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  1. #1
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    [Volante - Pra quem entende] Qual a diferença entre esses 2 modelos?

    Logitech® Driving Force™ Pro

    vs

    Logitech® MOMO® Racing


    Tirando o fato do DFP funcionar no PS2 e o Momo não, e o DFP ter a "frescura" do modo 900 graus.
    Quais as diferenças entre esses dois volantes?

    1. O sensor do volante é o mesmo (sei que é o ponto forte do Momo, por ser ótico, muito preciso)?
    2. O Force Feedback é igual? Tão forte e preciso igualmente nos dois?
    3. Parece que o diâmetro do volante do DFP é menor do que o do Momo, confere?
    4. Ouvi dizer que o Momo tem uma "pegada" mais confortável no volante do que o DFP.
    5. Os projetos de pedais são diferentes?
    O do Momo, como todo mundo sabe, eventualmente vai pro saco, o DFP é assim também?
    6. O Momo tem uns LEDs, o DFP não?
    7. O volante Momo é 240 graus, já o DFP, no PC (tirando alguns jogos, como o LFS) é somente 200 graus, certo?
    8. O Momo tem borboletas de fato, correto? Já no DFP elas existem? Não? Ou são botões?

    Acho que são basicamente essas as minhas dúvidas.

    Estava muito à fim de pegar um Momo mas como tá impossível de achar um talvez eu tenha de pegar um DFP mesmo... por isso estou querendo saber se é muito inferior ao Momo ou não.

    O que me preocupa mais é a qualidade do volante, se os pedais são tão bons quanto os do Momo (quando o desse não está com problemas) e se o tamanho/pegada é muito inferior à do Momo.

    Obrigado por quem puder ajudar...
    []'s

    ps: O uso vai ser exclusivo ao PC, por isso não estou realmente me lixando pro DFP funcionar no PS2...
    Última edição por Meanie : 04-08-2006 às 23:18

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  3. #2
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    nao tenho muito conhecimento tecnico.... mas tenho um momo

    sinceramente, esses 900 graus sao uma frescura enorme, afinal vc vai pilotar ou guiar um caminhao pra girar 900 graus o volante ? em termos de pilotagem vc nao vira muito... pois senao perde tempo =]

    particularmente, eu iria de momo mesmo... é um excelente volante

  4. #3
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    Citação Citando ReVeRsE
    nao tenho muito conhecimento tecnico.... mas tenho um momo

    sinceramente, esses 900 graus sao uma frescura enorme, afinal vc vai pilotar ou guiar um caminhao pra girar 900 graus o volante ? em termos de pilotagem vc nao vira muito... pois senao perde tempo =]

    particularmente, eu iria de momo mesmo... é um excelente volante
    Então, sem querer ser grosso.
    Dá uma lida no meu post...
    Não estou aqui pra advogar a "superioridade" do DFP sobre o Momo.
    Na verdade eu, particularmente, devido as minhas pesquisas, acredito que o Momo seja superior.

    Estou me lixando pros 900 graus ou por ele funcionar no PS2.
    Só quero saber o quanto ele é pau a pau com o Momo, só isso.

    Bom deixar isso claro aqui no início do tópico pra isso aqui não virar uma discussão sobre uma coisa pra qual eu não criei o tópico.

    []'s

  5. #4
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    o DFP é melhor
    pode pegar ele sem medo

    corrigindo o q o cara disse ali, sobre na hora q vc tá pilotando vc não precisar de 900 graus:

    bom, vc não vai precisar dos 900 graus MSM. mas ai q tá. nao é melhor fazer a msm curva q vc faz no MOMO, com 30 graus, com 112,5 graus, no DFP? vc tem MTO mais precisão

    concordo q é besteira achar q vai usar os 900 graus na corrida, mas é necessario na hora de manobrar.

    no LFS eu configuro como 900 graus eo volante do jogo fica IDENTICO ao real. a unica diferença é q o volante do jogo TRAVA antes do REAL (a maioria dos carros tem giro de 720 graus, uns tem 540, 200, outros tem 180), mas isso não é problema pq só acontece qnd vc está manobrando

    jah no momo a precisão é menor, vc faz uma curva virando mto poco o volante, e se configurar pro volante real ficar igual ao virtual, o volante real vai travar antes do virtual e vc não vai conseguir virar o pneu todo para manobrar.

    realmente as borboletas do momo são melhores (a pegada dele não sei, mas a pegada do DFP é bem legal tbm, não encaixa na mão mas adere perfeitamente), mas o dfp tem botões atrás q simulam borboletas.

    ele tem 2 leds, mas são constantemente atualizados pelo driver, então não dá pra usar software pra modificar o status dos leds como é possível no momo.

    o pedal eu acredito ser diferente, pois o meu nunca deu problema. comprei o volante no ultimo natal.

    o DFP tem shifter sequencial e MTOS botoes, são 10 na frente, os 2 botões-borboleta atrás, o shifter (são 2 botões tbm) e o direcional (q vc pode usar como 4 botoes ou até como 8 se considerar as diagonais)

  6. #5
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    Já teve um Momo Spidey?
    Ou isso tudo é amor pelo seu DFP?

    Leio você lá na LFS do brasil.

  7. #6
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    se nao quer opinao usa o google que eh mais simples...

  8. #7
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    eu comprei um momo, daqui a uns dias ta comigo.
    mas eu tenho uma duvida e adoraria se voces pudessem responder:
    a maioria dos pedais de todas as marcas de volantes são parecidos? Ou muda muito de um pro outro em termos de conforto, tecnologia, etc?
    porque acho que daqui a uns tempos, quando o meu começar a dar problemas, tava pensando em comprar um volante usado e bem tosco, so pra pegar os pedais mesmo.

  9. #8
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    Citação Citando ReVeRsE
    se nao quer opinao usa o google que eh mais simples...
    Ignorância por ignorância...

    nao tenho muito conhecimento tecnico.... mas tenho um momo

    sinceramente, esses 900 graus sao uma frescura enorme, afinal vc vai pilotar ou guiar um caminhao pra girar 900 graus o volante ? em termos de pilotagem vc nao vira muito... pois senao perde tempo =]

    particularmente, eu iria de momo mesmo... é um excelente volante
    Já disse que não estou me preocupado com os 900 graus, se quis comentar em cima disso, beleza, mas é irrelevante. Ficou claro ali que esse não era um ponto importante da minha dúvida.

    E a segunda e última coisa que você disse é que você iria de momo.
    Pô, sério?

    Leu o post? Eu também quero ir de momo, só não fui porque não achei ainda.
    Deixa disso cara...

    Abraços

  10. #9
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    Citação Citando josiasfilho
    eu comprei um momo, daqui a uns dias ta comigo.
    mas eu tenho uma duvida e adoraria se voces pudessem responder:
    a maioria dos pedais de todas as marcas de volantes são parecidos? Ou muda muito de um pro outro em termos de conforto, tecnologia, etc?
    porque acho que daqui a uns tempos, quando o meu começar a dar problemas, tava pensando em comprar um volante usado e bem tosco, so pra pegar os pedais mesmo.
    Muda um bocado sim cara...

    Mas o negócio é você pegar um pedal de algum volante da Logitech mesmo (tem uns de 200 pilas que ou são iguais ou muito parecidos com os do Momo e todos os outros logitech aliás) ... pra substituir o do seu Momo.
    Aí acho que você não veria muita diferença não.

    Comprou onde o Momo, cara?
    Qualquer coisa, me responde por MP...
    Vlw

  11. #10
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    esse problema do pedal da pra resolver via software...

  12. #11
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    nem todos. e msm assim é bem feio vc ter q fazer um "softmod" no volante pra corrigir um problema de projeto da Logitech.

    cara, sobre o MOMO, eu nunca tive um, mas apesar da pegada ser melhor (isso eu nao sei mas acredito q seja sim pq é o q todo mundo fala, apesar de q 99% das pessoas q falam q a pegada do MOMO é melhor NUNCA sequer viu um DFP) o angulo é bem limitado. Quando eu boto o DFP em 200 graus fica HORRIVEL de jogar. HORRIVEL. No máximo os FORMULAS do LFS e o "KART" (MRT né?), o resto não tem como MSM. Resumindo, pra jogar com o MOMO ou vc tem uma precisão FUDIDA ou vc tem q ficar corrigindo TODA HORA, já no DFP eu faço a curva como eu quero, suave, como se estivesse dirigindo msm. Eu viro e vou desfazendo aos poucos, o angulo q eu viro é grande mas é o real, dai não vira mto. No MOMO se vc virar 90 graus o carro jah ta capotando, no DFP a maioria das curvas vc faz com 90 graus ou mais

    fica mais prazeroso de jogar. vou achar uns videos e vcs vao ver a diferença na tecnica de pilotagem.

    edit1/video1
    se vc queria usar o volante pra jogar Need For Speed, GTA, Juiced e outros, DESISTA. Fica uma verdadeira porcaria. Se liga na PRECISÃO q o cara tem jogando MOST WANTED com o DFP. Olha q ele vira pouco e msm assim não tem controle algum. São jogos feitos pra serem jogados no TECLADO.
    http://www.youtube.com/watch?v=rRTOmzpA1W0

    edit2/video2
    o cara tá usando o DFP usando 200 graus (q mais parecem 180), seria mais ou menos o jeito q o MOMO funciona. observem q ai ele ta driftando dai ele dá uns trancos, olhem tbm q as vezes o volante da tela fica meio perdido (entre 0:07 e 0:09 dá pra ver isso, o volante dá uma tremida, volta, isso é causado pela rápida rotação e angulo pequeno)
    http://www.youtube.com/watch?v=yRyErm8CzJI

    edit3/video3
    agora o DFP nos 900 graus. o cara tá jogando Gran Turismo 4 no PS2, não é um grande simulador mas já dá pra ver como q o cara dirige diferente, mais tranquilo. O carro é mais potente, derrapa legal, então o cara tem q corrigir mais vezes
    http://www.youtube.com/watch?v=-BbD9bTVQ6A
    Última edição por Spidey : 05-08-2006 às 12:19

  13. #12
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    peço desculpas, mas minha intençao sempre foi ajudar...
    olha nos classificados de vendedores profissionais, tanto o umbro quanto o import-pc encomendam o momo novo e sai por uns 300 reais... em loja ta em falta, um amigo meu tambem nao ta encontrando.

    Spidey-Br
    quanto a pilotagem, continuo com a minha opiniao de que 900 graus nao sao necessarios, a tocada pode ser mais suave mas é irreal... em um carro de corrida, se vc virar o volante com muito angulo vai arrastar a frente e os pneus vao aquecer, perder aderencia e etc
    assisti aos videos, e se vc reparar ele nao usa muito mais do que os 240 graus... e quando usa os pneus ja começam a gritar hehehe...

    o problema dos pedais do momo pode ser corrigido por software, eu tive o problema jogando e é muito simples o softmod... nunca mais tive problemas. o que ocorria era que o acelerador no fundo dava 95% de aceleraçao, e o software altera a calibragem do pedal. acho que fazem quase 2 anos que tive o problema

  14. #13
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    po spidey, concordo com voce, mas ai tem um diferencial enorme que é que o jogo que ta em 900 nao tem curva fechada, e tudo muito aberto e facil de fazer.
    na hora de fazer uma curva muito fechada e rapida fica complicado de virar muito o volante.

    Ps: assistam esse video:
    http://www.youtube.com/watch?v=h5lZMtluDAE

    animal esse tipo de câmbio

  15. #14
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    Não sei em carros de turismo, mas na F1 e Indy, nas curvas mais fechadas, tipo cotovelo, o máximo de esterço que se faz é 180 graus, os pilotos até invertem as mãos no volante pra girar o máximo que der. Categorias de turismo não muda muito, contando protótipos e os de categorias como Stock, GT, etc.
    Acho que os 900 graus realmente são interessantes pra realismo e tocada de carros de turismo puros, comuns, sem preparação como na maioria dos carros do GT4.

  16. #15
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    Citação Citando josiasfilho
    po spidey, concordo com voce, mas ai tem um diferencial enorme que é que o jogo que ta em 900 nao tem curva fechada, e tudo muito aberto e facil de fazer.
    na hora de fazer uma curva muito fechada e rapida fica complicado de virar muito o volante.

    Ps: assistam esse video:
    http://www.youtube.com/watch?v=h5lZMtluDAE

    animal esse tipo de câmbio
    O cambio pode ser legal, mas q o jogo foi mentiroso foi, aquela hora do 360 é mais mentira do que o eclipse de 600cv do Elrond...

  17. #16
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    É... o modo Legacy do DFP é meio "problemático" mesmo, fica com 200 graus (mas testes comprovam que é mais 180 graus do que 200)...

    Já o Momo é 240 graus, hein?

    São ~60 graus a mais, acho que tem uma diferença considerável não?

    Meu interesse no volante é pra jogar GT Legends, GTR, GTR2, Nascar 2003, rFactor, LFS, esse tipo de jogo...
    Talvez alguma coisa de Rally...

    E quanto a trazer do PY esquece.
    Por dois motivos, a fiscalização está absurda (até o exército está ajudando) e não está tendo mais Momo por lá não... acabou em tudo quanto é lugar hehe.. :/

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