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  1. #276
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    Citação Citando Dòlggan
    Velho, ainda estou de cara com as impressões que vc teve com esse monitor!

    Em pensar que faltou muito pouco pra eu fechar o pedido com a Dell.

    Anyway... vou gastar a grana com outra coisa...

    Cara isso é muito relativo. O Trovaosp comprou um igual e ta adorando o monitor.

    http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=265637

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  3. #277
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    Citação Citando ]PF[.PhoeniX
    Acho que o seu deve ter vindo com defeito tb igual ao outro amigo lá...
    Cara eu gostaria muito de testar esse monitor... Se eu soubesse de um cara no RJ que tem ele eu ia na casa do cara só pra ver. Pq eu entendo perfeitamente o que o Clix tá dizendo e acredito que seja verdade. Só que pra gente a diferença é tão óbvia e gritante que a gente fica até impressionado como que alguém não percebe e/ou não se incomoda com isso.

  4. #278
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    Opa,

    Então eu não jogo Gamão ehehhee! cara eu não vi nada do que o ©LIX disse, mas e como o nosso amigo ]PF[.PhoeniX falou, e relativo como no PC so a minha noiva joga The sims 2, e eu ultimamente so to jogando o X360 ta otimo para mim.

    Espero que a depressão do ©LIX passe

  5. #279
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    Pena mesmo nosso amigo não ter gostado do monitor dele.

    Como parte de História, a TV de CRT existe desde 1924 ( Wikipédia ), ou seja, muitos anos de aprimoramentos.

    Tenho mais 2 coisas a acrescentar:
    - 1º: Por que diabos a SONY parou com a produção de CRT aqui no Brasil, logo quando se chegou a um patamar excepcional do produto? Não acho que seje somente por causa do LCD.
    - 2º: Foram mais de 70 anos de aprimoramentos para se criar os primeiros Triniton de TELA-PLANA da SONY, que no caso eu estou me baseando, ou seja, o LCD ainda é um nenêm em desenvolvimento.

    Vale lembrar que já tive SONY G400, G420, G520, Hyundai L90D+, e agora estou com um LG LIXOSO de 15", por falta de tecnologia decente no mercado ( leia-se extinto CRT TRINITON ).

    []´s.

  6. #280
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    Citação Citando away
    Pena mesmo nosso amigo não ter gostado do monitor dele.
    Tenho mais 2 coisas a acrescentar:
    - 1º: Por que diabos a SONY parou com a produção de CRT aqui no Brasil, logo quando se chegou a um patamar excepcional do produto? Não acho que seje somente por causa do LCD.
    []´s.
    Sim, a Sony parou com CRT para investir em LCD, e pelo fraco sucesso, ela decidiu sair do mercado e irá parar produção própria em 2007.

    A Sony resolveu fazer uma joint-venture com a Samsung investindo US$ 2 bilhões, para a criação da 8ª geração, chamada S-LCD.

    A produção em massa se inicia em Maio 2007.
    Última edição por FastMHZ : 02-10-2006 às 17:58

  7. #281
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    Citação Citando away
    Pena mesmo nosso amigo não ter gostado do monitor dele.

    Como parte de História, a TV de CRT existe desde 1924 ( Wikipédia ), ou seja, muitos anos de aprimoramentos.

    Tenho mais 2 coisas a acrescentar:
    - 1º: Por que diabos a SONY parou com a produção de CRT aqui no Brasil, logo quando se chegou a um patamar excepcional do produto? Não acho que seje somente por causa do LCD.
    - 2º: Foram mais de 70 anos de aprimoramentos para se criar os primeiros Triniton de TELA-PLANA da SONY, que no caso eu estou me baseando, ou seja, o LCD ainda é um nenêm em desenvolvimento.

    Vale lembrar que já tive SONY G400, G420, G520, Hyundai L90D+, e agora estou com um LG LIXOSO de 15", por falta de tecnologia decente no mercado ( leia-se extinto CRT TRINITON ).

    []´s.
    Sim, e é por isso que eu não mudei pra LCD ainda, pq ainda está ruim Quando ficar bom eu compro.

    E a Sony parou de fabricar/montar/whatever monitores aqui pq o mercado não era favorável, pois não faz sentido ela parar de fabricar justamente no país de terceiro mundo onde teoricamente a tecnologia antiga perduraria.

  8. #282
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    Citação Citando Saboya
    Sim, e é por isso que eu não mudei pra LCD ainda, pq ainda está ruim Quando ficar bom eu compro.

    E a Sony parou de fabricar/montar/whatever monitores aqui pq o mercado não era favorável, pois não faz sentido ela parar de fabricar justamente no país de terceiro mundo onde teoricamente a tecnologia antiga perduraria.
    É, o problema é que o mercado de quem compra um monitor bom como os que sony fabricava é ridículo aqui no Brasil, então só sobrou os CRT baratos pra quem não tem grana pra comprar LCD.

  9. #283
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    Saboya,

    Resumidamente, e dentro do pouco que eu sei, não faz sentido comparar os refresh rates porque, ao contrário do CRT, cuja luz vêm da reação do fósforo aos elétrons que são arremessados, um ponto por vez, de maneira sequencial (como um carro de máquina de escrever), o LCD modula um raio de luz contínuo (ou seja, não some ao longo do tempo como no CRT). Além disso, os LCDs em questão (matriz ativa) são atualizados linha-a-linha (todas as colunas de uma linha ao mesmo tempo).

  10. #284
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    Acrescento um pequeno chute: o efeito do tempo de refresh rate do LCD provavelmente é menos expressivo do que o delay da transição (response time). E é por isso que o response time é o que interessa. Outra alternativa é isso ser puro marketing. Mas vendo o desempenho dos LCDs acho que meu chute faz sentido.

  11. #285
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    Citação Citando [[MaSTeR]]
    Saboya,

    Resumidamente, e dentro do pouco que eu sei, não faz sentido comparar os refresh rates porque, ao contrário do CRT, cuja luz vêm da reação do fósforo aos elétrons que são arremessados, um ponto por vez, de maneira sequencial (como um carro de máquina de escrever), o LCD modula um raio de luz contínuo (ou seja, não some ao longo do tempo como no CRT). Além disso, os LCDs em questão (matriz ativa) são atualizados linha-a-linha (todas as colunas de uma linha ao mesmo tempo).
    Cara, você (e oiutras pessoas) tá dando o enfoque errado na questão... Me importa o refresh rate do LCD pois faz diferença pra mim a quantidade de quadros exibidos por segundo. Você usar um monitor a 120hz pra jogar é uma experiência completamente diferente do que a 60/75hz, e eu não digo isso por causa de flickering ou incômodo na vista (que realmente existe no CRT a essa frequência), mas sim pela suavidade obtida quando se consegue um framerate compatível com essa taxa de atualização.

    Quem puder faça a experiência, jogue Q3 ou CS (1.6 memso) a 125fps/120hz e 100fps/100hz, respectivamente.

  12. #286
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    Eu s&#243; estou afirmando que n&#227;o faz sentido dizer que "se refresh LCD < refresh CRT, ent&#227;o CRT &#233; melhor". O que eu estou dizendo &#233; que "estar a 60 Hz" no LCD n&#227;o tem nada a ver com "estar a 60 Hz" no CRT.

  13. #287
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    Amigo, não foi isso q ele disse...

    Ele quis dizer que...

    com 120Hz no monitor CRT o jogo fica muito melhor do que no LCD a 60/75Hz... entendeu? Parece que flui melhor, que é mais bonito, que é mais palpável... hehehe... Qualquer um sabe que não tem como comparar 1/1 Hz... e sim a comparação em um nível "máximo" é que pega...

    Abraços,

    Citação Citando [[MaSTeR]]
    Eu só estou afirmando que não faz sentido dizer que "se refresh LCD < refresh CRT, então CRT é melhor". O que eu estou dizendo é que "estar a 60 Hz" no LCD não tem nada a ver com "estar a 60 Hz" no CRT.

  14. #288
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    Qualquer um sabe que n&#227;o tem como comparar 1/1 Hz...
    Meu intuito foi esclarecer apenas esse ponto, que foi, sim, contestado em mensagens anteriores. N&#227;o discuti o lance do "feeling" em rela&#231;&#227;o ao refresh rate.

    Entrando nesse aspecto ent&#227;o, s&#243; pontuo que dizer "o CRT parece bem mais fluido com refresh alto em rela&#231;&#227;o ao LCD" &#233; bem diferente de dizer "o CRT &#233; mais fluido porque tem refresh rate mais alto que o LCD", o que considero algo sem sentido, j&#225; que o refresh gera comportamentos distintos nas duas tecnologias.

    Talvez o lance do LCD de manter a imagem fixa, coisa que n&#227;o acontece no CRT, contribua muito mais para a "desfluidez" do LCD do que o seu refresh rate "de apenas 60 Hz."
    Última edição por charrua : 02-10-2006 às 22:38

  15. #289
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    Citação Citando [[MaSTeR]]
    Meu intuito foi esclarecer apenas esse ponto, que foi, sim, contestado em mensagens anteriores. N&#227;o discuti o lance do "feeling" em rela&#231;&#227;o ao refresh rate.

    Entrando nesse aspecto ent&#227;o, s&#243; pontuo que dizer "o CRT parece bem mais fluido com refresh alto em rela&#231;&#227;o ao LCD" &#233; bem diferente de dizer "o CRT &#233; mais fluido porque tem refresh rate mais alto que o LCD", o que considero algo sem sentido, j&#225; que o refresh gera comportamentos distintos nas duas tecnologias.

    Talvez o lance do LCD de manter a imagem fixa, coisa que n&#227;o acontece no CRT, contribua muito mais para a "desfluidez" do LCD do que o seu refresh rate "de apenas 60 Hz."
    Mas cara, o CRT &#233; sim mais fluiido por ter refresh mais alto. Vc ainda n&#227;o entendeu?

    Independente de como &#233; feita a troca de pixels na tela, o LCD est&#225; limitado a mostrar no m&#225;ximo 60/75 quadros por segundo na tela. No CRT eu posso ver 120 quadros na tela, se o meu PC for forte o suficiente pra renderizar 120 ou mais quadros, entende? Faz diferen&#231;a e muita. &#211;bvio que n&#227;o &#233; todo jogo que eu consigo isso, ali&#225;s se eu contar mesmo s&#227;o apenas uns 3, mas isso faz uma puta diferen&#231;a se s&#227;o os 3 que eu mais jogo hehe.

  16. #290
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    Mas cara, o CRT &#233; sim mais fluiido por ter refresh mais alto. Vc ainda n&#227;o entendeu?
    N&#227;o &#233; quest&#227;o de entender ou n&#227;o. Bom, se for, &#233; melhor nem continuar.

    Eu defendo que outros fatores, como a transi&#231;&#227;o mais "abrupta" do LCD, prejudicam a tal da fluidez dos jogos, no m&#237;nimo, em escala muito maior do que o refresh. &#201; bem verdade que gerar mais frames do que o necess&#225;rio ajuda na fluidez dos jogos. Mas pense bem, certamente voc&#234; nota diferen&#231;a, num CRT, em um jogo rodando a 60 fps @ 60 Hz e rodando a 120 fps @ 60 Hz! &#201; um mundo de diferen&#231;a! E em ambos estamos exibindo 60 quadros por segundo. Ali&#225;s, isso n&#227;o &#233; bem verdade, afinal as linhas v&#227;o sendo exibidas aos poucos e etc., de forma que n&#227;o temos um quadro novo inteiro na tela a cada 1/60 segundo. No LCD teremos a primeira linha renovada e todas as outras antigas l&#225; ap&#243;s o primeiro 1/60.

  17. #291
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    N&#227;o acho um mundo de diferen&#231;a @ 60hz n&#227;o. At&#233; pq eu acho completamente invi&#225;vel usar a 60hz, &#233; simplesmente insuport&#225;vel, &#233; 85hz no m&#237;nimo.

  18. #292
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    N&#227;o acho um mundo de diferen&#231;a @ 60hz n&#227;o. At&#233; pq eu acho completamente invi&#225;vel usar a 60hz, &#233; simplesmente insuport&#225;vel, &#233; 85hz no m&#237;nimo.
    Da&#237; &#233; pelo efeito flicker do 60 Hz em CRT. Mas isso &#233; outra hist&#243;ria, E bom, faz diferen&#231;a sim. Pelo menos pra mim faz. Mas da&#237; j&#225; estamos discutindo "sensa&#231;&#245;es" hehehe

  19. #293
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    Citação Citando [[MaSTeR]]
    Da&#237; &#233; pelo efeito flicker do 60 Hz em CRT. Mas isso &#233; outra hist&#243;ria, E bom, faz diferen&#231;a sim. Pelo menos pra mim faz. Mas da&#237; j&#225; estamos discutindo "sensa&#231;&#245;es" hehehe
    Cara, se o jogo renderiza 800 frames / segundo, mas vc s&#243; consegue ver 60, &#233; a msm coisa que ele renderizar 60. Estou falando de visual e n&#227;o de jogabilidade, &#233; &#243;bvio que se voc&#234; tem fps sobrando voc&#234; tem uma margem maior de picos negativos de performance que se estivesse com 60 fps te levariam pra 30 e estando a 120 te levam pra 70-80 e n&#227;o mudam em nada a jogabilidade.

  20. #294
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    Cara, se o jogo renderiza 800 frames / segundo, mas vc só consegue ver 60, é a msm coisa que ele renderizar 60. Estou falando de visual e não de jogabilidade, é óbvio que se você tem fps sobrando você tem uma margem maior de picos negativos de performance que se estivesse com 60 fps te levariam pra 30 e estando a 120 te levam pra 70-80 e não mudam em nada a jogabilidade.
    Não falei em picos. Falei em fps constante (faça o teste no q3 brincando com r_displayRefresh e com_maxfps, que vc já deve conhecer bem).

    E não é a mesma coisa que renderizar 60. Não é pois a geração de frames não está em fase com a exibição do monitor (vsync desligado) e o monitor não exibe frame a frame como um slide show de retroprojetor, e sim muda os pontos aos poucos. Assim, se gerássemos umas 6x o framerate do monitor, veríamos aproximadamente 1/6 de cada frame ao longo da atualização (grosso modo), o que na minha opinião ajuda bastante na sensação.

  21. #295
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    Citação Citando [[MaSTeR]]
    Não falei em picos. Falei em fps constante (faça o teste no q3 brincando com r_displayRefresh e com_maxfps, que vc já deve conhecer bem).

    E não é a mesma coisa que renderizar 60. Não é pois a geração de frames não está em fase com a exibição do monitor (vsync desligado) e o monitor não exibe frame a frame como um slide show de retroprojetor, e sim muda os pontos aos poucos. Assim, se gerássemos umas 6x o framerate do monitor, veríamos aproximadamente 1/6 de cada frame ao longo da atualização (grosso modo), o que na minha opinião ajuda bastante na sensação.
    Vc t&#225; falando de tearing... Isso &#233; outra hist&#243;ria. A 125fps/120hz isso nao ocorre no Q3, &#233; como se tivesse Vsync ligado. Pq na engine do Q3, se vc mandar travar a 120, ela vai ficar a 125... Conhe&#231;o bem o jogo, isso eu te garanto hehe.

    E quanto maior o refresh / fps, menos tearing vc vai ver, por mais q n&#227;o esteja com vsync.

  22. #296
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    Vou narrar os fatos e n&#227;o as suposi&#231;&#245;es (Com rela&#231;&#227;o ao 20.1 dell)

    Jogos de Corrida ficou tudo 100%. Bem perfeito.

    Jogos FPS. No momento s&#243; jogo AA e CSS. Em ambos eu fui reduzido &#224; sulfato de p&#243; de peido. Me stressei pra caralho. Por pouco n&#227;o dei um murro neste monitor e parei logo com o lenga lenga.
    Parece piada mais minha skill foi a 0. Parecia um cara que nunca havia jogado, todos perceberam e comentaram. Num era eu que dizia. V&#225;rios amigos comentaram minha queda abrupta de n&#237;vel.

    Ae comecei a fazer testes de todo jeito, num era poss&#237;vel aquilo estar acontecendo comigo. Ser&#225; que fiquei lesado de repente e nunca mais vou jogar que preste ? Ae voltei pro CRT 21" e de repente virei um ninja. Me aliviei ao saber que num era nada comigo. Era algo relacionado a hitbox, muito estranho, eu diria at&#233; mesmo imposs&#237;vel.

    Voltei pro LCD pra dar mais uma tentadinha. Usei 2 drivers pro monitor, baixei 3 drivers diferentes pra vga e nada... Muito intrigante, continuava a mesma merda a jogabilidade e os erros de tiros (n&#227;o sei se causado por n&#227;o ficar lisinho como sempre joguei)

    Foi quando desabilitei o vsync e a coisa mudou da &#225;gua pro vinho.

    Coloquei 100 fps nos jogos e voltou tudo a ser praticamente como era antes.. Somente aqueles pequenos desconfortos qdo se movimento muito r&#225;pido o mouse nas viradas abruptas e tb agora um certa linhazinha devido o vsync desligado.

    Mais jogar com refresh ligado ? nem rola... bugou tudo.. d&#225; at&#233; dor de cabe&#231;a do embasso. Outra, embassa menos na vga que na dvi tb.

    Se pudesse voltar atr&#225;s n&#227;o pensaria 2 vezes....

    CRT razo&#225;vel > LCD TOP
    CRT Trinitron >>>>>>> LCD TOP (reduz LCD &#224; sulfato de p&#243; de peido literalmente)

    Última edição por cLIX : 03-10-2006 às 0:42

  23. #297
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    Clix, mas &#233; exatamente isso que comentei no meus post anterior.

    Essa queda ta muito mais ligada a FPS do que ao monitor. Com o Vsync ligado tu ta limitado nos 60 quadros por segundo.. e como eu tinha dito.. muitos jogos de FPS (coincidencia o nome n&#227;o?) a dinamica do jogo diminui com poucos FPS. De 100 fps pra cima come&#231;a a ficar bastante diferente.

    Abra&#231;os

  24. #298
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    Citação Citando NoOne
    Clix, mas é exatamente isso que comentei no meus post anterior.

    Essa queda ta muito mais ligada a FPS do que ao monitor. Com o Vsync ligado tu ta limitado nos 60 quadros por segundo.. e como eu tinha dito.. muitos jogos de FPS (coincidencia o nome não?) a dinamica do jogo diminui com poucos FPS. De 100 fps pra cima começa a ficar bastante diferente.

    Abraços
    é, mais teve post ae em cima dizendo que LCD era o último biscoito do pacote quando ligado em DVI com vsync ligado... Nem por 1000 karalhos que é isso.

    Com DVI fica mais lento. Com refresh ligado fica uma merda.

    Meu primeiro vídeo game foi um Tele jogo Philco em 1980. Na era PC tudo que vc possa imaginar foi jogado desde monstro das Trevas no finado TK82C @ Sinclair.

    On line desde 1998/99 não lembro ao certo. Então, garanto que se tem uma coisa que já fiz na vida foi jogar.

    E pra jogar não me venham com esta conversa pra ruminante dormir que "LCD num tem refresh, por isso não se pode comparar por este foco", pode-se dizer que é um lixo por isso.

    2 anos que num jogo Q3, quase que instalava pra ter certeza que lá ia virar um embasso total.

    Vamos ver se agora consigo me acostumar.

    Aviso ao players realmente assíduos em seus respectivos jogos FPS. Demorem mais algum tempo até sair coisa melhor.

    []'s

  25. #299
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    Clix meu querido biba !

    A verdade &#233; que vc sempre foi PATO nos fps.... nao jogue a culpa no LCD

    Eu dava pau em vc no CS direto bixona huhuhuhuhuhu beijos

  26. #300
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    Citação Citando gbgigli
    Clix meu querido biba !

    A verdade &#233; que vc sempre foi PATO nos fps.... nao jogue a culpa no LCD

    Eu dava pau em vc no CS direto bixona huhuhuhuhuhu beijos
    Num viaja meu personal Bife !

    aheuahuehaue

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