+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de -Sweeper_
    Info
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    98
    Verdinhas
    1

    AMD em 2008: É Tudo ou Nada



    Toda a confusão provocada pelo lançamento do Barcelona, que foi marcado por atrasos, promessas infundadas por parte de tablóides, freqüencias abaixo do esperado e consumo de energia nada animador nos trouxeram uma visão pouco favorável à volta da competitividade da AMD no segmento de desktops com a disponibilização do quad-core Phenom.
    Três modelos foram lançados em Novembro, considerando o Phenom 9700 2.4GHz, retirado ás pressas das distribuidoras por sofrer de um conflito não especificado, mas ainda nas mãos de muitos lojistas sobretudo na Europa.
    Sobraram os remanescentes Phenom 9500 2.2GHz e Phenom 9600 2.3GHz, que serviram para acalmar as fabricantes de computadores furiosas com a AMD, e podem ser encontrados a preços inferiores aos dos processadores quad-core da Intel.

    Valendo hoje em dia menos do que a empresa pagou pela Ati ano passado, a esperança da AMD reside nas novas revisões de suas CPUs K10, na prolongação de vida da microarquitetura K8 ao seu limite nas camadas mais baixas do mercado, e no sucesso do R700.

    Com desenvolvimento concluído hoje, os novos processadores Phenom quad-core da revisão B3 corrijiram o problema da errata do TLB da memória cache L3, conflitos que ocasionalmente ocorrem com a northbridge e gerenciamento ineficaz de memórias DDR2 operando a voltagens superiores a 2.3V.
    Amostras operando a freqüências superiores a 2.6GHz ja estão estáveis nos laboratórios da AMD, e o IPC com a correção de alguns 'crashes' da revisões B2 & BA deve ficar semelhante ao de um Core 2 Quad clock-por-clock em muitas tarefas.

    Em breve os processadores Phenom 9500 & 9600 serão retirados de circulção e novos Phenom 9550, 9650 & 9700 (2.2GHz / 2.3GHz / 2.4GHz) estarão disponíveis, sem alterações de clock.
    Ja em Fevereiro as surpresas ficam por conta das primeiras CPUs trinucleares do mercado, o Phenom 8600 2.3GHz e o Phenom 8700 2.4GHz, que competirão com os futuros Core 2 Duo 45nm (Wolfdale) em relação de faixa de preço e desempenho, e do Phenom 9900 (2.6GHz).
    A AMD pensa que um núcleo a mais garantirá a liderança sobre qualquer dual-core da Intel em aplicações preparadas para multi-threading, e pode estar certa.
    Não espere um Phenom FX 2.8GHz+ no mercado antes de Março de 2008.

    Todos estes produtos farão parte da nova política da empresa para manter sua competitividade no limite, é tudo ou nada.
    Fontes confiáveis nos informaram que a AMD fará um corte nos preços de seus produtos quad-core no início de 2008, e que um Phenom 9900 2.6GHz custaria praticamente o mesmo que um Core 2 Quad Q6600 (2.4GHz/8Mb L2/1066MHz FSB) ou Q9300 (2.5GHz/6Mb L2/1333MHz FSB) no lançamento.
    Outra informação é que a AMD está bem adiantada no desenvolvimento de seus primeiros processadores gravados a 45nm.

    Quanto ao mercado de GPUs, a Ati que é responsável pela divisão de chips gráficos da empresa demorou mas aprendeu que o futuro é unir vários núcleos em um encapsulamento, e não criar um único processador gráfico 'gigantesco, faminto e esquentadinho'.
    Unindo vários 'mini-cores' R700, a Ati planeja atingir níveis de performance jamais imaginados anteriormente, e manter-se flexível com uma correção de possíveis problemas muito mais eficiente do que no caso de um único 'super chip'.

    [FONT="Tahoma"]Fonte: THX.[/FONT]

  2. # Publicidade
    Publicidade

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões