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  1. #1
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    [VGAMob] shader, pipes, directx, etc

    Ae pessoal !

    To desatualizado, em vgas, tecnologia.. antes eu só olhava em pipes / bits / clock.

    Hoje deve se prestar atenção em que? Número de shaders, outra coisa? Parece que o R600 será shader unificado, o que significa na prática?
    Vejo que os fabricantes estão desenvolvendo placas com especificações diferentes para determinados mercados, embora mesma faixa de preço.
    Sem contar patroninar jogos..

    Lembro quando jogava e via nicks "mx200_sux" "gf3ti300_r0x" e bláblá hehe.. saudades de como foi fácil nessa época
    E claro.. GLIDE > ALL

    Toda informação é bem vinda,


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  3. #2
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    hoje em dia não tem tanta comparação. pelo menos pra mim. é ver reviews mesmo e pronto.

  4. #3
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Nao tem mais diferenças de API gráfica... so mesmo OpenGL e Direct3D.

    Basicamente vc olha Clocks, Barramento e Pipelines, só isso

    Ve o guia da VGA's q deve da uma esclarescida.

    []'s

  5. #4
    Membro Avatar de rbuass
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    Hoje deve se prestar atenção em que? Número de shaders, outra coisa? Parece que o R600 será shader unificado, o que significa na prática?

    Unified Shader MudeI
    O que é arquitetura de shaders unificados?
    até hoje os CPUs sempre tiveram unidades de processamento dedicadas para cada tipo de função. As unidades de vértice só processavam vértices, as de pixel apenas aplicavam shaders em pixels. O problema deste tipo de abordagem é que o CPU tem um número fixo de cada unidade dessas, mas cada jogo tem uma implementação diferente, alguns dependendo mais das unidades de vértice, enquanto outros saturam as de pixel. Os fabricantes de CPUs precisam adivinhar
    qual a proporção dessas unidades (vértice x pixel) será a mais balanceada para proporcionar a melhor performance, enquanto os desenvolvedores de jogos precisam limitar sua criatividade para permanecer dentro dessa proporção e garantir que seus jogos possam ser executados confortavelmente.
    Com o novo modelo de shaders unificados, não existem mais "pipelines de pixel" nem "pipelines de vértice", mas sim processadores de stream. Cada processador de stream é uma unidade de processamento completa que pode ser programada para atender tanto ao shader de vértices quanto ao de pixels. Com esta flexibilidade, o fabricante de GPU não precisa mais se preocupar com a correta proporção "vértice versus pixel", se preocupará apenas em oferecer o maior número de unidades programáveis que for possível para aquele GPu. Enquanto isso, o desenvolvedor de jogos vai poder decidir quantas unidades ele quer dedicar para cada função, e poderá criar o algoritmo que achar mais interessante para o seu jogo .
    Esta abordagem é inteligente e ainda abre um enorme leque de opções. Como cada processador de stream é programável, também podemos utilizá-Ios para processar outras coisas além de vértices e pixels, como, por exemplo, cálculos de física. Já foi provado que o processador principal (CPU) é ineficiente para este tipo de cálculo, mas com a nova arquitetura será possível dedicar alguns stream processors para esta função e com isto reduzir dramaticamente o uso de Cpu.
    Mas nada impede que os desenvolvedores de jogos criem modos de compatibilidade para permitir que os donos de placas da geração atual joguem seus lançamentos, ainda que com qualidade visual muito inferior.

    O intuito de ter colocado isso aqui, é tentar esclarecer a sua pergunta..uma vez que vc tá fora faz tempo...
    Espero ter te ajudado

  6. #5
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    Shader operations per clock
    Gigatexels per second
    HDR format
    FP blending
    ROPs
    .
    .
    .

    Mas no final das contas isso daí não importa, sempre vai ter jogo melhor aqui ou ali, mais ou menos 3dmarks, é sempre assim. Oq mais importa continua sendo MBs, tipo de memória e se a placa suporta algum recurso q os jogos exigem.

    Shader model 4.0 e DX10, resumindo:

    os GPUs estão ficando praticamente um CPU, vc programa oq vc quise pra faze oq quise, cada vez menos limitações.

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