+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    [Duvida Rapida AB9] Saboya e Pikachu entra aqui.Entra quem sabe ajuda tb.

    Fala dúvida rápida:

    Vo usar hoje o RAID da AB9. A duvida é: Eu faço o RAID usando a controladora do JMicron ou a controladora ICH ? Atualmente eu uso 1 HD de 80 na jmicron por conta do NQC. Mas fiquei sabendo que pra usar RAID o ICH ativa o NQC. E então ? Vale a pena trocar ou continuo na Jmicron ?

    Os HD's são os Samsung HD080HJ SATA2 8MB


    valeu.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Nunca usei RAID, então não sei te dizer...

    Não recomendo vc usar RAID na JMicron se estiver usando a IDE dela (e provavelmente está). Nunca fiz, mas o que eu li por aí é que dá uns bugs loucos...

    Bom é que a JMicron é AHCI tb, a partir da BIOS 1.6

  4. #3
    Asy
    Asy está offline
    Membro Avatar de Asy
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    NinaAgdal>All
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    18.424
    Verdinhas
    3271

    Procura no Forum PCs... tinha um tópico discutindo isso e comparando desempenhos...

  5. #4
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2005
    Mensagens
    9.760
    Verdinhas
    13

    Abit AB9 - P965 + ICH8 - Sem raid

    Abit AB9 Pro - P965 + ICHR8 - Com raid

    Se for a normal esquece raid nativo

  6. #5
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    tem razao frost. A AB9 tem RAID só no JMicron.

    Seja o que Deus quiser huaehuae depois eu posto resultados.

  7. #6
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    653

    Citação Citando victor_belsito Ver mensagem
    tem razao frost. A AB9 tem RAID só no JMicron.

    Seja o que Deus quiser huaehuae depois eu posto resultados.
    É... vai ser foda, esquece Vista.

    A controladora eu vi um review de quem conseguiu instalar ela bem, parece ser boa... a foda é ela não dá nenhum bug

    Boa sorte!
    []'s

  8. #7
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    É... vai ser foda, esquece Vista.

    A controladora eu vi um review de quem conseguiu instalar ela bem, parece ser boa... a foda é ela não dá nenhum bug

    Boa sorte!
    []'s
    posta o link desse review... vo instalar o vista amanha queria reunir o máximo de informações possiveis.

    Pergunta boba. Nunca instalei o RAID antes/durante na instalação do windows tenho que configurar/instalar alguma coisa ?

    O RAID da Jmicron pega no Vista numa boa ? Quanto aos outros dirvers da AB9(som e rede) ? Funcionam numa boa no Vista ? Eu tava dando uma olhada no site da Abit os drivers são todos "For Microsoft Windows 2000 / XP / 2003 / 64bit"
    Funcionaram no Vista ? É que nao tá escrito.

  9. #8
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    653

    Citação Citando victor_belsito Ver mensagem
    posta o link desse review... vo instalar o vista amanha queria reunir o máximo de informações possiveis.

    Pergunta boba. Nunca instalei o RAID antes/durante na instalação do windows tenho que configurar/instalar alguma coisa ?

    O RAID da Jmicron pega no Vista numa boa ? Quanto aos outros dirvers da AB9(som e rede) ? Funcionam numa boa no Vista ? Eu tava dando uma olhada no site da Abit os drivers são todos "For Microsoft Windows 2000 / XP / 2003 / 64bit"
    Funcionaram no Vista ? É que nao tá escrito.
    Vamos lá... RAID vc faz antes de instalar o Windows, eu nunca fiz tb nao!

    Sobre o som e rede, a rede funfa ok!

    O som eu nao usei, mas como é Realtek ALC882D sem duvida alguma q funciona perfeitamente

    Novamente sobre o RAID, os drivers sao tensos... mas funcionam!
    []'s

  10. #9
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    beleza!

    Cara to doidinho pra instalar o Vista e fazer o RAID. Comprei um piratão pra testes por enquanto. Acho que vou comprar um original mes que vem. Achei algumas lojas aqui que dividem em até 12x. Pra falar a verdade quase fui lá comprar! Só nao comprei que esse mes tenho a porra do IPVA pra pagar e queria pagar tudo a vista(o.O) pra me livrar logo dessa droga!

    Fui na feira dos importados aqui de Brasília (um grande centro de muambeiros daqui) e comprei o Vista, um pack de 25 DVD's e o meu segundo HD. Chegando em casa fui instalar o segundo HD e reparei uma coisa estranha: A ST420BKV só tem 1 conector de energia SATA =( . Isso impossibilitou de instalar o vista bem como o segundo HD pra fazer o RAID.

    Amanhã eu acredito que a noite to vindo aqui postar no forum com o Windows Vista e se tudo der certo com RAID. O saco vai ser começar do zero novamente... to fazendo meus backups e tal mas sempre é chato. Pior que meu sistema tá lindo aqui.

    Acho bom que esse vista valha a pena se nao vo ficar muito puto.
    Até que nao né ? Já que eu iria usar o RAID ia ter que formatar tudo mesmo ...

    Hehe valeu pika.

  11. #10
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2005
    Mensagens
    9.760
    Verdinhas
    13

    Raid vc faz antes de instalar o windows no setup, configura cria o array e define o cluster size na própria bios se for direto no chipset, o que não é seu caso, vc vai entrar na bios da controladora, quando tá no post ele fala qual combinação de teclas usa p/ entrar na bios da controladora raid.

  12. #11
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    beleza valeu pela dica

  13. #12
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    entao galera. Instalei aqui o windows vista e o RAID. Tudo perfeito. Valeu pela ajuda.

    Agora uma pergunta: o Windows Vista Ultimate há dois tipos de versão no mesmo CD x86 e x64 ou varia do modelo que eu comprei ? Pra mim o Vista Ultimate suportava tanto o x86 e x64.

    O meu aqui só deixou eu instalar a versão x86 =( . Vale a pena ir atras e instalar o x64 ou deixo o x86 mesmo ?
    PS: com certeza vou precisa de 2gb de RAM. O windows sem nada aberto já come 400mb


    EDIT: WTF ?!

    acabei de abrir o CPU-z e ele tá identificando que a CPU tá em 2.4GHz! O multiplicador está indicado errado (6) ou é um Bug ?
    Na BIOS o multi tá x8 mas o CPU-z identifica em x6! O que está havendo ?! o.O
    Última edição por Delirium Tremens : 04-02-2007 às 17:21

  14. #13
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    653

    Citação Citando victor_belsito Ver mensagem
    entao galera. Instalei aqui o windows vista e o RAID. Tudo perfeito. Valeu pela ajuda.

    Agora uma pergunta: o Windows Vista Ultimate há dois tipos de versão no mesmo CD x86 e x64 ou varia do modelo que eu comprei ? Pra mim o Vista Ultimate suportava tanto o x86 e x64.

    O meu aqui só deixou eu instalar a versão x86 =( . Vale a pena ir atras e instalar o x64 ou deixo o x86 mesmo ?
    PS: com certeza vou precisa de 2gb de RAM. O windows sem nada aberto já come 400mb


    EDIT: WTF ?!

    acabei de abrir o CPU-z e ele tá identificando que a CPU tá em 2.4GHz! O multiplicador está indicado errado (6) ou é um Bug ?
    Na BIOS o multi tá x8 mas o CPU-z identifica em x6! O que está havendo ?! o.O
    Normal... o Vista controla o multiplicador do CPU
    Se nao tem necessidade ele baixa pra 6x no caso dos Core2Duo.

    Sobre o x64, seria bom né? Mas se nao conseguiu o x64 foda-se

    Tu tinha que ter comprado a versão 64bits, e não a 32bits.

    Apenas o release muambado do Winbeta que vem com 64bits e 32bits.

    []'s

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Citação Citando victor_belsito Ver mensagem
    entao galera. Instalei aqui o windows vista e o RAID. Tudo perfeito. Valeu pela ajuda.

    Agora uma pergunta: o Windows Vista Ultimate há dois tipos de versão no mesmo CD x86 e x64 ou varia do modelo que eu comprei ? Pra mim o Vista Ultimate suportava tanto o x86 e x64.

    O meu aqui só deixou eu instalar a versão x86 =( . Vale a pena ir atras e instalar o x64 ou deixo o x86 mesmo ?
    PS: com certeza vou precisa de 2gb de RAM. O windows sem nada aberto já come 400mb


    EDIT: WTF ?!

    acabei de abrir o CPU-z e ele tá identificando que a CPU tá em 2.4GHz! O multiplicador está indicado errado (6) ou é um Bug ?
    Na BIOS o multi tá x8 mas o CPU-z identifica em x6! O que está havendo ?! o.O
    Tem que mudar o nos power settings / power profile, algo assim... Deixar em "performance", "always on", não lembro... Isso é o Vista controlando o EIST. O mais impressionante é que ele ignora se a BIOS tá com EIST habilitado ou não.

  16. #15
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Normal... o Vista controla o multiplicador do CPU
    Se nao tem necessidade ele baixa pra 6x no caso dos Core2Duo.

    Sobre o x64, seria bom né? Mas se nao conseguiu o x64 foda-se

    Tu tinha que ter comprado a versão 64bits, e não a 32bits.

    Apenas o release muambado do Winbeta que vem com 64bits e 32bits.

    []'s
    Hum..
    Quer dizer de que conforme o sistema vai precisando o windows vai subindo o multi seria isso ?

    pois é na caixinha do piratão tá escrito assim: "64bit"
    ai eu pensei "De boa então" e na verdade nao era... Mas deixa quieto. Vou brincar um pouco com esse x86 e depois compro um x64 de preferência original.

    Qual a diferença funcional entre as versões Home Basic, Home Premium, Business e Ultimate ? Vo brincar um pouco com a Utimate e instalar a versão home premium pra ver quais as diferenças práticas.

    Valeu pika e saboya

  17. #16
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    653

    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Tem que mudar o nos power settings / power profile, algo assim... Deixar em "performance", "always on", não lembro... Isso é o Vista controlando o EIST. O mais impressionante é que ele ignora se a BIOS tá com EIST habilitado ou não.
    Isso é foda mesmo

    Mas eu to nem ai, eu prefiro com o Enhaced SpeedStep ligado
    E se pudesse baixar pra mais de 6x seria melhor ainda.

  18. #17
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    bacana! achei essa opção
    Mas vou fazer uns testes pra ver se me encomoda deixar o windows monitorando o multi do processador.

    agora é acabar de instalar os drivers... o mouse nao fuciona corretamente por nada. (Razer Diamondback) resultado: O mouse só está funcionando os 3 botoes básicos. Os outros 4 e a on-the-fly nao estou conseguindo. E tem um dispositivo que está sendo detectado como "Desconhecido" e nao faço a mínima ideia do que seja. Já instalei todos os drivers da placa mae e placa de vídeo e nada do danado sumir

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    2.573
    Verdinhas
    336

    Uma coisa desagradável ao se usar a controladora JMicron, é que não é possível ler o status de SMART dos HDs conectados.

  20. #19
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    por enquanto sem queixas do RAID e do Win Vista.

    A unica coisa que tá me encomodando é nao achar o driver desse dispositivo:


    cara já tentei de tudo: Drivers do chipset, USB, VGA(7600GT), Jmicron, mouse, som, LAN e nao reconhece. alguem tem alguma outra sugestão ?

    pela pista é ACPI é algo da placa-mae mas nao consegui o driver de jeito nenhum

  21. #20
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    2.573
    Verdinhas
    336

    É o "microprocessador" do uGuru.

    Instale o respectivo utilitário que ele será detectado corretamente.

  22. #21
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    vo testar. Valeu, daniel

    PS:
    Funcionou perfeitamente. Valeu galera pela ajuda nesse tópico. Me ajudaram muito. Tudo funcionando perfeitamente tanto o RAID quanto o Windows Vista. Nenhuma pendencia.

    Obrigado mesmo
    Última edição por Delirium Tremens : 04-02-2007 às 23:13

  23. #22
    Membro Avatar de Darkvenom
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Venom
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    830
    Verdinhas
    105

    Vitor ,eu uso raid 0 na jmicron a uns 3 meses , só que com o xp, segue uma dica : Não atualiza a bios para a 1.6. Não sei se os drivers para o vista estão melhores que o do XP, mas aqui depois que atualizei para o 1.6 (ela vem com uma nova bios para o jmicron) o meu gravador NEC 3520 , só funcionava em modo pio , tentei todos os drivers possíveis e nao conssegui colocar em modo UDMA . A solução foi fazer um downgrade de bios .

  24. #23
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2002
    Mensagens
    22.949
    Verdinhas
    345

    Citação Citando Darkvenom Ver mensagem
    Vitor ,eu uso raid 0 na jmicron a uns 3 meses , só que com o xp, segue uma dica : Não atualiza a bios para a 1.6. Não sei se os drivers para o vista estão melhores que o do XP, mas aqui depois que atualizei para o 1.6 (ela vem com uma nova bios para o jmicron) o meu gravador NEC 3520 , só funcionava em modo pio , tentei todos os drivers possíveis e nao conssegui colocar em modo UDMA . A solução foi fazer um downgrade de bios .
    Tentou mudar a controladora pra AHCI?

  25. #24
    Membro Avatar de Darkvenom
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Venom
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    830
    Verdinhas
    105

    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Tentou mudar a controladora pra AHCI?
    Tentei , mas nao funciona o Raid.

  26. #25
    Membro Avatar de Delirium Tremens
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.413
    Verdinhas
    524

    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Tentou mudar a controladora pra AHCI?
    Sim, como o amigo ai acima disse nao funciona o RAID. Na hora que entra na BIOS do JMicron ele avisa: "Waring, RAID not detected". O jeito foi deixar como RAID mesmo. Infelizmente.

    Aos poucos a gente descobre como deixa a desejar essa controladorazinha. No vista reparei que um Bug do Jmicron resolveu: Quando eu instalava algo pelo CD/DVD ROM o mouse se mexia muito lento. No vista nao mais acontece isso.

    Vitor ,eu uso raid 0 na jmicron a uns 3 meses , só que com o xp, segue uma dica : Não atualiza a bios para a 1.6. Não sei se os drivers para o vista estão melhores que o do XP, mas aqui depois que atualizei para o 1.6 (ela vem com uma nova bios para o jmicron) o meu gravador NEC 3520 , só funcionava em modo pio , tentei todos os drivers possíveis e nao conssegui colocar em modo UDMA . A solução foi fazer um downgrade de bios .
    Vou verificar isso.
    Última edição por Delirium Tremens : 04-02-2007 às 23:22

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões