+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    128
    Verdinhas
    0

    Fonte Enermax queimado + MIE Microsol.

    Olá pessoal, tive a infelicidade de ter a fonte queimada, mas ao mesmo tempo contente por ele não ter levado algo junto. Estive investigando os motivos e me deparo com um fato curioso. Tinha adquirido recentemente um Módulo Isolador Estabilizado da Microsol que frequentemente estalava diversas vezes ao longo de sua operação, (quando estalava muito tinha em media três estalos por minuto) e pelo qual no próprio manual refere-se como uma correção das variações da rede elétrica. Em posse de multímetro (Minipa ET-1400) medi as voltagens da rede no momento que aconteciam os estalos e não acusou variações bruscas variando sempre entre 128.6v ~ 129.3v, então resolvi medir a saído do MIE e me assustei com a variação! Fica estável em 114v aprox. e quando ocorre o estalo sobe para 121v aprox. Mas no manual consta que pode haver uma variação admissível da saída de +-6%. Agora que surge a duvida, será q isso é correto? Não foi essa variação que levou a queima da fonte? Entrei em contato com o SAC da empresa e informei o fato e informaram que eu deveria ter um aparelho mais apropriado para fazer estes tipos de medições e me aconselharam a levar na assistência técnica para verificar se há defeito (atualmente o aparelho já se encontra em posse da assistência para a verificação). Pesquisando na net sobre a energia para o PC, descobri sobre a inutilidade desses produtos levando em consideração que uma fonte de qualidade mais um bom filtro de linha substituem muito melhor os estabilizadores e similares. Alguém aqui do fórum que utiliza o MIE pode opinar? Aceito qualquer tipo de sugestões. Obrigado.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    303
    Verdinhas
    45

    Por curiosidade, gostaria de saber o que esse pessoal chama de 'adequado' pra fazer essas medições. Na minha idéia, só seria válido, um multímetro que pudesse fazer um histórico no decorrer do dia, e te mostrar isso graficamente, detalhando todos os segundos de monitoramento.
    Digo todos os 'segundos', pois a energia pode oscilar em 40% pra +~- em apenas 1 segundo, e pode ser nesse mísero segundo que ele tenha torrado sua fonte.

    Concordo plenamente com a 'não utilização' de estabilizadores/corretores/filtros/simulador de aterramento/etc. Pra mim isso é balela do marketing pra venda.

    Pode até ser meio OFF, peço desculpas caso não tenha agradado, pois não possuo tal equipamento pra dizer como é ou como seria o funcionamento.

    []´s.

  4. #3
    Membro Avatar de Marty Macfly
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2003
    Mensagens
    654
    Verdinhas
    34

    ola! eu uso um MIE com uma fonte enermax liberty 500 e antes da liberty com uma seventean st-522 hlp ( pra server ), eu nunca me interssei em medir as saidas do MIE por que ele me atende super bem, o meu MIE e aquele da 1º versão todo de ferro e que esquenta muito ( uns 60°c ) e pesa muito, tem uns 2 anos de uso, a máquina vai mudando e ele vai ficando e vou exemplificar o por que:

    sabe quando você liga uma lampada fluorecente e aparece ruido na linha eletrica ( chiado, chuvisco, etc ) o MIE eliminou. quando a enegia eletrica da aquela piscada de "1 segundo" que desliga a TV , as luzes apagam e acendem, vou lá olhar minha máquina que tá fazendo download e a bichinha nem sentiu.sem contar que nunca mais tomei choque em gabinete.

    pra mim ele cumpre com prefeição a função dele de estabilizar e filtrar e aterrar a linha eletrica, claro que isto é uma análise subjetiva visto que não fiz nenhum teste efetivo e sim o uso continuo por 2 anos enfrentando temporais, quedas de energia, perda de uma fase da rede, etc,etc, tudo aquilo de bom que eletropaulo fornece.

    vale frizar que eu nunca escutei os tlec, tlec de chaveamento no meu durante o uso, somente ao ligar e desligar.

    espero ter ajudado em algo.

  5. #4
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Muitas pessoas acreditam piamente no estabilizador como um santo protetor de suas configs. Outros nem tanto, mas não dão o braço a torcer deixando lá o velho e troglodítico estabilizador naquela vã idéia de que se bem não faz, mal também não vai gazer. Pois é, Faz sim, principalmente num caso como esse seu detalhado aqui acima onde os Tlecs (barulho do relé comutando a saída de um transformador para ofertar uma tensão mais adequada para seu PC) sem necessidade alguma. Esse chaveamento acaba gerando espúrios de tensão que podem ser potencialmente danosos para a sua fonte e config..
    Se vocês quiserem dar uma olhada no Tlec, ei-lo ai, numa visão bem humorada que fiz desse meu amigo e inimigo das fiontes: Essa visão eu obtive em um osciloscópio digital de memória e em seguida fotografei: http://www.adrenaline.com.br/forum/s...d.php?t=171039

    Essas verdadeiras chispas na hora da comutação do relé são extremamente danosas para qualquer equipamento. Nesse mesmo tópico, na página 4, na data de 06/01/2008, 20:11 tem umas fotos ao final do post aonde, em, outro estabilizador de outra marca, outro modelo, mostro uns picos de tensão gerados no chaveamento do relé (o Próprio Tlec) que chegam ao valor de 880 Volts. e isso vai dar alí direto na sua fonte, na sua printer, no seu modem, no escambau, em tudo que você ligar no estabilizador...

    Por isso meu amigo certamente essa tua fonte morreu, não aguentou alguma desses Tlecs todos eles, você já constatou, desnecessários para fontes comuns, que tem um range de tolerância de tensão de entrada maior até que o próprio estabilizador. Imagine se formos analisar uma fonte moderna, com PFC ativo, que pode trabalhar normalmente com qualquer tensão de 90 até 270 Volts...
    Ai você deve ficar pensando.. Se sua tensão, como você leu no multímetro, estava oscilando sim pois ela jamais vai ficar estável e nem precisa, dizioa oscilando entre 128 a 129 Volts.
    Seu estabilizador desesperado, pensando que aquela tensão era muito alta para sua fonte, ficava lá tentando trazê-la para um patamar dos 114/ e logo na primeira quedinha de 129 para 128, o estabilizador pensava, "Não, agora vou colocar ai 121", logo subia para 129 e o estabilizador tomava a decisão... "Não agora o melhor é 114 Volts"...... E ai ele fica, o tempo todo Estabilizando a porcaria variando a tensão de 6 em 6 volts, pois é assim que ele trabalha... Não avisaram ao estabilizador que se a fonte for dessas com PFC ativo, a tensão de entrada poderia passar dos 129, 140, 170, 198, 210, 230, 259, 269.. sem problema algum e o estabilizador não teria que se "meter de pato a ganso" tentando deixar a tensão ai perto dos 115 Volts, até por que ele não conseguiria. Se a tensão subisse para 270 Volts, hipoteticamente, o estabilizador a deixaria por breves instantes antes de pegar fogo em 0,93 x 270 = 251 Volts (93% da tensão de entrada)

    Pouca gente sabe que um estabilizador de 3 estágios (é assim que o marketing das empresas o chamam), nada mais é do que uma chave seletora que decide colocar na saída uma tensão que é 93%, ou 100% ou 107% da tensão que entra... Só isso nada mais do que isso.

    Na cabeça do comprador, estabilizador com 3 estágios é uma coisa cinematográfica, Mais ou menos assim: Claro que tudo isso é brincadeira...
    - Um estágio, o primeiro só desentorta a onda elétrica, cansa a mesma;
    - Ai vem um segundo estágio que dá uma cacetada em cima da tensão, deixando-a meia grogue;
    - E finalmente, o luxo da tecnologia, o terceiro estágio deixa aquela forma de onda senoidal pura, tal qual água cristalina, pronta para alimentar seu PC...


    Doce ilusão. 1º estágio é um fio que sai de um autotransformador algumas espiras abaixo de onde é alimentado esse transformador, de modo a tomar uma tensão equivalente a 93% da tensão que entra.
    2º estágio é a própria linha de alimentação que vem da tomada, igual a 100% da tensão de entrada. Enquanto seu estabilizador estiver ai, é a mesma coisa que ligar o PC direto na tomada.
    3º estágio é um fio que se encontra ligado a algumas espiras a mais que o enrolamento primário, de modo a pinçar uma tensão de 107% da tensão de entrada.

    Marketing é tudo... Estabilizar é um verbo muito forte. Apazigua, nos dá a sensação de que devemos ficar despreocupados pois a energia de seu PC está estável. Lá fora ,na rede, chuvas e trovoadas. Lá no seu PC a estabilidade, um mar de rosas... Tudo que o Homem sonha é a estabilidade;
    - Financeira;
    - Amorosa;
    - Social;
    - Espiritual;
    - Sei lá mais o que... Estabilidade é tudo na vida e um loco ai quer que eu abandone o estabilizador... Parece ficção científica...

    Pois ele é prejudicial sim e nosso amigo FS4100 aprendeu isso da forma mais dolorosa. Não desejo essa experiência para ninguém mais. Eu não corro o risco, pois tem mais de 10 anos que abandonei essa preciosidade pré-histórica.
    Me desculpem pelo extendido do post. Não aguentei..
    Abraço...

  6. #5
    Mcb
    Mcb está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    747
    Verdinhas
    244

    Ok faller, muito informativo seu post, mas acredito que o autor do tópico usa o MIE por não ter aterramento covencional e provavelmente não ter como fazê-lo (morar em apartamento ou algo assim), nesses casos, o que é melhor fazer? Deixar o terra desligado? Ou se ficar melhor de responder, o que é "menos pior", usar um módulo isolador ou deixar o terra desligado?

  7. #6
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Deixar o terra desligado. Sem duvida alguma, como 95% das residência no Brasil (essa estatística é chute meu, não sei esse número correto mas acho que não está longe disso não)
    O módulo MIE, de qualquer maneira não recupera terra algum. Ele simula uma condição, que é a do ser humano não levar choque no PC, que um bom aterramento também garante. Dai é que vem todo uma história, ajudado pelo Marketing de novo, de que ele simula um aterramento para quem não tem, sem a necessidade de fazê-lo. O MIE não simula aterramento nenhum. Seu PC não tem aterramento e vai continuar sem com o MIE. Você operador, não vai levar choque. Eu também não levo choque, não tenho aterramento e não tenho MIE.

    O ser Humano é o foco da proteção do MIE, e não seu PC (embora o Marketing não venda dessa maneira). Serve duplamente para o ser Humano, pois o MIE é útil para aquecer os pés no inverno. Alias, ele é bem quentinho, e quem paga a energia elétrica desse aquecedor ai, adivinha quem é???

    Abraço...

  8. #7
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    128
    Verdinhas
    0

    Obrigado pelas respostas.

    Citação Citando away
    Concordo plenamente com a 'não utilização' de estabilizadores/corretores/filtros/simulador de aterramento/etc. Pra mim isso é balela do marketing pra venda.
    Depois deste acontecido, mudei completamente meus conceitos.

    Citação Citando Marty Macfly
    ola! eu uso um MIE com uma fonte enermax liberty 500 e antes da liberty com uma seventean st-522 hlp ( pra server ), eu nunca me interssei em medir as saidas do MIE por que ele me atende super bem, o meu MIE e aquele da 1º versão todo de ferro e que esquenta muito ( uns 60°c ) e pesa muito, tem uns 2 anos de uso, a máquina vai mudando e ele vai ficando e vou exemplificar o por que:

    sabe quando você liga uma lampada fluorecente e aparece ruido na linha eletrica ( chiado, chuvisco, etc ) o MIE eliminou. quando a enegia eletrica da aquela piscada de "1 segundo" que desliga a TV , as luzes apagam e acendem, vou lá olhar minha máquina que tá fazendo download e a bichinha nem sentiu.sem contar que nunca mais tomei choque em gabinete.

    pra mim ele cumpre com prefeição a função dele de estabilizar e filtrar e aterrar a linha eletrica, claro que isto é uma análise subjetiva visto que não fiz nenhum teste efetivo e sim o uso continuo por 2 anos enfrentando temporais, quedas de energia, perda de uma fase da rede, etc,etc, tudo aquilo de bom que eletropaulo fornece.
    Olá, meu MIE é de 440W modelo mais recente e pelo que tinha pesquisado, é um modelo muito indicado para redes que não dispõem de aterramento e muito elogiado por corrigir problemas de choques e ruídos na rede e tal. E aqui tive uma melhora significativa, pena que por outro lado, tive a fonte sacrificada. Pode ter sido defeito no aparelho, pois ainda estou à espera do laudo da assistência.
    Tenho aqui também um estabilizador com mais de 10 anos, e já aguentou muitos dias de raios e tudo q é tipo de variação, nunca me deixou na mão, só que com o passar do tempo, da a impressão que esquenta cada vez mais, por isso eu tinha resolvido investir em um aparelho mais moderno.

    Citação Citando Mcb
    Ok faller, muito informativo seu post, mas acredito que o autor do tópico usa o MIE por não ter aterramento covencional e provavelmente não ter como fazê-lo (morar em apartamento ou algo assim), nesses casos, o que é melhor fazer? Deixar o terra desligado? Ou se ficar melhor de responder, o que é "menos pior", usar um módulo isolador ou deixar o terra desligado?
    Assim como respondi para o colega acima, eu tinha segurança de que o estabilizador estava fazendo seu papel e queria apenas pegar um modelo mais moderno e como moro em apartamento sem aterramento, achei que estaria fazendo uma ótima compra.

  9. #8
    Mcb
    Mcb está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    747
    Verdinhas
    244

    Citação Citando faller Ver mensagem
    Deixar o terra desligado. Sem duvida alguma, como 95% das residência no Brasil (essa estatística é chute meu, não sei esse número correto mas acho que não está longe disso não)
    O módulo MIE, de qualquer maneira não recupera terra algum. Ele simula uma condição, que é a do ser humano não levar choque no PC, que um bom aterramento também garante. Dai é que vem todo uma história, ajudado pelo Marketing de novo, de que ele simula um aterramento para quem não tem, sem a necessidade de fazê-lo. O MIE não simula aterramento nenhum. Seu PC não tem aterramento e vai continuar sem com o MIE. Você operador, não vai levar choque. Eu também não levo choque, não tenho aterramento e não tenho MIE.

    O ser Humano é o foco da proteção do MIE, e não seu PC (embora o Marketing não venda dessa maneira). Serve duplamente para o ser Humano, pois o MIE é útil para aquecer os pés no inverno. Alias, ele é bem quentinho, e quem paga a energia elétrica desse aquecedor ai, adivinha quem é???

    Abraço...
    Hm interessante... Já tive um módulo isolador e que foi pro saco depois de 1 ano de uso. Outra dúvida sobre filtro de linha... Eu vi no mercado uns modelos da APC, em torno de R$70,00, o que achei um preço salgado pra um filtro de linha. A pergunta é, se eu ligar um filtro desses na minha rede, sem aterramento, o filtro vai estar servindo pra alguma coisa? Vai me dar alguma proteção? Ou a proteção só funciona em redes aterradas?

    Valeu,
    Mcb.

  10. #9
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    128
    Verdinhas
    0

    Ao colega faller:
    Gostei muito da sua explicação, e pesquisando mais a fundo, a qualidade da energia esta muito longe de ser resolvida com estabilizadores e similares. Como leigo eu sempre achei que estava seguro usando um estabilizador. Como prova disso tive a dolorosa perda de uma fonte que me acompanhava desde 2005 em diversos upgrades que fiz em meu PC. O engraçado é que, porque nos preocupamos somente na proteção do computador? Minha TV, som e games usam a mesma rede e nunca receberam tratamento e estão funcionando bem até hoje? Acho que com minha própria pergunta respondi o que eu estava querendo saber.

  11. #10
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    198
    Verdinhas
    0

    Faller vi q vc é bem entendido de fontes vê se pode me ajudar. To pra compra um satelite 600w c/ pfc ativo. Vc acha q é melhor liga-lá direto na tomada ou comprar um filtro de linha? Se for filtro de linha pode ser qualquer marca? Acho q não tem terra aqui. Abraços

  12. #11
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    303
    Verdinhas
    45

    Felipe, me desculpe, mas vou atravessar aqui antes do faller..

    O que seria o tal filtro de linha? Seria algo como isto?



    Caso seja, adquira um, abra-o e veja a quantidade de componentes ( capacitores, varistores, transformadores, resistores, diodos, etc ) esse equipamento tem.
    Isso ae na foto, é meramente uma 'régua', onde você pode ligar vários aparelhos, e ainda ter a comodidade de desligar tudo quando quiser, sem retirar o fio da parede.. SUPIMPA, não?
    Porém, ele é vendido como um 'FILTRO de LINHA'.

    faller realmente é uma pessoa que sabe o que fala, já lí vários comentários dele por aqui, sem sequer poder participar do assunto, porque ele já diz tudo.

    Por fim, 'PROTEÇÃO' a sua fonte já possui, e está muito bem amparada.

    []´s.

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    389
    Verdinhas
    0

    Bom, então no lugar do estabilizador devemos ligar direto na tomada a fonte do computador? E os perifericos que são 110v onde é 220v? Compramos um transformador comum? Qualquer regua serve para ligar tudo sem nenhum perigo? Precisa de filtro de linha?

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    303
    Verdinhas
    45

    snowman, vamos por partes:

    Citação Citando snowman
    Bom, então no lugar do estabilizador devemos ligar direto na tomada a fonte do computador?
    Não estamos aqui pra falar se é pra ligar COM ou SEM.. Estamos debatendo se há necessidade.
    Sugiro que releia o tópico e tire suas próprias conclusões.

    Citação Citando snowman
    E os perifericos que são 110v onde é 220v? Compramos um transformador comum?
    Pode-se adquirir um transformador comum mesmo, com potência igual ou superior ao do seu equipamento.

    Citação Citando snowman
    Qualquer regua serve para ligar tudo sem nenhum perigo? Precisa de filtro de linha?
    'Filtro de Linha' que essas empresas comercializam, nada mais é doque uma régua com 5/6/10 tomadas. Nelas não é feito nenhum tipo de conversão/tratamento/filtragem, ou seja, se você liga ela no 220V, ela vai sair 220V, se ligar no 110V, vai sair 110V, e assim sucessivamente.
    Há uma enorme diferença entre uma régua 'Filtro de Linha' pra um 'Condicionador de Energia'. Pra complementar o que eu disse, dá uma olhada na citação feita ao FelipePOA.

    No mais, esse assunto já está bastante difundido na internet ( leia-se Google ).

    Pesquisem..
    []´s.

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    198
    Verdinhas
    0

    Citação Citando away Ver mensagem
    Felipe, me desculpe, mas vou atravessar aqui antes do faller..

    O que seria o tal filtro de linha? Seria algo como isto?



    Caso seja, adquira um, abra-o e veja a quantidade de componentes ( capacitores, varistores, transformadores, resistores, diodos, etc ) esse equipamento tem.
    Isso ae na foto, é meramente uma 'régua', onde você pode ligar vários aparelhos, e ainda ter a comodidade de desligar tudo quando quiser, sem retirar o fio da parede.. SUPIMPA, não?
    Porém, ele é vendido como um 'FILTRO de LINHA'.

    faller realmente é uma pessoa que sabe o que fala, já lí vários comentários dele por aqui, sem sequer poder participar do assunto, porque ele já diz tudo.

    Por fim, 'PROTEÇÃO' a sua fonte já possui, e está muito bem amparada.

    []´s.
    É seria esse mesmo. Indica que compre um desses ou meto direto na tomada? Ele não funciona como um filtro de linha? ´
    Teria q compra um desses já q necessito ligar o pc, o monitor, o modem...

  16. #15
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    1.873
    Verdinhas
    20

    É incorreto dizer que o MIE não simula o terra, pois ele simula sim, e tem uma capacidade de absorção de energia especificada inclusive.

    Porém, também é incorreto dizer que o MIE substitui um terra, pois não o faz... Ele tem uma capacidade limitada de absorver energia. É melhor que sem terra, mas com certeza bem pior que um terra adequadamente dimensionado.

    Também é bem errado generalizar que todo estabilizador é uma mera chave de três seleções. Existem bons equipamentos no mercado, não que sejam necessários, mas que fazem o que se propoem a fazer. Existem equipamentos que realmente contém filtros de ruídos, variacs para proteção de sobre-tensão, entre outras coisas. Claro, uma boa fonte vai ter tudo isso, e ser for ativa, como o amigo citou, além disso ela aguenta uma variação enorme de tensão e tem outras proteções mais específicas. Para uma boa fonte com certeza o estabilizador é redundante, mas e para um telefone sem fio? Uma impressora? Um monitor? Será que todos eles contam com fontes boas? Também há um grande investimento nesses periféricos. Concordo que se for para comprar estabilizador vagabundo e de baixa Wattagem, nem compra, mas se puder comprar um bom estabilizador ou no-break, esses outros equipamentos sem dúvida ficarão mais protegidos.

  17. #16
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando Mcb Ver mensagem
    Hm interessante... Já tive um módulo isolador e que foi pro saco depois de 1 ano de uso. Outra dúvida sobre filtro de linha... Eu vi no mercado uns modelos da APC, em torno de R$70,00, o que achei um preço salgado pra um filtro de linha. A pergunta é, se eu ligar um filtro desses na minha rede, sem aterramento, o filtro vai estar servindo pra alguma coisa? Vai me dar alguma proteção? Ou a proteção só funciona em redes aterradas?
    Evidentemente que em uma rede aterrada a proteção fica maior, mas entrando um pouco mais a fundo nos problemas que a rede elétrica pode nos brindar:

    1) Eventos chamados de modo diferencial, ou seja surtos, ruídos, impulsos ou qualquer tipo de distúrbio estabelecidos entre fase e neutro. Suas origens vão desde o serralheiro da esquina com aquela máquina de solda elétrica, passando pelas contactoras do motor do elevador do seu prédio ou do prédio da outra quadra, cuja manutenção não existe e faíscam a cada liga/desliga.
    Todas essas anomalias independem do aterramento para serem absorvidas pois o são através de varistores estabelecidos entre fase e neutro. Seu filtro/supressor tem condições de eliminá-las sem necessidade de aterramento.

    2) Eventos chamados de modo comum, geralmente derivados de descargas atmosféricas e em alguns casos de acidentes em que pode existir a indução ou até mesmo contato de uma rede de alta tensão com a rede de baixa, aonde essa alta tensão é introduzida em ambos os fios de baixa, tanto fase quanto neutro...
    Para efetiva proteção para esse tipo de evento se faz necessário a presença de um bom sistema de aterramento..

    Mas, percebam, que a estatística está do nosso lado. Se perguntem em quantos dias do ano, e por quantas horas/dia ai aonde você mora, acontecem tempestades elétricas com raios de uma forma mais violenta... Também se pergunte quantos dias por ano o serralheiro e também o elevador estão lá faiscando para bagunçar sua rede..
    Perceberam que a incidência de problemas triviais na rede elétrica é muitas, mais muitas vezes maior que a incidência de problemas do outro gênero...

    Para problemas de natureza atmosférica, muito menos freqüentes, Há sempre a alternativa última que é a de desligar da tomada seu equipamento, sempre que a gente estiver por perto em um caso destes.

    Resumindo, sim um filtro/proteção contra surto também funciona sem o aterramento, em parte de suas atribuições. Felizmente numa parte em que existe a maior incidência de problemas absolutamente...
    Abraço...

  18. #17
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando FelipePOA Ver mensagem
    To pra compra um satelite 600w c/ pfc ativo. Vc acha q é melhor liga-lá direto na tomada ou comprar um filtro de linha? Se for filtro de linha pode ser qualquer marca? Acho q não tem terra aqui. Abraços
    Fontes boas quase nunca preocupam pois elas tem geralmente proteções e filtros, mas e o restante de sua configuração, teria também?? Na dúvida e sempre é salutar, coloque para tudo, afinal é uma régua de proteção de onde você poderá tirar a alimentação para todos seus equipamentos, já com proteção e filtrada. Quanto ao terra, veja post meu exatamente acima deste.
    Abraço...

  19. #18
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando snowman Ver mensagem
    Bom, então no lugar do estabilizador devemos ligar direto na tomada a fonte do computador? E os perifericos que são 110v onde é 220v? Compramos um transformador comum? Qualquer regua serve para ligar tudo sem nenhum perigo? Precisa de filtro de linha?
    Vale a pena dar uma lida nesse tópico que fiz sobre isso: http://www.adrenaline.com.br/forum/s...d.php?t=177067
    Abraço...

  20. #19
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando FelipePOA Ver mensagem
    É seria esse mesmo. Indica que compre um desses ou meto direto na tomada? Ele não funciona como um filtro de linha? ´
    Teria q compra um desses já q necessito ligar o pc, o monitor, o modem...
    Tenho visto alguns bons fabricantes de proteção aqui no Brasil:
    www.clamper.com.br
    www.labramo.com.br
    www.multicraft.com.br
    www.ragtech.com.br
    www.mtm.ind.br

    Como bem citou nosso colega away, sempre é bom verificar suas características e o que tem dentro. Filtro de linha/proteção não é um bicho de sete cabeças não. É um equipamento muito simples mas tem que ter qualidade e tem que ter projeto... Veja ai o tipo de verificação que vocês podem fazer...
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=224286
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222147
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=223495
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=221925
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=222090
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=228371
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=228583
    http://www.adrenaline.com.br/forum/s...d.php?t=175777

    Abraço...

  21. #20
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Para uma boa fonte com certeza o estabilizador é redundante, mas e para um telefone sem fio? Uma impressora? Um monitor? Será que todos eles contam com fontes boas? Também há um grande investimento nesses periféricos. Concordo que se for para comprar estabilizador vagabundo e de baixa Wattagem, nem compra, mas se puder comprar um bom estabilizador ou no-break, esses outros equipamentos sem dúvida ficarão mais protegidos.
    Deixa eu entender. Você está propondo que se compre ou use um estabilizador para o telefone sem fio, ou a impressora, ou o monitor?? Seria isso?? Entendi errado??
    Por quê não colocaste ai na lista o televisor que em provavelmente 99,9% das casas brasileiras funcionam sem estabilizador desde 1980 mais ou menos. Se nesses 28 anos se provou desnecessário agora também, junto com o telefone sem fio e a printer, deveria voltar a ser??
    Não entendi... Me desculpa...

    Um bom estabilizador!!! Também não entendi. Não reclamo tanto de marcas nem de modelos de estabilizador e sim da teoria, da filosofia, da real não necessidade de sua utilização. Do mal potencial que podem trazer, sem benefício algum... Esqueceste da matéria original desse tópico???

    Atualmente os fabricantes até estão disponibilizando estabilizadores controlados por processadores RISC. Isso é equivalente a um penico com temperatura controlada. Uma inutilidade controlada pela mais moderna tecnologia.
    Me desculpe o penico pela comparação. Me redimo, o penico, ao contrário do estabilizador, é extremamente útil..

    Aliás, só para desopilar, os defensores do estabilizador me respondam algumas perguntinhas, mas sempre procurando argumentar, pois sem argumentos até eu...

    1) Porque um Televisor não precisa de estabilizador, e o computador sim?

    2) Porque essa preferência absoluta de ligar tudo em 110 Volts e para tanto usar um estabilizador. Se tivesse que ligar a máquina de cortar grama, ou o liquidificador, nas mesma condições, se lembrariam de um transformador, mas para PC não, tem que ser estabilizador..

    3) Porque ninguém trás lá de fora, dos EUA ou da Europa, do Japão, assim como trazem memórias, CPU's, Placas-mãe, Cooler's, dizia, porque ninguém trás um bom ou ótimo estabilizador? Nem precisaria trazer, só me indicar uns bons fabricantes. De fontes, por exemplo, conheço mais de 30 fabricantes internacionais.

    4) Porque você acha que o estabilizador lhe proporciona mais segurança se ele é apenas uma chave seletora que escolhe entregar na saída uma tensão que é 90% 100% ou 110% da tensão de entrada. Ele não regula linearmente, nem em tempo real, como faz a sua fonte de alimentação.

    5) Me mostre, me indique um bom review de um estabilizador, estou ansioso para ler esse review. Afinal, se ele é tão importante, diversos sites no mundo todo deveriam fazer reviews não é certo?

    6) Me mostre uma. Umazinha só chega, indicação de um fabricante de PC com relação ao estabilizador. Um fabricante que diga alguma coisa no sentido de que a garantia de sua máquina seria perdida se você não a ligasse via um estabilizador. Umzinho só por favor.. Imploro!!!

    Aguardo sentado..

    Abraço...

  22. #21
    Membro Avatar de AccellX®
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    3.334
    Verdinhas
    110

    Esse negócio de estabilizador é balela!!!!

    Eu uso meu micro a mais de 7 anos no mesmo lugar... somente com o "filtro de linha" (regua) e nunca houve nada.. nenhuma queima nada!!!!
    Amigo meu fez curso no SENAI sobre energia, eles testaram uns 7 estabilizadores das melhores marcas.. e TODOS não prstavam pra nada!!! ele não muda em nada praticamente a energia que vai pro seu equipamento.
    Se vc mora em alguma região que sofra com raios e tempestades, compre um Nobreak que é muito melhor.
    Última edição por AccellX® : 16-01-2008 às 14:54

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    1.873
    Verdinhas
    20

    Citação Citando faller Ver mensagem
    Deixa eu entender. Você está propondo que se compre ou use um estabilizador para o telefone sem fio, ou a impressora, ou o monitor?? Seria isso?? Entendi errado??
    Por quê não colocaste ai na lista o televisor que em provavelmente 99,9% das casas brasileiras funcionam sem estabilizador desde 1980 mais ou menos. Se nesses 28 anos se provou desnecessário agora também, junto com o telefone sem fio e a printer, deveria voltar a ser??
    Não entendi... Me desculpa...

    Um bom estabilizador!!! Também não entendi. Não reclamo tanto de marcas nem de modelos de estabilizador e sim da teoria, da filosofia, da real não necessidade de sua utilização. Do mal potencial que podem trazer, sem benefício algum... Esqueceste da matéria original desse tópico???

    Atualmente os fabricantes até estão disponibilizando estabilizadores controlados por processadores RISC. Isso é equivalente a um penico com temperatura controlada. Uma inutilidade controlada pela mais moderna tecnologia.
    Me desculpe o penico pela comparação. Me redimo, o penico, ao contrário do estabilizador, é extremamente útil..

    Aliás, só para desopilar, os defensores do estabilizador me respondam algumas perguntinhas, mas sempre procurando argumentar, pois sem argumentos até eu...

    1) Porque um Televisor não precisa de estabilizador, e o computador sim?

    2) Porque essa preferência absoluta de ligar tudo em 110 Volts e para tanto usar um estabilizador. Se tivesse que ligar a máquina de cortar grama, ou o liquidificador, nas mesma condições, se lembrariam de um transformador, mas para PC não, tem que ser estabilizador..

    3) Porque ninguém trás lá de fora, dos EUA ou da Europa, do Japão, assim como trazem memórias, CPU's, Placas-mãe, Cooler's, dizia, porque ninguém trás um bom ou ótimo estabilizador? Nem precisaria trazer, só me indicar uns bons fabricantes. De fontes, por exemplo, conheço mais de 30 fabricantes internacionais.

    4) Porque você acha que o estabilizador lhe proporciona mais segurança se ele é apenas uma chave seletora que escolhe entregar na saída uma tensão que é 90% 100% ou 110% da tensão de entrada. Ele não regula linearmente, nem em tempo real, como faz a sua fonte de alimentação.

    5) Me mostre, me indique um bom review de um estabilizador, estou ansioso para ler esse review. Afinal, se ele é tão importante, diversos sites no mundo todo deveriam fazer reviews não é certo?

    6) Me mostre uma. Umazinha só chega, indicação de um fabricante de PC com relação ao estabilizador. Um fabricante que diga alguma coisa no sentido de que a garantia de sua máquina seria perdida se você não a ligasse via um estabilizador. Umzinho só por favor.. Imploro!!!

    Aguardo sentado..

    Abraço...

    Obviamente você tem pouco conhecimento da parte interna de um bom estabilizador, para insistir em dizer que ele não tem proteções e é uma mera chave seletora em um auto transformador (o que não deixa de ser verdade, mas tem muito mais, você mesmo listou diversas proteções e muitos estabilizadores bons tem essas proteções).

    Uma TV também tem fonte FULL RANGE e é bem resistente a esse tipo de variação e ruídos que temos hoje em dia, mas antigamente se usava sim estabilizadores com TVs...

    Agora, falei diversos equipamentos que se encontram na mesa de qualquer computador... Impressora, Scanner, Telefone Sem Fio, Monitor LCD (alguns tem fontes boas, outros tem fontes pavorosas).... Vamos colocar nessa conta também roteador e modem... Muitos deles tem fontes de design bem simples e sem proteções... Ao contrário da fonte de um PC. Você mesmo citou isso e recomendou um bom filtro... Mas filtro não protege de variações de tensão (a não ser uma sobre tensão), e em fontes simples como a de muitos scanners, telefone sem fio, modems e etc... A variação de tensão pode efetivamente danificar o equipamento.

    Sobre reviews, nem tudo na vida tem review.... Me mostra um site com avaliações de máquina de lavar por aqui... Nem por isso quer dizer que ninguém usa ou que não tenha utilidade. Para PC com fonte boa, é redundante, mas tem muito equipamento com fonte simples que pode sim se beneficiar, claro, essa é minha opinião e respeito a sua de discordar.

  24. #23
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Obviamente você tem pouco conhecimento da parte interna de um bom estabilizador, para insistir em dizer que ele não tem proteções e é uma mera chave seletora em um auto transformador (o que não deixa de ser verdade, mas tem muito mais, você mesmo listou diversas proteções e muitos estabilizadores bons tem essas proteções).
    Concordo que alguns bons estabilizadores podem até ter as proteções, mas a discussão é funcional, é a função do mesmo, com ou sem proteção ele vai ficar lá "Tlec tlecando" bestamente até chegar, em casos extremos, a bagunçar a fonte...

    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Uma TV também tem fonte FULL RANGE e é bem resistente a esse tipo de variação e ruídos que temos hoje em dia, mas antigamente se usava sim estabilizadores com TVs...
    Sim entendo, mais ou menos na mesma época que esse dai era sonho de consumo...


    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Agora, falei diversos equipamentos que se encontram na mesa de qualquer computador... Impressora, Scanner, Telefone Sem Fio, Monitor LCD (alguns tem fontes boas, outros tem fontes pavorosas).... Vamos colocar nessa conta também roteador e modem... Muitos deles tem fontes de design bem simples e sem proteções... Ao contrário da fonte de um PC. Você mesmo citou isso e recomendou um bom filtro... Mas filtro não protege de variações de tensão (a não ser uma sobre tensão), e em fontes simples como a de muitos scanners, telefone sem fio, modems e etc... A variação de tensão pode efetivamente danificar o equipamento.
    Nunca defendi a não proteção dos equipamentos. Defendo sim a não necessidade de tentar auxiliá-los com uma possível mãozinha na recuperação de uma tensão muito baixa. Esse equipamentos citados funcionam muito bem com uma boa tolerância na tensão de entrada. Seu refrigerador entretanto não partirá se a tensão dai de sua casa estiver abaixo dos 100 Volts. No entanto ninguém de sã consciência vai lá botar nele um estabilizador. Até por que se a tensão da rede estiver assim tão baixa a instalação é que não presta..

    Citação Citando Hinotori Ver mensagem
    Sobre reviews, nem tudo na vida tem review.... Me mostra um site com avaliações de máquina de lavar por aqui... Nem por isso quer dizer que ninguém usa ou que não tenha utilidade. Para PC com fonte boa, é redundante, mas tem muito equipamento com fonte simples que pode sim se beneficiar, claro, essa é minha opinião e respeito a sua de discordar.
    Reviews de lavadoras, eu mereço... Mas mostro sim.. Veja ai uma série deles...
    http://www.guide4home.com/app-dish/
    http://www1.epinions.com/Washing_Machines
    http://wize.com/washing-machines
    http://www.reviewcentre.com/products92.html
    http://www.reevoo.com/browse/product...ers_and_dryers
    http://www.rateitall.com/t-680-dishwashers.aspx
    http://www.recommendedbuys.co.uk/hou...ines/index.htm

    Me mostre agora avaliação desse tipo, mesmo que seja avaliações de consumidores, de estabilizador.
    Espero sentado...
    Respeitoso abraço...

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões