+ Responder Tópico
  1. #1
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    nForce Audio (ALC850 - AC'97 Codec) no Vista - No Sound Device

    É isso mesmo. Bizarramente, migrei pro Vista e me fudi.

    Migrei porque queria o Windows Media Center, a interface bonitona e outros features como o search fodão, mas to sem som.

    Já instalei os drivers da nVidia (nForce 15.01), os da Realtek (várias versões, o mais atual é o 6.0.1.6285) e já testei até sem, sempre tentando buscar alguma coisa auxiliar no Windows Update, mas também sem sucesso.

    O problema se resume no fato de não haver nenhum dispositivo de som reconhecido pelo Device Manager (Gerenciador de Dispositivos), então também não tem driver nenhum pra ser instalado.

    Muito estranho isso. Bizarramente consegui som por uns instantes, mas com o sistema BEM instável, chegando a dar BSOD. Logo em seguida, depois do reboot, o sistema já voltou sem som normalmente, mas estável.

    Muito estranho mesmo. A config é a da assinatura, mobo ASUS A8N-E.
    Já bootei um linux livecd pra ver se eu tinha queimado meu som onboard, mas graças a Deus o problema não é esse. Funfou 100% no linux.

    Já no Vista... Ah, o problema começou de verdade foi no XP...

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    653

    Ahh cara tá com problema de hardware, não tem motivo para não funcionar.

    []'s

  4. #3
    Membro Avatar de Trovalds
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Sopa de tartaruga!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    10.574
    Blogs
    4
    Verdinhas
    184

    Isso tá com cara de problemas na mobo. Será que o chip de som "fritou"?

    Anyways, tenta baixar os drivers no site da ASUS. Geralmente os fabricantes fazem modificações específicas no hardware pra poder funcionar na mobo e os drivers "genéricos" (e WinVista) estão "confusos".

  5. #4
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    653

    Sim Trovalds, no caso do lixo do ADI19xx da Analog Devices, agora os Realtek não.

    Não garanto sucesso baixando do site da AZOS.

    Pode ser obsoleto é tudo mais, mas o Multimedia Device ta compartilhando IRQ com alguem?

    []'s

  6. #5
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Como já disse, no começo, por ter dado pau no XP também, achei que poderia ser a placa de som morrendo. Mas testei no Kurumin LiveCD e funcionou de boa, toquei o Amarok e tudo. Pra falar a verdade achei o som meio estranho, mas pra mim era culpa do OSS + som mal configurado né, pq livecd deve rodar o genkernel, daí já viu, carregando tudo conforme necessidade, nada otimizado. Por isso eu descarto 100% as chances do som ter morrido.

    E não sei como que vejo esse lance de IRQ. Mas se no linux funfa, pq daria incompatibilidade de IRQ só no windows? IRQ é tão baixo nível que se existisse algum conflito, seria causado pela BIOS até.

    Meu gerenciador de dispositivos. Abri tudo aqui. Agora percebi que esqueci de marcar pra mostrar os "hidden devices". Vou upar outra foto daqui a pouquinho.


    By Spidey_BR

    Opa, upei agora a imagem com os hidden devices visíveis.


    By Spidey_BR
    Última edição por Spidey : 13-07-2008 às 17:36

  7. #6
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    FUDEU!

    Código:
    [email protected]:/ramdisk/home/kurumin$ lspci
    00:00.0 Memory controller: nVidia Corporation CK804 Memory Controller (rev a3)
    00:01.0 ISA bridge: nVidia Corporation CK804 ISA Bridge (rev a3)
    00:01.1 SMBus: nVidia Corporation CK804 SMBus (rev a2)
    00:02.0 USB Controller: nVidia Corporation CK804 USB Controller (rev a2)
    00:02.1 USB Controller: nVidia Corporation CK804 USB Controller (rev a3)
    00:06.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 IDE (rev f2)
    00:07.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 Serial ATA Controller (rev f3)
    00:08.0 IDE interface: nVidia Corporation CK804 Serial ATA Controller (rev f3)
    00:09.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCI Bridge (rev a2)
    00:0a.0 Bridge: nVidia Corporation CK804 Ethernet Controller (rev a3)
    00:0b.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
    00:0c.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
    00:0d.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
    00:0e.0 PCI bridge: nVidia Corporation CK804 PCIE Bridge (rev a3)
    00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
    00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
    00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
    00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
    01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation Unknown device 0422 (rev a1)
    05:06.0 Multimedia video controller: Conexant CX23880/1/2/3 PCI Video and Audio Decoder (rev 05)
    05:08.0 Communication controller: Intel Corporation 536EP Data Fax Modem
    Opa, finalmente consegui uma "solução". Tirei a minha captura e o meu modem velhão e desabilitei outras coisas na BIOS (quando o pikachu falou de IRQ me veio a possibilidade de estar dando conflito nos endereços de memória ou de IRQ mesmo, daí desabilitei porta paralela, gameport e porta serial pela bios) e agora funcionou normalmente, só instalei o driver da realtek e foi de boa.

    Já tem NvMixer pro Vista?

    edit2: definitivamente pau no chip, mas porra, tá foda, tava mexendo no WMC e no AC3Filter. Fui clicar no mute do mixer do windows e de BSOD. Resetei e to sem som denovo. Foda.

    Moderas, rola de mover pro HardWhat pra ver se alguém já teve problemas de som intermitente?
    Última edição por Spidey : 14-07-2008 às 13:09

  8. #7
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de Spidey
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2002
    Mensagens
    21.470
    Verdinhas
    1924

    Que beleza, voltou a funcionar denovo. Agora tá estável, já tem mais de hora que tá com som, sem BSOD. Como meu PC fica ligado direto mesmo, vai ficar assim.

    Qualquer coisa eu upo o tópico denovo.

  9. #8
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Tô aqui desde quando??
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    1.313
    Verdinhas
    55

    Essa placa mãe tem dissipador? Se não me engano os primeiros nforces esquentavam bem.

  10. #9
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2003
    Mensagens
    42.363
    Verdinhas
    653

    Posso mover sim Spidey.

    Me manda uma MP da proxima vez q eu teria visto antes.

    []'s

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões