+ Responder Tópico
Página 1 de 7 1 2 3 ... Última
  1. #1
    Membro Avatar de FerujoSax
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    194
    Verdinhas
    43

    TUTORIAL: RMA internacional, passo a passo. (detalhado com fotos).

    Fala rapeize! Venho com intuito de fazer um tópico instrutivo sobre RMA internacional, já que o que consta na web sobre este tema, na maioria das vezes, é sempre muito confuso e inconsistente.

    Logo, a minha iniciativa é a de tentar reunir o máximo de informações pertinentes para se conseguir fazer um RMA internacional bem sucedido, evitando problemas indevidos com a alfândega etc.

    Primeiramente, pra quem não sabe, RMA significa Return Merchandise Authorization, o que implica em um sistema do qual diversos fabricantes dispõem que permite aos consumidores devolverem produtos que apresentaram qualquer tipo de defeito de fábrica (dentro do prazo de garantia) em troca de um produto totalmente novo (idêntico ou superior àquele que você adquiriu).

    O que muitos não sabem é que a maioria dos componentes de informática (de fabricantes conhecidos) que compramos tem sempre 1, 2 ou 3 anos de garantia de fábrica, ou seja, independente da garantia que a loja te dá, existe a garantia do fabricante, tendo você registrado ou não o produto no site.

    O que mais pessoas ainda não sabem é que hoje em dia, para muitas peças a garantia de fábrica é vitalícia (contanto que você registre o produto dentro do prazo estipulado – geralmente 30 dias). Os fabricantes tem feito isso como uma tentativa de fidelizar seus clientes.

    Ao precisar fazer um RMA de uma placa de vídeo EVGA 8800GTX 768MB KO ACS3 que apresentava problemas de artefato (e cuja nota fiscal havia sido jogada fora e não havia nem um outro comprovante de compra), senti muita dificuldade em pesquisar por dados concretos na internet que pudessem me ajudar nessa missão. A tentativa era árdua, pois, diferentemente de outros fabricantes, a EVGA exige nos seus termos de RMA, uma comprovação que possa confirmar a data de compra do produto (uma nota fiscal ou ao menos um comprovante de depósito – qualquer coisa, mas eu não tinha nada).

    Obs.: pelo que eu pesquisei em diversos tópicos na internet, a EVGA é a empresa teoricamente mais complicada de se fazer um RMA bem sucedido, seja porque o RMA é somente internacional, seja por essas exigências como a de comprovante de compra e tal. Por isso, vou descrever aqui como eu consegui fazer esse RMA... creio que, se seguirem estes passos, poderão fazer qualquer RMA internacional com sucesso. Se for nacional... mais fácil ainda!

    Chega de rodeios. Vamos ao primeiro passo:

    1º passo: Registrar o produto o quanto antes
    Se você ainda não o fez, faça. Nunca é tarde para registrar o seu produto. É crucial que esse passo seja dado para que você prossiga com os demais. Para tanto, você precisará tomar nota do número de série do seu produto (que está sempre escrito em tinta nele, ou num adesivo colado nele) e do part number (se tiver também) e preencher os demais dados necessários referentes a compra do produto, no site do fabricante.

    2º passo: Entrar em contato diretamente com o fabricante através de e-mail, e, desta maneira, conseguir seu RMA aprovado.
    Não importa se a empresa tem representante no Brasil. Você precisa mandar um e-mail diretamente para a matriz (se você não souber falar inglês, arrume um bom amigo que queira segurar essa barra pra você).

    Entre no site do fabricante, pegue os e-mails de todos funcionários encarregados de RMA, atendimento ao consumidor e marketing de produtos (se tiver e-mail do diretor ou de algum outro alto escalão, pegue tb). Tendo colocado todos estes endereços como destinatários, você irá escrever um e-mail contando a história de quando você adquiriu a placa, e a partir de quando ela começou a apresentar problemas (e quais problemas). Se não tiver nota fiscal, irá dizer como a perdeu. Vai contar que anteriormente já adquiriu outros produtos daquele fabricante (apesar de nunca os ter registrado), pois sempre acreditou se tratar de uma marca de qualidade (até agora) e blá blá blá. No final, vai pedir que olhem pro seu caso com atenção, já que, pra você, o valor pago pelo produto há de corresponder à sua qualidade. Pedirá também, para que seu caso seja tratado o mais rápido possível, já que, dentre outras coisas, você depende do seu computador e consequentemente daquele produto específico como ferramenta de trabalho.

    Esse primeiro e-mail é um dos passos mais importantes, porque estabelece um vínculo direto seu com alguém que será escolhido para lidar com seu problema, por isso, é importante que se faça uso da gentileza e da boa educação, por que é isso que vai voltar pra você.

    A princípio, pode ser que seus primeiros e-mails sejam respondidos cada hora por uma pessoa diferente. Eles fazem isso para o consumidor sentir que seu caso está sendo tratado como um outro qualquer e assim ter mais propensão a desistir da causa.

    Mas é necessário que o interessado (você) seja perseverante e ao mesmo tempo paciente. Ansiedade não ajudará em nada e só vai fazer com que você queira desistir ou comprar um produto de outro fabricante pra repor logo o seu (você até pode fazer isso também, mas não deixe de correr atrás daquilo que lhe é de direito).

    No meu caso, por exemplo, eu estava todo errado. Minha placa de vídeo estava sem nota fiscal e já tinha excedido o prazo de registro para que ela fosse coberta pelo RMA por mais tempo (ela já tinha 1 ano de vida). Mas não há nada que a boa conversa não resolva. Resultado: depois de uma boa troca de e-mails, quando eles disseram que, infelizmente, não poderiam me ajudar, eu respondi com o seguinte no final do meu e-mail: “é uma pena que a minha preferência pela EVGA acabe por aqui... a minha e de todas as pessoas no mundo que lerem o meu testemunho sobre esta placa de vídeo”.

    Pronto. Depois disso você passa a ter tratamento VIP e uma só pessoa será encarregada para tratar o seu caso. Isso acontece porque, para qualquer fabricante, é um milhão de vezes melhor efetuar a troca de um produto do que ter seu nome manchado para um número indeterminado de pessoas.

    Depois que eles aceitarem seu RMA, você terá que aciona-lo pelo site e provavelmente pagará uma taxa de uns U$30,00 (no ato do acionamento, via cartão de crédito) que está relacionada ao envio do produto que eles vão fazer de volta pra você, seja do produto reposto ou o seu próprio produto originalmente enviado (se sua placa estiver irregular – tiver caído ou com alguma coisa quebrada ou molhada – eles provavelmente a enviarão de volta sem trocar... por isso, se foi culpa sua, é melhor desistir mesmo).

    Atenção: o segundo passo é deveras importante. O rapaz da EVGA que me acompanhou no processo de RMA disse que me mandaram uma placa nova em folha que é pra eu não ter mais nenhum tipo de problema, mas que, no meu caso, o rotineiro seria me mandar uma placa reparada.


    3º passo: Enviando o produto pelos Correios da maneira certa (para não pagar impostos indevidamente cobrados pela receita).
    Primeiramente, vá à papelaria, compre uma caixa que caiba o produto e compre 1 metro de plástico bolha para enrola-lo (não esqueça de colocar o produto no plástico anti-térmico antes), de maneira que o produto fique bem forrado dentro da caixa, sem espaço pra ele ficar trepidando.

    Há uma série de rumores relacionados a RMA e produtos retidos pela receita federal na alfândega.

    Para que você não tenha esta dor de cabeça, nem na saída nem na entrada do seu produto no país, cole na caixa o próprio papel de RMA fornecido pelo fabricante, que vem com as informações de remetente e destinatário (e que vem explicitamente com a palavra RMA e o número do mesmo) e, além disso, ainda preencha DUAS VIAS deste formulário (mole de preencher) chamado DST (calma, galera, não tem nada a ver com sexo sem camisinha):

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Ad...jantes/DST.htm
    É só clicar no link “(Anexo III da IN SRF no 120/98)” e baixar o formulário.

    Uma das vias você irá colar na caixa que você está enviando, no espaço que sobrar (pode ser na lateral). A outra via preenchida você colocará dentro da caixa. Você irá pedir para a pessoa específica que está tratando do seu RMA que, quando enviar o produto de volta, envie com este papel dentro, para que você possa evitar, com mais segurança, problemas relacionados a impostos sobre importação.

    Confira a imagem do DST para mais detalhes:
    http://img151.imageshack.us/my.php?i...editadofb6.jpg
    [
    Você também pedirá que eles enviem junto à encomenda todos os documentos e informações necessárias para comprovar que o produto enviado de volta a você se trata de uma peça de reposição, sem valor algum de mercado. Geralmente algumas empresas declaram que o produto ali contido vale U$1,00, o que evita qualquer problema de imposto. Mas mesmo se não fizerem isso, não tem problema. Se você tomar todas estas precauções, não tem como a receita te cobrar imposto. Se você for muito azarado e a receita te cobrar imposto mesmo assim, você vai arrumar um jeito de enviar todos os comprovantes possíveis e imagináveis que você tiver para mostrar que aquele produto se trata de RMA e que por direito você não tem que pagar imposto algum (não importa se você não tem a nota fiscal... você pode não dispor da nota fiscal por uma infinidade de motivos – ninguém vai perder muito tempo com isso. Envia os comprovantes de RMA que seu problema se resolve).

    Além disso, ainda no envio do produto para o RMA, você terá que preencher um formulário nos Correios (também fácil de preencher), onde você informará, de novo, remetente e destinatário, a descrição do conteúdo da caixa (uma placa de vídeo, ou, uma placa mãe etc.) e o valor do seguro (onde você pode colocar uns R$600, o que vai te custar apenas R$3,00 de seguro).

    Confira a imagem do formulário para mais detalhes:
    http://img100.imageshack.us/my.php?i...ditado2es9.jpg

    Atenção: você terá que escolher a categoria de envio. Eu escolhi o expresso (chega em no máximo 5 dias úteis – o meu demorou 4), que custa um pouco mais caro, mas que não te faz correr o risco de exceder o prazo de validade do RMA, que geralmente é de 14 dias (a partir do momento que você o aciona). O serviço de rastreamento dos Correios já vem embutido em qualquer forma de envio, mas não é tão eficiente quanto o da Fedex (pois depois que o pacote sai do Brasil, eles só voltam a te dar informação quando a placa atinge o destino). Mas isso é o de menos. Qualquer coisa, você tem o seguro, que é muito mais importante e mais barato do que o de outras empresas do ramo.

    Confira a imagem do tracking de envio para mais detalhes:
    http://img244.imageshack.us/my.php?i...envioediz8.jpg

    Quando seu produto chegar lá, mesmo se você tiver violado algum termo de RMA, como, sei lá, tiver violado algum lacre do produto que não era permitido violar, eles já não sairão enviando seu produto ferrado de volta pra você, simplesmente por que você já tem um vínculo direto com eles. Logo, eles provavelmente irão relevar o problema ou entrarão em contato com você para informa-lo. Você irá lhes dar a melhor de suas justificativas e pronto, mais um ponto contra você que já foi superado, graças ao poder da conversa.

    Tudo resolvido. Vamos ao 4º passo.

    4º passo: Correr pro abraço
    Eu enviei minha placa no dia 12 e a recebi no dia 27 (Hoje!!! Aproveitei para preparar este tutorial durante estes dias que esperei). Em outras palavras: 15 dias de espera por uma placa novinha em folha. A caixa vem com vários documentos e as seguintes informações contidas neles:

    “Replacement cost for customs purposes. This is a warranty PC video graphic adapter. Goods being returned after warranty.” Vem também com adesivo de “RMA Replacement” e outras coisas, por isso é liberado pela alfândega.

    O.b.s.: Através do rastreamento da Fedex (você recebe um tracking number por e-mail assim que eles pegam o pacote lá nos EUA), eu cheguei a pensar que a placa tinha ficado retida no momento que chegou ao Rio, mas na verdade é que a Fedex fica enrolando a entrega até completar o prazo que eles estipularam, cravadamente – a EVGA, escolheu a forma de envio econômica da Fedex, que demora 5 dias úteis, o que equivale ao tempo referente ao modo Express dos Correios).

    Confira a imagem do tracking de recebimento para mais detalhes:
    http://img183.imageshack.us/my.php?i...ebimentfq9.png

    Se tudo sair como você esperava, você gastou no máximo R$150 (como eu gastei, pq essa placa pesa igual um tijolo) de frete. Se seu produto custava ao menos o dobro disso, já valeu a pena o tempo que você perdeu na troca de e-mails, no tempo de espera etc. Se seu produto custava mais que R$500,00, você vai ficar bastante contente por não ter que comprar outro equivalente (ou venda aquele que você comprou quando perdeu as esperanças). Se seu produto valia uns R$1600,00, como era o caso desta EVGA 8800GTX 768MB KO ACS3, você vai ficar rindo à toa, não acreditando que era tão fácil assim correr atrás do prejuízo e batalhar pelo que lhe é de direito.

    Com o dinheiro que eu investiria numa nova placa, eu que não sou bobo e não acredito mais no cooler fraquinho dessas placas overclockadas, agora vou comprar um cooler Zalman VF1000 LED, acompanhado de um dissipador também Zalman ZM-RHS-88 para que minha placa nunca mais dê pau (se Deus quiser).

    Desejo a todos que precisarem fazer RMA, uma boa sorte, e dizer que não é um bicho de 7 cabeças, como pensa erroneamente a massa popular (ou cibernética).

    Quem tiver alguma sugestão pra eu acrescentar a este tópico, que sugira, por favor. Vamos crescer.

    Quem tiver algum depoimento sobre algum processo de RMA, que tenha dado certo ou não, mas que não inclua preguiça de correr atrás, que faça seu post e nos deixe compartilhar de sua experiência.

    Se alguém tiver com um caso de RMA pior do que esse citado aqui, que o reporte para que possamos juntos pensar numa solução que resolva seu desafio.

    Quem tiver dúvidas sobre quaisquer questões envolvendo RMA, não se sinta encabulado em fazer-se ouvir.

    É isso, galera, vamos comentar o tópico, para que ele possa atingir o maior número de pessoas possível. Antes que alguém diga que deu trabalho, já respondo: deu um pouco, mas não mais do que fazer esse tópico, por isso, comentem por favor!

    Valeu galera!

    Foto bônus (minha máquina quebrou o flash, por isso ta uma porcaria):
    http://img183.imageshack.us/my.php?i...sc00194bn1.jpg
    Última edição por FerujoSax : 03-06-2009 às 22:47

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de S0ulR£aver
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    4.575
    Verdinhas
    2

    Ótimo tópico.
    Eu já fiz RMA com a OCZ, foi bem tranqüilo e rápido.
    A OCZ resolveu declarar US$ 15.00 e DUTIABLE (taxável), eles pagaram uns R$ 14 de imposto. Mas isso varia de cada empresa, o bom foi como a eVGA fez com você e você ter preenchido a DST, aí não tem erro.

    No caso da encomenda expressa EMS, que eu acho que foi a que você escolheu, a entrega é feita pelo correio de lá USPS (não confundir com UPS). O rastreio pode ser feito usando o número do EMS na página da USPS www.usps.com em Track & Confirm: http://trkcnfrm1.smi.usps.com/PTSInternetWeb/index.jsp

    Põe lá o número e veja que sai o rastreio completo

    No caso do SEDEX mundi a entrega lá nos EUA é feita pela TNT e é possível rastrear pela página da TNT usando como referência o número de objeto do SEDEX mundi.
    Última edição por S0ulR£aver : 27-05-2008 às 20:11

  4. #3
    Ink
    Ink está offline
    Membro Avatar de Ink
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2007
    Mensagens
    438
    Verdinhas
    74

    Merece stick

  5. #4
    Membro Avatar de Cardone
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Aprendiz de Ganhafoto
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    6.566
    Verdinhas
    248

    Parabéns pela iniciativa do tópico.


    Qto a vga, vc achou ruim o cooler dela ? Olhando pela foto parece ser bom, dual slot e etc.

  6. #5
    Membro Avatar de FerujoSax
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    194
    Verdinhas
    43

    Citação Citando S0ulR£aver Ver mensagem
    Ótimo tópico.
    Eu já fiz RMA com a OCZ, foi bem tranqüilo e rápido.
    A OCZ resolveu declarar US$ 15.00 e DUTIABLE (taxável), eles pagaram uns R$ 14 de imposto. Mas isso varia de cada empresa, o bom foi como a eVGA fez com você e você ter preenchido a DST, aí não tem erro.

    No caso da encomenda expressa EMS, que eu acho que foi a que você escolheu, a entrega é feita pelo correio de lá USPS (não confundir com UPS). O rastreio pode ser feito usando o número do EMS na página da USPS www.usps.com em Track & Confirm: http://trkcnfrm1.smi.usps.com/PTSInternetWeb/index.jsp

    Põe lá o número e veja que sai o rastreio completo

    No caso do SEDEX mundi a entrega lá nos EUA é feita pela TNT e é possível rastrear pela página da TNT usando como referência o número de objeto do SEDEX mundi.
    É verdade, querido, dessa eu não sabia! Conferi lá o tracking da USPS e tem o rastreamento completo.

    Muito bom você ter adicionado mais essa informação ao tópico. Obrigado.
    Última edição por FerujoSax : 27-05-2008 às 23:37

  7. #6
    Membro Avatar de FerujoSax
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    194
    Verdinhas
    43

    Citação Citando Isaac MM Ver mensagem
    Merece stick
    Citação Citando ]PF[.PhoeniX Ver mensagem
    Parabéns pela iniciativa do tópico.


    Qto a vga, vc achou ruim o cooler dela ? Olhando pela foto parece ser bom, dual slot e etc.
    Obrigado pelo incentivo.

    Cara, quanto ao cooler da VGA, sinceramente, não sei te aferir se foi realmente ele o problema. Parece que este cooler vem de fábrica funcionando somente à 20% da sua capacidade. Queria saber até aqui com a galera qual é o melhor programa pra se mexer nessas tunagens... mas ele não é dual slot não (se é que dual slot é oq eu to pensando)!

    Só pilhei de trocar o cooler por causa desse vídeo aqui: YouTube - BFG 8800GTX + VF1000 Led + ZM-RHS-88 , mas, na real, agora, vendo aqui ela novinha, fiquei meio encucado de futucá-la... prefiro me aprofundar mais um pouco a respeito dessa velocidade somente à 20% que vem de fábrica no cooler original.

  8. #7
    Membro Avatar de S0ulR£aver
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    4.575
    Verdinhas
    2

    Citação Citando FerujoSax Ver mensagem
    Obrigado pelo incentivo.

    Cara, quanto ao cooler da VGA, sinceramente, não sei te aferir se foi realmente ele o problema. Parece que este cooler vem de fábrica funcionando somente à 20% da sua capacidade. Queria saber até aqui com a galera qual é o melhor programa pra se mexer nessas tunagens... mas ele não é dual slot não (se é que dual slot é oq eu to pensando)!

    Só pilhei de trocar o cooler por causa desse vídeo aqui: http://br.youtube.com/watch?v=Rr4wZllNKBg , mas, na real, agora, vendo aqui ela novinha, fiquei meio encucado de futucá-la... prefiro me aprofundar mais um pouco a respeito dessa velocidade somente à 20% que vem de fábrica no cooler original.
    Use o Rivatuner pra alterar isso. Mas só se estiver muito quente. O problema é que a VGA bem quente acaba claro por elevar a temperatura do restante dos componentes. Não deixa em 100% o fan não, tem uma forma de deixar no controle automático e só aumentando a rotação mínima.

    Essa sua eVGA 8800GTX é versão ACS3, então o cooler dela já é melhor que o padrão, não tá sendo suficiente?

    Quanto a alterar a ventilação vai de cada um. Eu tenho uma 8800GT novinha estou considerando melhorar a ventilação porque tá bem mais quente que a minha 7800GTX anterior, que era modificada já. Acho que vou tentar "adaptar a adaptação antiga" na 8800GT pra ver como fica e como for talvez comprar um Accelero S1 Rev 2.

    Esse cooler da Zalman é bom, a desvantagem que ele é caro. Com ZM-RHS88 fica mais eficiente, mas o VF1000 já traz todos os acessórios necessários (ramsink + PWM sinks). O melhor cooler pra VGA que tem hoje é o Thermalright HR-03 GT (G92) e HR-03 Plus (G80). O saco é comprar um Thermalright desses e ele só ser compatível com G80 e não com G92.

    O que me dói no bolso é comprar uma solução térmica que só pode ser aplicada numa placa específica ou em poucas, e depois se torna obsoleto não sendo possível usar em outra placa.
    Última edição por S0ulR£aver : 28-05-2008 às 0:10

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    21.688
    Verdinhas
    5

    certeeza q esse topico deve ir pro fixo de bookmarks, topicos uteis. Congrats!

  10. #9
    Membro Avatar de FerujoSax
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    194
    Verdinhas
    43

    Citação Citando S0ulR£aver Ver mensagem
    Use o Rivatuner pra alterar isso. Mas só se estiver muito quente. O problema é que a VGA bem quente acaba claro por elevar a temperatura do restante dos componentes. Não deixa em 100% o fan não, tem uma forma de deixar no controle automático e só aumentando a rotação mínima.

    Essa sua eVGA 8800GTX é versão ACS3, então o cooler dela já é melhor que o padrão, não tá sendo suficiente?

    Quanto a alterar a ventilação vai de cada um. Eu tenho uma 8800GT novinha estou considerando melhorar a ventilação porque tá bem mais quente que a minha 7800GTX anterior, que era modificada já. Acho que vou tentar "adaptar a adaptação antiga" na 8800GT pra ver como fica e como for talvez comprar um Accelero S1 Rev 2.

    Esse cooler da Zalman é bom, a desvantagem que ele é caro. Com ZM-RHS88 fica mais eficiente, mas o VF1000 já traz todos os acessórios necessários (ramsink + PWM sinks). O melhor cooler pra VGA que tem hoje é o Thermalright HR-03 GT (G92) e HR-03 Plus (G80). O saco é comprar um Thermalright desses e ele só ser compatível com G80 e não com G92.

    O que me dói no bolso é comprar uma solução térmica que só pode ser aplicada numa placa específica ou em poucas, e depois se torna obsoleto não sendo possível usar em outra placa.
    Mas é fácil de fazer por si só a troca do cooler? Tipo, não tem erro? Ou é meio complicadinho? Bom, vou ver como fica a temperatura dela aumentando a velocidade do cooler, aí eu vejo se troco ou não...

    Ainda não instalei a placa pq quero fazer um upgrade no PC... preciso comprar uma placa mãe e processador novo... to querendo um Q6600, não pensando em over... to quase indo comprar uma P5k SE amanhã mesmo, mas não sei se deveria esperar até sair algo mais vantajoso.

  11. #10
    Membro Avatar de Stark
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2008
    Mensagens
    51
    Verdinhas
    0

    Parabens amigo...
    otimo topico.. muitas pessoas nao sabem a respeito da DST rsrsrs q nao eh DST q todo mundo ta acostumado...
    isso ajuda muito.. eu ja usei DST para trazer memorias rsrs.. quando ia trocar mandava uma qualquer e na hora de voltar voltava a nova com a mesma descriçao.. fiz 2x... por isso sei a respeito...
    agora nao indico a fazer pois é questao de sorte, indico a quem quizer fazer RMA fazer como nosso amigo fez.
    flws

  12. #11
    Membro Avatar de FerujoSax
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    194
    Verdinhas
    43

    Citação Citando FIDEL | RJ | SP Ver mensagem
    certeeza q esse topico deve ir pro fixo de bookmarks, topicos uteis. Congrats!
    Fico contente, cara. Eu tinha um login muito velho nesse fórum, que se perdeu no tempo... se chamava Zeh Pequeno, se não me engano... Depois de muitos e muitos anos visitando o fórum e tirando uma penca de dúvidas que me apareciam sobre PC, finalmente sinto que pude fazer uma contribuição útil por ele e seus usuários.

    Valeu mesmo.

  13. #12
    Membro Avatar de S0ulR£aver
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2001
    Mensagens
    4.575
    Verdinhas
    2

    Citação Citando FerujoSax Ver mensagem
    Mas é fácil de fazer por si só a troca do cooler? Tipo, não tem erro? Ou é meio complicadinho? Bom, vou ver como fica a temperatura dela aumentando a velocidade do cooler, aí eu vejo se troco ou não...

    Ainda não instalei a placa pq quero fazer um upgrade no PC... preciso comprar uma placa mãe e processador novo... to querendo um Q6600, não pensando em over... to quase indo comprar uma P5k SE amanhã mesmo, mas não sei se deveria esperar até sair algo mais vantajoso.
    É fácil. Só seguir as instruções de instalação, e sempre limpar as superfícies que farão contato com a interface térmica com álcool isoproílico. Interface térmica: pasta térmica na GPU ou os thermal pads nas memórias/PWM.

    Cara, se você vai fazer upgrade recomendo pensar se você cogita fazer SLI depois, o que te limita apenas a placas com chipset NVIDIA. E se você quer uma placa mais recente, tipo X38, X48 ou NVIDIA 780i.

    Benefício de uma X38/X48 é possibilidade de fazer um Crossfire sem limitação de banda no barramento PCI-Express porque elas são PCIe 2.0 e possuem 2 slots PCIe x16 funcionando @x16 ao invés das placas P35 que mesmo tendo 2 slots PCIe x16 físicos um slot opera a x16 e o outro a x4, pode levar a diminuição de performance dependendo das GPUs usadas.

    NVIDIA 780i te deixa com o que é de mais recente, possibilidade de fazer 3-way SLI ou SLI com placas NVIDIA diferentes - Hybrid SLI.

    Exemplos:
    Sua eVGA 8800GTX + 9800GX2
    Sua eVGA 8800GTX + 9800GTX
    Sua eVGA 8800GTX + 8800Ultra + 8800GX2

  14. #13
    Membro Avatar de FerujoSax
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    194
    Verdinhas
    43

    Citação Citando S0ulR£aver Ver mensagem
    É fácil. Só seguir as instruções de instalação, e sempre limpar as superfícies que farão contato com a interface térmica com álcool isoproílico. Interface térmica: pasta térmica na GPU ou os thermal pads nas memórias/PWM.

    Cara, se você vai fazer upgrade recomendo pensar se você cogita fazer SLI depois, o que te limita apenas a placas com chipset NVIDIA. E se você quer uma placa mais recente, tipo X38, X48 ou NVIDIA 780i.

    Benefício de uma X38/X48 é possibilidade de fazer um Crossfire sem limitação de banda no barramento PCI-Express porque elas são PCIe 2.0 e possuem 2 slots PCIe x16 funcionando @x16 ao invés das placas P35 que mesmo tendo 2 slots PCIe x16 físicos um slot opera a x16 e o outro a x4, pode levar a diminuição de performance dependendo das GPUs usadas.

    NVIDIA 780i te deixa com o que é de mais recente, possibilidade de fazer 3-way SLI ou SLI com placas NVIDIA diferentes - Hybrid SLI.

    Exemplos:
    Sua eVGA 8800GTX + 9800GX2
    Sua eVGA 8800GTX + 9800GTX
    Sua eVGA 8800GTX + 8800Ultra + 8800GX2
    Entendi. SLI tá começando a se tornar uma realidade brasileira agora, né? Pois é rapaz... vou confessar uma coisa aqui que até agora não fiz. Essa placa 8800GTX na verdade me foi dada por um amigo (quando deu pau, ele comprou outra e me deu a dele, cuja nota fiscal estava desaparecida, pra ver se eu conseguia arrumar alguma coisa, essa boa alma... acabei arrumando esse RMA). Fato é que uma placa de vídeo dessa magnitude não está, nem de longe, dentro dos meus padrões de realidade financeira.

    Assim é também pra mim quanto a placa mãe. Quanto tá custando uma X38 ou X48, atualmente? Se for muito caro, fica dose de pegar uma, sacou? Mas de qualquer forma, valeu aí por me atualizar das boas do momento.

    Citação Citando Stark Ver mensagem
    Parabens amigo...
    otimo topico.. muitas pessoas nao sabem a respeito da DST rsrsrs q nao eh DST q todo mundo ta acostumado...
    isso ajuda muito.. eu ja usei DST para trazer memorias rsrs.. quando ia trocar mandava uma qualquer e na hora de voltar voltava a nova com a mesma descriçao.. fiz 2x... por isso sei a respeito...
    agora nao indico a fazer pois é questao de sorte, indico a quem quizer fazer RMA fazer como nosso amigo fez.
    flws
    Valeu, cumpadi... fica aí um pulo do gato do nosso amigo.
    Última edição por FerujoSax : 28-05-2008 às 13:17

  15. #14
    Membro Avatar de SparkS
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    7.274
    Verdinhas
    4

    Parabéns pelo tutorial, com certeza vai ajudar muita gente.

  16. #15
    Membro Avatar de FerujoSax
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2006
    Mensagens
    194
    Verdinhas
    43

    Citação Citando SparkS Ver mensagem
    Parabéns pelo tutorial, com certeza vai ajudar muita gente.
    Valeu!

    Como faz pra deixar o título do tópico em negrito?

  17. #16
    Membro Avatar de SparkS
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    7.274
    Verdinhas
    4

    Não tem como formatar o título

  18. #17
    Membro Avatar de Impagliazzo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2007
    Mensagens
    329
    Verdinhas
    0

    Ferujão, parceiro esse tópico tá show de bola.

    Queria ser um rapaz erudito, educado e bonito igual você.

    Mas pelo menos eu sou invejoso! hahahha

    Vou salvar esse tópico pra quando um troço der piripaqui aqui.

    Thx m8

  19. #18
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2007
    Mensagens
    28
    Verdinhas
    0

    parabéns pelo tutorial, ficou muito detalhado e de simples entendimento, com certeza ajudará muitas pessoas que perderiam dinheiro por falta de conhecimento.

  20. #19
    Membro Avatar de Acme NGr !!! ...
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2007
    Mensagens
    116
    Verdinhas
    1

    Excelente tópico, merece ser fixado.

    Abraço.

  21. #20
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    436
    Verdinhas
    0

    Parabéns pela iniciativa! Vou seguir seu exemplo e providenciar um RMA de memos aqui!

    []s, JP

  22. #21
    Membro Avatar de Chip_ahoo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2004
    Mensagens
    3.337
    Verdinhas
    6

    Boaaaa

  23. #22
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2004
    Mensagens
    3.713
    Verdinhas
    86

    Parabens pelo to´pico, só li ele hoje...

    Não da pra fixar não?

  24. #23
    Membro Avatar de Pynot
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2008
    Mensagens
    679
    Verdinhas
    80

    porque mesmo esse tópico não tá fixo ainda?
    xD

    Excelente tuto, todo mundo pode precisar dele um dia.
    Valeu

  25. #24
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2008
    Mensagens
    16
    Verdinhas
    0

    fixa logo, vai ajudar muitas pessoas.

  26. #25
    Membro Avatar de In a RUSH
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Tough ain't enough!
    Registro
    Jul 2003
    Mensagens
    2.287
    Verdinhas
    70

    Fixa! Fixa! Fixa!

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 7 1 2 3 ... Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões