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  1. #51
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    Tou dizendo... tu não sabe patavinas do fala!! Até SUA cronologia dos acontecimentos está totalmente distorcida ... Voodoo5 foi lançada DEPOIS da GF2GTS... tanto q a nvidia só foi inventar de adicionar aquele FSAA PORCO feito via software nas GF2, justamente depois de ver o ESTARDALHAÇO q a Voodoo5 estava causando com seu FSAA!!
    Não sei a cronologia mesmo, mas simplesmente não faz diferença. FSAA legal da 3dfx, rodando a 15fps. E o review q vc mesmo postou dá créditos de melhor imagem às Geforce

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  3. #52
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    Não sei a cronologia mesmo, mas simplesmente não faz diferença. FSAA legal da 3dfx, rodando a 15fps. E o review q vc mesmo postou dá créditos de melhor imagem às Geforce
    PQP... a cronologia não faz diferença??? Bem, então devo presumir q, de acordo com o q vc está falando, a 3Dfx, vendo o lançamento da GF2GTS, foi estúpida a ponto de lançar a V5(depois da GTS claro) para ser inferior a uma GF256DDR???

    FSAA da 3dfx rodando a 15fps?? tu tá confundido com o da nvidia né não??

    kra DESISTA!!! kda vez q vc fala tu se compromente mais ... tu tá achando q basta entender algumas palavras em inglês q isso já será o suficiente para entrar em discussões as quais vc não está a par, fiando-se em buscas desesperadas e confusas sobre os "dados e fatos" ao mesmo tempo em q posta seus comentários num tópico??? Assim não dá né???

    Não tenho nem mais dúvidas q na era VOODOO vc nem sabia o q era jogo 3D ... pelos meus cálculos vc deve ter começado a se interessar de maneira "avançada" pelos jogos de uns 4 a 5 anos pra cá... e isso pq tou sendo bonzinho... pode até ter sido menos tempo

    Quanto ao q eu postei, te pedi 2x pra vc mesmo copiar e colar as considerações finais do autor...

    []'s

  4. #53
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    e as arveres some nozes
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    tenho uma diamond monster 3d 2 é uma voodoo 2 16mb, comprada em boston em 96 quando era novidade aceleradora 3d.

    estado de nova, com cds, cabos SLI (ja tinha) sem NENHUM arranhao, ainda no plastico estatico dela...

    eeuheuheuehueheuhee

    qquer dia se algum colecionador quiser....

  5. #54
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    PQP... a cronologia não faz diferença??? Bem, então devo presumir q, de acordo com o q vc está falando, a 3Dfx, vendo o lançamento da GF2GTS, foi estúpida a ponto de lançar a V5(depois da GTS claro) para ser inferior a uma GF256DDR???

    FSAA da 3dfx rodando a 15fps?? tu tá confundido com o da nvidia né não??

    kra DESISTA!!! kda vez q vc fala tu se compromente mais ... tu tá achando q basta entender algumas palavras em inglês q isso já será o suficiente para entrar em discussões as quais vc não está a par, fiando-se em buscas desesperadas e confusas sobre os "dados e fatos" ao mesmo tempo em q posta seus comentários num tópico??? Assim não dá né???

    Não tenho nem mais dúvidas q na era VOODOO vc nem sabia o q era jogo 3D ... pelos meus cálculos vc deve ter começado a se interessar de maneira "avançada" pelos jogos de uns 4 a 5 anos pra cá... e isso pq tou sendo bonzinho... pode até ter sido menos tempo

    Quanto ao q eu postei, te pedi 2x pra vc mesmo copiar e colar as considerações finais do autor...

    []'s
    Pô cara, a V5 é inferior à GF2 GTS, isso é um fato. Se veio depois dela, pior ainda, pois a 3dfx colocou no mercado uma placa pior do que a concorrente.

    FSAA rodando mal tá no review que você postou, pode catar lá. Não sou eu que "acho" Glide ruim e pior do que OpenGL, é o mundo, são os developers, são os usuários... Se você gosta, aí é outro problema.

    Você tá duvidando que eu tive uma Banshee, é isso? Não dá pra continuar uma conversa contigo cara, tu só sabe flammear, postar fantasias deslumbrantes que você teve com as suas maravilhosas e fantásticas Voodoos... Eu tive a Banshee, V5 e a GTS, posso te garantir com certeza que a GTS era melhor. Se você não acredita, posso fazer o q?

  6. #55
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    bom, eu tive uma voodoo 4 e voodoo5 e uma gf2 na epoca de "ouro"...
    a gf2 espancava a voodoo5 em todos os aspectos... a unica coisa decente que rodava na voodoo era o ut e o quake2... que eram glide...

    Isso pq nao foram poucos jogos que eu testei...
    O resto era tristeza a comparação...

    3dfx faliu por incompetência própria, nao quiseram ter distribuidor para a v4 e v5, acabaram se fudendo bonito, eu lembro da epoca do site da 3dfx e do x3dfx... velhos tempos.

    Em tempo: Nenhuma voodoo possuia T&L por hardware, NENHUMA... A merda que fizeram pra acelerar a derrota das voodoos é que eles demoraram PRA CARALHO pra lançar uma placa dx6 quando o mercado já estava aquecido com o DX7... o tempo que demorou pra lançar o VSA-100, a nvidia lançou a Geforce2
    Última edição por JC Denton : 09-03-2007 às 23:17

  7. #56
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    Citação Citando Saboya Ver mensagem
    ...tu só sabe flammear...
    Desde quando é flame vc dizer q um kra tá falando merda quando realmente está??? Dizer q placas da nvidia anteriores a GF256 já esculhambavam a V5??

    Não, não, não meu querido... não tem flame nenhum nos meus posts... apenas o q te dediquei o "oscar" q foi um pouco mais apimentado mas só isso... para de ficar tentando induzir os moderadores a me aplicar warns ou até mesmo BAN OK?!!

    O glide foi tão odiado q foi a API mais utilizada naquela época... Ô LÔCO... vai ser cabeça dura assim NA TONGA DA MIRONGA

    Eu é q digo agora... com meio mundo de merda q vc já falou aí, pouco importa se vc já teve ou não uma placa com chipset voodoo... e se realmente vc já teve na época q importava, mais vergonhoso ainda pra vc...
    Última edição por Dancellot : 09-03-2007 às 23:45

  8. #57
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    Olha só é o cumulo eu ter que ler comentarios tipo: Você não sabe o que são jogos 3D para uma pessoa como o Saboya... de boa isso não merece credibilidade alguma.

    Eu cansei de discutir com pessoal mente fechada, cansei mesmo, se não quer acreditar não acredita, não sou eu que vou me ferrar, mas mantenham o nível okay?

    E Dancellot eu não vou cair no seu jogo de "para de ficar tentando induzir os moderadores a me aplicar warns ou até mesmo BAN OK?!!" eu estou aqui na hM a 6 anos e já vi esse filme.

    Enfim continuem a discussão mas com nível, eu sou bem tolerável em dar warns e bans, tanto que eu aviso antes, não saio dando nada, ninguem pode reclamar disso em min, né? Mas mais uma vez... mantenham o nível...

    E so pra alfinetar, como o Saboya falou pouco importa a cronologia e ainda digo mais, se a V5 5500 veio depois da GF2 GTS, mas que bela merda hein? Lançar uma placa que era espancada por uma mais antiga?

    Ahh sim a GF2 GTS killer era pra ser a V5 6000, mais uma gambiarra alá 4x VSA-100. E o Rampage que era bom nada né?

    Glide estava falido, os argumentos ja foram postados, todos postados, e o mais ferrado ainda nessa historia toda eh o "32bits internamente", isso eu não vou nem comentar de tão frustrado quando fiquei sabendo disso em 2002.

    Face the facts: 3Dfx morreu na Voodoo2, a propria 3Dfx falou que estava com o Rampage DESDE A Voodoo2, e ficou enrolando com produto requentado tipo Voodoo3, e a porcaria do VSA-100 né? Ficaram socando VSA-100 como se soca pente de memoria EDO em PC velho!

    E ainda vô mais alem, ja que comecei a escrever... se o Glide era tão fodão pq a nVidia nao implementou nas GeForces? Ahhh a Arquitetura é diferente? Essa balela não existe.

    Finalizando, eu sou fanboy de 3Dfx, mas não sabia que existia pessoal tão cego assim por 3Dfx... de boa vocês devem achar lindo ver Voodoo2 rodando Doom3 né? Fala a verdade... com aquele grafico ridiculo.

    []'s

  9. #58
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    Citação Citando JC Denton Ver mensagem
    bom, eu tive uma voodoo 4 e voodoo5 e uma gf2 na epoca de "ouro"...
    a gf2 espancava a voodoo5 em todos os aspectos... a unica coisa decente que rodava na voodoo era o ut e o quake2... que eram glide...

    Isso pq nao foram poucos jogos que eu testei...
    O resto era tristeza a comparação...

    3dfx faliu por incompetência própria, nao quiseram ter distribuidor para a v4 e v5, acabaram se fudendo bonito, eu lembro da epoca do site da 3dfx e do x3dfx... velhos tempos.

    Em tempo: Nenhuma voodoo possuia T&L por hardware, NENHUMA... A merda que fizeram pra acelerar a derrota das voodoos é que eles demoraram PRA CARALHO pra lançar uma placa dx6 quando o mercado já estava aquecido com o DX7... o tempo que demorou pra lançar o VSA-100, a nvidia lançou a Geforce2


    Perfeito Denton... ainda lembro quando sai da minha Voodoo para uma GeForce256 SDR, das merdinhas, a diferença foi fenomenal... depois a GF2 GTS também outro avanço...

    []'s

  10. #59
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    To vasculhando old topics mas so acha desde 2002, infelizmente!

    Tinha alguns topicos meus reclamando do IQ das Voodoo, que em Software mode ficava mais bonito, enfim não achei uma pena.

    Era evidente a diferença entre 16bit e 32bit, fora as texturas de 256x256!

    EDIT:

    Pelo menos achei isso no site do Stepmania, um joguinho de Dance q eu jogo desde 2000, e sofri pra jogar na minha Voodoo, o IQ era péssimo:

    Citação Citando Stepmania
    Card supports only 256x256 textures. Textures will appear very blurry. Glow effect doesn't work under OpenGL. Toggling full screen will crash under OpenGL. Some users report that the latest AmigaMerlin drivers work even better. You can grab them from VoodooFiles.
    []'s
    Última edição por 3,14k2|P1k4chu : 10-03-2007 às 0:21

  11. #60
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    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Olha só é o cumulo eu ter que ler comentarios tipo: Você não sabe o que são jogos 3D para uma pessoa como o Saboya... de boa isso não merece credibilidade alguma...

    E Dancellot eu não vou cair no seu jogo de "para de ficar tentando induzir os moderadores a me aplicar warns ou até mesmo BAN OK?!!" eu estou aqui na hM a 6 anos e já vi esse filme...
    meu Jogo??? BAHHHH já vi tudo... cansei desta discussão idiota meu brow... e vou até parar poraqui mesmo pq, já percebi q a preferência de BAN ou WARN vai ser pra mim, mesmo q até agora eu não tenha ofendido a ninguém...
    eu não sei pq ainda perco meu tempo discutindo com usuários com 17k de posts

    Abraços e desculpem aí os "flames"...
    Última edição por Dancellot : 10-03-2007 às 0:30

  12. #61
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    meu Jogo??? BAHHHH já vi tudo... cansei desta discussão idiota meu brow... e vou até parar poraqui mesmo pq, já percebi q a preferência de BAN ou WARN vai ser pra mim, mesmo q até agora eu não tenha ofendido a ninguém... puramente por impatia mesmo...

    eu não sei pq ainda perco meu tempo discutindo com usuários com 17k de posts

    Abraços e desculpem aí os "flames"...
    Haha! Você não entendeu... eu falei claramente que não ia distribuir Warns nem Bans!

    PS: Comentario infeliz sobre os posts hein, eu to ferrado na sua visao entao? Tenho 28,5k ahuahu!

    []'s
    Última edição por 3,14k2|P1k4chu : 10-03-2007 às 0:31

  13. #62
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    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    PS: Comentario infeliz sobre os posts hein, eu to ferrado na sua visao entao? Tenho 28,5k ahuahu!

    []'s
    Não foi comentário infeliz não pow!! vc quer q eu pense o q??? Vc está claramente defendendo o colega

  14. #63
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    Não foi comentário infeliz não pow!! vc quer q eu pense o q??? Vc está claramente defendendo o colega

    Cara to defendendo pq ele ta certo, os argumentos dele estao corretos... e ainda tem outra, eu conheço o Saboya, sei o quanto esse cara ja contribuiu pra hardMOB... assim como vc ta contribuindo agora, todo topico com alto nivel tecnico é contribuição, sempre falei isso.

    Se baixa d+ o nivel eu fecho, simplesmente isso. Ja falei que nao distribuirei Warns nem Bans.

    []'s

  15. #64
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    dancelot

    os donos la que criaram a 3dfx trabalhavam na silicon graphics e tinham acesso ao irisGL e dps ao opengl, fundaram a 3dfx, fizeram o hardware e pegaram o port do que eles mais sabiam mexer .... open gl !

    aprimoraram o negocio e adequaram o hardware deles para tal ...

    detalhe que, revisão antiga.. ja viu glide 2.0 ???


    glide era lindo sim, mas EXTREMAMENTE LIMITADO! com HARDAWARE LIMITADO!

    foi bom, pq n tinha coisa melhor !

    o mercado n seguiu o glide como referencia principal e isso matou a 3dfx e seu hardware ruim!

    RETIRADO DO WIKIPEDIA

    Glide is based on the basic geometry and "world view" of OpenGL. OpenGL is a very large library with about 250 calls in the API, many of which are of limited use. Glide was an effort to select those features that were truly useful for gaming, leaving the rest out. The result was an API that was small enough to be implemented entirely in hardware. That hardware was 3dfx's own Voodoo cards. This led to several odd limitations in Glide — for instance, it only supported 16-bit color.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Glide_API


    bjocas :roll:

  16. #65
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    Paz ao tópico! Glide está enterrada galera, porque não discutimos a morte do OpenGL com a chegada do DX10? Acho que nem bem é certo falar da morte dele, melhor falar em morte ao suporte né...

    Tenho uma Voodoo1 (Creative Monster 3D) 4MB VRAM em perfeito estado rodando Quake 1 e 2 e Need for Speed II e III no PC antigo da minha mãe! Sinistra demais!!!

    Tenho uma outra Voodoo3 3000 AGP parada, porque não tenho nenhum PC pra colocar. Tenho um Pentiumzinho II 400 MHz aqui com uma Riva TNT2 Ultra! Fez 602 aqui agora no 3DMark2001!!! Sinistra!!! huauhauhauhauhauh

    Pretendo completar a coleção pegando uma Voodoo2 de 12 MB. Ao contrário do que alguém falou ai, não existe Voodoo2 de 16 MB, foram de 8 e 12 MB as versões. 16 MB teve a Banshee e as V3.

    Abraços,
    AleX

  17. #66
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    Citação Citando geleiatk Ver mensagem
    dancelot

    os donos la que criaram a 3dfx trabalhavam na silicon graphics e tinham acesso ao irisGL e dps ao opengl, fundaram a 3dfx, fizeram o hardware e pegaram o port do que eles mais sabiam mexer .... open gl !

    aprimoraram o negocio e adequaram o hardware deles para tal ...

    detalhe que, revisão antiga.. ja viu glide 2.0 ???


    glide era lindo sim, mas EXTREMAMENTE LIMITADO! com HARDAWARE LIMITADO!

    foi bom, pq n tinha coisa melhor !

    o mercado n seguiu o glide como referencia principal e isso matou a 3dfx e seu hardware ruim!

    RETIRADO DO WIKIPEDIA

    Glide is based on the basic geometry and "world view" of OpenGL. OpenGL is a very large library with about 250 calls in the API, many of which are of limited use. Glide was an effort to select those features that were truly useful for gaming, leaving the rest out. The result was an API that was small enough to be implemented entirely in hardware. That hardware was 3dfx's own Voodoo cards. This led to several odd limitations in Glide — for instance, it only supported 16-bit color.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Glide_API


    bjocas :roll:
    Outro ponto que vejo nego até hoje defendendo é:
    "Se glide é tao ruim assim, pq UT é lindo nele?"

    Vale lembrar que na época nao existiam muitos aceleradores 3d, e UT original sequer veio com suporte a opengl se me lembro... então o foco dos caras era realmente o glide no jogo. Programaram toscamente o jogo no Opengl depois.

    Glide era MUITO limitado em relação a outras APIs, SÓ QUE, ele era necessário, pq a nivel de hardware que o pessoal podia comprar na epoca , era isso ou continuar jogando via software.

    Enfim, eu tenho muita saudade da epoca da 3dfx, mas eu sinto raiva dela também pq nao foi a nvidia que a destruiu , e sim a falta de visão dos seus donos.

  18. #67
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    Citação Citando ApocaRIVER Ver mensagem
    Me desculpe, mas não é uma "plaquinha". Já foi a placa mais fodida do mundo e do universo. Nvidia só superou depois de ter comprado a compania por conta de algumas burrices da 3DFX que a enterraram fatalmente.
    Falar isso pra mim? Tive voodoo1 no lançamento, caro colega..

  19. #68
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    E pensar que eu só queria um valor da 5500, huahuahuauh, eu nao vivi a epoca da voodoo, na verdade, era completamente desinformado naquela epoca, tinha uns 13 ou 4 anos quando comprei a 5500, meu pai me deu, e nao passou 2 ou 3 meses e meu primo me disse que a voodoo morreu. Meu pai que me deu a placa, obvio, acho que custou uns 700 reais, mas nao lembro, só sei que eu tinha um P2 400, a 5500, e 128mb de memoria, kkkkk, na verdade, quando tive essa placa era feliz por ser ignorante, o unico jogo que eu queria jogar era o Driver, e ainda ganhei uma direcao,..pronto, nao queria mais nada... e depois a direcao estragou e eu ganhei uma da MS que ate hoje funciona perfeita... Mesmo com a 3dfx morta, a minha voodoo me serviu muito bem, basicamente so jogava o Driver, e o Unreal, joguei esses jogos por uns 2 ou 3 anos, ate joguei nesse P2 com essa Voodoo o GTA 3 e o GTA Vice city, claro, nessa epoca o PC ja tinha 327 MB de memoria, e eu lembro que quando ia correr com o personagem no GTA, eu olhava para o ceu, pq ganhava mais fps e o jogo ficava rapido..meu carinha sempre corria com a cabeca erguida, como um verdadeiro camepeao,huauauhauha, por mais que a voodoo tenha falido e tudo, em minha ignorancia, vivi feliz com a 5500...

  20. #69
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    Desculpa a sinceridade, mas uma placa estragada é lixo, joga ela lá... :P

  21. #70
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    acho que o titio dancelot que viveu a epoca de ouro e falou merda sobre o meu comentario sumiu...

  22. #71
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    Citação Citando geleiatk Ver mensagem
    acho que o titio dancelot que viveu a epoca de ouro e falou merda sobre o meu comentario sumiu...
    Desnecessário Agora fudeu eahuaehu

  23. #72
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    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Cara to defendendo pq ele ta certo...
    Dizer q TNT/TN2 esculhambavam V5??? tá certo isso??? pq foi o q ele falou

    Vc chega pra mim e diz "Olha so Dancellot se não sabe discutir ou se não gosta que alguem tenha uma opinião diferente da sua é melhor você parar de postar."...

    ...quer dizer... na sua concepção, eu não sei discutir nem aceitar opiniões diferentes... bom, então quem sabe discutir e respeitar é um boyzinho "sabe-tudo" q chega classificando meus posts como"blablablablablablabla flame porco" né?

    Citação Citando geleiatk Ver mensagem
    acho que o titio dancelot que viveu a epoca de ouro e falou merda sobre o meu comentario sumiu...
    Eu não sei ql o é teu tipo de vida, mas, eu particularmente tenho q conciliar meu tempo no mínimo entre trabalho, mulher e dois filhos, principalmente nos finais de semana... consequentemente não disponho de tanto tempo pra ficar atento a réplicas e tréplicas em fóruns de internet!!...

    No geral, quase tudo q falei da era "VOODOO" aqui, até agora, foi de acordo com minhas experiências próprias e não q eu ouvi ou li de terceiros... q o glide possui algumas chamadas básicas de opengl isso não é novidade, mas, esse fato não muda o q eu falei... glide é(ou melhor, era) uma API independente(pelo menos é assim q é classificado) e, eu pelo menos, não acho q seja correto classificá-lo como "miniport"... mas se vc é um desenvolvedor de mérito e o classifica desta forma, quem sou eu para contestar ...

    o miniGL, este sim é um verdadeiro miniport de opengl, tanto q não só nas voodoos mas como tb em outras placas de fabricantes famososos da época como a PowerVR, o quake só rodava pelo miniGL!!

    Citação Citando JC Denton Ver mensagem
    ...Glide era MUITO limitado em relação a outras APIs, SÓ QUE, ele era necessário, pq a nivel de hardware que o pessoal podia comprar na epoca , era isso ou continuar jogando via software...
    Tá certíssimo Denton... Isto q tu falou na verdade era o q eu estava tentando dizer até agora para os colegas... basicamente, glide era muito superior ao D3D... opengl não contava pq era pesado, superdimensionado para jogos e não havia hardware q o suportasse na época... justamente como eu já tinha dito nos posts mais acima!!

    A 3Dfx foi considerada imbatível pra época, justamente pq trouxe o "3D" da forma mais viável e eficiente possível para o mercado de usuários "domésticos" da época como nenhum outra empresa havia feito e ficou no trono por muito tempo... isso foi feito através do GLide e do Voodoo... pra depois chegar nego dizendo q "glide era porco"... hj em dia, diante das revoluções tecnologicas q dispomos, realmente glide/voodoo é tosco ... mas é muita idiotice fazer críticas com base nos conceitos atuais, a um software/hardware de 10 anos atrás

    Geforce 2 só era nitidamente superior a Voodoo5 em jogos com T&L, ou seja, com engine de quake, já q o T&L no Opengl era automático... e tb no 3Dmark q fazia uso pesado do recurso!! O T&L só veio vazer parte do D3D a partir da sétima versão e mesmo assim o desenvolvedor de jogos tinham adicionar o suporte, coisa q só foi acontecer com certa frequência a partir do DX8!!

    Pra quem fala de qualidade de imagem superior na GF2, aquela coisa, tinha pontos positivos e negativos em cada lado... enquanto GF2 tinha trilinear ativado em OpenGL, o FXT1 da V5 DESTRUIA a GF2 na qualidade das texturas comprimidas... sem falar do FSAA q humilhava!! Obviamente, eu, usava 4xFSAA mas era com 800x600... ficava a coisa mais linda e com performance EXCELENTE!!

    É bem verdade q a 3Dfx começou a perder o brilho depois das Voodoos 3, por causa dos "32 bits de cores" da concorrência mas, essa de maneira nenhuma, foi a causa da falência... muito menos o Vooodoo5 e sua falta de T&L... o q matou VERDADEIRAMENTE a empresa foi a decisão idiota de passar de fabricante de chipsets para fabricante de placas de vídeo, e isso num momento delicadíssimo!!

  24. #73
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    Eu não sei ql o é teu tipo de vida, mas, eu particularmente tenho q conciliar meu tempo no mínimo entre trabalho, mulher e dois filhos, principalmente nos finais de semana... consequentemente não disponho de tanto tempo pra ficar atento a réplicas e tréplicas em fóruns de internet!!...

    No geral, quase tudo q falei da era "VOODOO" aqui, até agora, foi de acordo com minhas experiências próprias e não q eu ouvi ou li de terceiros... q o glide possui algumas chamadas básicas de opengl isso não é novidade, mas, esse fato não muda o q eu falei... glide é(ou melhor, era) uma API independente(pelo menos é assim q é classificado) e, eu pelo menos, não acho q seja correto classificá-lo como "miniport"... mas se vc é um desenvolvedor de mérito e o classifica desta forma, quem sou eu para contestar ...

    o miniGL, este sim é um verdadeiro miniport de opengl, tanto q não só nas voodoos mas como tb em outras placas de fabricantes famososos da época como a PowerVR, o quake só rodava pelo miniGL!!
    !!

    na hora de falar que o que eu tava falando era MERDA, vc teve todo o tempo do mundo, fez ate certa ornamentação com uma foto ridicula lembra ? ridicularizou meu post e me deu o suposto "TROFEU"


    le de novo la o artigo sobre GLIDE e sobre IRIS/OPEN GL e tb sobre quem criou a 3dfx e loogico, sobre silicon graphics tb ...

    vivi essa epoca, e acredito eu mais intensamente que vc .... vivia pra pc nessa fase e gastava tdo nele tive 2xvoodoo2 de 12 mb e fui mto feliz com ela ...

    glide eh INTEIRAMENTE baseado em opengl chamadas e coisa do tipo, so que direcionado pras especificações da 3dfx logo, é um port sim de opengl enxugado e direcionado ao que era importante nos jogos !

    as engines do quake sempre deram suporte a opengl ... q q a 3dfx fez ? so as features que as voodoo suportavam entravam no miniport ...

    caramba! sinto uma leve semelhança


    antes de vir com arrogancia, se dizendo o experiente vivenciador da era de ouro das voodoo's, pensa que existem outras pessoas que como vc, se interessam pela mesma coisa e mais ainda, tem humildade e experiencia de vida o suficiente pra contrapor seus pontos fanaticos e errados



    passar bem ...

  25. #74
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    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    Dizer q TNT/TN2 esculhambavam V5??? tá certo isso??? pq foi o q ele falou

    Vc chega pra mim e diz "Olha so Dancellot se não sabe discutir ou se não gosta que alguem tenha uma opinião diferente da sua é melhor você parar de postar."...

    ...quer dizer... na sua concepção, eu não sei discutir nem aceitar opiniões diferentes... bom, então quem sabe discutir e respeitar é um boyzinho "sabe-tudo" q chega classificando meus posts como"blablablablablablabla flame porco" né?
    Mlk não para! hauahu!

    Bem so pra refrescar:
    Citação Citando Dancellot Ver mensagem
    AFFFF...

    "SLI era uma piada...", "GeForce2 até a MX ganhando das V5 5500...", "glide de ** é rola, OpenGL já era superior, tanto em performance quanto em qualidade...", "glide sempre foi o mesmo port de opengl porco..."(essa foi foda )...

    ...ainda comparar Geforce256 e 2mx com V5

    Pra terminar a fudição, me postam um review q só compara praticamente Quake3... q por sinal, esta série de game sempre rodou e até hj, continua rodando melhor em placas nvidia ...

    ...na boa, perdi até o ânimo de continuar comentando pq pelo visto, os colegas q soltaram estes comentários muito provavelmente se quer presenciaram esta época!! Para encerrar minha participação neste tópico deixo um link de um review "mixuruca" só pra não passar em branco...

    http://pierrelegrand.net/papadocs-fl...annihilator-2/

    Tb gostaria de parabenizar o melhor comentário do tópico:

    "glide sempre foi o mesmo port de opengl porco..."

    []'s a todos
    Cara ja falei, nao vou cair no joguinho de vc´s se continuar a palhassada, vou fechar o topico, ja pedi para pararem, estou lendo tudo.

    O resto do seu post esta muito melhor, sem nenhuma arrogancia e nada, quer discutir, discute, mas civilizadamente, como voce mesmo se denuncia aqui:

    Citação Citando Dancellot
    No geral, quase tudo q falei da era "VOODOO" aqui, até agora, foi de acordo com minhas experiências próprias e não q eu ouvi ou li de terceiros...
    Se você não tem embasamento tecnico suficiente para saber o que posta ok, pode dar sua opinião, ninguem te impede disso, mas sem agredir da forma que você fala.

    Você postando se coloca na posição de supra-sumo, por cima da carne-seca. Mesmo falando agora que "foi de acordo com minhas experiências".

    Chega dessa discussão idiota, se continuar vou fechar o tópico. Ninguem aqui é criança pra ficar com babá dando warnizinho.

    E sobre o topico, o Glide era port sim porco do IrisGL/OpenGL, com funções que a 3Dfx considerava proprias pra jogos.

    Sobre a parte da 3Dfx ter ido a falencia foi uma serie de fatores, a compra da STB como vc mesmo falou, somado a besteira de falar que 16bits era suficiente, investir em hardware old e fraco (VSA-100) e se basear em SLi. A sorte que o SLi ainda trazia algum ganho de performance, mas nada mais que uma gambiarra... V5 6k não lançou mas sempre achei a placa ridicula.

    Ainda somado a atitude dela segurar o Rampage, nao investir o que tinha que investir no Rampage que era um hardware que prometia com suporte inclusive a Pixel Shaders, e olha que era pra ter sido lançado antes da Voodoo3! E ironicamente nao saiu por causa de um suposto bug de corrupção de dados na porta AGP.

    3Dfx assinou sua morte depois da Voodoo2. Foi só questão de tempo pra acontecer o que aconteceu.

    []´s

  26. #75
    Membro Avatar de TM99
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    Glide era uma API que fornecia ao jogo acesso de baixo nivel ao hardware de renderização. Era muito mais eficiente que OpenGL e Direct3d que passavam por multiplos layers de APIs até ter acesso ao hardware, não é atoa que glide era mais rapido.

    Além disso glide tinha limitações obvias, como o fato de ser uma API de hardware especifico e ser fechada sem nem mesmo direito a emulação. Além disso haviam limitações do hardware (ja falaram, ausencia de engine de T&L que fez sim MUITA FALTA nas voodoos) e limite de tamanho de texturas, renderização inferior em termos de cores.

    Eu concordo que a 3dfx morreu na voodoo2, da Voodoo3 pra frente a Nvidia sempre teve soluções melhores (apesar de que eu preferia a Voodoo2-3 a TNT justamente porque glide dominada na epoca), Eu quase comprei uma voodoo5, mas naquela epoca o pau tava torando aqui no hardwhat falando que a geforce era melhor, e pra piorar a situação, a nVidia fez uma magiquinha chamada DETONATOR 3 que praticamente dobrou a performance de todas as geforces na epoca, deixando a geforce 2 GTS cabeça e ombros afrente da Voodoo5 5500, inclusive havia diversos cenarios onde a voodoo5 perdia da GEFORCE 256 !!

    Nessa epoca eu comprei a Gefoce2 GTS, meu amigo tinha a Voodoo5, o unico lugar onde a voodoo batia minha geforce era no UT, e olhe la, o jogo rodava bem pra caralho nas duas, então o efeito era "subjetivo"

    O Anti-aliasing das duas placas na epoca pra mim não passava de elemento de marketing, pois seja la qual jogo que fosse q vc ligasse aquele treco, o jogo fica lento pra caralho, então eu nunca usei mesmo.

    OpenGL SEMPRE foi melhor que glide, a diferença é que ele não era muito bem acelerado pelos hardwares da epoca.. não era problema de API, mas sim de drivers. O Direct3d só ficou interessante depois do DX7 tambem, que foi justamente o ponto onde a 3dfx morreu.

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