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  1. #1
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    [DUVIDA] PS3: G70 x GT200

    Ae galera, ultimamente to pesquisando sobre o PS3 e seu potencial gigantesco.
    Acabei de ler um artigo q cita as especificaçoes do G70 (GPU do PS3) e me surpreendi com os numeros q apresentaram: aparentemente esse G70 eh comparavel a 7800GTX, pois possui 8 vertex pipelines + 24pp, porém apenas 8 ROPs. Seu GPU opera em 550Mhz, o msmo clock da 7800GTX (512mb).

    No artigo, diz q a combinaçao GPU + CPU (Cell) do PS3 possuem um poder de processamento de 2000 GFlops, sendo 200 pro CPU e 1800 pro GPU. Mas porra, isso q naum entrou na minha cabeça: como pode um GPU de 3 geraçoes atrás, q sequer usa arquitetura de shaders unificados, ser tao poderoso? Levando em conta q a GTX 280 tem uma capacidade teorica de 933 GFlops, esses numeros saum utopicos...

    Esse artigo tah errado? Aqui diz q o G70 suporta DX10. Eu achei isso estranho, considerando q esse GPU ainda usa arquitetura de vertex e pixel pipelines independentes...

    Artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/RSX_%27...Synthesizer%27

    Se o artigo estiver errado, alguem poderia me citar os numeros verdadeiros, plz?

    Valeu galera

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  3. #2
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de 3,14k2|P1k4chu
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    Cara eu também não entendo isso. Mas me contento em aceitar que é otimizado para aquilo.

    Não vou mais a fundo pois não gosto de consoles.

    []'s

  4. #3
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    olha cara, o artigo está quase com ctz errado, pq sendo baseado na 7800 gtx ele não tem como suportar o dx10.0.

    1800 gflops deve ser considerando usos especificos, pq realmente esse dado tá estranho, o acesso rápido à memória conseguido com o uso de memos XDR não traria um ganho tão grande.

  5. #4
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    Ehh, deve estar errado mesmo intaum
    Pow, cada artigo q leio tem informaçoes diferentes

    Sobre a XDR da Rambus, esse artigo diz q eh na media 20GB/s de leitura e 15GB/s de escrita. Jah num otro artigo q tbm li na Wikipedia dizia q era 25GB/s tanto pra leitura qnt pra escrita...

  6. #5
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    Na época do lançamento do PS3 teve muita polêmica quantos esses GFlops aí..
    Eu não confio nos dados da Sony..
    Isso aí é simplesmente uma GPU baseada na 7800GTX,DX9,bem defasado já

  7. #6
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    Citação Citando DVSV Ver mensagem
    Na época do lançamento do PS3 teve muita polêmica quantos esses GFlops aí..
    Eu não confio nos dados da Sony..
    Isso aí é simplesmente uma GPU baseada na 7800GTX,DX9,bem defasado já
    mais simples e mais proximo da realidade ver assim

    numeros teoricos não saem da teoria.

  8. #7
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    até a gpu do xbox 360 anima mais... mas comparado ao que temos disponivel para PC agora são fracas.

  9. #8
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    Citação Citando Spectrobozo Ver mensagem
    até a gpu do xbox 360 anima mais... mas comparado ao que temos disponivel para PC agora são fracas.
    é mais forte que do ps3 mas n é tanta coisa assim a mais não. é praticamente uma x1950PRO com memoria 128bits e unified shaders

  10. #9
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    é mais forte que do ps3 mas n é tanta coisa assim a mais não. é praticamente uma x1950PRO com memoria 128bits e unified shaders
    mais forte em alguns pontos, que digo mais interessante é por ter dobro de pixel shader units.
    o ps3 so tem 24, o xbox 360 tem 48 shader unificados...
    ta bom que o ps3 tem 8 para vertex, mas shader unificado faz bem mais sentido... ter 48 contra 24+8 entao
    Última edição por Spectrobozo : 19-07-2008 às 13:01

  11. #10
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    Andei pesquisando sobre o RSX, e olha so o que encontrei no wiki em portugues:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/RSX_%27...Synthesizer%27

    "FLOPS calculados: 400.4 bilhões de operações de ponto flutuante por segundo ( (27 FLOPS x 24 pipelines de pixel) + (10 FLOPS x 8 pipelines de vertex) x 550 MHz)"

    Porem o verdadeiro calculo seria +- assim:

    ((24 pipelines de pixel X 5 shader ALU operations per pipeline per cycle X 27 FLOPS)

    + (8 pipelines de vertex X 2 shader ALU operations per pipeline per cycle x 10 FLOPS ) )

    X 550Mhz = 1.87 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

    Ou seja, seus 1.8 TFLOPS.
    Última edição por VUDENTZ : 19-07-2008 às 13:18

  12. #11
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    nossa, quantos números!
    mas, só de levar em consideração a data de lançamento do ps3, já se pressupõe que ela não é tãããooo poderosa assim se comparada com as de hj em dia

  13. #12
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    Citação Citando VUDENTZ Ver mensagem
    Andei pesquisando sobre o RSX, e olha so o que encontrei no wiki em portugues:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/RSX_%27...Synthesizer%27

    "FLOPS calculados: 400.4 bilhões de operações de ponto flutuante por segundo ( (27 FLOPS x 24 pipelines de pixel) + (10 FLOPS x 8 pipelines de vertex) x 550 MHz)"

    Porem o verdadeiro calculo seria +- assim:

    ((24 pipelines de pixel X 5 shader ALU operations per pipeline per cycle X 27 FLOPS)

    + (8 pipelines de vertex X 2 shader ALU operations per pipeline per cycle x 10 FLOPS ) )

    X 550Mhz = 1.87 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

    Ou seja, seus 1.8 TFLOPS.
    Entao cada pipeline faz multiplas operaçoes shader por ciclo?
    Significa q eh diferente da 7800GTX?


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