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  1. #1
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    [Review]SLI X Single

    Olá amigos,

    Aqui estou com mais um review, desta feita para comparar o ganho que o SLI pode trazer em relação a apenas uma única GPU. Creio que é uma dúvida de muitos, já que nunca um conjunto como este esteve "tão barato" de se montar e já não é tão incomum ver cada vez mais usuários utilizando.

    Primeira coisa, como vocês verão abaixo, é que não existe regra geral do ganho no SLI, como muitos acham. Nada de "apenas 30%-40%", ele é escalável na medida que a GPU passa a ser gargalo e o sistema precisa da segunda GPU para gerar mais frames. Outra coisa que influência e muito no ganho do SLI é a CPU, pois imagine que em muitos casos ela pode ser gargalo para uma única GPU, então imaginem duas. Infelizmente eu não tenho mais os resultados que tinha com um E2180 @ 3.6 Ghz, que mesmo com um OC violentos desses, ele não conseguia extrair todo o potêncial do SLI, que melhorou muito com o CPU que uso atualmente.

    Antes de iniciar o review propriamente dito, gostaria que vocês atentassem para as seguintes considerações:

    - O review é para comparar o ganho que uma segunda GPU pode trazer, gostaria de contar com a consideração de todos para evitar comentários do tipo: "VGA X é mais rápida". Esta definitivamente não é a idéia do tópico.

    - Eu rodei todos os testes 3 vezes e calculei a média, a diferença nos valores entre cada sessão foi muito pequena, então a margem de erro também será igualmente pequena.

    - O 3DMark é um benchmarking que tem que ter muito cuidado ao se analisar. Ele pode ser muito útil para apontar diferenças, como vocês verão na segunda parte do review que adicionarei depois, pois as versões mais antigas não conseguem extrair todo o potêncial de uma única 8800 GT quando executado com as configurações "Default", mesmo com o sistema em OC. Também fiz questão de mostrar individualmente a taxa de frames dos testes que ele faz, e não apenas a pontuação geral.

    - Nem todo jogo vai mostrar um grande ganho no SLI porque infelizmente também é uma questão de drivers, que nem sempre tem o perfil para o jogo, principalmente os mais novos (aqui por exemplo no Assassin Creed o SLI não funciona e WoC também não está totalmente otimizado). Testei vários e o ganho de mobo geral aumentava em uns e diminuia em outros. Portanto, cada driver se comporta de maneira diferente, apesar de estar gostando muito do atual.

    -O equipamento de teste é da minha assinatura, com o driver Forceware 177.35 CUDA. E também efetuei testes com a máquina em stock como vocês verão a seguir.




    3DMark03



    No teste GT1 o SLI não trás nenhum ganho porque o gargalo está na CPU, já que com OC na mesma já se nota um aumento considerável mesmo para uma única GPU, ainda assim o CPU continua sendo gargalo e com isso o SLI não mostra o seu potêncial. Nos testes GT2, GT3 e GT4 já observamos que o gargalo na CPU com uma única GPU é pequeno, pois com OC no quad o incremento de frames foi muito sensível. O ganho do SLI já existe mesmo para a CPU em stock, que vai melhorando na medida que se aumenta o clock do quad (principalmente nos testes GT2 e GT3).



    3DMark05



    Aqui apenas o teste GT3 já consegue extrair algum potêncial do SLI, e ainda assim com OC na CPU, pois em stock a taxa média foi igual. Os testes GT1 e GT2 também é um caso claro de gargalo na CPU, já que o SLI não trouxe nenhum ganho com o quad em stock, apenas em OC, apesar de que neste caso os resultados com uma ou duas GPU's foi bem semelhante, indicando que ainda existe gargalo oriundo da CPU.



    3DMark06



    Nos testes GT1 e GT2 utilizando-se apenas uma única GPU, já houve aumento de frames com OC na CPU, ainda que nestes testes o SLI não mostrou um grande ganho, pois a CPU ainda é um limitante, mesmo em OC. No teste HDR1 o SLI já consegue se sobressair, mesmo com a CPU em stock, pois mesmo com OC na CPU o resultado praticamente permaneceu o mesmo utilizando-se uma única GPU. O teste HDR2 também já existe um gargalo na GPU, pois para apenas um o resultado pouco mudou quando se aumento a frequência do quad, ainda que pelo visto precise-se de um incremento maior na CPU para que o SLI mostre uma ganho mais elevado.



    3DMark Vantage



    Por se utilizar de tecnologias atuais (DX10, Phsyx e uso intenso de shaders), este bench já consegue deixar no chão uma única 8800 GT, fazendo com que o SLI já demonstre excelentes ganhos em todas as situações.



    Crysis



    Um dos jogos mais esperados dos últimos anos, Crysis sem dúvida utilizar uma engine com grande potêncial, provavelmente a mais bela atualmente e a mais exigente em termos de recursos. Já consegue extrair todo o potêncial de uma única GPU, mesmo com o CPU em stock, fazendo com que o SLI já mostre bons ganhos, principalmente quando o quad está overclockando e quando se aumenta a qualidade de imagem.



    F.E.A.R.



    F.E.A.R. foi lançado em 2005 e na época era o jogo que mais fazia uso de shaders e por isso ainda exige bem das GPU's atuais. Observem que o ganho já é excelente para a qualidade usada, obtendo quase 90% quando se overclocka a CPU (observe o ganho de mais de 100% nos fps mínimos).



    Lost Planet



    Rodando em DX9 o jogo já roda muito bem com uma única 8800 GT e o ganho do SLI já é excelente no nível "Snow", onde em "Cave" foi apenas razoável, mas neste caso o gargalo é da CPU, já que uma única GPU já dá conta do recado. Em DX10 uma única GPU é insuficiente e o SLI já produz ótimos ganhos (até 100%!) mesmo com a CPU em stock e nos dois níveis.



    World in Conflict



    É meio complicado se tirar conclusões dos ganhos do SLI num RTS, que foram até foram razoáveis a partir do momento que aumentou-se a frequência do quad.



    Parte 2:

    Nesta segunda parte eu foquei apenas o 3DMark (por enquanto), já que em "Default" o ganho do SLI é pequeno nestes benchs, mesmo com OC na CPU, e provavelmente pelo fato de uma única 8800 GT rodar muito bem as versões mais antigas (2003 e 2005). Então aqui irei mostrar os resultados e ganhos do SLI com a máxima qualidade possível disponível nos benchs (sempre em 1280x1024), e colocarei os quadros do ganho em "Default" e nas novas configurações, lado a lado.

    PS: Se o CPU gargala até em OC, não faz sentido mais postar resultados com ele em stock. Portanto, abaixo resultados só com o Q6600 em OC, com a 8800 GT rodando em Single e SLI.



    3DMark03


    Percebam nos quadros de "Scalling SLI" houve um aumento global de 27% comparado com a configuração "default", totalizando um ganho total de 76%, o que não é nada mal para um benchmarking já antigo. Nos testes individuais os ganhos foram ainda melhores, principalmente o GT1 que saiu de 0% para 60% de ganho, e os testes GT2 e GT3 praticamente dobraram o seu desempenho no geral.



    3DMark05



    Aqui o ganho na pontuação geral também foi grande, um aumento de 35% comparado com as configurações "default" do bench, mas ainda ficando abaixo de 50% no geral. Nos testes individuais o único que teve um aumento expressivo foi o GT2 que saiu de -3% para 61%. De resto provavelmente o bench não está otimizado para o SLI ou ainda necessite de mais qualidade, neste caso só sobrando aumentar a resolução.



    3DMark06



    Aqui o cenário já foi bem melhor, pois na pontuação geral houve um aumento de 43%, num ganho total de 74%, o que não deve ser desprezado. Nos testes individuais o SLI trouxe ganho de quase 90% em 3 deles, ficando com "apenas" 78% de ganho para o teste GT1.

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  3. #2
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    Dá pra perceber bem que a diferença de 2.4ghz pra 3.6ghz nao vale o trabalho que normalmente custa.

  4. #3
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    Citação Citando dedz Ver mensagem
    Dá pra perceber bem que a diferença de 2.4ghz pra 3.6ghz nao vale o trabalho que normalmente custa.
    O trabalho é pequeno.

  5. #4
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    trabalho deve ter sido fazeresse review todo ae >.>

    anyway, SLI/CF continuam não sendo uma boa alternativa pra mim :S

  6. #5
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    Citação Citando Proper Ver mensagem
    O trabalho é pequeno.
    o trabalho pode ser pequeno, mas o preço do cooler que precisa comprar e o desgaste que causa sao GRANDES

  7. #6
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    Oxe, este cooler não foi caro, R$ 110,00. Mas o Buffalo custa a metade e faz um trabalho parecido.

  8. #7
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    Ai pensa assim, gasta 0R$ e fica com box que faz o trabalho sussegado em stock e usa mais 100 na VGA.

  9. #8
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    Citação Citando dedz Ver mensagem
    Ai pensa assim, gasta 0R$ e fica com box que faz o trabalho sussegado em stock e usa mais 100 na VGA.
    Olha onde o cara mora, Belém... não dá pra comparar com Porto Alegre né?? ... Pra ele se faz necessário para alcançar um OC legal... outra coisa, comentem sobre o review.. tão fugindo do assunto..

    No mais, só dei uma passada rápida pelas informações, lerei com mais calma a tarde

    Btw, valeu pelo review, deve ter sido relativamente trabalhoso fazer isso ae..

    Abcs..

  10. #9
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    pois é, o calor que faz em belém é tenso...

  11. #10
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    Citação Citando dedz Ver mensagem
    Ai pensa assim, gasta 0R$ e fica com box que faz o trabalho sussegado em stock e usa mais 100 na VGA.
    Meu querido, eu sou um entusiasta, com o quad não tem como usar cooler stock como os Duais.

  12. #11
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    legal.. o ganho é bem interessate em alguns casos, em outros nem tanto... mas com a 8800GT custando nao muito, um sli de 8800GT é uma boa opcao.. nao deixa a desejar para GTX 280 e tal.

  13. #12
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    Citação Citando eduhunter Ver mensagem
    Olha onde o cara mora, Belém... não dá pra comparar com Porto Alegre né?? ... Pra ele se faz necessário para alcançar um OC legal... outra coisa, comentem sobre o review.. tão fugindo do assunto..

    No mais, só dei uma passada rápida pelas informações, lerei com mais calma a tarde

    Btw, valeu pelo review, deve ter sido relativamente trabalhoso fazer isso ae..

    Abcs..
    Acho que tu nao entendeu o que eu disse. EU falei que NAO ERA PRA USAR COM OC porque a diferença é mínima, sacou?

    E nao to fugindo do assunto, ali faz a comparação entre SLI x SINGLE e STOCK x OC.

  14. #13
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    Citação Citando dedz Ver mensagem
    Acho que tu nao entendeu o que eu disse. EU falei que NAO ERA PRA USAR COM OC porque a diferença é mínima, sacou?

    E nao to fugindo do assunto, ali faz a comparação entre SLI x SINGLE e STOCK x OC.
    Você fala de uma forma geral?

    Meu querido, olhe os testes atentamente. O ganho existe mesmo para apenas uma única 8800 GT (pode ser sensível ou considerável dependendo da situação), mas para o SLI é indispensável. Se ainda assim você achar que o OC na CPU não vale o trabalho, principalmente para o SLI, então não será eu que conseguirei mudar a sua opinião.

  15. #14
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    Citação Citando dedz Ver mensagem
    Acho que tu nao entendeu o que eu disse. EU falei que NAO ERA PRA USAR COM OC porque a diferença é mínima, sacou?

    E nao to fugindo do assunto, ali faz a comparação entre SLI x SINGLE e STOCK x OC.
    Ah, sussa .. mas eu ainda acho que stock x oc da diferença em alguns games ein!

    Abcs..

  16. #15
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    Citação Citando eduhunter Ver mensagem
    Ah, sussa .. mas eu ainda acho que stock x oc da diferença em alguns games ein!
    Abcs..
    ô se da. tem alguns jogos que viram outro com um oczinho no processador, contanto q seu processador não seja fuderoso demais em stock (um e8400 por exemplo apesar de overclockar bem pra caralho, em stock ja eh monstro)

  17. #16
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    Tb a achei que com SLI , o Quad a 2,4Ghz segura um pouco,um OC com certeza é necessário,deu uma baita diferença sim passando pra 3,6Ghz..
    Pra quem pensa em fazer SLI é bom ter uma CPU legal ou com bom potencial de OC mesmo,afinal o gargalo fica na CPU ai...

  18. #17
    Membro Avatar de Proper
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    ô se da. tem alguns jogos que viram outro com um oczinho no processador, contanto q seu processador não seja fuderoso demais em stock (um e8400 por exemplo apesar de overclockar bem pra caralho, em stock ja eh monstro)
    Ah, com certeza tem este detalhe, mas convenhamos que usar um E8400 em stock é um pecado.

    Eu peguei um antes do quad, pena que ele não funcionou na minha mobo, apesar da MSI dizer que funciona (outros usuários tiveram problemas semelhantes com ela, e segundo a MSI é uma incompatibilidade elétrica com os CPU's de 45 nm fabricados recentemente, parece que a Intel mudou algo que eles não sabem).

  19. #18
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    Parabéns velho, ficou muito ducaralho e ajuda muito a decidir quem está na dúvida de partir pra um SLI.

    É lindo ver como o over pra 3.6 GHz solta os cachorros da 8800GT !!! No Crysis e no World in Conflict o negócio virou da água pro vinho!

    Já considerou fazer a Parte 3: Overclocando um pouco as 8800?

    Abraços,
    AleX

  20. #19
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    Citação Citando agontijo Ver mensagem
    Parabéns velho, ficou muito ducaralho e ajuda muito a decidir quem está na dúvida de partir pra um SLI.

    É lindo ver como o over pra 3.6 GHz solta os cachorros da 8800GT !!! No Crysis e no World in Conflict o negócio virou da água pro vinho!

    Já considerou fazer a Parte 3: Overclocando um pouco as 8800?

    Abraços,
    AleX
    Já está com OC. Infelizmente minhas meninas são ruins nesse quesito, uma chegou a apenas 675/1674/2000 Mhz e a outra à 702/1728/2053 Mhz, logo que tive que nivelar ambas na margem da primeira, porque senão o negócio não fica legal se tiver diferente em ambas.

    E obrigado pelo elogio.

  21. #20
    Membro Avatar de DeDz
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    Citação Citando Proper Ver mensagem
    Você fala de uma forma geral?

    Meu querido, olhe os testes atentamente. O ganho existe mesmo para apenas uma única 8800 GT (pode ser sensível ou considerável dependendo da situação), mas para o SLI é indispensável. Se ainda assim você achar que o OC na CPU não vale o trabalho, principalmente para o SLI, então não será eu que conseguirei mudar a sua opinião.
    Nao entendi direito a tua frase, mas peguei o sentido. Tu disse que COM SLI o OC fica indispensável, certo? Ai eu to contigo. Mas como eu digo sempre, acho SLI uma grana preta jogada fora. Entao nem cogitei comparar os resltados em SLI, apenas em stock.
    Ai todos vcs vao ter que concordar comigo que a diferença é minima, senão nula na comparação 2.4 (stock) x 3.6 (OC).

    Crysis - stock = 42 fps; OC - 42.1 fps
    Lost Planet mesma coisa.

    btw, nao tinha visto que isso era um teste TEU, achei que era pego da net. Muito bom, parabens

  22. #21
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    Muito bom o teste.

  23. #22
    Membro Avatar de agontijo
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    Dedz, em single sim cara, mas olha em SLI, não achei a diferença mínima não veio, em 1280 sem AA pula de 49 pra 65, 16 FPS a mais, e com 4X AA de 47 pra 57, mais 10 FPS, considero um bom ganho em se tratando de Crysis.

    E com os preços da VGAs, SLI não tá uma grana jogada fora não, claro que depende do gosto (e do bolso) de cada um, e da qualidade que você quer. De nada adianta ter um LCD de 22, 24 e rodar as coisas no medium... concorda?

    Abraço!
    AleX

  24. #23
    Membro Avatar de DeDz
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    Sim sim, em SLI eu falei que é bom o ganho. Bem válido o OC.

    VGA desvaloriza muito rapido, mesmo que esteja barata agora eu acho melhor investir em uma só um pouco mais forte. Mais economia de watts, menos perda de dinhero com desvalorização...

    Só vejo ponto negativo em SLI, mas cada um cada um. Cada um sabe do seu bolso tambem.

    Eu nao vejo problema em usar um monitor de 22' no médio, só me importo que o jogo rode liso.

  25. #24
    Membro
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    muito bom o tópico!

    Eu tava pensando em fazer um teste assim tb, mas to meio sem tempo, tenho sistema praticamente igual ao teu, só q 2 x 8800 gts...

    parabens pelos testes

  26. #25
    Membro Avatar de Proper
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    Obrigado!

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