+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    700
    Verdinhas
    1

    Como montar um servidor win98Se?????

    Gostaria de ajuda pra montar um servidor pentium 166 win98SE pra compartilhar arquivos e net para 2 maquinas com XP, como faço isso???? aprincipio estaria montando e usando somente uma outra maquina xp to tentando fazer o esquema de 2 placas de rede e cabo cross, mas nao to conseguindo nada.................me ajudem por favor..........................

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.456
    Verdinhas
    21

    Amigo, fica a sugestão: use Linux para tal fim, é infinitamente superior em todos aspectos exigidos de um sistema operacional para esses fins (compartilhar acesso à internet e file server). Ou, pelo menos, um Win2000 Profissional ou acima (XP, 2003, etc), caso contrário poderá ter muitos problemas como segurança e disponibilidade, entre outros.

    Para fazer isso em Linux é moleza, tem tutoriais pra tudo quanto é lado, vai no Google que tu acha fácil fácil.

    Entretando, em resposta à sua dúvida, mete 2 placas de rede no P166, configura elas com IP fixos diferentes, uma indo pro modem DSL/Cable e outra pra rede interna (hub/outro micro). Depois configura as máquinas clients (sabe fazer?).


    []'s

  4. #3
    Membro Avatar de TrancëJay
    Info
    Editar
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    5.562
    Verdinhas
    549

    Citação Citando Gaucho
    Amigo, fica a sugestão: use Linux para tal fim, é infinitamente superior em todos aspectos exigidos de um sistema operacional para esses fins (compartilhar acesso à internet e file server). Ou, pelo menos, um Win2000 Profissional ou acima (XP, 2003, etc), caso contrário poderá ter muitos problemas como segurança e disponibilidade, entre outros.

    Para fazer isso em Linux é moleza, tem tutoriais pra tudo quanto é lado, vai no Google que tu acha fácil fácil.

    Entretando, em resposta à sua dúvida, mete 2 placas de rede no P166, configura elas com IP fixos diferentes, uma indo pro modem DSL/Cable e outra pra rede interna (hub/outro micro). Depois configura as máquinas clients (sabe fazer?).


    []'s


    Windows NT 4

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.456
    Verdinhas
    21

    Citação Citando TrancëJay


    Windows NT 4


  6. #5
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    700
    Verdinhas
    1

    Citação Citando Gaucho
    Amigo, fica a sugestão: use Linux para tal fim, é infinitamente superior em todos aspectos exigidos de um sistema operacional para esses fins (compartilhar acesso à internet e file server). Ou, pelo menos, um Win2000 Profissional ou acima (XP, 2003, etc), caso contrário poderá ter muitos problemas como segurança e disponibilidade, entre outros.

    Para fazer isso em Linux é moleza, tem tutoriais pra tudo quanto é lado, vai no Google que tu acha fácil fácil.

    Entretando, em resposta à sua dúvida, mete 2 placas de rede no P166, configura elas com IP fixos diferentes, uma indo pro modem DSL/Cable e outra pra rede interna (hub/outro micro). Depois configura as máquinas clients (sabe fazer?).


    []'s

    ja montei o P166 com as placas de rede, mas nao consigo conectar os dois micros.................o P166 acessa a net, mas o xp nao................poderia passa a config da placa de rede local e dos clientes????? peguiei um esquema com linux q nao precisa nem de hd, roda do diskete, mas ai nao consigo fazer uma rede pra compartilhar arquivos...........e outra, nao entendo nada de linux, mas aceito sujestoes.........rsrsss quem sabe alguem nao me ensine aqui e acabou colocando o linux mesmo...............rsrsrss

  7. #6
    Membro
    Info
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    2.174
    Verdinhas
    1

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    ja montei o P166 com as placas de rede, mas nao consigo conectar os dois micros.................o P166 acessa a net, mas o xp nao................poderia passa a config da placa de rede local e dos clientes????? peguiei um esquema com linux q nao precisa nem de hd, roda do diskete, mas ai nao consigo fazer uma rede pra compartilhar arquivos...........e outra, nao entendo nada de linux, mas aceito sujestoes.........rsrsss quem sabe alguem nao me ensine aqui e acabou colocando o linux mesmo...............rsrsrss
    O que falta no Windows 98 SE é de algum programa que faça a NAT para compartilhar a internet.
    Para isso você pode usar o ICS que vem com o Windows 98 SE ou instalar um software como exemplo wingate.

    ICS Installation [Win98SE]
    http://www.practicallynetworked.com/...icsinstall.htm

    [ ]´s

  8. #7
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.334
    Verdinhas
    12

    Citação Citando TrancëJay


    Windows NT 4
    Também sugiro NT4 com service pack 6, eu acho que se vc pegar o NT Server ele ja deve fazer trabalho de proxy, se não vai precisar de algum programa de proxy.

    Mas sei também que no linux não é tão dificil fazer isso, mas eu não sei.

  9. #8
    Membro Avatar de senomaR
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    2.196
    Verdinhas
    23

    O NT 4 não tem nenhum tipo de proxy ou roteamento para internet. Tem que usar um programa de terceiros, ou o Proxy 2 da MS... Não recomendo (apesar de eu ainda mexer com NT)....

    Ao criador do tópico... Não pense duas vezes, linux nessa máquina vai ficar ótimo e bem fácil configurar, tem inumeros tutoriais na internet, SQUID + SAMBA...

    Citação Citando Fla3DMadness
    Também sugiro NT4 com service pack 6, eu acho que se vc pegar o NT Server ele ja deve fazer trabalho de proxy, se não vai precisar de algum programa de proxy.

    Mas sei também que no linux não é tão dificil fazer isso, mas eu não sei.

  10. #9
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    700
    Verdinhas
    1

    Citação Citando senomaR
    O NT 4 não tem nenhum tipo de proxy ou roteamento para internet. Tem que usar um programa de terceiros, ou o Proxy 2 da MS... Não recomendo (apesar de eu ainda mexer com NT)....

    Ao criador do tópico... Não pense duas vezes, linux nessa máquina vai ficar ótimo e bem fácil configurar, tem inumeros tutoriais na internet, SQUID + SAMBA...

    o que sao squid e samba?????????

  11. #10
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.334
    Verdinhas
    12

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    o que sao squid e samba?????????
    São programas pro linux, squid é pra fazer o proxy e samba é pra fazer a comunicação entre o linux e o windows, meu irmão tinha configurado uma vez um micro na casa da minha mãe pra fazer isso e usou um micro nesse nivel, algo como um Pentium 166mmx, só que pra servidor de arquivo não presta pq o acesso ao disco é lento.

  12. #11
    Membro Avatar de senomaR
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    2.196
    Verdinhas
    23

    Samba = Servidor de arquivos linux...

    Squid = Servidor Proxy tbm do linux...

    Ambos são bem tranquilos para configurar, só pegar um tutorial na net, editar 1 ou outro arquivo e tá feito.. hehehe..

    Boa sorte...

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    o que sao squid e samba?????????

  13. #12
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    700
    Verdinhas
    1

    Citação Citando senomaR
    Samba = Servidor de arquivos linux...

    Squid = Servidor Proxy tbm do linux...

    Ambos são bem tranquilos para configurar, só pegar um tutorial na net, editar 1 ou outro arquivo e tá feito.. hehehe..

    Boa sorte...
    mas pra servir só net eu tb preciso deste samba ou aquid?????????????? e qual linux devo usar e onde encontra-lol pra baixar?????
    minha ideia principal era alem de servir o speedy pra 2 maquinas era deixar o p166 ligado direto baixando com o emule e só ligar minha maquina qdo realmente fosse usala..........tem como fazer isso com o linux?????????????

  14. #13
    Membro Avatar de Cardone
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    7.110
    Verdinhas
    628

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    o que sao squid e samba?????????
    Depois dessa vou te dar um baita conselho!

    Pede pra algum amigo fazer isso pra vc.

  15. #14
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.456
    Verdinhas
    21

    Citação Citando ]PF[.PhoeniX
    Depois dessa vou te dar um baita conselho!

    Pede pra algum amigo fazer isso pra vc.



    Btw, onde vc trabalha, Phoenix? É aqui em POA?

  16. #15
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    700
    Verdinhas
    1

    Citação Citando ]PF[.PhoeniX
    Depois dessa vou te dar um baita conselho!

    Pede pra algum amigo fazer isso pra vc.
    vc acha que se eu soubesse eu precisaria ficar aqui pedindo pra vcs me ajudarem????? se nao esta disposto a ajudar nao perca tempo respondendo a topicos...............desde o começou estou falando que nao manjo nada de linux, vc leu o topico todo???????????? valew pelo toque.

  17. #16
    Membro Avatar de senomaR
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    2.196
    Verdinhas
    23

    Calma hombre... nem se estresse que o pessoal aqui perde o amigo mas não perde a piada..

    Então... Tu pelo jeito nunca instalou um linux né??? Seria complicado então montar o servidor do que jeito q vc quer... Mas te aconselho a ao menos tentar, é uma experiência emocionante..

    Da pra fazer tudo q vc quer no linux sim, inclusive utilizar um P2P como tu perguntou acima...

    Se tu não quiser, ou não conseguir instalar o servidor Linux, pode montar com o Windows 98se mesmo, aí baixe um programa de proxy (aconselho winrouter) e prega fogo...

    Ahhhh, melhor forma de fazer isso é um montando uma pequena rede com um HUB (switch) ligando as 2 maquinas... Ou então vai precisar ligar uma máquina na outra utilizando um cabo Crossover, senão não rola.

    Abraço,

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    vc acha que se eu soubesse eu precisaria ficar aqui pedindo pra vcs me ajudarem????? se nao esta disposto a ajudar nao perca tempo respondendo a topicos...............desde o começou estou falando que nao manjo nada de linux, vc leu o topico todo???????????? valew pelo toque.

  18. #17
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.364
    Verdinhas
    653

    Cara P166 pra fileserver vai ser uma merda, pq o HD eh lento, a controladora eh lenta, o PC é lento, é tudo lento

    Pra Webserver até pode ser... da pra "quebrar" um galho...

    Pra dividir a net ou vc usa proxy com NT4 se tu for mto newba, nada de Win9x/ME pelamor de Deus...

    Se quiser se aventurar faz como falaram, Squid
    Tem varios howto no google, é procurando que se aprende.

  19. #18
    Membro Avatar de Cardone
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    7.110
    Verdinhas
    628

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    vc acha que se eu soubesse eu precisaria ficar aqui pedindo pra vcs me ajudarem????? se nao esta disposto a ajudar nao perca tempo respondendo a topicos...............desde o começou estou falando que nao manjo nada de linux, vc leu o topico todo???????????? valew pelo toque.
    O que estou querendo dizer amigão, é que sem o MINIMO de conhecimentos necessários, vc vai ficar penando uma vida pra conseguir configurar isso direito. Leva alguém que manje na sua casa e olha tudo o que ele fizer que vai ser muito mais fácil de vc aprender.

  20. #19
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    700
    Verdinhas
    1

    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu
    Cara P166 pra fileserver vai ser uma merda, pq o HD eh lento, a controladora eh lenta, o PC é lento, é tudo lento

    Pra Webserver até pode ser... da pra "quebrar" um galho...

    Pra dividir a net ou vc usa proxy com NT4 se tu for mto newba, nada de Win9x/ME pelamor de Deus...

    Se quiser se aventurar faz como falaram, Squid
    Tem varios howto no google, é procurando que se aprende.
    ja quase me decidi pelo linux.......rsrsrs mas me digam uma coisa, qual a versao melhor pra eu aprender..............peguei um com um amigo mas nao é modo grafico só fica tela preta tipo DOS mas sei q tem uns q rodam em modo grafico quase igual ao windows este tb daria????? e no caso de usar emule, consigo em qual??????? ja até baixei um emule para o linux mas nao sei qual linux instalar pra começar a brincar.............rsrsrs

  21. #20
    Membro Avatar de senomaR
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    2.196
    Verdinhas
    23

    Eu uso em produção, atendendo milhares de estações intra e extranet... Fedora 5, Red Hat Enterprise e em alguns casos Debian 3.1 tbm... rodando Squid, MySql, Apache+PHP+Tomcat+Java, MRTG, Cactis, Mantis, VPN server, etc.

    Pra vc q está aprendendo recomendo o Fedora core 5, muito fácil de configurar tudo, inclusive de atualizar pelo yum...

    Abraços,

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    ja quase me decidi pelo linux.......rsrsrs mas me digam uma coisa, qual a versao melhor pra eu aprender..............peguei um com um amigo mas nao é modo grafico só fica tela preta tipo DOS mas sei q tem uns q rodam em modo grafico quase igual ao windows este tb daria????? e no caso de usar emule, consigo em qual??????? ja até baixei um emule para o linux mas nao sei qual linux instalar pra começar a brincar.............rsrsrs
    Última edição por senomaR : 04-10-2006 às 18:29

  22. #21
    Membro Avatar de senomaR
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    2.196
    Verdinhas
    23

    Opa, aqui vai um site legal com um FAQ a respeito do FC5...

    http://www.fedorafaq.org/

    Boa sorte hombre...

  23. #22
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2000
    Mensagens
    1.456
    Verdinhas
    21

    Citação Citando Marcelo.Souza2
    ja quase me decidi pelo linux.......rsrsrs mas me digam uma coisa, qual a versao melhor pra eu aprender..............peguei um com um amigo mas nao é modo grafico só fica tela preta tipo DOS mas sei q tem uns q rodam em modo grafico quase igual ao windows este tb daria????? e no caso de usar emule, consigo em qual??????? ja até baixei um emule para o linux mas nao sei qual linux instalar pra começar a brincar.............rsrsrs
    Pega o Fedora Core 5, que é muito fácil, ou o Kurumin 6, que é inacreditavelmente fácil, tudo modo gráfico, tem uns botões prontos do tipo "ATIVE O COMPARTILHAMENTO DE INTERNET AQUI" e "ATIVE O FIREWALL AQUI!!!!", ehehehehehhehe, coisas desse tipo.

    Pra começo de conversa, isso já vai te ajudar. Mais adiante, com mais experiência, tu vai otimizando o teu Linux

  24. #23
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    700
    Verdinhas
    1

    ok ok, vcs me convenceram.........rsrsr vou colocar linux mesmo, vou começar pelo kurumim pq ja ouvi falar muito sobre ele e me parece ser o mais facil............alguem sabe onde posso baixa-lo????????????

  25. #24
    Membro Avatar de Mosquito
    Info
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    1.968
    Verdinhas
    12

    Cara, nesse seu computador aí instalar Fedora Core 5 é suicídio. Muito amigável, mas é uma das distribuições mais pesadas que eu conheço. Até o Kurumin nisso aí fica extremamente lento. Eu recomendaria o VectorLinux, que foi pensado para máquinas mais antigas e até pouco tempo atrás era usado exclusivamente para o tipo de serviço que você quer (proxy, samba, firewall, etc.)
    http://www.distrowatch.com/vector
    Baixe a versão 5.1 (não baixe a 5.1-SOHO, senão vai ficar lentíssimo). O único problema é que ele não é tão amigável quanto o Kurumin. Tenta a versão Live (roda a partir do CD) e veja se você gosta.
    Se você não se sentir confortável com ela, vai de Kurumin mesmo.
    http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

  26. #25
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.364
    Verdinhas
    653

    Vc's tao de sacanagem né?

    FEDORA CORE 5? eHAOIUEhAIUEHUIAEiuaheoiuhaei

    Pra começo de conversa, red hat é uma merda, depois fedora é mais ainda pois é o eterno beta do RHEL (Red Hat Enterprise Linux), depois que essa merda o RHEL é pago, e por sinal mto bem pago... ou seja, quem usa FC nao passa de um beta tester pra nova versao do RHEL e a Red Hat leva muito dinheiro em cima disso.

    Depois, o Fedora é um "piece of junk", distribuicão pesada, lenta, de merda, má configurada, eternos bugs, ridicula.

    Trabalho com Fedoras e RHEL Clones (Scientific Linux), sao todos uns verdadeiros lixos... umas bostas, so dão problema.

    E ainda, o PC do cara eh um P166 e vao botar esse garbage? Fala serio né? Só o Boot do Fedora 5 manda 200Mb de RAM pra vala, enquanto um Gentoo/Debian bem configurado usa no máximo 25Mb de RAM.

    Entao nao tem duvida... usa Debian / Damn Small Linux / Slackware / Gentoo (ordem de praticidade)

    []'s

    PS: O fedora é tão ridiculo que é mais pesado que o Windows!

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões