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  1. #51
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    Olha, adicionando à teoria do UMK sobre a importancia desses milisegundos nos jogos FPS.

    Mesmo vc levando em conta que a pessoa normal tenha 250ms de tempo de resposta para executar uma ação.

    No caso vc ta andando virando uma esquina e um inimigo vem do outro lado da esquina (a curva de um corredor por exemplo)

    derrepente vocês dois estão frente a frente.

    ambos tem ~250 ms de delay natural para responder à presença do inimigo.

    Individuo A está a usar um monitor com 0 lag, individuo B tem um monitor com 60ms de lag.

    Ambos pressionam o botão de tiro extamente 250ms após o outro aparecer em sua tela.

    Eis aqui o problema. Para o individuo A o momento em que o Individuo B aparece na tela é em ZERO milisegundos. Para o individuo B o momento em que o individuo A aparece na tela é aos 60 milissegundos.

    Se formos adicionar isso ao tempo de resposta natural, o Individuo a ficaria com um reflexo 250ms enquanto o individuo B ficaria com 310ms ! de delay.

    Todo mundo sabe que nos jogos atuais, a maioria dos netcodes favorecem os pings menores, mesmo que o individuo B conseguisse um disparo, o fato do individuo A ter atirado e arrancado a cabeça de B um milesimo antes anularia totalmente a ação de B.

    Isso acontece TODA HORA no CS ou TF2. Por conta de ping, um disparo seu que na sua tela acertou na telha do adversario não causa dano pq na tela dele (ele com 40 de ping a menos que vc) ele te matou antes, logo o servidor anula o seu disparo em favor do dele, pq "os mortos não atiram"

    Outro exemplo claro disso é no classico Unreal Tournament... quando vc ta la carregando seus 6 rockets pra dar aquela pedrada no inimigo no rocket arena, e quando vc solta seus rockets chega a fazer o barulho do disparo, mas derrepente vc morre de Headshot e seus tiros não saem mesmo vc tendo certeza que vc soltou o botão antes de morrer.... aqueles malditos 30ms de ping a menos que o adversario tem acabam de salvar a vida dele... e acabar com a sua...

    Isso eh uma caracteristica de netcodes "client sided"

    Logo, esse delay do monitor influencia PRA CARALHO em qualquer jogo FPS, pois ele adiciona latencia ao conjunto: player, conexão e hardware.

    Em uma comparação mais grosseira, seria como vc jogar com um cara com reflexos igual ao seu, e vc ter 60 de ping a mais do que ele... ele tipo, com 50 de ping e vc com 110..... esses 60 ms são a diferença entre fazer uma frag ou ser fragado...

    Qualquer um com experiencia mediana em FPS deveria perceber isso.
    Última edição por TM99 : 02-09-2008 às 2:20

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  3. #52
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    E brusa, outra coisa, no caso vc reclama da fluidez da imagem.

    Oque eu posso sugerir pra vc.


    Compra um LCD de alto refresh rate, existem LCDs de até 120hz por ai, é só procurar...

    Pra quebrar o galho, em LCDs normais vc GERALMENTE tem a opção de usar 75hz. Configura ele pra rodar a 75hz e liga o VSYNC!

    Usar o vsync melhor DEMAIS a fluidez da imagem. Claro que não vai se comparar aos 120hz de um CRT, mas ja fica "gostoso" de jogar e é MUITO melhor do que jogar em 60hz...

    60hz chega a parecer que o jogo ta tendo slowdown....

  4. #53
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    E brusa, outra coisa, no caso vc reclama da fluidez da imagem.

    Oque eu posso sugerir pra vc.


    Compra um LCD de alto refresh rate, existem LCDs de até 120hz por ai, é só procurar...

    Pra quebrar o galho, em LCDs normais vc GERALMENTE tem a opção de usar 75hz. Configura ele pra rodar a 75hz e liga o VSYNC!

    Usar o vsync melhor DEMAIS a fluidez da imagem. Claro que não vai se comparar aos 120hz de um CRT, mas ja fica "gostoso" de jogar e é MUITO melhor do que jogar em 60hz...

    60hz chega a parecer que o jogo ta tendo slowdown....
    Segundo o que muitos falam,tanto 75Hz como 60Hz é a mesma coisa,o painel é limitado a 60Hz...
    Nunca testei isso,mas mesmo sendo limitado,pode dar uma dif por parte do jogo,seila..
    E aí que entra os paineis de 100/120Hz,quem jogou neles(ex:TVs) falam que é totalmente outro nível,muito melhor..
    Tb penso que a resolução dinâmica de um monitor LCD 60HZ deve ser uma porcaria(ainda mais um TN 5ms),não acredito que pq é monitor é excessão,só ver o testes de TVs LCDs x Plasma..

  5. #54
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    Citação Citando DVSV Ver mensagem
    Segundo o que muitos falam,tanto 75Hz como 60Hz é a mesma coisa,o painel é limitado a 60Hz...
    Nunca testei isso,mas mesmo sendo limitado,pode dar uma dif por parte do jogo,seila..
    E aí que entra os paineis de 100/120Hz,quem jogou neles(ex:TVs) falam que é totalmente outro nível,muito melhor..
    Tb penso que a resolução dinâmica de um monitor LCD 60HZ deve ser uma porcaria(ainda mais um TN 5ms),não acredito que pq é monitor é excessão,só ver o testes de TVs LCDs x Plasma..
    No meu aqui (mesmo modelo do monitor do UMK) a diferença de 60 pra 75hz eh brutal.

    talvez em alguns modelos piores não faça diferença, mas aqui eh facinho ver ver como melhora de 60 pra 75hz

  6. #55
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    Aqui não tem 1650x1080 em 75Hz. só 60!

    O que to fazendo é jogando em 1280x1024 que dai sim da 75Hz

    Quebra um galho, mas hoje mesmo jogando com o CRT aqui de lado, tudo torto era notável a diferença!




    modos desse monitor =


    Spoiler:


    Modo, Resolu.. Horizon Vertical P. Clock Sync Polarity
    IBM, 640 x 350 31.469 70.086 25.175 +/-
    IBM, 640 x 480 31.469 59.940 25.175 -/-
    IBM, 720 x 400 31.469 70.087 28.322 -/+
    MAC, 640 x 480 35.000 66.667 30.240 -/-
    MAC, 832 x 624 49.726 74.551 57.284 -/-
    MAC, 1152 x 870 68.681 75.062 100.000 -/-
    VESA, 640 x 480 37.861 72.809 31.500 -/-
    VESA, 640 x 480 37.500 75.000 31.500 -/-
    VESA, 800 x 600 35.156 56.250 36.000 +/+
    VESA, 800 x 600 37.879 60.317 40.000 +/+
    VESA, 800 x 600 48.077 72.188 50.000 +/+
    VESA, 800 x 600 46.875 75.000 49.500 +/+
    VESA, 1024 x 768 48.363 60.004 65.000 -/-
    VESA, 1024 x 768 56.476 70.069 75.000 -/-
    VESA, 1024 x 768 60.023 75.029 78.750 +/+
    VESA, 1152 x 864 67.500 75.000 108.000 +/+
    VESA, 1280 X 960 60.000 60.000 108.000 +/+
    VESA, 1280 X 1024 79.976 75.025 135.000 +/+
    VESA, 1680 X 1050 64.674 59.883 119.000 +/-

  7. #56
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    Citação Citando BlackOmega 99 Ver mensagem
    Olha, adicionando à teoria do UMK sobre a importancia desses milisegundos nos jogos FPS.

    Mesmo vc levando em conta que a pessoa normal tenha 250ms de tempo de resposta para executar uma ação.

    No caso vc ta andando virando uma esquina e um inimigo vem do outro lado da esquina (a curva de um corredor por exemplo)

    derrepente vocês dois estão frente a frente.

    ambos tem ~250 ms de delay natural para responder à presença do inimigo.

    Individuo A está a usar um monitor com 0 lag, individuo B tem um monitor com 60ms de lag.

    Ambos pressionam o botão de tiro extamente 250ms após o outro aparecer em sua tela.

    Eis aqui o problema. Para o individuo A o momento em que o Individuo B aparece na tela é em ZERO milisegundos. Para o individuo B o momento em que o individuo A aparece na tela é aos 60 milissegundos.

    Se formos adicionar isso ao tempo de resposta natural, o Individuo a ficaria com um reflexo 250ms enquanto o individuo B ficaria com 310ms ! de delay.

    Todo mundo sabe que nos jogos atuais, a maioria dos netcodes favorecem os pings menores, mesmo que o individuo B conseguisse um disparo, o fato do individuo A ter atirado e arrancado a cabeça de B um milesimo antes anularia totalmente a ação de B.

    Isso acontece TODA HORA no CS ou TF2. Por conta de ping, um disparo seu que na sua tela acertou na telha do adversario não causa dano pq na tela dele (ele com 40 de ping a menos que vc) ele te matou antes, logo o servidor anula o seu disparo em favor do dele, pq "os mortos não atiram"

    Outro exemplo claro disso é no classico Unreal Tournament... quando vc ta la carregando seus 6 rockets pra dar aquela pedrada no inimigo no rocket arena, e quando vc solta seus rockets chega a fazer o barulho do disparo, mas derrepente vc morre de Headshot e seus tiros não saem mesmo vc tendo certeza que vc soltou o botão antes de morrer.... aqueles malditos 30ms de ping a menos que o adversario tem acabam de salvar a vida dele... e acabar com a sua...

    Isso eh uma caracteristica de netcodes "client sided"

    Logo, esse delay do monitor influencia PRA CARALHO em qualquer jogo FPS, pois ele adiciona latencia ao conjunto: player, conexão e hardware.

    Em uma comparação mais grosseira, seria como vc jogar com um cara com reflexos igual ao seu, e vc ter 60 de ping a mais do que ele... ele tipo, com 50 de ping e vc com 110..... esses 60 ms são a diferença entre fazer uma frag ou ser fragado...

    Qualquer um com experiencia mediana em FPS deveria perceber isso.
    Ah cara falar que o lag de conexão fode eu concordo totalmente, mas esse do monitor é infímo perto do de rede, p/ saber a prova real do quanto isso afeta num game só jogando em lan um pc c/ crt x um pc c/ lcd.

  8. #57
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    topico interessante,
    to com esse LCD desde 2005, na epoca que sai do CRT (que era fraco tambem, mas rodava em 1024 a 85hz) achei estranho em muitos aspectos o lcd, mas acostumei, agora meu LCD é um "low end" de 4 anos atras, mas devo confessar que nao noto muito ghost nem nada (o "tempo de resposta" éde 16ms), agora quanto a framerate, estou usando 60hz, em jogo que o framerate passa de 60fps parece que perco suavidade, tipo no DOD (mod de hl1) a 100, 80, 70fps o jogo roda sem suavidade, é so limitar a 60 que a imagem fica suave, apesar de que acho que tem um input lag, tenho um CRT velho jogado em algum canto ai, vou ver se testo direito a diferença, esse "delay",

  9. #58
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    me falem uma coisa...
    eu tava afim de comprar o SyncMaster 932BW
    http://www.submarino.com.br/software...d=0&CellType=2

    ele tem esse problema tbm ou nao sao todos que tem?
    pq em casa, como trampo com pc nao quero nem saber de escrever ou pesquisar na net, quero é jogar
    pelos gifs que mostraram e tal, isso ia fazer uma diferença imensa pra quem eh ppl ou semi-ppl

  10. #59
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    Isso que o felipe escreveu ali no começo fui eu que devolvi aquele dell
    Vou resumir: comprei um AOC 416v (tem no PY por US$440 +-), e não tenho NENHUM problema com inputlag
    http://www.lesnumeriques.com/duels.p...&ma2=284&ph=12
    e é maravilhoso

  11. #60
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    1) Black disse tudo e mais alguma coisa sobre o assunto. Como eu costumo dizer: vamos precisar escrever numa louza pra que entendam? O exemplo citado deveria aparecer como resultado natural do raciocínio de alguém que tentou entender o que está acontecendo quando você tira o CRT, coloca um LCD e fica prejudicado. Felipe está certo no raciocínio, eu abri uns 3 tópicos sobre o assunto e foi o mesmo bafafá... Agora pelo menos estão aparecendo opiniões e informações realmente interessantes.
    2) Criticar sem embasamento algum, parecendo uma criança mimada gritando, chorando e esperneando, leva a crer que aqui alguém impõe sua opinião à força, o que prontamente devemos coibir. O andré é caso típico. Certamente é o mesmo "raciocínio" (na verdade, a falta dele) que um jogador típico "realiza" pra simplesmente chamá-lo de cheater, pois não possui condições técnicas em seu equipamento para poder enfrentá-lo.
    3) Reitero a indicação do AOC 416v. Antes de comprá-lo cheguei até a procurar o Benq 2400, cotei pra trazer dos EUA, é complicado... Este AOC está no PY, quem conhecer um freteiro que traga este grande volume (não conheço), fará um ótimo negócio. Comprei no ML por R$1300.

  12. #61
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    Citação Citando Brusamarello Ver mensagem
    Aqui não tem 1650x1080 em 75Hz. só 60!

    O que to fazendo é jogando em 1280x1024 que dai sim da 75Hz

    Quebra um galho, mas hoje mesmo jogando com o CRT aqui de lado, tudo torto era notável a diferença!




    modos desse monitor =


    Spoiler:


    Modo, Resolu.. Horizon Vertical P. Clock Sync Polarity
    IBM, 640 x 350 31.469 70.086 25.175 +/-
    IBM, 640 x 480 31.469 59.940 25.175 -/-
    IBM, 720 x 400 31.469 70.087 28.322 -/+
    MAC, 640 x 480 35.000 66.667 30.240 -/-
    MAC, 832 x 624 49.726 74.551 57.284 -/-
    MAC, 1152 x 870 68.681 75.062 100.000 -/-
    VESA, 640 x 480 37.861 72.809 31.500 -/-
    VESA, 640 x 480 37.500 75.000 31.500 -/-
    VESA, 800 x 600 35.156 56.250 36.000 +/+
    VESA, 800 x 600 37.879 60.317 40.000 +/+
    VESA, 800 x 600 48.077 72.188 50.000 +/+
    VESA, 800 x 600 46.875 75.000 49.500 +/+
    VESA, 1024 x 768 48.363 60.004 65.000 -/-
    VESA, 1024 x 768 56.476 70.069 75.000 -/-
    VESA, 1024 x 768 60.023 75.029 78.750 +/+
    VESA, 1152 x 864 67.500 75.000 108.000 +/+
    VESA, 1280 X 960 60.000 60.000 108.000 +/+
    VESA, 1280 X 1024 79.976 75.025 135.000 +/+
    VESA, 1680 X 1050 64.674 59.883 119.000 +/-
    Tenta ligar o LCD pela conexão VGa e vê se aparece [email protected]
    Apesar que aqui eu não vejo dif alguma entre 60Hz/75Hz,mas como sou jogador casual(e em muitos jogos novos mal bate 45~50FPs aqui ),então não sou o melhor pra falar sobre isso..

  13. #62
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    Citação Citando fernand_r0x Ver mensagem
    me falem uma coisa...
    eu tava afim de comprar o SyncMaster 932BW
    http://www.submarino.com.br/software...d=0&CellType=2

    ele tem esse problema tbm ou nao sao todos que tem?
    pq em casa, como trampo com pc nao quero nem saber de escrever ou pesquisar na net, quero é jogar
    pelos gifs que mostraram e tal, isso ia fazer uma diferença imensa pra quem eh ppl ou semi-ppl

    Não sei, mas NÃO são todos que têm esse problema. Existem muitos LCDs que não têm lag. Veja o exemplo do ThePing.

    Veja, os primeiros posts que criei neste tópico. Encontre um link para um site que é um banco de dados onde registra o lag de diversos LCDs e os compara com outros. Há links para sites com artigos mais do que explicativos, há link para um site onde permite desvendar qual é o painel (TN, VA ou IPS, além do fabricante e do modelo do painel), etc.

    Apenas um adendo: acontece muito de um mesmo modelo (por exemplo: Samsung SM226BW, iiyama ProLite E2201W, etc.) ter revisões onde o lag "pode" melhorar ou piorar. Se não me engano, o Dell 2007WFP tem isso também. Revisões antigas apresentavam maior lag que as novas. E para complicar, uma mesma revisão tem dois tipos de painel, como loteria.

    Para lhe poupar trabalho, re-edito aqui o link para o site com dados do lag em LCDs: (é o mesmo que o ThePing usa, mas o dele é em francês e este aqui é em inglês):
    http://www.digitalversus.com/duels.p...&p2=2684&ph=12

    Mais links:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Input_lag

    http://www.anandtech.com/displays/showdoc.aspx?i=3302

    http://www.tftcentral.co.uk/

    http://www.behardware.com/articles/6...-crts-yes.html

    http://www.behardware.com/articles/6...-3rd-wave.html

    http://www.behardware.com/articles/7...r-vs-dell.html

    http://www.prad.de/en/index.html

  14. #63
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    Veja um exemplo de como você pode ser surpreendido por causa do delay de um LCD:

    Última edição por lb_felipe : 02-09-2008 às 22:19

  15. #64
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    po eu lembro na época do PPL no cs
    jogar em 640x480 com 140 hz no monitor 19 da Sony CRT
    apesar q não dava mt diferença de 100, 120 e 140
    n existe monitor LCD rode uma resolução alta, tipo 1280x1024 a 100HZ?
    alguma TV sei lá, resumindo tem algum jeito de conseguir 100HZ em algum LCD? com reforce talvez?
    apesar q até 1024 em 100HZ seria esquema

  16. #65
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    Citação Citando M1crochip Ver mensagem
    po eu lembro na época do PPL no cs
    jogar em 640x480 com 140 hz no monitor 19 da Sony CRT
    apesar q não dava mt diferença de 100, 120 e 140
    n existe monitor LCD rode uma resolução alta, tipo 1280x1024 a 100HZ?
    alguma TV sei lá, resumindo tem algum jeito de conseguir 100HZ em algum LCD? com reforce talvez?
    apesar q até 1024 em 100HZ seria esquema
    lcd nao.....

    mas tv lcd fulhd tem 100hz, porem bem mais caro

  17. #66
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    Citação Citando andrepmrj Ver mensagem
    lcd nao.....

    mas tv lcd fulhd tem 100hz, porem bem mais caro

    saquei andre
    mas jogar em TV fica igual q nem no monitor?
    desculpa a pergunta imbecil mas to imaginando aqui q tesão seria, quando a gente saía dos 17 tubo e ia pros 19 ja era um orgasmo

  18. #67
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    :P morreu ?

  19. #68
    Membro Avatar de andrepmrj
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    Citação Citando M1crochip Ver mensagem
    :P morreu ?
    mesma merda que um lcd.

    vou gravar um video aki....

  20. #69
    Membro Avatar de andrepmrj
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    aki o video...... meu sobrinho jogando


    YouTube - bf heroes

  21. #70
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    e ai, alem de tds as criticas pros lcd ainda, sabe se isso eh com todos os modelos?

  22. #71
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    Citação Citando Ramis Ver mensagem
    e ai, alem de tds as criticas pros lcd ainda, sabe se isso eh com todos os modelos?
    Não entendi bem, mas se você está perguntando se todos os modelos de LCD têm lag, a resposta é não.

    Alguns tem "zero" lag, outros têm pouquíssimo lag, alguns têm ora lag muito alto ora muito baixo, outros têm lag moderado e outros têm lag altíssimo.

    Veja a tabela que eu postei. É uma lista de alguns modelos com baixo ou nulo lag.

  23. #72
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    Input lag acima de 16ms ja atrapalha muito, imagina usar esses de 40ms deve ser uma piada, realmente como todo mundo ta falando eh bizarra a diferença entre os dois no gif, ja tive 2 monitores LCD um da proview de 17 5:4 (não sei o modelo peguei ele sem caixa, usado e nem me importei), ele era 16 ms, troquei pro Samsung 932BW que eh 2ms, a diferença eh ridiculamente notável, tem que tomar muito cuidado com esses negócios pra nao acabar se arrependendo de comprar LCD.

  24. #73
    Suspenso
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    THE END.
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    O foda é que os modelos que tem zero lag são em contrapartida ruins por exemplo na ausência de conexões ou não tão bons assim pra outras aplicações (ver filmes, lidar com fotos, etc.).

    Aqui tem um exemplo de monitor com um bom equilíbrio entre tudo que falei, acho que vou pegar ele:
    http://www.newegg.com/Product/Produc...82E16824014177
    http://www.hardforum.com/showthread....1315565&page=1
    Última edição por Truman : 06-09-2008 às 10:44

  25. #74
    hel
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    como assim aquele dell de 30 é 11ms e o 24 é 46ms... que tecnologia eim...

    não peguei monitor LCD até hoje com medo de lag nos meus joguinhos....

  26. #75
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    Citação Citando Sidrack Marinho Ver mensagem
    O foda é que os modelos que tem zero lag são em contrapartida ruins por exemplo na ausência de conexões ou não tão bons assim pra outras aplicações (ver filmes, lidar com fotos, etc.).

    Aqui tem um exemplo de monitor com um bom equilíbrio entre tudo que falei, acho que vou pegar ele:
    http://www.newegg.com/Product/Produc...82E16824014177
    http://www.hardforum.com/showthread....1315565&page=1
    Boa dica.

    Parece que o delay desse monitor é bem baixo, com pico de 20 ms e média de 8 ms.

    Será que a qualidade de imagem desse monitor é boa (desculpe, mas não li todos os tópicos do thread)?

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