+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de mikeunb
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    6.855
    Verdinhas
    9

    Pra quem conecta instrumentos musicais no pc... O que preciso?

    Tenho um teclado kurzweil bacana que tem conexão midi, porém ele só tem som de piano, órgão e strings. O que preciso para conectá-lo no PC? Uma placa aceleradora? Qual ideal para isso, um cabo midi-usb?

    Aceito sugestões de quem já entende do esquema...

    Abs.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    129
    Verdinhas
    1

    eh soh ligar normal, existem programas que adicionam efeito caso keira usar recomendo comprar uma placa de som que possua ASIO pra nao ficar com delay.

  4. #3
    Membro Avatar de mikeunb
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    6.855
    Verdinhas
    9

    Citação Citando Cadaver Ver mensagem
    eh soh ligar normal, existem programas que adicionam efeito caso keira usar recomendo comprar uma placa de som que possua ASIO pra nao ficar com delay.
    pois é, eu até tenho uma placa de captura de TV, mas tipo meu pc nao tem entrada midi. Nao sei se preciso comprar uma placa aceleradora (que tem entrada midi) ou se rola apenas usar um cabo midi-usb sacou?

    quero sim botar sons bacanas no teclado

  5. #4
    Membro Avatar de Vintersorg
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    :**
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    1.915
    Verdinhas
    1397

    vc pode:

    procurar uma placa de audio profissional, começando pela audiophile 2496, a mais basica da m-audio. tem entrada midi para ligar o teclado direto

    Arranjar um cabo midi que conecte na entrada do joystic, que geralmente tem em todo pc e fica na placa de som mesmo ou placa mae

    ou compra uma interface midi usb tipo essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/M...ado-outros-_JM


    COnectar o teclado via midi no pc eh o de menos, vc tem que saber o porque de estar fazendo isso
    se eh pra ter seus sons de teclado no pc, esqueça. MIDI eh mais uma interface de comunicacao entre aparelhos do que um som.

    mas o teclado via midi no pc pode ser interessante para escrever musicas e arranjos, tendo a necessidade de instrumentos virtuais para gerar o som

  6. #5
    Membro Avatar de mikeunb
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    6.855
    Verdinhas
    9

    Citação Citando Vintersorg Ver mensagem
    vc pode:

    procurar uma placa de audio profissional, começando pela audiophile 2496, a mais basica da m-audio. tem entrada midi para ligar o teclado direto

    Arranjar um cabo midi que conecte na entrada do joystic, que geralmente tem em todo pc e fica na placa de som mesmo ou placa mae

    ou compra uma interface midi usb tipo essa aqui http://produto.mercadolivre.com.br/M...ado-outros-_JM


    COnectar o teclado via midi no pc eh o de menos, vc tem que saber o porque de estar fazendo isso
    se eh pra ter seus sons de teclado no pc, esqueça. MIDI eh mais uma interface de comunicacao entre aparelhos do que um som.

    mas o teclado via midi no pc pode ser interessante para escrever musicas e arranjos, tendo a necessidade de instrumentos virtuais para gerar o som
    Hum... ta começando a esquentar hehehe

    to querendo pra duas coisas:

    1) Usar sons que meu teclado não tem;
    2) escrever arranjos e partituras.

  7. #6
    [email protected] Team Avatar de fodaman
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    3.698
    Verdinhas
    1

    UP

    Qro guardar esse topico
    Sempre tive essas duvidas mas nunca me lembro d perguntar

  8. #7
    Membro Avatar de Vintersorg
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    :**
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    1.915
    Verdinhas
    1397

    Citação Citando mikeunb Ver mensagem
    Hum... ta começando a esquentar hehehe

    to querendo pra duas coisas:

    1) Usar sons que meu teclado não tem;
    2) escrever arranjos e partituras.

    Entao voce vai usar sons pelo pc, utilizando-se do teclado. o negocio é que vc vai precisar do pc pra gerar esses sons.
    Eu uso MIDI aqui no pc de duas maneiras:
    1a) para ligar minha pedaleira e passar patches delas. Mas patches sao apenas configuracoes de som, nao o som em sí. OU seja, voce pode pegar ritmos pro seu teclado (eu acho), mas o timbre será um no pc e outro no teclado.

    2a) eu escrevo umas baterias usando o VST Drumkitfromhell, que é um instrumento virtual com vários sons reais de bateria. Ele é controlado por MIDI. Na pratica, para mim, isso significa que eu posso pegar um programa de gravacao como o cubase ou de criação de loops e outras coisas como o Fruiloops, abrir um console MIDI próprio do programa, e escrever com o mouse a bateria.
    Quando abro esse painel de edicao MIDI há espaços onde posso colocar qualquer nota, no meu caso, cada nota há uma peça de bateria correspondente, o que vai depender do instrumento virtual que se está utilizando.

    Entao, se eu tivesse um teclado com saída midi, eu poderia simplesmente tocar as notas dele, e simultaneamente o Drumkitfromhell transformaria numa peça da bateria.
    O mesmo caso se aplica se voce arranjar um instrumento virtual que simule violino, por exemplo. voce conecta o midi, ajeita algumas configurações, abre o instrumento virtual e cada nota que vc tocar emulará o violino. A questão é que você nao terá esses sons no seu teclado, o teclado apenas dará informacoes ao pc, aqui qual nota esta sendo tocada, com qual intensidade, o ritmo...

    ainda auxilia ao escrever arranjos pq vc pode toca-los e grava-los simultaneamente, ou nota por nota, como se estivesse fazendo uma partitura

  9. #8
    Membro Avatar de mikeunb
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    6.855
    Verdinhas
    9

    Citação Citando Vintersorg Ver mensagem
    Entao voce vai usar sons pelo pc, utilizando-se do teclado. o negocio é que vc vai precisar do pc pra gerar esses sons.
    Eu uso MIDI aqui no pc de duas maneiras:
    1a) para ligar minha pedaleira e passar patches delas. Mas patches sao apenas configuracoes de som, nao o som em sí. OU seja, voce pode pegar ritmos pro seu teclado (eu acho), mas o timbre será um no pc e outro no teclado.

    2a) eu escrevo umas baterias usando o VST Drumkitfromhell, que é um instrumento virtual com vários sons reais de bateria. Ele é controlado por MIDI. Na pratica, para mim, isso significa que eu posso pegar um programa de gravacao como o cubase ou de criação de loops e outras coisas como o Fruiloops, abrir um console MIDI próprio do programa, e escrever com o mouse a bateria.
    Quando abro esse painel de edicao MIDI há espaços onde posso colocar qualquer nota, no meu caso, cada nota há uma peça de bateria correspondente, o que vai depender do instrumento virtual que se está utilizando.

    Entao, se eu tivesse um teclado com saída midi, eu poderia simplesmente tocar as notas dele, e simultaneamente o Drumkitfromhell transformaria numa peça da bateria.
    O mesmo caso se aplica se voce arranjar um instrumento virtual que simule violino, por exemplo. voce conecta o midi, ajeita algumas configurações, abre o instrumento virtual e cada nota que vc tocar emulará o violino. A questão é que você nao terá esses sons no seu teclado, o teclado apenas dará informacoes ao pc, aqui qual nota esta sendo tocada, com qual intensidade, o ritmo...

    ainda auxilia ao escrever arranjos pq vc pode toca-los e grava-los simultaneamente, ou nota por nota, como se estivesse fazendo uma partitura
    pois é, qdo eu for ensaiar, vou levar meu note junto do teclado, justamente para poder usar esse sons...

    na verdade antes de tudo eu ia comprar um módulo da Kurzweil, mas é mto caro (R$ 1.200 pra começar) e eu to querendo som de órgão Hammond, uns pianos blues, uns pianos eletrônicos jazz... bateria, metal... etc...

    por isso que to pesquisando ai... acho que pra mim vai ter q ser a placa mesmo...

  10. #9
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2001
    Mensagens
    1.766
    Verdinhas
    5

    Eu tenho um teclado Korg SP300, que até tem um bom som de piano, mas eu degradei ele a simples teclado MIDI, usando-o para tocar os instrumentos virtuais, hoje muito melhores. E pra brincar montando música eletrônica eu uso o Propellerheads Reason desde a versão 1.0 (acabou se sair a 4.0). Ah sim, minha placa é uma terratec DMX 6fire 24/96 com brake-out box, que, entre outros, tem entrada e saída MIDI pra cabo DIN (não entrada de joystick); o modo ASIO tbm funciona sem problemas.

  11. #10
    Membro Avatar de mikeunb
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    6.855
    Verdinhas
    9

    Citação Citando vw!Raptus Ver mensagem
    Eu tenho um teclado Korg SP300, que até tem um bom som de piano, mas eu degradei ele a simples teclado MIDI, usando-o para tocar os instrumentos virtuais, hoje muito melhores. E pra brincar montando música eletrônica eu uso o Propellerheads Reason desde a versão 1.0 (acabou se sair a 4.0). Ah sim, minha placa é uma terratec DMX 6fire 24/96 com brake-out box, que, entre outros, tem entrada e saída MIDI pra cabo DIN (não entrada de joystick); o modo ASIO tbm funciona sem problemas.
    qual placa eu compro entonce? onde? preço?

    to perdido

  12. #11
    Membro Avatar de Vintersorg
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    :**
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    1.915
    Verdinhas
    1397

    eu recomendo a m-audio audiophile 2496

    pelo menos é a que eu uso e nao tenho muito do que reclamar, ja que satisfaz minhas necessidades

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    4.179
    Verdinhas
    33

    usando os driver asio4all dá pra usar com qualquer placa de som furreca que o delay fica mínimo. essas m-audio são beem carinhas o.o

  14. #13
    Membro Avatar de mikeunb
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    6.855
    Verdinhas
    9

    Fui numa loja e me indicaram a placa m-audio fast track pro. O lance é que na loja tava custando 1200 pilas... vi no site amazon.com ela a 161 dolares, e eles mandam pro Brasil!! Acho que vou comprar de lá, mesmo pagando imposto fica bem mais barato!

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões