+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info
    Registro
    May 2007
    Mensagens
    671
    Verdinhas
    0

    Minha experiência com a G31M-S2L + E2160

    Montei um sistema básico baseado no soquete 775.

    Sistema:

    - Gigabyte GA-G31M-S2L
    - Pentium Dual Core E2160 L2
    - 2 x 1GB Markvision 800

    De cara aumentei o FSB pra 300mhz só pra começar os testes em cima dessa placa mãe que, apesar de básica, vem se mostrando uma boa opção para usuários que buscam custo/benefício.

    Segue uma screenshot:

    Em full load, as temperaturas obtidas foram:

    Processador

    Mínima: 45,6ºC
    Máxima: 53ºC

    Geral: 50~51ºC


    Núcleos

    Mínima: 58,8ºC
    Máxima: 65,9ºC

    Geral: 62~63ºC

    Atualmente to sem tempo pra ficar fazendo testes, mas com o tempo vou fazendo outros mais específicos.

    Talvez com um cooler e memórias melhores eu chegue mais longe.

    Então é isso, comentem!

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de TOLEI2006
    Info
    Registro
    Aug 2006
    Mensagens
    308
    Verdinhas
    26

    Gostei do Over. Acredito que até 3.0GHz deve chegar fácil.

  4. #3
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    May 2007
    Mensagens
    671
    Verdinhas
    0

    Citação Citando TOLEI2006 Ver mensagem
    Gostei do Over. Acredito que até 3.0GHz deve chegar fácil.
    Também creio que chegue, é que to meio sem tempo pra dedicar para testes.
    Overclock requer tempo para testar cada config diferente e fazer teste de estabilidade.

    O cooler BOX da Intel deu uma piorada.
    Antes vinha com mais alumínio e base de cobre.

    Depois que rebaixaram e tiraram a base de cobre perdeu desempenho.

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    20.930
    Verdinhas
    489

    essa mobo é otima, o que pode limitar teu OC ai é a memoria ram...
    ela so ativa o divisor 1:1 na bios com processador que por padrao tem fsb 266 ou maior...

  6. #5
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    May 2007
    Mensagens
    671
    Verdinhas
    0

    Citação Citando Spectrobozo Ver mensagem
    essa mobo é otima, o que pode limitar teu OC ai é a memoria ram...
    ela so ativa o divisor 1:1 na bios com processador que por padrao tem fsb 266 ou maior...

    Ou então como eu uso DDR2 800 conseguiria 1:1 com 400mhz de FSB, baixando o mult pra 8x e obtendo 3.2GHz, poderia até tentar, mas como o multiplicador das memórias mínimo é 2,66x, multiplicando pelo FSB daria -> 400 x 2,66 = DDR2 1064, mas minhas memórias são markvision value, acredito que até 950mhz elas chegam, mais que isso é pedir demais.

  7. #6
    Membro Avatar de nicolasm
    Info
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    2.522
    Verdinhas
    178

    minhas kings value 667 chegam a 1000 e poucos sem dar erro. mas rodo a 950 aqui, 475 de fsb, limite do processador. não sei q chip tem essas markvision.
    vontade de comprar um processador desses só pra dar uma brincada. tem fsb wall alto ou baixo? os allendale na epoca vinham mto limitados pra conseguir subir o fsb, esse q peguei consegue 475 por "milagre".
    over nesses e21xx é feito mais pelo fsb ou mult.?

  8. #7
    Membro Avatar de Tim_McCracken
    Info
    Registro
    Oct 2004
    Mensagens
    613
    Verdinhas
    13

    Overboy,

    Brother, parabéns pelo over. A máquina tá esperta para a maioria das aplicações? Se ela tivesse RAID seria melhor ainda, mas pelo preço nem tem do que reclamar né? Será que tem como rodar nessa motherboard com esse E2160 a 3.0 GHz?

    nicolasm

    Suas memos Kingston tem que chips brother? "Kingston", Elpida, Micron, Hynix? Parabéns pelo seu belo kit!

    Abraços,
    Tim.

  9. #8
    Membro
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    20.930
    Verdinhas
    489

    Citação Citando overboy Ver mensagem
    Ou então como eu uso DDR2 800 conseguiria 1:1 com 400mhz de FSB, baixando o mult pra 8x e obtendo 3.2GHz, poderia até tentar, mas como o multiplicador das memórias mínimo é 2,66x, multiplicando pelo FSB daria -> 400 x 2,66 = DDR2 1064, mas minhas memórias são markvision value, acredito que até 950mhz elas chegam, mais que isso é pedir demais.
    pois é, para processador com fsb 200 essa mobo so aceita no minimo 2,66, com processador 266 ela aceita 1:1... seria o ideal.

  10. #9
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    May 2007
    Mensagens
    671
    Verdinhas
    0

    Citação Citando Tim_McCracken Ver mensagem
    Overboy,

    Brother, parabéns pelo over. A máquina tá esperta para a maioria das aplicações? Se ela tivesse RAID seria melhor ainda, mas pelo preço nem tem do que reclamar né? Será que tem como rodar nessa motherboard com esse E2160 a 3.0 GHz?
    Sim, 3Ghz fácil !

    Veja essa screen:


  11. #10
    [email protected] Team Avatar de fodaman
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    3.698
    Verdinhas
    1

    To interessado nessa mobo ae, cansei da P5LD2-SE
    Tem um kra da forumPCs q fez review dessa mobo, o kra atingiu FSB 450 num E7200

  12. #11
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    May 2007
    Mensagens
    671
    Verdinhas
    0

    Citação Citando Spectrobozo Ver mensagem
    pois é, para processador com fsb 200 essa mobo so aceita no minimo 2,66, com processador 266 ela aceita 1:1... seria o ideal.
    Por que só com processador 266 que ela aceita 1:1 ?

  13. #12
    Membro
    Info
    Registro
    Mar 2003
    Mensagens
    20.930
    Verdinhas
    489

    Citação Citando overboy Ver mensagem
    Por que só com processador 266 que ela aceita 1:1 ?
    por que a memoria com clock mais baixo suportada é ddr2 533, se for 1:1 com FSB 200 fica em 400, e ela nao suporta oficialmente... é a escolha da gigabyte né... a bios que nao deixa...

  14. #13
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    May 2007
    Mensagens
    671
    Verdinhas
    0

    Citação Citando Spectrobozo Ver mensagem
    por que a memoria com clock mais baixo suportada é ddr2 533, se for 1:1 com FSB 200 fica em 400, e ela nao suporta oficialmente... é a escolha da gigabyte né... a bios que nao deixa...
    Verdade.

    Nem colocando 400 de FSB com memos 800 vai, porque o clock iria subir junto de qualquer maneira.

    Aliás, estou tendo instabilidade em 334 x 9 = 3006 MHz com 1,36275V de vcore.

    Memórias em 334 x 2,66 = 891MHz a 1,9V 5-5-5-18 CR2.

    Será que tenho que aumentar a voltagem da opção FSB Overvoltage Control no setup, já fiz tantos testes e desanimei.

    Acima de 341mhz de FSB não conseguia dá boot por nada.

    Tentei até 2.1V de vdimm... 1,45V de vcore.

    Meu objetivo de 3.2GHz foi por água abaixo e junto dele nem 3GHz estou conseguindo estabilizar.

    Passa no superpi, e no 3Dmark06, mas reinicia no 3Dmark05 e 03, além de dar erro depois de 2 horas e meia de teste no Prime 95.
    Última edição por overboy : 12-07-2008 às 14:30

  15. #14
    Membro
    Info
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    510
    Verdinhas
    53

    uma boa alternativa seria fazer um pin mod no processador para ele ficar a 1066 como padrao... ai vc teria uma excelente margem para ateh passar dos 3.2

  16. #15
    Membro
    Info
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    510
    Verdinhas
    53

    tentei ateh fazer pin mod no meu celeron 420 mais nao funcionou, acho q soh rola com core 2 duo ou pentium dual core..

    Tenho essa mobo tambem, comprei a 2 semanas, minha memo eh kingston tambem, to rodando a 338x8 tranquilo 2.7GHZ, super estavel... aumentei 0,2V na memo e funcionou legal.

    Nao mexi na voltagem do processador, nem tentei mais pq minha memo ja ta em 900mhz, o padrão eh 667 ...

    32°c no everest em idle e 45°c em full.

    porem deacordo com o everest o CPU diodo fica entre 52°c idle e 70-72°c ful, mais pelo pouco q pesquisei, ta ok, parece q o normal eh ficar entre 50 e 80°c
    Última edição por Rlure : 20-07-2008 às 20:30

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões