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  1. #26
    Membro Avatar de Peleyer
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    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem


    Tenho minhas duvidas, pq nesse caso do Trackmania ele nao usa SMP (tenho quase certeza que o Engine não permite).


    Ué, se não usa pq os dois nucleos tao trabalhando daquele jeito na foto? Eu não estava rodando nada além do trackmania...

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  3. #27
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    Citação Citando DeatH Ver mensagem
    isso eh parte da arkitetura do cpu
    kdo xega no limite de 100%, o load eh transferido pro core mais prox e assim sucessivamente
    Não é assim! Os cores procuram dividir a tarefa com fim de deixar o sistema mais rápido!


    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Continuo sem entender... os jogos SEMPRE foram a 100%, eita CPU da porra!
    Quake3 + Decoding de MonkeyAudio Lossless
    Quake3 + Decoding de MonkeyAudio Lossless + Windows Media Video HD 720p
    Como que pode uma porra dessas? To assustado, e é serio.
    Sempre ficou 100% de CPU quando eu jogava algo, sempre... desde que me entendo como poweruser e tal, nunca vi disso
    Rapaz, eu aqui nunca notei jogo nenhum deixando cpu a 100%!!! Seja single core ou dual core. Acontece que os jogos não foram programados(otimisados) para mais um núcleo e mesmo assim quando estás com um jogo aberto, o cpu não fica exclusivo para ele, ou você esqueceu que tem o S.O. rodando junto com uma penca de coisas? Tudo são threads que por sua vez tem prioridade no uso da CPU e mesmo assim, se o jogo fosse colocado em prioridade máxima não ficaria em 100%!!!


    Citação Citando RBGGYN Ver mensagem
    Creio q esteja usando 123% na verdade...100% de um core e 23% do outro...marcando assim somente 23%..
    Tenta fazer o seguinte...faz a msm coisa no windows vista...onde o msm ja tem suporte nativo a dual cores e o windows xp n...deve marcar 100%...
    ja se marcar 23% tb...ai ja n sei
    edit:
    lembrei de uma coisa...amigo meu uma vez disse q o css dele usava somente 50% do processador dele...e era um pentium 4...pode ser coisa de intel tb...
    Isso é não existe! Dual Core foram feitos para trabalhar paralelamente e não usando o segundo núcleo quando o primeiro já estiver em 100%!!! Seja no Win VISTA, XP ou qualquer outro S.O. da vida, não tem como deixar o cpu em 100% com um jogos. Quer 100% de CPU? Pega o Super PI, ORTHOS e outros programas!!! Jogos não, por mais pesado que seje!!!


    Citação Citando Peleyer Ver mensagem
    A impressão que da é de que ele usa os dois nucleos pela metade, vai saber...
    Eles vão ser usados o suficiente para que seja feita a operação e gere um resultado! \=]

    Citação Citando Repolho Roxo Ver mensagem
    Faz o seguinte então:

    Abre Quake4 + FEAR + Oblivion + HL2 one + video 720P.

    e vê como fica, se primeiro sua memória permitir.
    Vai colocar FEAR+Q4+HLS+CoD2+BF2+... que você nunca vai ter CPU a 100%, o máximo que vai acontecer é um SWAP gigante para colocar todos esses jogos na memória!!

    Como já disse acima, são tudo threads onde cada um tem sua vez na CPU!!! Nada roda paralelamente, NADA!!! Acontece que exite uma fila onde os processos são executados individualmente só que tudo em uma velocidade extremamente rápida que parece estar tudo andando junto, um do lado do outro!!!

    Citação Citando AccellX® Ver mensagem
    Eh assim mesmo..
    XP nunca usa 100% mesmo.. soh Vista que vai usar.. e os jogos novos
    Teste feitos com um Opteron165 e uma 7600gst (retirados de outro forum)
    Vai ser muuuuuuuuuito difícil sair um jogo hoje que deixe a cpu em 100% acredito que isso exista só que por tempo muito curto!!! Um dos jogos mais pesadors que joguei até hoje foi o Call Of Juarez, nem ele deixou o CPU em 100% e muito menos perto disso(tinha um AMD64 [email protected])!!!

    Citação Citando Nero Ver mensagem
    Vsync ou o tempo dos ticks tão limitando quantas instruções por segundo o processador pode fazer. Não fique achando que isso é algum bug... está certo não usar todo o CPU se não é necessário.
    Se quizer faço um joguinho tosco que usa os 2 cores a 100% sem problema nenhum
    Essa sua observação não tem o mínimo de nexo!!! Nunca que um Vsync vai setar o uso do cpu!!! Sabe o que é vsync? pra que serve?

    grande abráco!

  4. #28
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    incrivel
    devo ta falando otra lingua
    vcs discordam e ao mesmo concordam comigo

  5. #29
    Membro Avatar de TM99
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    Citação Citando kelm Ver mensagem
    Não é assim! Os cores procuram dividir a tarefa com fim de deixar o sistema mais rápido!
    certo


    Rapaz, eu aqui nunca notei jogo nenhum deixando cpu a 100%!!! Seja single core ou dual core. Acontece que os jogos não foram programados(otimisados) para mais um núcleo e mesmo assim quando estás com um jogo aberto, o cpu não fica exclusivo para ele, ou você esqueceu que tem o S.O. rodando junto com uma penca de coisas? Tudo são threads que por sua vez tem prioridade no uso da CPU e mesmo assim, se o jogo fosse colocado em prioridade máxima não ficaria em 100%!!!
    Hmm Pera ai.. quando um jogo eh executado ele eh executado SEMPRE em prioridade maxima, o aplicativo que está "afrente" na tela sempre é o de maior prioridade no windows. E jogos funcionam baseados na tese do "quanto mais melhor" então em teoria eles SEMPRE tem que manter o CPU em 100% de load.



    Isso é não existe! Dual Core foram feitos para trabalhar paralelamente e não usando o segundo núcleo quando o primeiro já estiver em 100%!!! Seja no Win VISTA, XP ou qualquer outro S.O. da vida, não tem como deixar o cpu em 100% com um jogos. Quer 100% de CPU? Pega o Super PI, ORTHOS e outros programas!!! Jogos não, por mais pesado que seje!!!
    Na verdade o software especifica como os nucleos vão ser usados.. Se o programador quiser botar muita coisa em um nucleo só e deixar o outro cuidar só de processar o texto do jogo, ele pode fazer..

    Eles vão ser usados o suficiente para que seja feita a operação e gere um resultado! \=]
    Isso não é valido para jogos.


    Vai colocar FEAR+Q4+HLS+CoD2+BF2+... que você nunca vai ter CPU a 100%, o máximo que vai acontecer é um SWAP gigante para colocar todos esses jogos na memória!!
    Esse jogos são todos single threaded, se vc dfinir a afinidade de um jogo para um unico nucleo e do outro para o outro nucleo, é muito provavel que vc atinja 100% de load nos 2 nucleos.

    Como já disse acima, são tudo threads onde cada um tem sua vez na CPU!!! Nada roda paralelamente, NADA!!! Acontece que exite uma fila onde os processos são executados individualmente só que tudo em uma velocidade extremamente rápida que parece estar tudo andando junto, um do lado do outro!!!
    Certo.. mas em um jogo é possivel fazer com que a inteligencia artificial seja processada em um nucleo e a fisica em outro.. tirando questões de sincronia, ambos estariam sendo executados em paralelo..


    Vai ser muuuuuuuuuito difícil sair um jogo hoje que deixe a cpu em 100% acredito que isso exista só que por tempo muito curto!!! Um dos jogos mais pesadors que joguei até hoje foi o Call Of Juarez, nem ele deixou o CPU em 100% e muito menos perto disso(tinha um AMD64 [email protected])!!!
    Cara, até WARCRAFT II deixa o uso da CPU em 100%, oque acontece eh que nessa historia de ter dois nucleos o WINDOWS esta se perdendo seriamente no gerenciamento das threads, e isso causa diversos problemas nos jogos que atualmente são solucionados graças a drivers..
    Como eu falei, DEFINA a afinidade do programa para um unico nucleo e veja que o uso da CPU vai SEMPRE a 100%

    Essa sua observação não tem o mínimo de nexo!!! Nunca que um Vsync vai setar o uso do cpu!!! Sabe o que é vsync? pra que serve?
    Logico que tem nexo, o VSYNC limita o numero de frames que o processador vai processar a cada segundo, logicamente se ele não tiver limitação e se tiver a performance ele vai processar 300 ou 500 ou mais frames por segundo.. ou seja o tanto que o processador conseguir (100% de load) agora se vc limita a 60 frames por segundo, ou limita o tick rate do jogo, vc ta limitando o tanto de atualizações dele pra um numero bem abaixo do que ele eh capaz de realizar, logo vai passar varios ciclos em IDLE, oque se traduz em menor uso da CPU.
    Última edição por TM99 : 28-02-2007 às 2:13

  6. #30
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    kelm, na teoria eu concordo com vc, mas na pratica jamais... sempre tive os jogos rodando a 100% em SingleCores (caso do meu Athlon64), e claro que sei o q o OS tem chamadas que existem outros processos blablabla, mas isso nao nega o fato do CPU ficar em 100%, nao falei do jogo usar 100%, mas sim do CPU ficar em 100% com praticamente tudo dedicado ao jogo (99%).

    Acabei de tirar a prova com a ideia do BlackOmega:
    Repare meus comentarios abaixo!

    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    tem como vc fazer o jogo usar soh um processador sim

    Aperte control alt del, va em processos, e ali no processo do jogo vc clica com o botão direito e vai ter uma opção pra definir qual core o jogo deve usar, não lembro o nome da opção, acho que era "Cpu Afinity" ou "Afinidade de CPU" ele provavelmente vai tar marcado pra usar os 2 cores, tira um deles que ele vai ficar em um processador só.

    Inclusive isso é importante pq alguns jogos ficam mto esculhambados quando usam os 2 processadores, tipo o UT que fica engasgando, derrepente acelera 200% e engasga denovo...

    Ouvi falar tambem que drives de video/processador novos resolvem esse problema automaticamente, mas não pude testar pra ter certeza ..
    Bingo! Voltamos ao 100% de CPU!

    Incrivel, desliguei o CPU01 e simplemente o CPU00 foi a 100%, exatamente igual ao que acontecia no meu Athlon64. Agora qual a explicação disso?



    Citação Citando DeatH Ver mensagem
    incrivel
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  7. #31
    Membro Avatar de agontijo
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    Galera, a divisão de load se dá em nível de hardware, esse gráfico mostra a divisão de treads do Windows a nível de software. Por isso só marcando para utilizar 1 core ele vai a 100%, e se deixar os 2, eles trabalham muito melhor a divisão de treads e acaba ficando tão baixo. Saca? Só que 23% é realmente coisa de ninja!

  8. #32
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    Citação Citando agontijo Ver mensagem
    Galera, a divisão de load se dá em nível de hardware, esse gráfico mostra a divisão de treads do Windows a nível de software. Por isso só marcando para utilizar 1 core ele vai a 100%, e se deixar os 2, eles trabalham muito melhor a divisão de treads e acaba ficando tão baixo. Saca? Só que 23% é realmente coisa de ninja!
    Quem gerencia threads é o sistema operacional, não o processador. Ele que decide qual core vai executar o quê (em desktops).

  9. #33
    Membro Avatar de Repolho Roxo
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    um video em 1080p fica em quanto ae pikachu?

  10. #34
    Membro Avatar de agontijo
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Quem gerencia threads é o sistema operacional, não o processador. Ele que decide qual core vai executar o quê (em desktops).

    Exatamente, e o que estou falando é que quando chega 1 tread lá embaixo no CPU, ainda sim ele decide se vai executar em 1 core, ou vai dividir e executar nos 2 cores!

  11. #35
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Citação Citando Repolho Roxo Ver mensagem
    um video em 1080p fica em quanto ae pikachu?
    44% usando 1 core apenas...

    Devido ao fato do ffdshow ser meio merda pra decoding. E não tenho outra opção para H.264.

    []'s

  12. #36
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    Citação Citando agontijo Ver mensagem
    Exatamente, e o que estou falando é que quando chega 1 tread lá embaixo no CPU, ainda sim ele decide se vai executar em 1 core, ou vai dividir e executar nos 2 cores!
    Não, ele não faz isso... Se ele fizesse isso o SO gerenciar os threads e nada seria a mesma coisa.

  13. #37
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
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    o mais importante q vcs estão esquecendo é a PERFORMANCE.
    o vídeo 720p não teve frameskipping, coisa q aqui acontece até por "lerdeza" de leitura do hd as vezes

    resumindo: tá mto sinistro msm esse core2duo

  14. #38
    Membro Avatar de agontijo
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Não, ele não faz isso... Se ele fizesse isso o SO gerenciar os threads e nada seria a mesma coisa.
    Verdade Saboya, tava conferindo aqui, você tá certo. Ele faz essas divisões em uso de cache, e tal... mas os treads é o OS mesmo!

    Tem até um demozinho bacana no site da Intel.

    http://www.intel.com/technology/arch.../demo/demo.htm

    Abraço!
    AleX

  15. #39
    Membro Avatar de TM99
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    agora pikachu exclarece uma coisa pra nós.

    faz 2 runs de benchmark no quake3, seja os graficos pra tudo low 640 e tal pra deixar o tranco só na CPU.

    faz um Run usando as 2 cpus, e um com afinity soh em um.

    Só pra ver se da diferença...

  16. #40
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    Citação Citando agontijo Ver mensagem
    Verdade Saboya, tava conferindo aqui, você tá certo. Ele faz essas divisões em uso de cache, e tal... mas os treads é o OS mesmo!

    Tem até um demozinho bacana no site da Intel.

    http://www.intel.com/technology/arch.../demo/demo.htm

    Abraço!
    AleX
    Opa, vo ver qual é a desse demo.

    vlw

  17. #41
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    agora pikachu exclarece uma coisa pra nós.

    faz 2 runs de benchmark no quake3, seja os graficos pra tudo low 640 e tal pra deixar o tranco só na CPU.

    faz um Run usando as 2 cpus, e um com afinity soh em um.

    Só pra ver se da diferença...
    Opa, testei o demo four do Quake3 com -nosound.

    Usando ambos os cores (uso de CPU em 40%), CPU0 e CPU1 Ativados no processo quake3.exe

    545.8fps

    Apenas um core (uso de CPU em 50%; um dos cores em 100%), CPU0 apenas no processo quake3.exe

    535.2fps

    A diferença é clara, mas não notável, um ganho de 10fps em um universo de 500fps são 2%. De certa forma pode ser considerável...

    []'s

  18. #42
    ZCC
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    Esse PC do pogaymon é tão zicado que nem estimar a própria carga da CPU consegue sem dar xabu


    num é 23% mas nem fudendo

  19. #43
    Administrador Avatar de NoRRiTT
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    pikachu, tira uma foto com o quake em primeiro plano e deixa o taskbar em segundo plano.

  20. #44
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    Citação Citando NoRRiTT Ver mensagem
    pikachu, tira uma foto com o quake em primeiro plano e deixa o taskbar em segundo plano.
    Qual a necessidade disso Norritt?

    []'s

  21. #45
    Administrador Avatar de NoRRiTT
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    JOGO EM PRIMEIRO PLANO



    TASKBAR EM PRIMEIRO PLANO


  22. #46
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Citação Citando NoRRiTT Ver mensagem
    JOGO EM PRIMEIRO PLANO



    TASKBAR EM PRIMEIRO PLANO

    Interessante... mas anyway, todas as screenshots que postei os jogos estão em primeiro plano, salvo a que tem 3 jogos, quem fico em primeiro plano foi o Quake4 e no fundo o WMVHD comeu solto junto com os outros jogos.

    []'s

  23. #47
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    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    44% usando 1 core apenas...

    Devido ao fato do ffdshow ser meio merda pra decoding. E não tenho outra opção para H.264.

    []'s
    O FFDShow é um excelente decoder, embora não seja o melhor para algumas situações. Pra decode de vídeos H.264, por exemplo, recomendo que você utilize o CoreAVC, que é o mais rápido do mundo (porém é pago ou pirateado em P2P...). Uma opção veloz e gratuita é o player MPlayer, que já vem com codecs próprios (no estilo VLC). A propósito, existe uma maneira de ativar uma otimização pra dual-core no FFDShow. A opção chama-se 'Queue', dentro de 'video decoder' (lá dentro explica melhor como é o esquema).

    Com relação ao tópico, não manjo do assunto, mas acredito que se você abrir o Gerenciador de Tarefas, minimizá-lo e for jogar por um tempo, então você vai encontrar índices medidos de pelo menos 50% pra cada core.

    Falow!

  24. #48
    Membro
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    Então deve se bem fudido estes processadores, pq lá na produtora onde trabalho, tem 2gb de ram, e 1 X2 4400, quando está renderizando um video, em DV Standard, utilizando o Vegas (que tem suporte Dual Core, diferente do After Effects) ele utiliza 100% dos dois cores...é coisa de louco! além de utilizar 1,5gb da ram....fora a Virtual!

    Testa uma renderização aí, coloca algumas fotos em Alta resolução, faz umas 5, depois manda renderizar em HDTV, isso faz (utilizamos o XP) os dois cores irem a loucura!hehehe

    Abraços...

    Mário

    PS: se forem tão bons assim, vou pedir pra trocar pelo menos 1 dos pcs lá!
    Última edição por MaRiOhLp : 28-02-2007 às 9:52

  25. #49
    Membro Avatar de svee
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    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Mesmo assim se nota claramente que os picos foram bem altos, 23% em um jogo como o Quake4 é ridiculo!

    E como o Onlink abortou, estava com uma penca de programa (ainda estou) abertos... como eMule, uTorrent (comendo a 30k/s de Upload) e outras...

    Enfim... fiz um ultimo teste, e mesmo assim não consegui chegar a 100% do CPU. E so pra resaltar nao teve framedrop no video 720p

    Quake 3 + Quake 4 + Half Life 2: Episode One + MonkeyAudio Lossless + WMV HD 720p


    Fenomenal, estou assustado mesmo...

    []'s


    PUTA QUE PARIU
    E pensar que meu [email protected] mau aguenta BF2+NOD32, pra ficar mais suave tenho que parar o AV e todos os processos não importantes.

    3,14k2|P1k4chu seu sem coração, estava conseguindo me controlar há 4 anos só comprando hardware mid, agora minha mão ta tremendo pra pegar um c2d

  26. #50
    NEO
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    Aqui o unico jogo q me mandou pra 100% de load (na verdade ficava entre 85~98%, mas apenas na cpu0) tinha sido o FSX... até eu descobrir as maravilhas de mudar o lance de prioridade e afinidade de aplicativo no taskbar... agora nao passa de 40% em ambas as cpu´s, e numa resolução maior... o resto é tudo nessa média tb...

    []´s

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