+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2008
    Mensagens
    6
    Verdinhas
    0

    Overclock e voltagens, algum entendido?

    . . Pessoal, faz um tempo que vinha tendo problemas com meu PC que desligava sozinho. Testei tudo e nao achava, ateh que um dia levei num tecnico qualquer e o cara inverteu meu cooler (180 graus) e disse que era isso. Tenho um Jet7+ com a base totalmente de cobre e plana, entao acho dificil que isso tenha solucionado o problema, de fato, mas o PC estah funcionando (o cara trocou a pasta termica, entao creio que o problema fosse a minha estar velha, ressecada -- e era de baixissima qualidade, tambem).
    . . Ontem fui testar o PC e fiz um OC pequeno (Athlon XP 3000+ @ 2.2Ghz) e fui testar a estabilidade. Rodei o Prime95 por 2 horas e tudo ok. Instalei o AsusProbe pra monitorar os dados do PC e a temperatura nao passou de 57 graus com o gabinete fechado num ambiente quente (sem ar condicionado), entao achei bom. Depois rodei o OCCT pra testar as voltagens e me assustei com os resultados. Quando o rodo, o ASUS Probe fica *louco*, dando alerta em todos os sensores, mas em regime aleatorio (por uns dois segundos dah erro de voltagem, depois diz que as FANs pararam, depois diz que tah normal, aih dah erro em outra voltagem...), e o OCCT registrou as voltagens com picos e vales absurdos. Logo ao desligar os softwares de stress test (tanto o Prime quanto o OCCT), o PC volta ao normal, o ASUS Probe indica que tudo estah lindo...
    . . Queria saber: o fato do processador estar em uso constante pode afetar as leituras dos sensores? Pode ser que o Asus Probe e o OCCT tenham lido errado os valores de voltagem? Ou o meu PC estah mesmo com falha na alimentacao?
    . . Abaixo vao os resultados do OCCT.

    . Teste completo de 2h:





    . Teste curto (soh uns minutos), pra mostrar a variacao de voltagem em detalhe. Note que assim que o processamento sobe (no primeiro minuto o OCCT fica em idle, soh lendo a media dos valores do PC) as voltagens comecam a variar:





    . . Qualquer ajuda serah muito bem-vinda. Jah fiz curso de manutencao (sei mexer direitinho dentro do PC), mas sou programador e nao tenho muita experiencia pratica alem do que eu mexo no meu proprio, entao nao faco ideia quanto a se esse comportamento eh normal ou nao.

    . . Amplexos.
    Última edição por dsnunes : 08-06-2008 às 13:36

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    [email protected] Team Avatar de fodaman
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    3.698
    Verdinhas
    1

    Nunca confiei mto no ASUS Probe, o Probe2 parece estar melhorzinho
    Anyway, vcore eu confio no Everest e no CPU-Z

    Todas as outras tensoes eu confio no Everest, Speedfan tbm eh um bom programa

  4. #3
    Membro Avatar de pxhx
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2007
    Mensagens
    911
    Verdinhas
    8

    Para aferir direitinho o bom mesmo era com multimetro.
    Pelo que disse, com a temperatura não precisa se preocupar não...
    Que fonte usa?

  5. #4
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2008
    Mensagens
    6
    Verdinhas
    0

    . . Monitorei de novo pelo OCCT sem o Probe rodando junto e parece que o problema era que os dois programas tentavam ler os sensores ao mesmo tempo (creio que não seja possível, por isso as variações e os alertas do Probe). De qualquer forma, as voltagens ainda estão longe do ideal (a 3.3 e a 5 estão baixas e a 12 áest alta).
    . . Minha fonte é uma Maxxtro que veio junto com o gabinete, de baixíssima qualidade. Alguém sabe se mudando a fonte eu resolvo essas imperfeições no fornecimento? Ou isso é culpa da placa-mãe (que redistribui as voltagens, eu acho)?

    . . Amplexos.

  6. #5
    [email protected] Team Avatar de fodaman
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    3.698
    Verdinhas
    1

    Hum, q estranho
    Eh uma Maxxtro 500W?
    Pelo q me lembro essas fontes seguravam um OC bom na epoca dos AXP

    Ve se consegue otra fonte ai pra testar, pq pelo q me lembre as Maxxtro eram boas fontes

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões