+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    112
    Verdinhas
    0

    X800GTO não dá post (não inicia a máquina)

    Caros amigos do fórum,

    Recentemente tive problemas com minha máquina, já que ela reiniciava do nada, com temperaturas e voltagens normais. No início pensei ser o Windows, mas começou a reiniciar até durante o post.

    Finalmente ela parou da dar boot. A fonte liga, acendem as luzes de power e de stand by (+5v) da placa-mãe, aciona os coolers e periféricos, mas não dá o post (não dá o bip do boot, nem aparece vídeo).

    Ao retirar as memórias ou a placa de vídeo, a placa-mãe apitava normalmente acusando a ausência da peça. Ao testar com uma velhíssima Trident de 2MB que eu tenho, para meu espanto, o computador deu post normalmente e entrou no windows. Agora a máquina funciona normalmente, sem reboots.

    Testei com outra fonte (uma cooler master 500W) e nada, a X800GTO não dá post de jeito nenhum. Testei outros molex paera verificar se era problema na alimentação, e nada também (a vga tem conector extra de energia). A porta AGP não parece ter problemas, já que coloquei uma TNT2 nela ontem e funcionou normal.

    Verifiquei a placa, ela não é velha (têm uns 6 meses), não tem nenhum capacitor estufado ou dano visível, sem cheiro de queimado e está limpa. Não fiz overclock nela nem alterei a voltagem, e coloquei um cooler novo nela no primeiro mês de uso, pois o stock era muito fraco (ficava em até 75º, agora não passava de 58º em full). O computador não reiniciava especificamente em jogos, acontecia a qualquer hora, mas principalmente quando eu ligava a máquina, já que depois de um tempo os reboots paravam.

    Alguém teve alguma experiência similiar e poderia me dar uma orientação? Desde já agradeço aos colegas.

    Minha configuração tem um Athlon XP 3200+ em uma ABIT NF7-S 2.0, 1GB de memória, HD Sata de 80GB, DVD-RW, a Sapphire X800GTO AGP 256bit 256MB com 16 pipes (veio de fábrica, não fiz mod), fonte Zalman 400W e três coolers de gabinete. A máquina é antiga (tenho ela a quase 5 anos), mas a VGA e as memórias são novas (no máximo 6 meses).

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de [ExT] ARNOLD
    Info
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    7.137
    Verdinhas
    13

    Poxa, tenta testar essa palca em outra maquina, tambem tive problemas com a x800xt no meu pc, e em outra maquina ficou file!

  4. #3
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    112
    Verdinhas
    0

    Obrigado pela resposta, [ExT] ARNOLD.

    Eu entreguei pro pessoal da manutenção aqui no trabalho, e me disseram que não o computador não reconheceu a VGA (ficou bipando). Argumentei se a fonte que usaram no teste era suficiente para a VGA, já que na minha máquina a placa é reconhecida, só não dá post (tanto que, qdo tiro ela, bipa avisando a ausência dela), mas disseram que sim.

    Agora fiquei preocupado, já que não vejo motivo lógico pra VGA ter queimado ou algo do gênero. Ela funcionou legal numa sexta-feira, mas qdo fui ligar no sábado de manhã, reiniciou várias vezes, não passava nem da tela de verificação dos dispositivos IDE, e depois morreu.

  5. #4
    Membro Avatar de [ExT] ARNOLD
    Info
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    7.137
    Verdinhas
    13

    bom, se serve de consolo, voltei p/ 9800pro e vendi ela...

  6. #5
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    112
    Verdinhas
    0

    O pior é que vendi minha antiga 9600XT... Se não encontrar solução, vou ter que tentar o RMA. Mas não vai ser fácil, já que comprei com a EasyImports (Orakulo / Arvadai), e como eles tiveram problemas com entregas aqui e na Adrenaline, não sei se eles ainda estão atuando na área de vendas.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões