+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de Dr. Host
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Downloader$team
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    3.099
    Verdinhas
    1995

    Sobre Estabilizadores !!!

    Sou leigo no assunto, mas li, n me lembro onde, que pra segurar uma config. como esta: Proc.: q6600, VGA: 8800gts, fonte: 550W teria q, se fosse usar um estabiliador, teria que ter no minimo 1000V. Eu sei que o no-breaks são mais indicados e coisa tal, mas qdo li isto fiquei com a pulga atras da orelha.

    Afinal, oque tem haver se o estabilizador tem 300V ou 2000V ? Influi em alguma coisa ? Tem o risco de algo queimar ?

    Tava pesquisando a respeito se vale a pena trocar o meu estabilizador, que ja tem varios anos de uso, por algum outro na faixa de 1000V, mas estava vendo que estao muito caros, na faixa de 100/250 reais, e se tratando deste valor compensaria logo ir logo de no-breaks naum acham ?!

    Agora, se realmente eu teria que por um estabilizador melhor eu ja optaria por um no-break, so que naum tenho tb nenhum ideia de qual no-break compensaria comprar. Nesta caso, qual no-break vcs me aconselhariam ?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Thomas
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    London - UK
    Registro
    Jan 2004
    Mensagens
    5.072
    Verdinhas
    365

    teóricamente estabilizador de 1000va guenta até aproximadamente 700w.. portanto, se tiver 300va, ele vai esquentar e queimar.. se tiver mais que 1000va, otimo..

    outra verdade, é que tem é tempo que não uso estabilizador..

  4. #3
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Existe alguma boa razão para você usar esse estabilizador?

    Se for para estabilizar, não precisa;
    Se for para proteger, não adianta;
    Se for para reduzir a tensão de 220 para 110, inútil pois melhor para seu PC mesmo é trabalhar em 220 Volts;
    Se for para te deixar pensando que está protegido e com tensão estável, recomendo, é importante ter fé e acreditar;
    Se for para atrapalhar a tua fonte, recomendo. Não tem nada mais eficiente que eles nessa função;
    Se for para esquentar os pés, excelente (mas lembro que pagas por essa energia);
    Se for para ajudar o vendedor lá da loja a cumprir sua cota mensal de vendas, excelente, ele já estava desesperado;
    Se for para ajudar a distribuidora de energia a vender mais, ótimo. Do contrário ela não venderia essa energia extra, pois é totalmente desnecessária.

    Pensando bem, como me parece que tem mais pontos positivos que negativos, vá em frente, use ai um estabilizador; Afinal é na sua config e não na minha, onde tem uns 10 anos que ele nem chega perto..
    Mas com essa sua config, nem pense usar esse de 300 Watts, não vai aguentar ainda mais se você colocar ai junto o Monitor.

    Abraço...

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2008
    Mensagens
    872
    Verdinhas
    105

    Vo tentar ajudar, mesmo não sendo muito minha área. Se estiver errado me corrijam por favor.

    Seu computador deve consumir na casa dos 450W. Sua fonte, se tiver 80% de eficiência, está operando muito perto do limite quando estiver em carga máxima, ou seja, rodando um Crisis ou algo tão pesado quanto (0.8 x 550W = 440W)

    A potência do estabilizador, medida em VA (volt-ampère), é a potência aparente. Ou seja, é a potência combinada na qual seu estabilizador suporta. A potência aparente é a soma da potência real com a potência reativa; esta última é uma potência que não é usada e, no Brasil, não é cobrada dos usuários domésticos. Então, vamos analisar o estabilizador de 1000VA que você citou.

    Temos então que medir quanto de potência seu estabilizador deve suportar. Esta potência tem que ser maior que a que sua fonte consome, mais o monitor e outros equipamentos que estejam ligados ao mesmo. Some mais 60W caso utilize apenas um monitor LCD, ai você verá que irá precisar de no mínimo 500W de potência real no estabilizador. O estabilizador tem uma constante associada chamada fator de potência, que relaciona a potência real com a reativa. Geralmente, é da ordem de 0.65. Assim, no caso de um estabilizador de 1000VA, você terá disponível para alimentar seus equipamentos 650W. Considerando que consuma 500W, está adequado este estabilizador para seu uso.

    Entretanto, costuma-se deixar uma folga maior para garantir flexibilidade e não operar no limite do estabilizador. Em engenharia, chama-se isso de fator de segurança. Nesse caso, para te deixar tranquilo, recomendaria um estabilizador de 1300VA de qualidade (845W reais).

    Muita gente questiona e diz que estabilizador não serve pra nada e basta uma fonte boa para garantir que não irá queimar seus componentes. Entretanto, o que não está ligado a fonte corre risco, além da própria fonte. O estabilizador estabiliza (:P) a tensão de entrada, ou seja, mantém constante, elevando a tensão ou diminuindo a mesma quando há variação na rede. Já o filtro de linha, ou estabilizadores com filtro de linha embutidos, protegem o circuito garantindo que, caso a corrente suba demais (picos de tensão), ele queime seu fusível, cortando a corrente e garantindo que essa corrente elevada não chegue à fonte e queime-a. Como a maioria dos estabilizadores hoje em dia, de qualidade, contam com filtro de linha, basta um estabilizador bom para manter garantir a integridade do seu sistema. Algumas marcas inclusive dão garantia, nesse caso, pagando os equipamentos queimado caso o estabilizador não funcione corretamente quando solicitado.

    No caso do nobreak, não esqueça que mesmo ele deve suportar 1000VA, senão vai estragá-lo ou diminuir sua vida útil. Se for só para proteção, pegue um bom estabilizador.

  6. #5
    Membro Avatar de Dr. Host
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Downloader$team
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    3.099
    Verdinhas
    1995

    blz...

    Por ex. hj to usando um athlon 64 3700, vga 7800agp, fonte 430w. ta qse tudo ligado no estabilizador e o estabilizado ta no filtro de linha, so q o meu filtro de linha ew simplisinho. Tao o melhor no meu caso seria uma bom estabilizado com um bom filtro de linha pra usar a config. passada anteriormente, certo?

  7. #6
    Membro Avatar de S0ulR£aver
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    4.569
    Verdinhas
    2

    O estabilizador é muito lento nessa estabilização. Isso é, se tiver que passar surto, vai passar o pobre do estabilizador não serve de nada. Além disso, cada "tlec tlec" faz sua fonte sofrer...

    Arrisco a dizer que 101% dos estabilizadores que dizem possuir filtro de linha na verdade NÃO o tem, ou tem um circuito de filtragem incorretamente dimensionado, em miúdos: não serve pra nada. Aliás, a função de filtro de linha é totalmente diferente no conceito de proteção contra surtos. Estabilizadores não tem proteção contra surto, ou ela é insuficiente.

    Um bom filtro de linha possui também proteção contra surtos. Existem alguns dispositivos que apenas protegem contra surtos.

    A grande maioria dos nobreaks, estabilizados, possuem algum filtro de linha também, porém da mesma forma incorretamente dimensionado.

    Estabilizador é pra estabilizar em 115V e só, não serve pra mais nada. E isso é totalmente dispensável pra todos equipamentos de informática, que funcionam com fonte chaveada, e agora a maioria é full range.

    Nobreak não tem função primária de proteção, serve pra prover energia na falta da energia da rede elétrica. Alguns nobreaks tem proteção contra surto/filtro de linha. A maioria diz que tem mas a proteção é inadequada/mal dimensionada.

    Maioria dos equipamentos full range obrigatoriamente seguem diversas normas de segurança, esses equipamentos por si só já suportam determinados surtos, portanto muito mais competentes que um estabilizador.

    Na transformação de 127V > 115V ou 220V > 115V se desperdiça energia.

    Enfim, são inúmeras as razões pra não se recomendar uso de um estabilizador.
    Totalmente desnecessário, não protege nada. Tudo bem, pra não ser injusto, ele tem um fusível, que provavelmente é um fusível de valor alto, lento... dificilmente vai romper antes que o surto cause danos ao PC.

    Dr. Host, o melhor era um bom filtro de linha com proteção contra surtos ou apenas um protetor contra surtos. Estabilizador é pra ser aposentado. Não existe bom estabilizador pra uso com informática.

    Só não sei quando vão entender que estabilizador não serve pra nada.

  8. #7
    Membro Avatar de Sergio.Fernando
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2008
    Mensagens
    1.537
    Verdinhas
    151

    Ok, depois desse topico só vou usar stabilizador para as minhas caixas de som.
    Mas indiquem ae um bom filtro de linha, alguem sabe?

  9. #8
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando Sergio.Fernando Ver mensagem
    Ok, depois desse topico só vou usar stabilizador para as minhas caixas de som.
    Mas indiquem ae um bom filtro de linha, alguem sabe?
    Se a alimentação dai for de 220 Volts na tomada, uma dos melhores opções disponíveis no Brasil é esse daqui:

    www.clamper.com.br

    Se a sua alimentação ai na tomada for de 110 Volts, recomendo esse daqui:
    http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

    Se você tiver alguma habilidade pode fazer isso daqui:
    http://forum.***************.com.br/...ei-util/492673

    Ou, se a habilidade for um pouco menor, pode fazer esse, que é mais fácil: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232831

    Abraço...

  10. #9
    Membro Avatar de Dr. Host
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Downloader$team
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    3.099
    Verdinhas
    1995

    Foram bastante esclaredor, vcs sao os caras ! ,
    Este tipo de coisa deixa agente um poko na neura ne ! :/

    Vou fazer o seguinte:

    - Vou comprar este no-break para o PC "NO BREAK UPS OFFICE SECURITY 1350 VA 110V FORCE LINE"
    - O no-break vou ligar no filtro de linha que tem 6 tomadas.
    - E caso falte tomanda ligo o monitor e as caixas de som no estabilizador e o estabilizador ligo tb no filtro de linha e pronto.

    Qto ao no-break tava querendo compra-lo a algum tempo mesmo, mas se tb o money ainda naum der vou mesmo ew liigar PC no filtro e caso falte tomadas ligo o monitor e caixa de som no estabilizador e tb ligo no filtro.

  11. #10
    Membro Avatar de Sergio.Fernando
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2008
    Mensagens
    1.537
    Verdinhas
    151

    Citação Citando faller Ver mensagem
    Se a alimentação dai for de 220 Volts na tomada, uma dos melhores opções disponíveis no Brasil é esse daqui:

    www.clamper.com.br

    Se a sua alimentação ai na tomada for de 110 Volts, recomendo esse daqui:
    http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

    Se você tiver alguma habilidade pode fazer isso daqui:
    http://forum.***************.com.br/...ei-util/492673

    Ou, se a habilidade for um pouco menor, pode fazer esse, que é mais fácil: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=232831

    Abraço...
    É, valeu a dica, mandei e-mail para os representantes da marca aqui em uma cidade proxima mas eles nao me retornaram, procurei no ML tbm e nao vi a venda, fica dificil hehe.
    Vlw ae, se tiver dica de onde venda fico grato. Aqui seria o Computer Protector PRO 220V

  12. #11
    Membro Avatar de S0ulR£aver
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    4.569
    Verdinhas
    2

    Você precisa de nobreak mesmo?

    Muitos usuários compram nobreak achando que estão protegendo mais, na verdade o benefício do nobreak é fornecer energia na falta da energia da rede elétrica. Quando a proteção elétrica esta não é função primária dele, apesar de possuir algumas proteções. Alguns nobreaks também tem essas proteções incorretamente dimensionadas. Por exemplo, modelos "bivolt". A proteção contra surto, se tiver, não vai servir pra quem tem rede 127V. Pra 220V talvez, masalgumas vezes os componentes que formam o circuito de filtro de linha/proteção contra surto são insuficientes.

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2008
    Mensagens
    872
    Verdinhas
    105

    Estava escrevendo um relatório da faculdade e por acaso achei esse artigo no Google:

    http://pcworld.uol.com.br/reportagen...28.8074293084/

    Achei interessante, e bom pra você ter alguma fundamentação além das dos colegas.

  14. #13
    Membro Avatar de redhat
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    35.097
    Verdinhas
    701

    Citação Citando faller Ver mensagem
    Existe alguma boa razão para você usar esse estabilizador?

    Se for para estabilizar, não precisa;
    Se for para proteger, não adianta;
    Se for para reduzir a tensão de 220 para 110, inútil pois melhor para seu PC mesmo é trabalhar em 220 Volts;
    Se for para te deixar pensando que está protegido e com tensão estável, recomendo, é importante ter fé e acreditar;
    Se for para atrapalhar a tua fonte, recomendo. Não tem nada mais eficiente que eles nessa função;
    Se for para esquentar os pés, excelente (mas lembro que pagas por essa energia);
    Se for para ajudar o vendedor lá da loja a cumprir sua cota mensal de vendas, excelente, ele já estava desesperado;
    Se for para ajudar a distribuidora de energia a vender mais, ótimo. Do contrário ela não venderia essa energia extra, pois é totalmente desnecessária.

    Pensando bem, como me parece que tem mais pontos positivos que negativos, vá em frente, use ai um estabilizador; Afinal é na sua config e não na minha, onde tem uns 10 anos que ele nem chega perto..
    Mas com essa sua config, nem pense usar esse de 300 Watts, não vai aguentar ainda mais se você colocar ai junto o Monitor.

    Abraço...
    Edita isso ai bixo.. eu vendo em media 4 estabilizadores por dia..



  15. #14
    Membro Avatar de S0ulR£aver
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    4.569
    Verdinhas
    2

    Citação Citando AleX.//Dr!v3R Ver mensagem
    Estava escrevendo um relatório da faculdade e por acaso achei esse artigo no Google:

    http://pcworld.uol.com.br/reportagen...28.8074293084/

    Achei interessante, e bom pra você ter alguma fundamentação além das dos colegas.
    Lendo...

    Sua função é regular a tensão elétrica que chega da rede da concessionária e entregar para os computadores o nível de tensão adequado e constante exigido pelas fontes de alimentação.
    Cuja regulação é lenta, e as fontes não exigem tensão constante. Pega uma fonte de PFC ativo, funciona de 100-264V e põe um estabilizador pra quê? Pra atrapalhar a fonte e desperdiçar energia Uma fonte lida melhor com variações de tensão que um estabilizador, fato. Até as genéricas.

    Mesmo fontes "110" ou "220" toleram níveis de tensão baixa ou alta onde estabilizador entraria em ação.
    Exemplo: uma fonte pra 110V, funciona de 90-132V. Pra 220V funciona de 180-264V.

    Outros equipamentos como monitores, impressoras, etc, também toleram tensão mais baixa ou mais elevada, respeitando seus limites. Estabilizador só é vendido no Brasil. Será que nós somos espertos, ou é a indústria da "proteção de energia"?

    Estabilizador é uma ótima peça de museu
    Agora tem a nova geringonça chamada MIE G3 da Microsol, outra inutilidade, e promete ainda "aterramento", mas claro que aquilo não é aterramento. Aterramento de verdade só na terra mesmo.

    redhat, seja ético e pare de vender essas inutilidades

  16. #15
    Membro Avatar de faller
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    661
    Verdinhas
    264

    Citação Citando redhat Ver mensagem
    Edita isso ai bixo.. eu vendo em media 4 estabilizadores por dia..
    Só edito se sair uma beira.. Quaquaquaqua...


+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões