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    Projeto Simples 24V --> 19V

    Precisava de um conversor 24V CC para 19V CC, de 4 Amperes, pra ligar um notebook em 2 baterias de carro em série, queria um projeto bem simples. Pensei em ligar 4 LM317 em paralelo (acho q cada um limita a corrente em 1A) mas nao sei qual circuito restante q eu preciso. Se alguem puder ajudar agradeco.

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  3. #2
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    Cara, o mais certo era vc procurar um conversor DC-DC, que é chaveado e aguenta mais corrente que um 317 pode suprir. Caso queira pesquisar um circuito com o LM323K, nao lembro se ele é pra 3 ou 5A. Em qualquer dos casos (317 ou 323) não esqueça que vc vai precisar dissipar algo em torno de 40W, entao dá-lhe dissipador...

  4. #3
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    Se vc quer coisa simples, coloca diodos em série. Não sei qual fica mais barato, regulador ou diodos para essa corrente.

  5. #4
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    Citação Citando rodpp
    Se vc quer coisa simples, coloca diodos em série. Não sei qual fica mais barato, regulador ou diodos para essa corrente.
    Tensao de bateria varia muito com a carga, e o diodo só ia te dar uma queda de tensão fixa, entao a saída vai variar de acordo com a entrada.

  6. #5
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    Citação Citando Beast
    Cara, o mais certo era vc procurar um conversor DC-DC, que é chaveado e aguenta mais corrente que um 317 pode suprir. Caso queira pesquisar um circuito com o LM323K, nao lembro se ele é pra 3 ou 5A. Em qualquer dos casos (317 ou 323) não esqueça que vc vai precisar dissipar algo em torno de 40W, entao dá-lhe dissipador...

    pq dissiparia tanto calor assim? achei o datasheet desse 323 mas ele parece trabalhar em tensoes menores q o 317. Sera q nao da certo colocar varios 317 em paralelo?

  7. #6
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    Citação Citando TheLittle
    pq dissiparia tanto calor assim? achei o datasheet desse 323 mas ele parece trabalhar em tensoes menores q o 317. Sera q nao da certo colocar varios 317 em paralelo?
    Sujiro vc estudar um pouco mais sobre o assunto, vc tá confundindo corrente com tensão.
    Duas baterias de carro em série dariam tensão de 27 a 28V dependendo de como são carregadas. Pra vc regular a tensão para 19V com uma corrente de 4A, P = V.i (potencia é igual a tensão vezes a corrente)

    P = (28-19).4 = 36W, pouco menos que um Presler rodando em seu clock original, hehehe

  8. #7
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    agora entendi, ele vai dissipar a diferenca de tensao.

    mas o q eu quis dizer é q se o 317 limita a corrente em 1A, ligando 4 em paralelo vou ter uma fonte de 4A nao é?

  9. #8
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    Citação Citando Beast
    Tensao de bateria varia muito com a carga, e o diodo só ia te dar uma queda de tensão fixa, entao a saída vai variar de acordo com a entrada.
    Correto!

    Pensei que os 24V fossem regulados.

  10. #9
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    Citação Citando TheLittle
    agora entendi, ele vai dissipar a diferenca de tensao.

    mas o q eu quis dizer é q se o 317 limita a corrente em 1A, ligando 4 em paralelo vou ter uma fonte de 4A nao é?
    Sim, funciona, mas vc vai precisar de dissipador do mesmo jeito. e quero ver vc conseguir calibrar exatamente os 4 LM317 igual pra nao dar diferença de tensão entre eles. Por isso te sugeri o 323 que aguenta mais corrente.

  11. #10
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    Citação Citando Beast
    Sim, funciona, mas vc vai precisar de dissipador do mesmo jeito. e quero ver vc conseguir calibrar exatamente os 4 LM317 igual pra nao dar diferença de tensão entre eles. Por isso te sugeri o 323 que aguenta mais corrente.
    O problema do 317 é exatamente o que foi dito sobre a corrente. Os circuitos reguladores de tensão mais comuns, como os LM3XX e os 78XX dissipam o que "sobra" de voltagem em calor, o que causa perda de eficiência e geração de calor. No caso de 24V ~ 19V, vamos supor que vai ficar isso na média, você vai jogar fora exatamente 20% da bateria, NÃO IMPORTANDO QUAL CORRENTE VOCÊ CONSUMA.

    Eu não sei quanto a você, mas eu acho 20% absurdo. Fora que, os 317 vão esquentar pra burro e o dissipador vai ter que ser grande (razoávelmente grande, os pequeninos não vão aguentar) ou ter ventilação forçada. Num carro, a temperatura já não é ótima e a circulação de ar é terrível.

    Quanto aos diodos: O diodo é uma ótima solução, mas o problema é que baterias de carro em geral tem uma curva de tensãoxcarga terrível. 100% da carga é 14,2V (no caso das minhas duas bateras low-end que eu paguei 50 conto cada) e 99,7% já é 12,5V. Normalmente não haverá problemas, mas é sempre bom checar a tolerância do que você precisa usar (tudo tem tolerância). Meça a fonte e verifique se os 19V dela são 100% estáveis. Se forem, melhor não arriscar. Se a tensão for de uns 21V (o que pode acontecer), existe uma tolerância e pode ser OK usar diodos (lembre-se que o que mata as coisas é NORMALMENTE mais tensão), mas leve isso em consideração mais como gambiarra.

    Boas soluções são, como foi falado, conversores DC-DC chaveados stepdown. O problema (dependendo de onde você mora) vai ser achar....

    A minha solução foi usar um inversor de potência bom (senoidal) com duas baterias de carro ligadas no alternador. De lá, saem tomadas (pra pc ou qq outra coisa que der na telha) e 3 pares de cabos de 10A pra 3 células peltier pra contolar a temperatura do porta-malas e do carro quando eu estou a fim (não estou brincando).

    O problema é que o sistema aguenta bem (2h com bateria 100%) só que consome muito. Vou colocar placas solares em breve (meu carro passa o dia no sol), só que tenho que ver preços e como vou fazer isso ainda.

  12. #11
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    Citação Citando Malogro
    O problema do 317 é exatamente o que foi dito sobre a corrente. Os circuitos reguladores de tensão mais comuns, como os LM3XX e os 78XX dissipam o que "sobra" de voltagem em calor, o que causa perda de eficiência e geração de calor. No caso de 24V ~ 19V, vamos supor que vai ficar isso na média, você vai jogar fora exatamente 20% da bateria, NÃO IMPORTANDO QUAL CORRENTE VOCÊ CONSUMA.

    Eu não sei quanto a você, mas eu acho 20% absurdo. Fora que, os 317 vão esquentar pra burro e o dissipador vai ter que ser grande (razoávelmente grande, os pequeninos não vão aguentar) ou ter ventilação forçada. Num carro, a temperatura já não é ótima e a circulação de ar é terrível.

    Quanto aos diodos: O diodo é uma ótima solução, mas o problema é que baterias de carro em geral tem uma curva de tensãoxcarga terrível. 100% da carga é 14,2V (no caso das minhas duas bateras low-end que eu paguei 50 conto cada) e 99,7% já é 12,5V. Normalmente não haverá problemas, mas é sempre bom checar a tolerância do que você precisa usar (tudo tem tolerância). Meça a fonte e verifique se os 19V dela são 100% estáveis. Se forem, melhor não arriscar. Se a tensão for de uns 21V (o que pode acontecer), existe uma tolerância e pode ser OK usar diodos (lembre-se que o que mata as coisas é NORMALMENTE mais tensão), mas leve isso em consideração mais como gambiarra.

    Boas soluções são, como foi falado, conversores DC-DC chaveados stepdown. O problema (dependendo de onde você mora) vai ser achar....

    A minha solução foi usar um inversor de potência bom (senoidal) com duas baterias de carro ligadas no alternador. De lá, saem tomadas (pra pc ou qq outra coisa que der na telha) e 3 pares de cabos de 10A pra 3 células peltier pra contolar a temperatura do porta-malas e do carro quando eu estou a fim (não estou brincando).

    O problema é que o sistema aguenta bem (2h com bateria 100%) só que consome muito. Vou colocar placas solares em breve (meu carro passa o dia no sol), só que tenho que ver preços e como vou fazer isso ainda.
    peltier no carro??? CARALHO! eahueah explica isso direito ae

    ps: placas solares no teto vai ficar bahiano d+ hein

  13. #12
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    Citação Citando V1P3R_BR4Z1L14N
    peltier no carro??? CARALHO! eahueah explica isso direito ae

    ps: placas solares no teto vai ficar bahiano d+ hein
    Hahahahaha eu uso no radiador pra esfriar o motor, sabe como é (brincadeira).

    Eu tenho 3 células no porta malas do carro, (2x80W 1x60W) que funcionam como "ar-condicionado". Na polarização normal elas jogam ar frio pro carro e quente pro porta malas. Com 2 ventiladores jogando ar pra dentro do carro e 2 pra fora, tchan, ar condicionado elétrico. Problema disso é que demora pra ficar gelado (10 min ou mais), então só serve pra distâncias razoáveis. Fora isso, come bateria que é uma desgraça, então normalmente eu só uso em condições extremas (viagens e etc)

    Na polarização reversa, é ar quente pra dentro do carro e frio no porta malas. Isso é pra quando tem coisas perecíveis dentro do carro (nunca mais cheguei com sorvete derretido em casa ) ou preciso de temps menores (pc ligado) no porta malas. Nem sempre eu ligo quando tô com o pc, é mais pra quando tá MUITO quente (pq quando ligo o pc no carro, ele fica óbviamente underclocked).

    Quanto às placas solares...elas não vão ficar em cima do carro, elas ficam dentro do porta malas. Quando eu estaciono o carro, tiro, fixo no vidro traseiro (estaciono de ré pro sol) e as baterias ficam lá de boa carregando....o sol ia bater de qualquer jeito mesmo.

  14. #13
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    Cara, sera que usar um Nobreak com entrada 12v não é uma boa idéia? Risco de dar merda é quase nula

    jr.

  15. #14
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    Citação Citando Malogro
    Hahahahaha eu uso no radiador pra esfriar o motor, sabe como é (brincadeira).

    Eu tenho 3 células no porta malas do carro, (2x80W 1x60W) que funcionam como "ar-condicionado". Na polarização normal elas jogam ar frio pro carro e quente pro porta malas. Com 2 ventiladores jogando ar pra dentro do carro e 2 pra fora, tchan, ar condicionado elétrico. Problema disso é que demora pra ficar gelado (10 min ou mais), então só serve pra distâncias razoáveis. Fora isso, come bateria que é uma desgraça, então normalmente eu só uso em condições extremas (viagens e etc)

    Na polarização reversa, é ar quente pra dentro do carro e frio no porta malas. Isso é pra quando tem coisas perecíveis dentro do carro (nunca mais cheguei com sorvete derretido em casa ) ou preciso de temps menores (pc ligado) no porta malas. Nem sempre eu ligo quando tô com o pc, é mais pra quando tá MUITO quente (pq quando ligo o pc no carro, ele fica óbviamente underclocked).

    Quanto às placas solares...elas não vão ficar em cima do carro, elas ficam dentro do porta malas. Quando eu estaciono o carro, tiro, fixo no vidro traseiro (estaciono de ré pro sol) e as baterias ficam lá de boa carregando....o sol ia bater de qualquer jeito mesmo.
    aehuehueah foda, mas ainda n vejo pq usar um peltier em vez de um arcondicionado normal

    e p/q vc usa o pc no carro fiote?

    pics das gambi?

  16. #15
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    Citação Citando V1P3R_BR4Z1L14N
    aehuehueah foda, mas ainda n vejo pq usar um peltier em vez de um arcondicionado normal

    e p/q vc usa o pc no carro fiote?

    pics das gambi?
    Na bem da verdade, os pelti estão no carro porque estavam aqui de boa sem fazer (quase) nada. Necessidade mesmo, se fosse ver, não tinha nenhuma. Ar condicionado normal é uma boa, mas não tenho saco (nem grana) de colocar um por enquanto. Quem sabe mais pra frente.

    A sugestão do nobreak é praticamente o que eu uso. A diferença é que eu uso um inversor (espécie de no-break sem bateria interna) que tem rendimento bom e boa saída. O único problema disso é que sai caro...

    Edit: Pics tô sem....dps eu posto

  17. #16
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    pois é, até tenho um inversor aqui (80W) mas ele nao ta dando conta do notebook nao sei por qual motivo. O q eu to tentando fazer é um sistema pro meu primo usar o notebook no caminhao dele, ele viaja bastante e precisa. E pra quem nao sabe, caminhoes trabalham com 2 baterias em série. A questão é q o inversor usa 12V de entrada, e isso acaba usando 1 bateria só (pra puxar 12V vc pega o positivo de uma das baterias) alem de ser um sistema q converte varias vezes a tensao. O inversor pega a corrente 12v continua e converte pra 110V alternada, ai a fonte do note converte de 110v alternada pra continua e nisso acabam tendo perdas. E como o notebook usa 19V pensei em fazer esse rebaixador de tensao pra usar diretamente no note, mas to vendo q é mais complicado do q eu pensava. VOu ver se acho um nobreak 24V, o problema é q vai sair meio caro alem do q um inversor desses vai usar bastante carga mesmo sem nada ligado nele...

  18. #17
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    Citação Citando TheLittle
    pois é, até tenho um inversor aqui (80W) mas ele nao ta dando conta do notebook nao sei por qual motivo.
    É possível que a saída dele seja PWM quadrado, e não senoidal. Isso gera alguns problemas com alguns conversores AC -> DC. Além disso, 19V x 4A é muito próximo de 80W.

    Citação Citando TheLittle
    VOu ver se acho um nobreak 24V, o problema é q vai sair meio caro alem do q um inversor desses vai usar bastante carga mesmo sem nada ligado nele...
    Nobreaks 24V tem o mesmo preço de 12V e são MUITO eficientes. Sua perda com LM317's seria umas 3x maior. Para não usar carga quando não tiver nada ligado, existe uma solução muito boa: CHAVES

  19. #18
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    eh eu sei q eh o msm preco mas nao queria ter q comprar um nobreak... entao essa seria a melhor solucao mesmo? quanto ao consumo nao tem mto problema, desde q nao sugue 2 baterias de 150A em 3 horas, pq o alternador do caminhao vai estar sempre carregando essas baterias.

    Mesmo se eu quiser fazer o rebaixador de tensao 24-> 19, teria como voces me sugerirem um circuito facil de construir? obrigado!

  20. #19
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    Citação Citando TheLittle
    eh eu sei q eh o msm preco mas nao queria ter q comprar um nobreak... entao essa seria a melhor solucao mesmo? quanto ao consumo nao tem mto problema, desde q nao sugue 2 baterias de 150A em 3 horas, pq o alternador do caminhao vai estar sempre carregando essas baterias.

    Mesmo se eu quiser fazer o rebaixador de tensao 24-> 19, teria como voces me sugerirem um circuito facil de construir? obrigado!
    Pra conversores DC -> DC, tem duas possibilidades: DC Stepdown por PWM, que tem a desvantagem de ser caro e precisar de componentes raros como indutores, mas é extremamente eficiente (alguns chegam a 95% com correntes quescientes ridículas). Você pode usar um simples de uns 100mA máx e ligá-lo num transistor de resposta rápida e alta corrente como um 3051...(não lembro se o 3051 é resposta rápida, tenho que confirmar isso, mas acho que é)

    O circuito ficaria +- assim:

    Eu não tenho o circuito exato pra 24 -> 19V porque não tenho de cabeça o número do IC a ser usado. Uma pesquisinha no google por DC step down deve resolver.

    Já o circuito com os LM's ficaria:

    Não use trocentos resistores pra cada LM, ao invés disso conecte-os em cascata nestes dois resistores. Isso assegurará que todos tenham exatamente o mesmo referencial. A perda girará em torno de uns 20%.

  21. #20
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    me introsando no topico...jah avisando logo que tou longe de terminar meu curso em eletronica


    não seria interessante fazer um oscilador pra transformar essa DC em AC, dae usa um transformador simples pra regular a tensão e então completa o circuito usando um retificador para transformar de novo em DC?

    não sei se é o que o malogro sugeriu, mas eu to tentando

  22. #21
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    Citação Citando Zecacu
    me introsando no topico...jah avisando logo que tou longe de terminar meu curso em eletronica


    não seria interessante fazer um oscilador pra transformar essa DC em AC, dae usa um transformador simples pra regular a tensão e então completa o circuito usando um retificador para transformar de novo em DC?

    não sei se é o que o malogro sugeriu, mas eu to tentando
    Seria mais fácil comprar um no-break (ou inversor, no meu caso) e usar como se fosse tomada mesmo. Porque fazer o oscilador (ainda mais com 4A) seria quase o mesmo custo de um inversor...

  23. #22
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    Citação Citando Malogro
    Seria mais fácil comprar um no-break (ou inversor, no meu caso) e usar como se fosse tomada mesmo. Porque fazer o oscilador (ainda mais com 4A) seria quase o mesmo custo de um inversor...

    sabe que de repente eu pensei na sugestão maluca de ao invés de fazer um oscilador eletronico bunitinho, fazer um oscilador mecanico, tipo um distribuidor de carro... é uma idéia bem arcaica, tem alguns contras evidentes como o ruido e desgaste... mas quem sabe né, fazendo a manutenção... só tem que ver se supera o CxB &Praticidade do no-break

  24. #23
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    heheh vamo ligar no motor um dispositivo pra fazer oscilar em 60 hz heheh

    Pessoal, brigadao mesmo!!!!.. Mlogro, uma ultima duvidazinha, os capacitores eu uso 2 por LM317 ou ligo todos usando os mesmos capacitores?

    E aquela tabela ali seria a queda de tensao ou a tensao de saida?
    vlw!

  25. #24
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    Citação Citando TheLittle
    heheh vamo ligar no motor um dispositivo pra fazer oscilar em 60 hz heheh

    Pessoal, brigadao mesmo!!!!.. Mlogro, uma ultima duvidazinha, os capacitores eu uso 2 por LM317 ou ligo todos usando os mesmos capacitores?

    E aquela tabela ali seria a queda de tensao ou a tensao de saida?
    vlw!
    Os capacitores é diferente...use 2 pra cada LM. (1 na entrada 1 na saída. A única coisa q os LM's compartilham é a voltagem dos resistores, que é a voltagem de referência).

    Pra corrente de 4A, sugiro usar 5 ou até mesmo 6 LM's. Parece exagero, mas com 4 LM's a coisa fica muito no limite. 5 já dá uma boa folga, mas pra ser seguro mesmo, melhor 6.

    A tabela ao lado é de tensão de saída. Mas se quer uma recomendação, coloca um pot de 5k linear ao invés do resistor e verifica no multímetro até chegar no 19V.

  26. #25
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    Citação Citando Malogro
    Mas se quer uma recomendação, coloca um pot de 5k linear ao invés do resistor e verifica no multímetro até chegar no 19V.

    eh, eu sempre faco isso qdo mexo com reguladores, sai um pouco mais caro mas fica mais facil de acertar.

    Eu tava vendo a tensao de saida da fonte do notebook e da algo em torno de 21V sem carga, creio eu q vou ter q deixar essa tensao na saida do regulador também.

    E quanto a dissipacao de calor, tenho um cooler aki pra athlon XP palomino sem o fan, acho q vai aguentar.. vou colocar uns 5 ou 6 LM parafusados nele com pasta termica, amanha vou ver o preco de cada um.

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