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  1. #1
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    Monitores LCD sem Input Lag (delay compared with a CRT)

    Alguém conhece? Sabe quais são os modelos? Por favor, vamos discutir isto aqui.

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  3. #2
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    Vejam mais um exemplo de como o "input lag" pode ser bem perceptível e atrapahar um "gamer":



    (CRT vs Dell 2407WFP LCD)

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Input_lag

    Notem que há um verbete dedicado ao tema "input lag" na Wikipédia em língua inglesa. Acredito que por isto o input lag deve ser levado a sério.

  4. #3
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    Achei declarações de um user que comprou o 2407WFP:

    "Eu tive um Dell 2407 (24") e simplesmente tive que devolver, não era possível jogar fps ali (medi ao lado do meu crt na mesma placa de víceo com um cronômetro e câmera fotográfica, 40ms de delay)" http://forum.hardmob.com.br/showpost...28&postcount=9

    "eu tive um Dell 2407 e tb tentei de tudo antes de descobrir que o problema era input lag
    Se o monitor demora 30ms pra exibir a imagem, fica complicado jogar alguns jogos, especialmente online (cs por exemplo dá pra perceber bem a diferença)" http://forum.hardmob.com.br/showpost...7&postcount=87


    Baseio-me nisso. Quem sabe seja preciosismo demais? Porém, acredito que o "input lag" ou "delay compared with a CRT" acima de ~20ms atrapalhe em jogos como de simuladores de corrida.

    Jogo CS com ping abaixo de ~20ms, mas acho que quando o ping é muito baixo, o CS prevê as ações e nivela ou alinha todos com ping baixo para terem o mesmo delay (que é imperceptível). Mas o delay do monitor não tem jeito. No YouTube há vídeos comparando. A diferença chega a atrapalhar sim.

    O AnandTech fez um teste de LCDs 24" Full HD e também, depois de anos, passou a dar importância ao input lag: http://www.anandtech.com/displays/showdoc.aspx?i=3302

    Veja que deram "medalha de prata" ao 2408WFP por causa do input lag (se seu input lag não fosse alto, ganharia "medalha de ouro") e deram "medalha de bronze" ao Gateway FHD2400 que é TN mas tem baixo input lag.

    Abraço.

  5. #4
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    frescura pura, só o monitor ter 8ms p/ baixo que já dá p/ jogar sem problemas


    vídeo? cronômetro? duvido que dê p/ medir um lag tão curto com instrumentos grosseiros como esses


    eu jogo fps em um monitor lcd com 4ms e a única coisa que é pior que meu antigo lg 700p é o preto, que nunca fica um preto total, fica um meio cinza. Mas isso não influencia em nada no jogo

  6. #5
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    Ferramenta para comparar diversos modelos de LCDs em vários quesitos, principalemente o input lag: http://www.digitalversus.com/duels.p...&p2=2105&ph=12

    Um belo artigo explicando mais sobre input lag issue: http://www.behardware.com/articles/6...-crts-yes.html

    Ótimo site sobre LCDs: http://www.tftcentral.co.uk/




  7. #6
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    Citação Citando IceTea Limão Ver mensagem
    frescura pura, só o monitor ter 8ms p/ baixo que já dá p/ jogar sem problemas


    vídeo? cronômetro? duvido que dê p/ medir um lag tão curto com instrumentos grosseiros como esses


    eu jogo fps em um monitor lcd com 4ms e a única coisa que é pior que meu antigo lg 700p é o preto, que nunca fica um preto total, fica um meio cinza. Mas isso não influencia em nada no jogo
    Amigo, antes de dizer asneiras, você ao menos se deu ao trabalho de pesquisar sobre o assunto?

    Você claramente está confundindo GHOSTING com INPUT LAG.

    Leia bem antes de postar.

    E para aferir o input lag, basta ter uma VGA com duas saídas de vídeo, um CRT e uma câmera com ISO bem alto e baixíssimo tempo de esposição. Veja os artigos.

    Até logo.

  8. #7
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    Citação Citando lb_felipe Ver mensagem
    Amigo, antes de dizer asneiras, você ao menos se deu ao trabalho de pesquisar sobre o assunto?

    Você claramente está confundindo GHOSTING com INPUT LAG.

    Leia bem antes de postar.

    E para aferir o input lag, basta ter uma VGA com duas saídas de vídeo, um CRT e uma câmera com ISO bem alto e baixíssimo tempo de esposição. Veja os artigos.

    Até logo.
    Esses artigos ai tão meio desatualizados, hoje em dia qualquer lcd de 22" não se percebe mais imput lag, desde q a vga esteja a altura da resolução do monitor, não vai pegar uma MX440 e rodar num LCD de 22" q vai dar todo tipo de Lag mesmo.

  9. #8
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    Citação Citando Juba_VR Ver mensagem
    Esses artigos ai tão meio desatualizados, hoje em dia qualquer lcd de 22" não se percebe mais imput lag, desde q a vga esteja a altura da resolução do monitor, não vai pegar uma MX440 e rodar num LCD de 22" q vai dar todo tipo de Lag mesmo.
    Mais um que não leu ou não entendeu.

    Em princípio, a VGA não interefere em nada nisso. Veja o teste de 24" LCDs do AnandTech e me diga se está desatualizado.

    Quem não tem nada de pertinente para dizer, não deveria ficar fazendo afirmações sem embasamento. Quem tiver dúvidas ou quiser colaborar, fique a vontade.

    Até logo.

  10. #9
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    Após algumas pesquisas, trago-lhes uma lista de alguns modelos com baixo ou nulo input lag:

    Fonte: http://www.lesnumeriques.com/ ou http://www.digitalversus.com/

    Código:
                             Min  Max  Ave
    Acer P223W               0    0    0
    AOC 2217Pwc              0    0    0
    AOC 416V                 0    0    0
    Asus MW221U              0    26   10
    BenQ G2400W              3    3    1,9
    BenQ G2400WA             3    3    1,9
    BenQ V2400W              0    20   8
    Dell E228WFP             0    11   3,2
    Hyundaï W220D            5    16   10
    Hyundaï W241D            0    3    1
    Iiyama ProLite E2201W    0    0    0
    Iiyama Prolite E2403WS   0    3    1,2
    Iolair MB24W             0    0    0
    ViewSonic VG2230wm       0    10   1
    ViewSonic VX2235wm       0    22   9,2
    ViewSonic VX2245wm       0    22   9,2
    ViewSonic VX2255wmb      0    30   15,3
    ViewSonic VG2230wm vs Dell E228WFP
    vs

    ViewSonic VX2835wm vs Dell 3008WFP
    vs
    Última edição por lb_felipe : 31-08-2008 às 23:27

  11. #10
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    Digite "input lag" na busca do YouTube, envie e veja como isso pode lhe causar problemas quando um adversário já está em um ponto do cenário, mas você ainda nem o viu.

  12. #11
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    Citação Citando lb_felipe Ver mensagem
    Amigo, antes de dizer asneiras, você ao menos se deu ao trabalho de pesquisar sobre o assunto?

    Você claramente está confundindo GHOSTING com INPUT LAG.

    Leia bem antes de postar.

    E para aferir o input lag, basta ter uma VGA com duas saídas de vídeo, um CRT e uma câmera com ISO bem alto e baixíssimo tempo de esposição. Veja os artigos.

    Até logo.
    entao compra um crt manow, fim de papo............

    se voce mesmo ja sabe do problema, pra vem perguntar ??????


    obs. FRESCURAAAAAAAAAAA

    obs2. ate onde sei qualquer lcd ligado rgb nao tem lag imput.
    o lag imput e gerado justamente em modo digital dvi/hdmi

    obs3. FRESCURAAAAAAAAAAAA
    Última edição por andrepmrj : 29-08-2008 às 21:02

  13. #12
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    Citação Citando andrepmrj Ver mensagem
    entao compra um crt manow, fim de papo............

    se voce mesmo ja sabe do problema, pra vem perguntar ??????


    obs. FRESCURAAAAAAAAAAA

    obs2. ate onde sei qualquer lcd ligado rgb nao tem lag imput.
    o lag imput e gerado justamente em modo digital dvi/hdmi

    obs3. FRESCURAAAAAAAAAAAA
    Isso mostra que você é um ignorante.

    Perguntar o quê? Que eu saiba, abri este tópico para discutirmos e trocarmos conhecimentos.

    Frescura não é um argumento plausível.

    Para quem não está afim de fazer baderna no tópico, deixo claro que: pode haver lag usando a conexão SUB-D15, pois na maioria das vezes, esse lag é causado no processamento da imagem. Muitas vezes é causado pelo scaler.
    Última edição por lb_felipe : 01-09-2008 às 0:40

  14. #13
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    lb_felipe está certo, não é nada de frescura...
    Esses Dell de 24" é uma piada pra quem joga...

  15. #14
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    Brusamarello, obrigado pelo apoio.

    É uma pena que alguns users preferem desmerecer a iniciativa ao invez de postar argumentos relevantes ou discutir positivamente o assunto.

    O meu maior interesse nesse assunto é justamente porque o input lag issue afeta diretamente o jogador. Imagine que uma volta rápida em um jogo de corrida pode ser decidida em milésimos de segundo. Se a imagem que chega à tela já chega com um atraso de 40 ms, por exemplo, o jogador pode freiar seu carro 40 ms mais tarde e assim perder o ponto ideal de frenagem. Em jogos de tiro nem se fala. Imagine você com 50 ms de atraso na imagem vai acabar morrendo pro seu adversário que já lhe viu enquanto você ainda não o viu.

    Se o uso do LCD for para vídeos ou qualquer outra atividade, como trabalho profissional gráfico, então pode desconsiderar esse problema.

    Até logo.

  16. #15
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    Citação Citando lb_felipe Ver mensagem
    Brusamarello, obrigado pelo apoio.

    É uma pena que alguns users preferem desmerecer a iniciativa ao invez de postar argumentos relevantes ou discutir positivamente o assunto.

    O meu maior interesse nesse assunto é justamente porque o input lag issue afeta diretamente o jogador. Imagine que uma volta rápida em um jogo de corrida pode ser decidida em milésimos de segundo. Se a imagem que chega à tela já chega com um atraso de 40 ms, por exemplo, o jogador pode freiar seu carro 40 ms mais tarde e assim perder o ponto ideal de frenagem. Em jogos de tiro nem se fala. Imagine você com 50 ms de atraso na imagem vai acabar morrendo pro seu adversário que já lhe viu enquanto você ainda não o viu.

    Se o uso do LCD for para vídeos ou qualquer outra atividade, como trabalho profissional gráfico, então pode desconsiderar esse problema.

    Até logo.
    meu se nao quer lag imput vai de crt, fim de papo.....

    sim isso e frescura.........

    nao falo sobre os monitores da dell, pra sempre achei um lixo, voce paga mais a marca que o monitor, mas......

    abrir um topico pra discutir o que o cara ja sabe ??????????, se ele mesmo ja sabe discutir o que ?????????? eu heim........

    se ja sabe qual modelo melhor, pronto compra.....

  17. #16
    wkk
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    estou a muito tempo a espera de um lcd decente, isso pq jogo fps. :]

  18. #17
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    Citação Citando andrepmrj Ver mensagem
    meu se nao quer lag imput vai de crt, fim de papo.....

    sim isso e frescura.........

    nao falo sobre os monitores da dell, pra sempre achei um lixo, voce paga mais a marca que o monitor, mas......

    abrir um topico pra discutir o que o cara ja sabe ??????????, se ele mesmo ja sabe discutir o que ?????????? eu heim........

    se ja sabe qual modelo melhor, pronto compra.....
    eita inveja...

    Nao muito relacionado ao assunto mas quando ativo AA, meu ghosting aumenta muito.

    Tenho um LG 1760TQ.
    Última edição por NovoRei : 30-08-2008 às 16:21

  19. #18
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    Citação Citando wkk Ver mensagem
    estou a muito tempo a espera de um lcd decente, isso pq jogo fps. :]
    O tempo de resposta desses paineis melhorou muito. Acho que o ghosting ou bluring é muito pequeno nos atuais LCDs. Uma das coisas que podem causar input lag é justamente a aceleração (RTC) que faz o tiro sair pela culatra. Explico: se por um lado o ghost - que nesses 5ms TNs já é pequeno - com RTC praticamente desaparece, por outro lado, o input lag aumenta.

    O que é melhor? Um borrãozinho de nada com um input lag quase nulo ou nenhum borrão com input lag alto? Eu prefiro o input lag quase nulo.

    Veja a lista de LCDs que tem baixo input lag que eu fiz. Vou adicionando mais modelos assim que for descobrindo. Se quiser, recomendo que escolha um modelo da lista para poder joga FPS de boa.

    Só tome cuidado que um mesmo modelo, dependendo da versão ou revisão, pode ter input lag aumentado pra caramba. Um exemplo é o iiyama ProLite E2201W que tem várias variações.

    Hoje eu ficaria - se for usar 1680x1050 - entre o Dell E228WFP e o ViewSonic VG2230wm.

    Até logo.

  20. #19
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    Citação Citando NovoRei Ver mensagem
    eita inveja...

    Nao muito relacionado ao assunto mas quando ativo AA, meu ghosting aumenta muito.
    Qual é o seu LCD?

  21. #20
    Membro Avatar de IceTea Limão
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    Citação Citando lb_felipe Ver mensagem
    Amigo, antes de dizer asneiras, você ao menos se deu ao trabalho de pesquisar sobre o assunto?

    Você claramente está confundindo GHOSTING com INPUT LAG.

    Leia bem antes de postar.

    E para aferir o input lag, basta ter uma VGA com duas saídas de vídeo, um CRT e uma câmera com ISO bem alto e baixíssimo tempo de esposição. Veja os artigos.

    Até logo.
    continua sendo frescura
    vamos nos situar aqui, um segundo tem 1000 milisegundos (ms)


    eu lembro vagamente que o tempo necessário p/ vc ver um alvo e apertaro botão de um mouse era de aproximadamente 250ms p/ um cara com reflexos bem rápidos, um piscar de olho demora 300 a 400 ms. Acho que o mínimo p/ alguem ver uma imagem é de 50ms

    o valor mais alto que vi aí foi de 64ms, tempo ridiculamente pequeno

  22. #21
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    Citação Citando NovoRei Ver mensagem
    eita inveja...

    Nao muito relacionado ao assunto mas quando ativo AA, meu ghosting aumenta muito.
    inveja de que ????????????????


    afffffffffffffffffffffffff

  23. #22
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    Citação Citando IceTea Limão Ver mensagem
    continua sendo frescura
    vamos nos situar aqui, um segundo tem 1000 milisegundos (ms)


    eu lembro vagamente que o tempo necessário p/ vc ver um alvo e apertaro botão de um mouse era de aproximadamente 250ms p/ um cara com reflexos bem rápidos, um piscar de olho demora 300 a 400 ms. Acho que o mínimo p/ alguem ver uma imagem é de 50ms

    o valor mais alto que vi aí foi de 64ms, tempo ridiculamente pequeno
    Hum, agora sim um argumento válido.

    Você pelo menos acha frescura, mas explicou o porquê com propriedade.

    Realmente, vendo por esse lado, um input lag abaixo dos 50ms é irrelevante. Mas, se não estou engando, tem um problema: a taxa de vertical refresh. Acho que, dependendo do momento em que há esse delay, pode acabar se somando ao delay da própria atualização vertical. Explico: Um LCD tipicamente trabalha com Vrefresh na casa dos 60Hz, ou seja, 1/60 = 16ms. Aí, soma-se isso ao input lag e ao FPS (se for 100 fps, então 1/100 = 10 ms). Isso varia, é claro da sincronia entre esses três timming.

    Veja, posso estar enganado e ter falado um monte de besteiras, mas pelo pouco que pesquisei, é isso.

    E, na prática, já li relatos de pessoas se queixando do input lag. Mas assim mesmo agradeço a sua mensagem e espero mesmo que seja apenas frescura.

    Até logo.

  24. #23
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    Opa Felipe..
    cara, andei dando uma olhada, entendi o que é o imput lag.. só não entendi os graficos lá em cima
    dos exemplos de modelos de munitores com imput lag ruim / bom
    meu monitor é um Samsung 226BW que tem 2ms, 3000:1. Eu jogo com ele e não tenho notado
    nada me atrapalhando. Mas esse topico me despertou curiosidade.
    Eu peguei um monitor de 2ms, porque o meu de 8ms eu achava muito ruim para jogar.
    o ghost atrapalhava (sei que ghost é diferente do imput lag, e sei qual a diferença entre ambos.)
    Será que estamos longe de um LCD de qualidade como um CRT?
    por exemplo.. no counter-strike 1.6, não sei por qual motivo. Se a gente joga com
    vsync ligado, fica uma porcaria a jogo. Se a gente joga com fps cravado a 100. fica perfeito.
    Se a gente joga com uma resolução do tipo 800x600 ou 1280x960 (acho que é isso, wide) em 100 ou 120 Hz, Fica muito melhor do que em 60Hz.. sabe explicar esses fatos? sabe dizer se tem algo a ver com o imput lag e porque dessa diferença?
    Jogando eu percebo, mas não sei explicar...
    E Nada disso é frescura! a não ser para um bossal que jogar tibia e grid é a mesma coisa.

  25. #24
    UmK
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    puta merda aquele gif ali ta sinistro heim surreal o input lag

    por sorte o meu monitor não tem input lag algum (no olhometro comparando com meu CRT)

  26. #25
    nmd
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    exatamente o que eu ia falar UmK..
    tava olhando o GIF agora, ta apavorando muito! ta bizarro.
    e ainda tem um prego que diz que é FRESCURA.. nego não sabe e fica falando.

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