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  1. #1
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    Nvidia Tesla C1060

    Só compartilhando. Esperava ler esse tipo de coisa por aqui mas parece que virou forum de dica de hardware cade as discussões e novidades?
    Bom, eis a tal da tesla, que é basicamente uma placa pra auxiliar o processador usando o cuda (não é vga)

    http://www.tigerdirect.com/applicati...IN#detailspecs



    NVIDIA Tesla C1060 Computing Processor
    The NVIDIA Tesla C1060 transforms a workstation into a high-performance computer that can dramatically outperform a small cluster. This gives technical professionals a dedicated computing resource at their desk-side that is much faster and more energy-efficient than a shared cluster in the data center. The Tesla C1060 is based on the massively parallel, many-core Tesla processor, which is coupled with the standard CUDA C programming environment to simplify many-core programming. The Tesla C1060 allows you to keep pace with the increasing demands of the toughest computing challenges including drug research, oil and gas exploration, and computational finance and its many-core architecture meets the computational demands of applications whose complexity has outstripped the CPU’s ability to solve them. This NVIDIA HPC Computing Processor uses the only C language environment that unlocks the many-core processing power of GPUs to solve the world’s most computationally-intensive challenges. Capable of 933 GFLOPs/s of processing performance puts it near the performance of small supercomputers and 4 GB of GDDR3 memory onboard gives you a total bandwidth of 102 GB/s.
    933gflops. Bem que tinha lido algo sobre "primeiro supercomputador pessoal lançado na inglaterra" devia ser isso
    inutil pra usuario doméstico, mas interessante mesmo assim

    comentem

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  3. #2
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    uma GTX 280 com 4gb de ram e um nome diferente, interessante é que colocam o core clock como o shader clock, o que nao é errado ja que ela foi feita para usar as ALUs né...

  4. #3
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    toda vez q sai algo legal de hardware é postado aqui, vc tb tem q acompanhar outros topicos e outros fóruns

  5. #4
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    Que venha o raytracing!

  6. #5
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    Citação Citando Danilo Borges Ver mensagem
    toda vez q sai algo legal de hardware é postado aqui, vc tb tem q acompanhar outros topicos e outros fóruns
    fake. sempre passo por aqui e tudo que tem é topico "me ajuda a escolher vga/processador/cooler"
    faz meses que n tem topico interessante


    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Que venha o raytracing!
    será que cuda serve pra raytracing?

  7. #6
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    NVIDIA Tesla C1060 Computing Processor - 4GB GDDR3 RAM, PCI-Express 2.0, 240 Processing Cores, $1,699.99

    Espera chegar um desconto de 10% e aproveitar pra comprar 2

  8. #7
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    240 cores? É isso mesmo?

  9. #8
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    Citação Citando rogola Ver mensagem
    240 cores? É isso mesmo?
    Exato... equivale a uma GTX 280...

    Pra ter uma idéia a série GTX 260 tem 196 ou 216, e uma 9800GTX 128...
    Última edição por Diablo.dbl : 17-12-2008 às 11:05

  10. #9
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    Essas placas são pra multiprocessamento utilizando o CUDA. Já viram a Tesla S1070 ? 960 cores.
    Programei em CUDA(básico) e se desse pra usar 960 cores pra 1 programa só, o tempo e o espaço seriam confundíveis

  11. #10
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    Citação Citando UmK Ver mensagem
    fake. sempre passo por aqui e tudo que tem é topico "me ajuda a escolher vga/processador/cooler"
    faz meses que n tem topico interessante



    será que cuda serve pra raytracing?

    ah vei

    nao tem como postar reviews na hardwhat

    os sites q eu acompanho

    xbitlabs.com
    anandtech.com
    xtremesystems.org
    yougamers.com

    lá q eu pego as informações, e vou repassando pro pessoal daqui...

  12. #11
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    pois é, nao da para postar sobre tudo o que sai... por enquanto o maior lançamento de hw que aconteceu e nao vi postado aqui foi o athlon x2 7750, tambem nao vemos muitos topicos de especulação/noticias, por exemplo do phenom II, da GTX 295?! e por ai vai...

    cada "shader unit" é considerado 1 core, minha 8600gt seguindo esses parametros tem 32cores com core clock de 1088mhz, quanto a raytracing, creio que teoricamente as alus podem ser usadas para quase qualque coisa!? so que nao sei se essas gpus vao ser eficiente para tudo, e ray tracing parece uma realidade bem distantezinha, exige muito poder.

  13. #12
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    o que é ray tracing?

  14. #13
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    Raytracing é uma técnica de renderização que é MUITO mais real, mas muito mais pesada também. Se botar cada core pra calcular a cor de cada pixel da tela, acho que conseguimos uns 20fps já hein.

    Em pequenos clusters já se consegue 5fps em alguns demos. Quake3 em RT deve rodar FÁCIL num CUDA desses.

    edit: Uma imagem vale por mil palavras:


    Filmes animados em CG são renderizados usando Ray Tracing.
    Última edição por Spidey : 17-12-2008 às 18:13

  15. #14
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    Citação Citando Spidey Ver mensagem
    Raytracing é uma técnica de renderização que é MUITO mais real, mas muito mais pesada também. Se botar cada core pra calcular a cor de cada pixel da tela, acho que conseguimos uns 20fps já hein.

    Em pequenos clusters já se consegue 5fps em alguns demos. Quake3 em RT deve rodar FÁCIL num CUDA desses.

    edit: Uma imagem vale por mil palavras:


    Filmes animados em CG são renderizados usando Ray Tracing.
    caralho que perfeiçao esse tal de ray tracing. é algo totalmente extremamente revolucionário!
    o reflexo do bule, a colher, a tábua, TUDO!

  16. #15
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    Citação Citando Superbibinhalinda Ver mensagem
    caralho que perfeiçao esse tal de ray tracing. é algo totalmente extremamente revolucionário!
    o reflexo do bule, a colher, a tábua, TUDO!
    mas é algo que vem do começo da decada de 90, ja é amplamente usado em filmes e animações em video, o problema é rodar isso em real time, é impossivel e distante um jogo em ray tracing atualmente, e os experimentos atuais em fazer ray tracing por gpu nao conseguiram grandes resultados ainda, o hw e as tecnicas feitas para rasterização tambem vem evoluindo muito e cada vez temos reflexos e efeitos mais convicentes tambem, e em real time com framerate bom.

    essa figura comparativa foi feita pela intel (que tem mais interesse por ray tracing do que por rasterização)
    Última edição por Spectrobozo : 17-12-2008 às 19:00

  17. #16
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    nunca diga que algo eh impossivel

    quando tivermos gpus com 64gb de Vram e uns 4096 bits, com uma litografia beeem fudida (ja inclui toda a parafernalia ai, cpu, memos, tudo), pode-se sim usar ray tracing real time em jogos

    mas eu mesmo admito que pela capacidade de hardware atual acho que os jogos vao parecer mais slides...

  18. #17
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    Citação Citando Danilo Borges Ver mensagem
    nunca diga que algo eh impossivel

    quando tivermos gpus com 64gb de Vram e uns 4096 bits, com uma litografia beeem fudida (ja inclui toda a parafernalia ai, cpu, memos, tudo), pode-se sim usar ray tracing real time em jogos

    mas eu mesmo admito que pela capacidade de hardware atual acho que os jogos vao parecer mais slides...
    Discordo =)

    Heuristicas, meu filho.. Heuristicas! Já pensou como seria aplicar um FSAAX16 sem nenhum tipo de otimização, em real time, em cada frame, mesmo com as gpus modernas? Impraticavel. Supercomputação + Refinamento = RayTrace em realtime. Boto minhas fichas pro início de 2010 e pros consoles next-next gen.

  19. #18
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    Citação Citando Danilo Borges Ver mensagem
    nunca diga que algo eh impossivel

    quando tivermos gpus com 64gb de Vram e uns 4096 bits, com uma litografia beeem fudida (ja inclui toda a parafernalia ai, cpu, memos, tudo), pode-se sim usar ray tracing real time em jogos

    mas eu mesmo admito que pela capacidade de hardware atual acho que os jogos vao parecer mais slides...
    Discordo =)

    Heuristicas, meu filho.. Heuristicas! Já pensou como seria aplicar um FSAAX16 sem nenhum tipo de otimização, em real time, em cada frame, mesmo com as gpus modernas? Impraticavel. Supercomputação + Refinamento = RayTrace em realtime. Boto minhas fichas pro início de 2010 e pros consoles next-next gen.

    P.s. Já existem jogos em raytracing, bem primitivos.. tipo:

    http://www.gamershell.com/download_7309.shtml

    P.s.2: Já existe uma API opengl-like que implementa o raytracing, a OpenRT.

    http://www.openrt.de/

  20. #19
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    Citação Citando tchelobh Ver mensagem
    Discordo =)

    Heuristicas, meu filho.. Heuristicas! Já pensou como seria aplicar um FSAAX16 sem nenhum tipo de otimização, em real time, em cada frame, mesmo com as gpus modernas? Impraticavel. Supercomputação + Refinamento = RayTrace em realtime. Boto minhas fichas pro início de 2010 e pros consoles next-next gen.

    P.s. Já existem jogos em raytracing, bem primitivos.. tipo:

    http://www.gamershell.com/download_7309.shtml

    P.s.2: Já existe uma API opengl-like que implementa o raytracing, a OpenRT.

    http://www.openrt.de/
    eu acho que vai mais de 2010 para temos jogos (nao demos) de verdade em ray traycing, mas vamos ver, a intel aposta nisso, a nvidia aposta que vai demorar muito, vamos ver... mas certamente mesmo tendo algo em 2010, rasterização ainda vai longe..

  21. #20
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    ai eu ja nao sei, sou meio conservador...o grande problema é a demanda computacional pra isso tudo

    eu já jogo pra entre 2011 e 2012

  22. #21
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    acho que nao heim, acho que sera mais rapido que a gente pensa.

    nao foi a nvidia que ja mostrou um demo real time de carros em uma cidade a pouco tampo.
    ela mesmo falou que ja rodava a uns 15 fps, e foi antes da da gtx280.


    claro que ela nao mostrou a makina que rodou.

  23. #22
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    Já peguei esse Bowl Extreme e rodou lento, mas rodou. Mas não me impressionou. Eu acho legal os testes de raytracing, cada imagem FODA.

    Sobre o Quake3 usando RT:
    runs faster with more computers (about 20 [email protected] GHz in 512x512 with 4xFSAA)
    Página oficial: http://graphics.cs.uni-sb.de/~sidapohl/egoshooter/

    Mais imagens:

    E uma de um filme qualquer (imagem by google):


  24. #23
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    Citação Citando andrepmrj Ver mensagem
    acho que nao heim, acho que sera mais rapido que a gente pensa.

    nao foi a nvidia que ja mostrou um demo real time de carros em uma cidade a pouco tampo.
    ela mesmo falou que ja rodava a uns 15 fps, e foi antes da da gtx280.


    claro que ela nao mostrou a makina que rodou.
    um demo é bem diferente, eles tem algo bem mais limitado e controlavel, eu acho que vai demorar ainda...

    de março desse ano
    http://www.pcper.com/article.php?aid=530
    a nvidia nao parece estar muito empolgada.

    o demo que voce se refere nao é aquele da ati? (cinema 2.0) ?

  25. #24
    Membro Avatar de -|SLayerR|-
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    Realmente a HardWHAT perdeu a caracteristica de postar novidades e se resume atualmente a fórum de dúvidas... Essa parada do Tesla eu ja tinha lido em Junho de 2008!!

    Vou ver se agora que entrei de férias eu revoluciono essa budega

  26. #25
    UmK
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    Citação Citando Danilo Borges Ver mensagem
    nunca diga que algo eh impossivel

    quando tivermos gpus com 64gb de Vram e uns 4096 bits, com uma litografia beeem fudida (ja inclui toda a parafernalia ai, cpu, memos, tudo), pode-se sim usar ray tracing real time em jogos

    mas eu mesmo admito que pela capacidade de hardware atual acho que os jogos vao parecer mais slides...
    o problema n é exatamente a potencia das VGAs, e sim a capacidade delas de acelerar esse tipo de calculo. por enquanto é feito secamente no processador.

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