+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de firefox
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Kilauea
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    23.872
    Verdinhas
    601

    waltercooler!!! me ajudem a montar um....

    pessoal preciso de vossos conhecimentos pra fazer um bom/otimo valtercolá

    tenho uma sarlo better 500 (540l/h) e queria montar um sistema levando em consideraçao os seguinte ponto:

    * nao se preocupar com o tamanho do reservatorio ou do radiador (pretendo coloca-los fora do meu quarto) oq quero é perf...

    claro q o minimo de tamanho possivel, mas nao precisa ser pequeno = o pessoal q usa no gabinete...

    entao, me digam:

    1 como fazer o block ?
    onde arrumar o cobre e qual tamanho e onde em sp ou guarulhos existem profi q fazem o serviço(pode indicar pronto tb... preferencia com preço medio)

    2 qual o tipo de radiador (se for de veiculos indique o carro e tal) de uma media de valor tb

    3 qual o tamanho e como posso fazer o reservatorio ?
    igual um aquario? ou furado ?

    4 oq mais eu preciso, mang etc etc etc...

    muito grato!!

    edit:
    c2d 4300 (quero um block q possa ser usado em posteriores)
    8600gt (futuramente uma 8800gts)
    asus p5w dh deluxe
    Última edição por firefox : 25-06-2007 às 16:46

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    Opa!!!

    Intao

    O bloco pode ser igual a esse:


    que é o bloco + facil de fazer, qualquer torneiro mecanico faz....
    Pra fazer ele, vc precisa de um pedaço de cobre de 1cm, até 1,5cm de espessura... o meu tem 1,5...

    depois de furar, vc fexa os buracos com algum parafuso... eu usei parafusos de 1/4' + araudite....
    e em cima se coloca o bico( usei de 3/8' ) ....



    ae vai ficar + ou menos assim:



    Depois corta os parafusos, dá uma lapidada extra..... e o block tá pronto =)

    ae é soh fixar usando parafusos + uma placa de acrilico :




    bom, de reservatorio eu usei um aquario de uns 8L , de radiador usei condensador de ar geladeira ( vc axa em qualquer loja de manutençao de geladeira por uns 40reais )......
    e as mangueiras, devem ser Siliconadas! por que essas nao ressecam... =)



    e o resultado final foi esse:


    ae eu fixei o radiador na tampa do aquario que fiz de acrilico.... e lacrei tudo.. e boua....

    bom, essa foi uma explicaçao simples de como fiz né.... ae vc posta as duvidas que eu ajudo na maneira do possivel


    Bom, essas 2 fans de 80 nao tao dando conta...... por isso comprei 2 de 120, com 80cfm cada uma...... até o meio de agosto já terei feito as modificaçoes no wc.... ae posto fotos

    tem mta informaçao boua sobre watercooler nesse topico que fiz a um tempo atraiz, dá uma confirida:
    http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?t=276839

    Abraços!
    Última edição por Maddog : 25-06-2007 às 17:11

  4. #3
    Membro Avatar de firefox
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Kilauea
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    23.872
    Verdinhas
    601

    eu vou começar pelo aquario q é onde tenho mais pratica heheheh

    akilo é um termometro uma uma divisoria ?
    fazer furo na lateral do aquario ajudaria na eficiencia da bomba ?
    como ja disse, o reservatorio ficara do lado de fora da minha casa, qual seria a melhor altura ?

    (provavelmente so comprarei os vidros, entao mesmo q for frescura (mas ajude na eficiencia) pode falar oq for melhor...

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    Eu colokei um termometro dentro do aquario sim.....

    Bom, a altura ideal é deixar a bomba na linha dos outros itens.... se vc deixar a bomba muito abaixo do ponto + alto do seu sistema, vai forçar mto ela....
    quanto maior vc deixar a coluna de agua, menor vai ser o fluxo de agua no seu sistema..... mas isso nao vai dar diferença na eficiencia do wc... qualquer 80L/H já tá mto bom!

    cara, vc vai dexar o radiador + reservatorio pra fora da sua casa??
    Eu ja pensei em fazer isso, mas desisti da ideia por causa de 1 motivo:
    - em dias mtooo frios, a diferença de temperatura de dentro da sua casa pra fora de sua casa pode ser Mto grande...... coisa de 10graus ou ainda +, entao nesses dias, pode acontecer de juntar humidade no seu bloco, e se isso acontecer seu pc pode ir pro pau....
    se for pra fazer isso, axo extremamente conselhavel usar um sistema de chiller pra isolar o block....

    se a temperatura do block estiver abaixo da temperatura do ar, junta humidade.... essa é a regra...


    já se a temperatura externa vai ser tao baixa ao ponto de juntar humidade eu nao sei..... alguem ja fez isso??

  6. #5
    Membro Avatar de firefox
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Kilauea
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    23.872
    Verdinhas
    601

    aki em sp (nao uso aquecedor) acho dificil acontecer isso... e 10 graus é uma diferença grandona tb hehehe

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    Sp.... hmmmm

    bom, aki em sc, agora, tá um frio mto bruto ali fora.....
    é certo que tá uns 10graus de diferença... facil...

    ae alguem precisa dizer, se esses 10graus sao suficiente pra juntar agua no bloco =P

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    E ae??
    Alguem já dexou o reservatorio + Radiador pra fora de casa???

    Tow curioso poxa! Se der certo vou já comprar umas mangueiras maiores pra fazer isso! eahuiaeheaheai

  9. #8
    Membro Avatar de firefox
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Kilauea
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    23.872
    Verdinhas
    601

    Citação Citando Maddog Ver mensagem
    E ae??
    Alguem já dexou o reservatorio + Radiador pra fora de casa???

    Tow curioso poxa! Se der certo vou já comprar umas mangueiras maiores pra fazer isso! eahuiaeheaheai
    qto tem seu reservatorio em cm? acho q influi algo na performance aumentar ou diuminuir ?

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    Meu reservatorio tem uns 30 de comprimento, 12 de largura, e uns 15 de altura....


    Intao, a unica coisa que influencia é: Quanto mais litros couber nele, melhor!
    Pois com maior capacidade, maior o tempo que demora pra esquentar akela agua.... Entao quando vc liga o watercooler, a agua vai estar em uma temperatura bem baixa...

  11. #10
    Membro Avatar de firefox
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Kilauea
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    23.872
    Verdinhas
    601

    porra! to com dificuldades de encontrar quem venda pequenos pedaços de cobre na medida desejada, alguma boa alma boa me dar uma luz ? sp/guarulhos +-

  12. #11
    Membro Avatar de daniel_cps
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    e as arveres some nozes
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    8.390
    Verdinhas
    2337

    Citação Citando firefox.hacker Ver mensagem
    porra! to com dificuldades de encontrar quem venda pequenos pedaços de cobre na medida desejada, alguma boa alma boa me dar uma luz ? sp/guarulhos +-
    www.ducobre.com.br

    ou www.dubronze.com.br

    nao lembro qual era.... vendem sob medida....

  13. #12
    Membro Avatar de cLIX
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    3.193
    Verdinhas
    1

    Cara... tenho nojo de reservatórios

    Faz in line mesmo que fica menos cebozo

    []´s

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    na dubronze tem sim kra, e eles enviam por sedex, me enviaram pra florianopolis...

    manda um email diretamente pra [email protected]

    mandei email la pra fexar, soh que faz uns 6meses ja... mas provavel que seja esse email ainda =)



    Mas e ae, alguem ja dexou o radiador pra fora de casa? Da certo?? Tow kerendo saber ae ! se der eu faço tbm

  15. #14
    Membro Avatar de firefox
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Kilauea
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    23.872
    Verdinhas
    601

    Citação Citando Maddog Ver mensagem
    na dubronze tem sim kra, e eles enviam por sedex, me enviaram pra florianopolis...

    manda um email diretamente pra [email protected]

    mandei email la pra fexar, soh que faz uns 6meses ja... mas provavel que seja esse email ainda =)



    Mas e ae, alguem ja dexou o radiador pra fora de casa? Da certo?? Tow kerendo saber ae ! se der eu faço tbm
    aproveita o fim de semana (se vc pode desmontar o wc) e liga ele em outra fonte de calor pra testar (ferro de passar roupa hauahuahuahau sua mae/esposa vai adorar) de preferencia durante a noite, pela queda externa e manutençao da temp interna


    edit: vlw pela indicaçao maddog / daniel

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    vixi, eu nao desmonto meu watercooler por nada! iuweHAEIUHEAIHAEUIEA
    dá um trabalho sem noçao mesmo....

    agora nas minhas ferias, eu vou soh arrancar o radiador, e trocar a agua! por sinal comprei o radcool ontem, axei um verde fluorecente = thermaltake , e trocar as minhas 2 fan de 30fcm, por 2 humildes fans de 80cfm! tow esperando uma melhora de uns 3 ou 4graus nas temperaturas

    depois de mandar o email lá, fala se deu certo....
    eu comprei com ele cobre de 1,5cm de espessura!

    abraço

  17. #16
    Membro Avatar de firefox
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Kilauea
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    23.872
    Verdinhas
    601

    Citação Citando Maddog Ver mensagem
    vixi, eu nao desmonto meu watercooler por nada! iuweHAEIUHEAIHAEUIEA
    dá um trabalho sem noçao mesmo....

    agora nas minhas ferias, eu vou soh arrancar o radiador, e trocar a agua! por sinal comprei o radcool ontem, axei um verde fluorecente = thermaltake , e trocar as minhas 2 fan de 30fcm, por 2 humildes fans de 80cfm! tow esperando uma melhora de uns 3 ou 4graus nas temperaturas

    depois de mandar o email lá, fala se deu certo....
    eu comprei com ele cobre de 1,5cm de espessura!

    abraço
    eu ia mandar hj, mas acordei zuadaço da pança e acabei nem lembrando....

    vc ta usando radiador de gayladeira, né?

  18. #17
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    1

    Isso kra! de geladeira... paguei 40reais......
    mto bom ele, pq a parte interna dele é de cobre..... intao se vc montar um bloco de cobre, nao vai ter problemas com a corrosao eletrolitica....

    mas como ele tá com pouca refrigeraçao (como pode ver nas fotos), ele tá eskentando um pouco....... entao desconfio que esse é o gargalo do meu watercooler....... mas em agosto, veremos como vai ficar com os seus 120CFM a mais..... eheheh


+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões