geral (mesmo pra mim, que gostei do jogo). normal fiasco rodar fiasco bem

    ah eh, o lixo da radeon9500PRO do meu irmão rodava doom3 e quake4 com o dobro dos FPS que minha gf4 ti4400, sendo que teoricamente eram equivalentes. triste né?
    doom3 n tem nada d+ na historia, mas com relação a graficos ele é FODA.

    a 9500pro come o ** da ti4200~4400, triste mas verdadeiro.

    noway
    Talvez se fosse criado um orgão para regulamentar e padronizar o desenvolvimento e fabricação das API´s e hardware (e seus recursos) o mercado respondesse melhor a demanda. Algo como a IETF.. (fazendo uma analogia fantasiosa)
    o OGL pelo q eu me lembro é exatamente isso é uma api criada a partir desse principio de padronização.

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  3. #27
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    Deco... vc já ta perdendo a razão..

    Embora eu prefira o jogo "DOOM".. digo por experiencia propria.. acabei de terminar Quake4(Engine Doom3 melhorada) e to jogando Agora FEAR...
    A Engine Monolithy simplesmente destroi a DOOM3.. realmente é mais pesada.. mas o tratamento de sombras.. fisica.. destruição de cenario.. é muito mais avançado.. pra mim.. FEAR foi o unico jogo que evoluiu graficamente em 2005(Acho que Doom3 é de 2004)....

    Quanto as APIs.. todas tem vantagens... Falar em rodar Doom3 numa geforce2 chega a doer as vistas...

  4. #28
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    Originalmente enviada por REVOLTZ|Xan
    Deco... vc já ta perdendo a razão..

    Embora eu prefira o jogo "DOOM".. digo por experiencia propria.. acabei de terminar Quake4(Engine Doom3 melhorada) e to jogando Agora FEAR...
    A Engine Monolithy simplesmente destroi a DOOM3.. realmente é mais pesada.. mas o tratamento de sombras.. fisica.. destruição de cenario.. é muito mais avançado.. pra mim.. FEAR foi o unico jogo que evoluiu graficamente em 2005(Acho que Doom3 é de 2004)....

    Quanto as APIs.. todas tem vantagens... Falar em rodar Doom3 numa geforce2 chega a doer as vistas...
    Doom3 era pra ter saido em 2003 no maximo, se nao tivesse atrasado. Destruicao/interacao de cenario e etc nao tem nada a ver com engine grafica.

    Olha quanto tempo depois e engine do fear saiu e foi praticamente a unica coisa q saiu em dx q chega perto do doom3. E eh muiito mais pesada.

    Doom3 eu cansei de jogar em geforce2/3 e jogo ate hj em radeon 9000, todas no Tv out, fica simplesmente maravilhosa a imagem.

    Agora queria ver fear rodando em geforce 2 ou 3 como fica, deve ficar uma buniteza com uma velocidade incrivel

    E desculpa quem ficou ofendido, mas toda vez q eu vejo alguem perguntando da "evolucao" do directX eu lembro do meu pc q se nao fossem as engines Ogl do quake3 e doom3 estaria simplesmente desligado.


    []'s

  5. #29
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    Tilt, respondendo a voce e cagando para o resto das opiniões de nego que não consegue aceitar que empresas vão e vem e melhoram e pioram dependendo da época ...

    É muito simples, sendo de vez em quando alguém que ajuda em jogos, posso dizer....
    quando se faz um jogo de PC, tem que se fazer rodar na maior base possível de máquinas, não sei se voce sabe, mas a maior base de placas de vídeo até a uns 6 meses atrás ainda era de DX7.
    Voce deve saber que HL2 ainda roda em DX7. Uma coisa que acontece, é que se voce for usar realmente tudo que se pode usar nos hardwares atuais, pensando em uma res mediana como 1280x1024, voce teria como por tudo de DX9 ligado mas só uns 2 a 3% poderiam rodar isso.
    Sendo assim os desenvolvedores preferem por "Quase tudo" de DX9 para esse pessoal, baixar um pouco o nível para mais uns 10 a 15%, com shader 3.0 e menos performance, depois baixar mais para shader 2 (mesmo para placas como 6600GT que tem shader 3 mas não tem performance para isso) e pegar mais uns 20% e o resto para lá em baixo.

    Usar tudo que o novo DX que sai de ano em ano, ou dois em média tem de novo, te deixa com uma base ridícula, e base pequena de usuários = poucas vendas e pouca grana. Simples assim.

    Se voce quer ver a grama do 3dmark, veja Oblivion..... mas com uma placa foda

    Em resumo, fica na parada do ovo e da galinha tb...
    Sem software novo, não há porque desenvolver hardware novo, sem hardware novo, não tem o porque de desenvolver software novo. :P
    Alguém tem que definir os novos padrões que a industria vai seguir, e como a M$ tem o maior poder hoje em dia....
    Nvidia e ATI são lixo perto dela, com o lucro de 1 ano a MS compra qualquer uma das duas
    Quem define o que existirá é ela, e as outras tem mais é que seguir se quiserem sobreviver

    Abraços.

  6. #30
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    Originalmente enviada por Tabacooler
    Doom3 era pra ter saido em 2003 no maximo, se nao tivesse atrasado. Destruicao/interacao de cenario e etc nao tem nada a ver com engine grafica.

    Olha quanto tempo depois e engine do fear saiu e foi praticamente a unica coisa q saiu em dx q chega perto do doom3. E eh muiito mais pesada.

    Doom3 eu cansei de jogar em geforce2/3 e jogo ate hj em radeon 9000, todas no Tv out, fica simplesmente maravilhosa a imagem.

    Agora queria ver fear rodando em geforce 2 ou 3 como fica, deve ficar uma buniteza com uma velocidade incrivel

    E desculpa quem ficou ofendido, mas toda vez q eu vejo alguem perguntando da "evolucao" do directX eu lembro do meu pc q se nao fossem as engines Ogl do quake3 e doom3 estaria simplesmente desligado.


    []'s
    Po aproveita então e vai jogar quake 3 e doom 3 e depois desliga ele

    Jundas

  7. #31
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Grande bullshit o topico, serio mesmo...

    Se for assim pra q C++ se nao se usa todas as funcões do C?

    []'s

  8. #32
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    Originalmente enviada por ThunderBolt
    E viva o fanatismo...
    ´
    Ridículo...
    Uma FX5950 Ultra tá rodando Oblivion tudo no low com fps baixíssimos, aquém de uma singela R9600... detalhe que o desenvolvedor tá usando PS 2.0a, tudo que a FX pode oferecer... sem mais comentários quanto a isso.

    Realmente, a ATi é uma empresa má e a nVidia é uma empresa boa. E empresas boas devem amar as empresas inimigas!

    M$ é má, Bill Gates é um homem mal, e a Sony e o PS3 rulam tudo!

    Se depender da ATi, vc continua comprando nVidia pra usar com Linux. E só. Resolvida a questão.

    E o DX10 é a jogada final da M$ para tornar o Vista uma plataforma de jogos e evitar as diferenças de padrões entre os fabricantes.
    Criticar a M$ quando ela faz o que é certo?
    Pára...

    fui

  9. #33
    Membro Avatar de Proper
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    Quem revolucionou o mercado 3D foi a 3dfx, que a "boazinha" da nVidia tratou de enterrar e não aproveitar porra nenhuma (o SLI não conta, porque simplesmente é a idéia de processamento paralelo, que óbviamente a 3dfx não "inventou").

  10. #34
    Membro Avatar de POLAR
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    Bom é engraçado como as pessoas não percebem que a API é apenas uma ferramenta.

    Respondendo a pergunta, é muito simples já responderam uma parte ai em cima, em relação a gama de compatibilidade entre diferentes hardwares.

    Agora a razão fundamental é tempo x dinheiro principalmente para as produtoras de games. O custo de produção dos games esta cada vez mais subindo.

    Sendo assim a produtora tem que fazer o jogo mais bonito, gastando menos e finalizar o jogo o mais rápido possível, fora que tem que rodar numa grande gama de hardware, desde de placas dx7 até as top.

    Acontece que para fazer o jogo rápido a produtora não de atenta a refiná-lo, vide a quantidade de jogos que saem cheios de bug e precisam de 10 patches para ficar jogável. Fazem o jogo na pressa mesmo pois se demorarem o jogo acaba saindo "feio" e ai é um puta prejuízo.

    Sem refinamento o jogo acaba pesado, mal acabado e uma porcaria de se jogar, coisa muito comum hoje em dia.

    O Doom3 foi uma caso raro, o Carmack queria que o jogo tivesse a mesma qualidade gráfica seja com que hardware fosse, logo demorou anos produzindo o jogo, fazendo dois sistemas de render um pra Nvidia e outro para ATI, refinou o jogo para tirar o máximo de proveito do hardware. O custo disso foram 5 anos e milhões de dólares gastos.

    Que empresa teria a coragem de fazer um investimento de risco desses? A EA mesmo sendo a maior já lança jogos mal finalizados, imagina uma pequena.

    Então a razão primordial para esse marasmo é o próprio mercado e o medo das produtoras de fazer um investimento de risco. Nenhuma quer gastar milhões e anos de produção.



    Quanto ao DirectX o seu problema fundamental é que a medida que foi evoluindo, os recursos antigos ainda estavam incorporados nele, logo tem muita coisa "legacy" nele que torna-o pesado. Isso pretende-se que seja resolvido com o DX10 que vai ser totalmente reescrito.


    Tanto o DirectX quanto o OpenGL são apenas ferramentas, em que com ambas de pra se fazer o mesmo. Se uma é mais fácil que a outra não interessa, o que interessa é que as produtoras precisam de talento para usá-las. Isso sim vai fazer defereça, principalmente na "questão" "shaders pessados", afinal shader é uma linguagem de programação, alguns conseguem escrever um código de 10 linhas outros precisam de 500 para fazer o mesmo.


    Agora o Deco reclamar que a culpa do OpenGL não ir pra frente é por causa da MS e da ATi é ingenuidade.

    O OpenGL como o próprio nome diz é aberto, há uma fundação com diversos membros incluindo ai até a Intel, que tomam decisões juntos. O que acontece é que nunca os membros nunca chegavam a um acordo, por quê?

    Simples ao contrário da JEDEC (exemplo), os seus membros incluindo a Nvidia, sempre queriam levar vantagem, tentavam propor a sua alternativa para determinada coisa e assim levar vantagem em tempo e desenvolvimento. Veja o "trueform" uma empresa acusando a outra na implementação do sm3, modos de AA. Falei da Jedec pois memória tanto faz a marca, marca X ou Y tirando fatores como CAS e overclock, funcinando no padrão da JEDEC tem a mesma performance.

    E com o passar do tempo os membros da fundação OpenGL foram perdendo o interesse no OpenGL, seja por causa das brigas seja por outros fatores.

    A Microsoft no começo sacaneou o OpenGL, dificultando sau instalação no Win98 e pondo grana na mão das produtoras para usar o DirectX que na época era indferior.

    Mas com o passar do tempo os próprios membros da fundação OpenGL trataram de afundá-la, vide a Nvidia que já tinha o Draft do OpenGL 1.5 ou 1.8 ou 2.0 Não Lembro bem, o que aconteceu é que a Nvidia tumultuou a aprovação por meses, afinal ela ia lançar a série FX e com ela o Nvidia CG e se desse certo o CG a Nvidia com certeza iria afundar o OpenGL mais rápido que a MS.

    Só que como a Nvidia tomou uma porrada da Radeon 9700 depois de um tempo ela percebeu que a única maneira de ter alguma vantagem sobre a ATi era no OpenGL devido a seus drivers melhores, ai nesse momento ela foi atrás de promover o OpenGL e o draft foi aprovado.

    Mas tenha certeza que o Nvidia CG desse certo a Nvidia seria a primeira a afundar o OpenGL, ela só promoveu o mesmo no desespero para ter algo para apresentar de melhor.

    A vantagem do DircetX é que a microsoft fez um comitê onde seus membros apresentam propostas de modificações e a microsoft julga o que acha melhor e comunica os membros. Mesmo quem não é membro pode acompanhar as reuniões. A Nvidia na época da série FX devido a ter tumultuado o comitê para que com isso O CG dela quando fosse lançado tivesse vantagem e também por outros motivos foi expulsa do comitê, ou seja, não podia mais apresentar nada, no maxímo podia ver as reuniões.

    Isso é vantagem pois ao contrário do OpenGL as coisas acabam sendo aprovadas, nem sempre pode ser a melhor solução mas as coisas caminham, não ficam estagnadas.

  11. #35
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    Originalmente enviada por Proper
    Quem revolucionou o mercado 3D foi a 3dfx, que a "boazinha" da nVidia tratou de enterrar e não aproveitar porra nenhuma (o SLI não conta, porque simplesmente é a idéia de processamento paralelo, que óbviamente a 3dfx não "inventou").
    Quem revolucionou o 3d foi um cara chamado carmack, q trabalha em parceria com a 3dFx e trabalha com a Nv ate hj enquanto a Ati vazou o game do cara pra sacanear..

    A serie Fx foi feita em torno dessa parceria, enquanto a ATi foi fazer a cagada chamada dx9 em parceria com a M$.

    Originalmente enviada por V1PM4N

    Criticar a M$ quando ela faz o que é certo?
    Pára...
    LOL

    Originalmente enviada por POLAR
    Perai, vc diz q a M$ e a Ati nao tem interesse em acabar com o Ogl em games e eu q sou ingenuo??

    So pra completar, a M$ mudou as specificacoes do beta do dx9 q eram 16/32 fpp so pra favorecer a Ati e tentar impor a porcaria do seu padrao..(nisso o projeto da nv30 ja tava em andamento e a Nv se fodel)..

    O resultado? cade os jogos??

    Ngm quis investir numa merda dum padrao morto.

    Simples assim.

    Com o dx10 a M$ nao ta "fazendo o certo", ta apenas abrindo as pernas e reconhecendo q o dx9 eh uma Api inutil (tanto q ngm fez jogo nessa porcaria de 24 fpp e a propria M$hit lancou o sm3.0 rapidinho).

    O mais engracado eh q o dx9 do Sm2 nao tem xongas a ver com o Sm3, msm assim o nome dx9 foi mantido

    []'s

  12. #36
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    Mas que a FX foi uma geração porcaria. Ah, isso foi.

  13. #37
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    Originalmente enviada por Proper
    Mas que a FX foi uma geração porcaria. Ah, isso foi.
    uaehoeih nao pra doom3..e como ate o stevie wonder ja sabe:

    Doom3 > dx9

    []'s

  14. #38
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    Originalmente enviada por NoWay
    Falando em Nvidia e seu "caso" de amor com o Opengl não devemos esquecer quem foi que enterrou o Glide..
    Muito bem lembrado Glide morreu nessa historia de padrões. Não dá para ter visão romântica , temos que lembrar que MS, ATI, NVIDIA e outras empresas querem é lucro, eles nem sempre pensam na melhor tecnologia , eles pensam na tecnologia que consegue maximizar lucros deles...

  15. #39
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    Originalmente enviada por ThunderBolt
    E viva o fanatismo...

  16. #40
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    Originalmente enviada por dk.savage
    Muito bem lembrado Glide morreu nessa historia de padrões. Não dá para ter visão romântica , temos que lembrar que MS, ATI, NVIDIA e outras empresas querem é lucro, eles nem sempre pensam na melhor tecnologia , eles pensam na tecnologia que consegue maximizar lucros deles...
    Quem matou o Glide foi a união da M$ e da NVidia.

  17. #41
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    Originalmente enviada por Tabacooler
    uaehoeih nao pra doom3..e como ate o stevie wonder ja sabe:

    Doom3 > dx9

    []'s
    pela ultima vez
    doom3 é uma merda. engine do doom3 é uma merda. doom3 não tem nada demais. serie FX foi uma merda e um fracasso

    OVER

  18. #42
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    Originalmente enviada por Tabacooler
    uaehoeih nao pra doom3..e como ate o stevie wonder ja sabe:

    Doom3 > dx9

    []'s
    pra mim FarCry foi muito mais marcante, graficamente falando, do que o doom3.


    Doom3 teria sido marcante se tivesse sido lançado 1 ano antes... mah quando farcry saiu, pego todo mundo de surpresa, um jogo q eu considerei fraco, mas mesmo assim, graficamente lindo pra epoca.

    Não sei por que caralhos vc acha que SM2 foi uma merda... SM2 tinha limite de instrução pq na epoca placa nenhuma guentava rodar 96 instruções de shader por clock com performance aceitavel, quando as placas começaram a aguentar (radeons) os caras ja tavam soltando o sm3 que nao tem esse limite..

    E ao contrario do que vc diz, SM3 em MUITO parecido com o SM2.

    E tem mais, se vc parar pra prestar atenção a grande maioria das inovações graficas do OPENGL nos ultimos tempos foram todas trazidas diretametne do Direct3d. Os caras enrrolaram varios anos pra aprovar o Opengl2.0 e quando essa merda sai ja ta ultrapassada, pq agora todo o processamento de shader eh unificado.. alem da criação do geometry shader...

    Pra vc ver, de um tempo pra ca, infelizmente o Opengl ta comendo poeira do D3D. Pq não fosse a MS forçando padrões com o D3D, hj em dia existiriam trilhões de extensões de opengl especificas da nvidia e outras trilhões da ATI. entao dexa o D3D padronizar tudo que eh mais negocio ateh pra gente. Ja penso vc ter jogos que só rodam em hardware ati e outros só nvidia? Lembra do Glide, Metal e outras APIs proprietarias? prefiro que essas merdas permaneçam mortas e enterradas, do que ter q ter hardware especifico pra cada jogo, e te garando que os produtores tambem pensam o mesmo, programar um code path pra cada vga? só o carmack mesmo.

  19. #43
    Membro Avatar de POLAR
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    Originalmente enviada por Tabacooler


    Perai, vc diz q a M$ e a Ati nao tem interesse em acabar com o Ogl em games e eu q sou ingenuo??

    So pra completar, a M$ mudou as specificacoes do beta do dx9 q eram 16/32 fpp so pra favorecer a Ati e tentar impor a porcaria do seu padrao..(nisso o projeto da nv30 ja tava em andamento e a Nv se fodel)..

    O resultado? cade os jogos??

    Ngm quis investir numa merda dum padrao morto.

    Simples assim.
    []'s
    Concordo que a MS principalmente no começo do directX sacaneou o OpenGL, principalmente com o Win98. Só que falar que só ela matou o OpenGL é ingenuidade.

    Enquanto a Microsoft melhorava o DirectX o que se passava com o comitê do OpenGL? Nunca havia concenso, pois cada um queria passar a perna no outro.

    A especificação final do OpenGL atrasou mais de 1 ano por culpa da Nvidia, que estava mais interessada em tornar tudo um caos para o seu CG dominar. Nisso a especificação do DirectX 9 foi negligenciada pela Nvidia, ela que tinha direito de apresentar idéias a serem incorporadas deixou de fazer, confiante de que não teria concorrência no lançamento da série e FX e com isso poderia impor a plataforma CG.

    Se você não se lembra a Nvidia fez a série FX toda voltada pra plataforma CG, lembra do Shader 2+ ?

    A Nvidia só em criar o SDK do CG gastou no mínimo 60 milhões, seria isso para beneficiar o consumidor?

    A Microsoft ferrou a Nvidia sim, isso porque a Nvidia tentou latir mais alto do que a Microsoft. Porém você acredita que alguma delas estava brigando para ver o que era melhor para o consumidor?

    Foi uma briga de dois Ganstêrs e quem levou a melhor foi a MS.

    No meu ponto de vista foi que nem a briga Betamax VS VHS. O Betamax era melhor porém o VHS ganhou pois assim não teria um monopólio da Sony e foi melhor para o consumidor com a concorrência entre 20 empresas.

    Pelo visto a sua opinião é de que o melhor tem de vencer e pronto, nem que acabe havendo um monopólio e o consumidor levando a pior.
    Infelizmente você vai ser voto vencido aqui, nem sempre qualidade é a melhor coisa.

    Você deveria ser fan da Sony.

  20. #44
    Membro
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    alguém me explica pq a AMD é "porcaria" ?

    a pouco tempo atrás a intel fazia o marketing do clock e ninguém reclamava.

    A resposta pra essas briguinhas é simples...

    todas as empresas buscam lucro. A amd busca onde ela é capaz de buscar, a intel idem, a ATI fez uma placa de vídeo que foi bem sucedida no DX9 e assim apostou nesse ramo, se fosse a nvidia estariamos falando mal dela...

    Bom, não quero flame não...só estou colocando a minha opinião sobre empresas de hardware. Nenhuma delas é uma estusiasta da realidade de mercado e utilização "honesta" de recursos. Todas elas só querem LUCRO!
    se for possível soltar um hardware de 3 em 3 meses, é isso que vai acontecer.

    Nos API gráficos as coisas não são diferentes, os jogos novos não investem em qualidade de interação, jogabilidade e inteligência. Afinal de contas o que manda é se é "bem feito", se o gráfico for "pesado"...

  21. #45
    wkk
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    o carmack sempre lança suas engines a frente do hardware disponível ele é um q também esta apenas interessado no dinheiro e o fato de ele usar o openGL é para a grana ficar toda para ele
    já q o openGL é opensource
    até mesmo o som ele não usou padrões pagos e só inseriu depois pq certamente a creative deve ter pago muito bem a ele para introduzir os padrões dela (e sem ter direito algum nos lucros da engine apenas o beneficio de vendas de placas) com certeza c o bilgates pagasse a ele oq certamente nem adianta discutir isso

  22. #46
    Banido
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    Originalmente enviada por Alfie
    o carmack sempre lança suas engines a frente do hardware disponível ele é um q também esta apenas interessado no dinheiro e o fato de ele usar o openGL é para a grana ficar toda para ele
    já q o openGL é opensource
    até mesmo o som ele não usou padrões pagos e só inseriu depois pq certamente a creative deve ter pago muito bem a ele para introduzir os padrões dela (e sem ter direito algum nos lucros da engine apenas o beneficio de vendas de placas) com certeza c o bilgates pagasse a ele oq certamente nem adianta discutir isso
    pra vc ver como as pessoas se enganam..

    O carmack sempre foi defensor de opensource, e contra tecnologias patenteadas..

    Acontece q ha trocentos anos atras a creative patenteou o sistema de sombras q ele usou no doom3, entao a creative obrigou ele a implementar Eax4 em troca de nao meter ele nao justica e embargar o lancamento do doom3.

    Ja a Microsoft ofereceu os tubos pra ter o jogo exclusivo pro xbox e ele simplesmente mandou o bil gates pra putaquepariu.

    Nao eh impressionante como ainda existe gente seria nesse mundo?

    Tem coisas q o lucro nao justifica.

    E tem gente q acha q lucro nao eh tudo

    Por mais q vcs nao acreditem..


    []'s

  23. #47
    Membro Avatar de Fla3DMadness
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    Originalmente enviada por POLAR
    ...
    Enquanto a Microsoft melhorava o DirectX o que se passava com o comitê do OpenGL? Nunca havia concenso, pois cada um queria passar a perna no outro.

    A especificação final do OpenGL atrasou mais de 1 ano por culpa da Nvidia, que estava mais interessada em tornar tudo um caos para o seu CG dominar. Nisso a especificação do DirectX 9 foi negligenciada pela Nvidia, ela que tinha direito de apresentar idéias a serem incorporadas deixou de fazer, confiante de que não teria concorrência no lançamento da série e FX e com isso poderia impor a plataforma CG.
    ...
    Desculpa cara, mas lendo isso que vc diz parece que vc participou das reuniões do comitê...

    Vc tem alguma informação concreta sobre isso? Nunca li nada parecido... além do que vc fala como se o CG fosse uma nova API pra brigar com OGL e D3D... mas se vc for ver, CG é só uma linguagem que no final compila tanto pra OGL como D3D, ele não busca brigar com nenhuma API e nem se impor como uma plataforma. Inclusive tudo o que eu ja vi de shader escrito em CG no final rodava em plataforma D3D, no 3dsmax existem varios shaders desses e só rodam em D3D, mas aí eu ja acho que a culpa é do 3dsmax pq CG não depende da API.

    Então explica melhor isso aí e de preferencia com links mostrando essa tentativa de dominio da "plataforma CG"...

  24. #48
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    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Desculpa cara, mas lendo isso que vc diz parece que vc participou das reuniões do comitê...

    Vc tem alguma informação concreta sobre isso? Nunca li nada parecido... além do que vc fala como se o CG fosse uma nova API pra brigar com OGL e D3D... mas se vc for ver, CG é só uma linguagem que no final compila tanto pra OGL como D3D, ele não busca brigar com nenhuma API e nem se impor como uma plataforma. Inclusive tudo o que eu ja vi de shader escrito em CG no final rodava em plataforma D3D, no 3dsmax existem varios shaders desses e só rodam em D3D, mas aí eu ja acho que a culpa é do 3dsmax pq CG não depende da API.

    Então explica melhor isso aí e de preferencia com links mostrando essa tentativa de dominio da "plataforma CG"...
    Eu tbm estranhei, pelo q eu lembro ogl2.0 sempre esteve atrasado, e o cg foi so uma "muleta" q a Nv tentou criar pra facilitar a programacao. A Ati fez exatamente a msm coisa com o RenderMonkey (sei la o nome dessa merda) e os dois nao deram muito certo.

    --polar:

    Sobre a Nv tentar "latir mais alto" q a M$ eu nao acho q isso justifica a M$ mudar o beta pre-definido do dx9 pra atender exatamente as caracteristicas da R300, fudendo a Nv e por tabela capando os desenvolvedores e causando uma das piores fases na historia dos games.

    Vc acha certo q a M$ pra poder "levar a melhor" simplesmente estagnou o mercado de games?

    Pq o tiro q era pra pegar na Nv/Olg saiu tao mal q acabou matando a Valve (e akela bosta de source engine) Vazando o Doom3 de proposito, indo a publico pra vender radeon 9600/9800 com voucher e ainda fez a Ati comer muiiita poeira ate conseguir finalmente lancar uma Vga sm3. Ate a bosta dakele site Beyond3d a Ati conseguiu queimar ..

    Vamos ver agora no Dx10..pq a Nv virou a mesa bunito no Dx9, apesar de todas as mentiras, prejuizos e sabotagens.

    Tomara q a M$ e Ati joguem limpo (ha ha ha) ae veremos quem tem mais tecnologia.

    Jogando sujo eles ja se deram mal. Tomara q nao repitam a dose.

    Originalmente enviada por UmK
    pela ultima vez
    doom3 é uma merda. engine do doom3 é uma merda. doom3 não tem nada demais. serie FX foi uma merda e um fracasso

    OVER
    LOL bom eh o Gordao da Valve tentando vender akela bosta dakela source engine acompanhado de um lindo voucher

    XimPLixMenti um XUXeXo MigUxo! eoahoeiuhaoeuihaeouih

    Ah quase esqueci; Hl Bost Cocoast tbm eh XuPimPA!

    Mas BuNItu, assim, bunitao mesmo eh o serious Sam 2! huhuuul! \o/

    []'s

  25. #49
    Membro Avatar de \o/ Anthrax \o/
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    Deco vai dormir auhehuahuehuauhehuauhehuauhe

    a engine do Doom3 >>>>>>> HL2,,,, nem tem oq discutir

  26. #50
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    Originalmente enviada por \o/ Anthrax \o/
    Deco vai dormir auhehuahuehuauhehuauhehuauhe

    a engine do Doom3 >>>>>>> HL2,,,, nem tem oq discutir
    iuoaheoiauheohu po nem durmi, to testando uma placa de video fodassa aki!

    geforce 6200 turbo-cache 64 bits UHu! \o/ lol

    to me sentindo em 2002

    []'s

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