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    Processadores Mistos - CPU+GPU – Intel Larrabee e AMD fusion

    Que os processadores estão evoluindo, isso não é novidade, pois é natural essa melhoria em qualquer área devido às necessidades do usuário, cada vez mais exigente e a própria concorrência entre os fabricantes.

    Agora, a idéia de unir nos processadores CPU com instruções de processamento gráfico GPU será excelente e uma novidade interessante e empolgante devido aos sistemas operacionais, como Windows Vista e Linux com o Berry/Compiz começarem a exigir mais processamento gráficos em suas interfaces.

    Não só isso, todos sabemos que um bom processador gráfico melhora e muito a velocidade do computador, principalmente entre trocas de janelas, codificação de arquivos de imagens, ao visualizar filmes, games, etc.

    Por isso a Intel e a AMD estarão lançando pelo segundo semestre de 2009, processadores com processamento de GPU integrado.

    Com os processadores com cada vez mais núcleos, por que não usar uma parcela destes núcleos para processamentos GPU (gráficos)?





    Intel Larrabee terá 32 nucleos, processará 2 TFLOPs (equivalente a Radeon HD 4870 X2) e dissipara 300 W


    O jornal alemão especializado na área de TI, Heise, fez uma entrevista muito interessante com Pat Gelsinger, vice presidente sênior e Gerente Geral da Divisão Digital Corporativa da Intel.

    Dentre os assuntos tocados, fora abordado o passado e o futuro da gigante do mundo do silício, que fará no próximo dia 18 de julho, 40 anos de existência, que indiscutivelmente tem grande parcela nos méritos obtidos pela indústria de TI.

    Contudo, o que certamente chamou mais a atenção da crítica especializada fora o tópico sobre computação visual e os planos da Intel em lançar uma GCPU (codinome Larrabee) nos próximos meses.

    O que é singular e bastante intrigante sobre o Larrabee é o fato de ser inteiramente construído com núcleos x86. Não bastasse isso, o GCPU da Intel contará com nada mais nada menos do que 32 “cores” do Pentium P54C, processador com mais de 13 anos de lançamento.

    Contudo, os núcleos contarão com litografia em 45nm, unidade SIMD de 512bits e suporte a endereços de 64bits! Gelsinger disse que 32 desses “cores” a 2Ghz são suficientes para se alcançar um poder de processamento na ordem de 2 TERAFLOPs, valor próximo a R700 (Radeon HD 4870 X2). O executivo informou ainda que o Larrabee terá TDP máximo de 300W (peak).

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  3. #2
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    Sobre o AMD Fusion


    A AMD é uma das pioneiras nesta idéia e estará lançando seu processador CPU+GPU até o 2º semestre de 2009.

    Essa idéia nasceu após a fusão da AMD que fabrica chips de processamento com a ATI que fabrica placas gráficas.

    A proposta do processador Fusion (fusão) é oferecer uma utilidade mais generalizada do computador, indicado assim para propostas gerais, para manipulação de dados, gráficos e media em geral.


    AMD fusion


    Algumas características do novo processador:


    * Unificação da GPU e CPU em um único chip de processamento;
    * Destinado a propostas gerais, tanto para computadores de escritório quanto para jogadores;
    * Estará introduzindo a nova tecnologia denominada “M-SPACE” onde será possível aumentar a gama de combinações e variações em sua arquitetura para diferentes utilizações de seus componentes;
    * As unidades de processamento do Fusion incluirão múltiplos mini núcleos que quebrarão os programas em códigos, como nos games 3D, processando assim muito mais rapidamente as informações;
    * O processamento gráfico será baseado nas novas placas gráficas da ATI que serão lançados no ano que vem, possivelmente no modelo RV800;
    * As primeiras unidades lançadas serão destinadas a notebooks e laptops, baseados em configurações de núcleo duplo e quádruplo e após serão lançados para desktops;
    * Mesmo tendo núcleos com processamento GPU, será possível inserir placas de vídeos adicionais para melhorar ainda mais o desempenho;
    * O processo de fabricação será de 45 ou 40 nanômetros e em 2010 passará a ter 32 nanômetros e tamanho;
    * Terá cachê L3 e cálculos SSE5;
    * O chip terá 10% mais pinos que os atuais no mercado;
    * Será baseado em instruções DirectX 10.1;
    * Terá como base o processador Phenom.







    Sobre o Intel Larrabee


    Na semana passada a Intel convidou alguns jornalistas para revelar algumas informações sobre a próxima geração de processadores e chips da Intel, chamado Larrabee que assim como o AMD Fusion e Nvidia CUDA, será um processador com GPU integrado.

    Larry Seiler, Senior Principal Engineer da Intel, explicou e explicou aos jornalistas que nos primórdios da computação, o próprio processador é que gerava todas as informações e imagens na tela. Na época isso era relativamente fácil já que as telas eram formadas por 24 linhas x 40/64/80 colunas.


    Intel Larrabee


    Com o passar dos anos os gráficos nos computadores começaram a ser mais exigidos e o processador sozinho já não dava mais conta de tudo. Foi ai que começaram a surgir os aceleradores de vídeo, que processam a parte de vídeo no computador e tiram um pouco o peso das costas do processador principal (CPU).

    O Larrabee não passa de uma série de chips x86 interconectados por um barramento de dados de alta velocidade que interliga as CPUs aos vários subsistemas do processador, como os módulos de funções fixas como a lógica de textura, interfaces de vídeo, controlador de memória etc. Assim, é possível fazer com que cada núcleo seja responsável por um estágio de processamento de uma imagem gráfica (cálculo de vértices, texturas e iluminação, renderização etc.), hoje realizado por um circuito físico com funções fixas.

    Desse modo, é possível otimizar o desempenho de cada estágio de acordo com o tipo de trabalho e até dinamicamente, de acordo com o contexto. Isso também explica como o Larrabee pode funcionar tanto com DirectX ou OpenGL, que passam a ser apenas uma implementação de software como era nos primórdios da computação pessoal.

    Mas para tirar proveito de todo esse potencial, o desenvolvedor poderá programar ou modificar as rotinas de processamento do Larrabee diretamente no seu código fonte (um dialeto de C/C++) ou por meio de uma camada de software que compatibilizaria o Larrabee com o atuais ambientes de desenvolvimento.

    Por causa disso, a Intel não acredita que os desenvolvedores de jogos sejam os primeiros a cair de cabeça no Larrabee, e sim o pessoal de computação científica e empresas que demandam processamento gráfico mais pesado como empresas de mineração e exploração de petróleo.

    Também existe em processo de desenvolvimento a Nvidia CUDA e a outra tecnologia da AMD, o AMD FireStream.





  4. #3
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    caraca meo.. que topic interessante! provavelmente, daqui a um tempo.. as motherboards
    vão sair apenas com uma conexão HDMI, DVI, ou algo do genero.. e não vai precisar de uma vga
    conectada. Assim eu acredito.
    Eu acho que vai ser muito maneiro isso.
    vamos esperar para ver funcionando.

  5. #4
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    e nego achando que iam inventar cada vez mais placas pra enxer no pc (placa de fisica? ha ha ha!)

  6. #5
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    Citação Citando nmd Ver mensagem
    caraca meo.. que topic interessante! provavelmente, daqui a um tempo.. as motherboards
    vão sair apenas com uma conexão HDMI, DVI, ou algo do genero.. e não vai precisar de uma vga
    conectada. Assim eu acredito.
    Eu acho que vai ser muito maneiro isso.
    vamos esperar para ver funcionando.
    Não creio que isso seja possível, não se esqueça que a memoria de video vai acabar sendo a SystemRAM que é muito mais lenta que uma VideoRAM.

    []'s

  7. #6
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    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Não creio que isso seja possível, não se esqueça que a memoria de video vai acabar sendo a SystemRAM que é muito mais lenta que uma VideoRAM.

    []'s
    verdade o que você falou..
    mas, talvez para finalidades tipo operacionais. sei lá.. seja possivel sim.
    micros voltados para ambientes corporativos, tipo esses dell optiplex, algo do genero.
    normalmente vem com vga onboard.

    com o poder de processamento que vai ter, acho que pode acontecer sim.
    não vai ser nada hiend.. mas deve funcionar.

  8. #7
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    e nego achando que iam inventar cada vez mais placas pra enxer no pc (placa de fisica? ha ha ha!)
    É, ainda bem que a Nvidia comprou a Ageia e seu Physx e adicinou sua tecnologia como parte integrante de suas vga's tanto p/ software (geração 8/9) quanto p/ hardware (geração X).

    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Não creio que isso seja possível, não se esqueça que a memoria de video vai acabar sendo a SystemRAM que é muito mais lenta que uma VideoRAM.

    []'s
    Era o que ia falar, mas já temos o DDR3 nos desktop's as vga's atuais usam GDDR5 não é aquele abismo de performance como era no tempo dos pcs usando SDR/DDR1 e as vga's usando GDDR3

  9. #8
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    Citação Citando frost-free Ver mensagem
    É, ainda bem que a Nvidia comprou a Ageia e seu Physx e adicinou sua tecnologia como parte integrante de suas vga's tanto p/ software (geração 8/9) quanto p/ hardware (geração X).



    Era o que ia falar, mas já temos o DDR3 nos desktop's as vga's atuais usam GDDR5 não é aquele abismo de performance como era no tempo dos pcs usando SDR/DDR1 e as vga's usando GDDR3
    e ainda tem o caso da mobo com memo onboard p/ vga ( sideport nos chipsets + recentes da amd )

  10. #9
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    e nego achando que iam inventar cada vez mais placas pra enxer no pc (placa de fisica? ha ha ha!)
    Tem que enfiar isso na cara de muito mongol que dizia que era recalque meu, quando afirmava que SLI/Crossfire era uma solução porca e paliativa, similar as controladoras IDE.

    Pra que GPU+CPU integrados, cool mesmo é RD790 com 4 vgas em crossfire

    Citação Citando 3,14k2|P1k4chu Ver mensagem
    Não creio que isso seja possível, não se esqueça que a memoria de video vai acabar sendo a SystemRAM que é muito mais lenta que uma VideoRAM.

    []'s
    Mas isso é no cenario atual, não sabemos como vai ser a tecnologia de acesso a memoria CPU/GPU, mas eu duvido muito que seja algo parecido com a atual.
    Alem do mais até uma solução simplista como um banco de memoria exclusivo pra GPU já resolveria esse problema.
    Última edição por svee : 18-08-2008 às 1:08

  11. #10
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    CPU+GPU são as GPUs do futuro, com suporte a raytracing.

  12. #11
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    Citação Citando frost-free Ver mensagem
    Era o que ia falar, mas já temos o DDR3 nos desktop's as vga's atuais usam GDDR5 não é aquele abismo de performance como era no tempo dos pcs usando SDR/DDR1 e as vga's usando GDDR3
    bom vc não quer comparar memoria com 70ns de latencia com memoria de 0.1ns né?
    sem contar q vga ja tem 512bits (no caso das gx280 q são dd3), e memoria de sistema ainda ta em 64bits (dual channel). agora com triple channel vai ficar 96bits

    basicamente memoria TOP de pc n chega direito em memoria de VGA low end. uma 8600GT da vida tem mais de 22gb/s de banda, enquanto ddr3-1600 tem menos que 13gb/s (algo parecido com a memoria de uma geforce4 TI4600). só n tenho certeza se isso é em single ou dual channel. suponho que seja em dual

    eis o cenario atual.


    só de curiosidade: olha só como memoria ram é "boa" perto do cache do processador

    veja a linha azul: até 64kb é l1, de 128mb a 4mb é l2 e dai pra cima é memoria ram
    l1 a 150gb/s e memoria ram a 6gb/s (ddr2 @ 1ghz). deprimente até

    ps: azul é meu q6600 @ 3.3ghz com ddr2 1ghz
    vermelho é 4x xeon MP 1.5ghz
    verde é 2x xeon MP 2ghz
    laranja é 2x atlhon MP 1.8ghz

    sandra 2003
    Última edição por UmK : 18-08-2008 às 6:30

  13. #12
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    bom vc não quer comparar memoria com 70ns de latencia com memoria de 0.1ns né?
    sem contar q vga ja tem 512bits (no caso das gx280 q são dd3), e memoria de sistema ainda ta em 64bits (dual channel). agora com triple channel vai ficar 96bits

    basicamente memoria TOP de pc n chega direito em memoria de VGA low end. uma 8600GT da vida tem mais de 22gb/s de banda, enquanto ddr3-1600 tem menos que 13gb/s (algo parecido com a memoria de uma geforce4 TI4600). só n tenho certeza se isso é em single ou dual channel. suponho que seja em dual

    eis o cenario atual.


    só de curiosidade: olha só como memoria ram é "boa" perto do cache do processador

    veja a linha azul: até 64kb é l1, de 128mb a 4mb é l2 e dai pra cima é memoria ram
    l1 a 150gb/s e memoria ram a 6gb/s (ddr2 @ 1ghz). deprimente até

    ps: azul é meu q6600 @ 3.3ghz com ddr2 1ghz
    vermelho é 4x xeon MP 1.5ghz
    verde é 2x xeon MP 2ghz
    laranja é 2x atlhon MP 1.8ghz

    sandra 2003
    Tem algo de errado no seu post, pois um único pente de memória já tem banda de largura de 64bits.
    Dual Channel é 128bits ou seja 2x pentes de 64bits operando em paralelo...

  14. #13
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    VGAs beneficiam mais de clock do que latências.E não tá certo sua comparação de "memoria com 70ns com uma de 0,1ns",oa memo da VGa tem bem mais que 0,1ns,como tem clock maior,deve ter latência até maior do que as DDR2 dos PCs..
    E se for latência do chip,as GDDR4/GDDR5 tops pra VGAs tem menos de 1ns,já as DDR2 /DDR3 tops pra PC acredito que +-2~1,6ns(ñ tenho certeza,meio que um chute)..
    Tb comparar com memória cache não faz sentido algum.O cache é bem mais rápido que a memoria do sistema e a memória da VGA..
    Triple chanel seriam 192bits(desconsiderando correção de erros,etc..).Então uma DDR3 1333 [email protected] daria +-32GB/s,nada mal pra um vídeo integrado..
    Eu não acredito que barramento de memória seja o fator limitante(já temos DDR3 com mais de 1,6GHz),o problema é integrar a GPU junto com o proc mesmo.Só com poucas unidades de execução e baixo clock,alem de uma arquitetura simplificada(ex:Poucos SPs,pipelines,ROPs,etC)...

  15. #14
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    espero que a intel faça algum video que preste nesse larrabee pelomenos...
    senão nesse ponto ae, vai tomar uma surra de pau mole da amd...

  16. #15
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    Citação Citando frost-free Ver mensagem
    Tem algo de errado no seu post, pois um único pente de memória já tem banda de largura de 64bits.
    Dual Channel é 128bits ou seja 2x pentes de 64bits operando em paralelo...
    eh, talvez. fui tudo de memoria então ta sujeito a erros :P
    mas isso n muda nada

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