+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de Mandarin_bu
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    1.206
    Verdinhas
    2

    SSD+HD normal

    Fala galera,

    Surgiu uma dúvida agora...
    Li em vários relatos e reviews que eles tem boa performance de leitura, mas não de escrita...Daí pensei se seria um sistema ideal se eu utilizasse um ssd (dependendo um de 64gb) apenas com windows + programas necessários e jogasse o swap p/ um hd de alta performance (como um raptor 36gb...usado, bem marotão :P) mais um hd p/ armazenamento.
    Listando (resumo) seria isso:
    - 1 SSD p/ sistema e programas principais
    - 1 HD pequeno (ou 2 80gb em raid0) p/ swap e outros temporários
    - 1 HD p/ armazenamento geral.
    Atualmente uso raid0 de 2x320gb 32MB da samsung e estou bem satisfeito, mas creio que mais além o preço desses ssd's caiam mais ainda e caso surja uma oportunidade eu mude p/ isso...
    Assim como poderia apenas usar o SSD com o raid que já uso (pensei no de 80gb porque tenho um aqui da wd), mas apenas deixando o sistema, para que seja feita apenas leitura e inicialização do sistema...

    Se falei alguma merda por favor me corrijam, hahahaha
    Alguém daqui já usa SSD p/ falar se realmente está valendo a pena?

    valeu ae povo

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    7.568
    Verdinhas
    585

    será que um raid 0 também no SSD n melhoraria? só n sei se existe placa que trabalhe desse modo, mas em ultimo caso da pra adaptar uma controladora raid PCI.

  4. #3
    Membro Avatar de leo_bsb
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    566
    Verdinhas
    0

    depende do SSD e depende do SO. O Vista ainda não está muito legal com SSDs, ainda mais em RAID.
    Sobre o swap, se vc tiver 4GB de ram ou mais simplesmente desabilite o swap.

  5. #4
    Membro Avatar de Mandarin_bu
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    1.206
    Verdinhas
    2

    Foda é que corel, ps e afins gostam de swap, dae não rola desligar...haha
    Sei que no vista x64 com 8gb tem um aproveitamento de ram muito bom, porém questionei essa configuração com relação à leitura em inicialização de programas, pq mesmo com a frescurada do precache que o vista faz, queria saber se com um ssd (o ps por exemplo) faria ele carregar mais rapidamente o prog, saca?

    Quanto à raid com ssd parece que aceita normalmente, como hd comum...Basta ele ser sata, creio eu.
    Mas na real bem que poderia ter no py ou mesmo no mercado nacional daqueles hds seagate com 250gb/32MB de um prato...hahaha

  6. #5
    Membro Avatar de Doutor Sysop
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    3.198
    Verdinhas
    112

    Não sei se ainda é hora de um SSD.

    Será que voce não vai pagar por algo que daqui a pouco tempo vai estar mais barato ?

    Estou por fora dos preços atuais, mas ainda acho que não vale a pena investir.

  7. #6
    Membro Avatar de Mandarin_bu
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2003
    Mensagens
    1.206
    Verdinhas
    2

    Citação Citando Sysop Ver mensagem
    Não sei se ainda é hora de um SSD.

    Será que voce não vai pagar por algo que daqui a pouco tempo vai estar mais barato ?

    Estou por fora dos preços atuais, mas ainda acho que não vale a pena investir.
    Então, é que notei uma queda de preço agora...Espero que caia mais ainda, hahahaha
    Foda é o preço cair em US$ e aqui aumentar o valor do dólar...fuck

  8. #7
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    120
    Verdinhas
    0

    Os HDs SSD ainda estão muito caros em comparação aos de disco.

  9. #8
    Membro Avatar de Doutor Sysop
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    3.198
    Verdinhas
    112

    Citação Citando Mandarin_bu Ver mensagem
    Então, é que notei uma queda de preço agora...Espero que caia mais ainda, hahahaha
    Foda é o preço cair em US$ e aqui aumentar o valor do dólar...fuck
    Bem, realmente é uma coisa que até eu espero, afinal o melhor de tudo do SSD que pouca gente fala é justamente por não ter partes moveis.

    Eu achei este video bem interessante sobre SSD X HD
    YouTube - Samsung SSD vs HDD
    YouTube - Samsung SSD vs HDD

  10. #9
    hel
    hel está offline
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    oi
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    3.717
    Verdinhas
    1

    Citação Citando Sysop Ver mensagem
    Bem, realmente é uma coisa que até eu espero, afinal o melhor de tudo do SSD que pouca gente fala é justamente por não ter partes moveis.

    Eu achei este video bem interessante sobre SSD X HD
    http://www.youtube.com/watch?v=pJMGAdpCLVg
    http://www.youtube.com/watch?v=pJMGAdpCLVg
    teste de vibração é o unico que nem precisava fazer hauhua

  11. #10
    Membro Avatar de leo_bsb
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    566
    Verdinhas
    0

    SSD eu acho que ainda precisamos esperar um pouco.
    Se vc precisa de IO em disco compre os novos de 640GB, seagate 7200.11 ou western digital AAKS.
    Eles são dois pratos de 320. Vc pode fazer uma partiçao pequena em cada um,64 GB x 2 em RAID 0, e colocar o restante dos discos em RAID 1 pra back up.
    O desempenho da partição RAID 0 vai ser muito boa em short stroke.

  12. #11
    hardMOB Staff - Moderação Avatar de DouglasteR
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    BOMsolmito 2018!
    Registro
    Oct 2000
    Mensagens
    16.000
    Verdinhas
    15241

    Uia ^^

    Citação Citando leo_bsb Ver mensagem
    SSD eu acho que ainda precisamos esperar um pouco.
    Se vc precisa de IO em disco compre os novos de 640GB, seagate 7200.11 ou western digital AAKS.
    Eles são dois pratos de 320. Vc pode fazer uma partiçao pequena em cada um,64 GB x 2 em RAID 0, e colocar o restante dos discos em RAID 1 pra back up.
    O desempenho da partição RAID 0 vai ser muito boa em short stroke.
    Exatamente, ou investir em uma boa controladora RAID.

  13. #12
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Aug 2002
    Mensagens
    3.674
    Verdinhas
    10

    Se for o Core V2 da OCZ ficaria bem legal 2x 64Gb em raid0 ( já que são muito mais confiáveis) com o SO + Game . E deixa um de 250gb single plate 16 mb mesmo para arquivos e backups.

    Acho que o cache deveria ficar no SSD já que o tempo de resposta e acesso é muito mais rápido, e além dq, cache depende do acesso e leitura, uma vez já escrito, e não gravação.

  14. #13
    Membro Avatar de leo_bsb
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2007
    Mensagens
    566
    Verdinhas
    0

    estou esperando os testes do core 2, por enquanto não ví um teste de SSD de menos de $400 que valesse a pena.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões