+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro Avatar de DeDz
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    [Mercado Livre e suas bizarrices] Pastilha resfriadora!!

    Calor pacas, PC travando, estava lá eu vasculhando o ML atrás de coolers quando me deparo com isso:

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...trica-912w-_JM

    Alguém arriascaria?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de Cherno Alpha
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    U.S.S.R.
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    14.594
    Verdinhas
    1854

    Ué, nunca ouviu falar em Peltier? Como descrito no anuncio, o foda é conter o calor que gera (>90w contínuo) e a condensação que ocorre do lado frio... Mas uma vez contornados esses efeitos colaterais, é legal apesar de consumir energia demais...

  4. #3
    Membro Avatar de DeDz
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158

    Nao conhecia
    Estava na bolha...

    Sera que funciona? tem que ter um sistema de exaustao animal...

  5. #4
    Membro Avatar de nicolasm
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    2.522
    Verdinhas
    178

    Se fosse facil era só tocar o lado frio do Peltier na cpu e pronto. Mas é complicado e trabalhoso fazer todo um esquema com peltier, pelo menos pra mim.

  6. #5
    Membro Avatar de Cesar Romero
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Vo come a tia do Batima
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    7.330
    Verdinhas
    4370

    fiquei olhando um tempao analisando esse sistema de "ar condicionado" usando peltier q o cara fez no pc dele e te juro q ficou gambiarra total

    agora tipo isso deve ser muito maneiro de se colocar entre o die do processador e o dissipador, ou o die do gpu, mas nos dois casos pelos menos aqui pra mim nao eh necessario pois to me virando muito bem com air coolers

    agora um módulo peltier consome MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU UUUUUUUUUUUUUUUUUUITA energia eletricidade basica 12volts (fonte) x 6A (consumo) = 92 watts só esse brinquedinho ai, eh mais do que meu processador véi, nao compensa MESMO, mas sempre tem os loucos né

  7. #6
    Membro Avatar de ReflexiS
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2003
    Mensagens
    8.021
    Verdinhas
    116

    mais facil e barato comprar um ventilador e deixar jogando ar no gabinete aberto o_O

  8. #7
    Membro Avatar de EuZaO
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    5.401
    Verdinhas
    1115

    tem nada de bizarro nisso ai.

    E pra quem citou que isso eh muito complicado de fazer... isso nao eh pra se usar como um simples cooler (embora possa), mas sim pra baixar bastante a temperatura.
    Pra se resfriar o peltier pode-se usar um WC:


    inclusive tambem existe sistema ja pronto pra venda:


    e equipamento que usa o peltier pra refrigerar o gabinete todo:



    Aqui na universidade tem varios peltiers, geralmente usam-se 8,10 desses num unico equipamento pra refrigerar rapido o equipamento que se esta testando.

  9. #8
    Membro Avatar de DeDz
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    iariaria dorgas
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    11.422
    Verdinhas
    158


    Interessante isso ai (mas é bizarro sim )...

    Tem outras versões disponíveis a venda. Esse do link é de 91w, mas tem outros de 50w.
    To até me interessando em fazer um pra por no gabinete. Acho que dá uma melhorada legal no resfriamento, ou nao?

    O josas, como se chama esse ultimo ai?

  10. #9
    Membro Avatar de -|SLayerR|-
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    6.254
    Verdinhas
    78

    É bem comum Peltier. Quem é aqui do fórum da época dos Athlon XP, Pentium 4 e Pentium D já deve ter ouvido falar muito.

    Naquela época explodia coisas high tech como watercooler, mobos DFI, peltiers, thermaltake xaser, coolers thermalright e o tal tabacooler do Deco que eu não sei que fim deu até hoje.

    Aliás naquela época os processadores esquentavam demais e era muito comum ver watercoolers, peltiers e dutos de refrigeração de alumínio.

  11. #10
    Membro Avatar de manisnk
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Ja chegou o disco voador!
    Registro
    Jan 2006
    Mensagens
    26.825
    Verdinhas
    6657

    Bem old school essa parada.

  12. #11
    Membro Avatar de daniel_cps
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    e as arveres some nozes
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    8.391
    Verdinhas
    2344

    beeem old school mesmo... interessantissimo, ja usei peltiers, brinquei com eles... é realmente du caralho.. e o esquema de ar condicionado pra PC funciona MESMO... vc consegue baixar legal a temp interna do gabinete...

    e o infeliz ali tirando sarro...

    SAI DA BOOOOOLHA

    LOL

  13. #12
    Membro Avatar de EuZaO
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    5.401
    Verdinhas
    1115

    Citação Citando dedz Ver mensagem

    Interessante isso ai (mas é bizarro sim )...

    Tem outras versões disponíveis a venda. Esse do link é de 91w, mas tem outros de 50w.
    To até me interessando em fazer um pra por no gabinete. Acho que dá uma melhorada legal no resfriamento, ou nao?

    O josas, como se chama esse ultimo ai?
    PC AirCon

    Citação Citando -|SLayerR|- Ver mensagem
    É bem comum Peltier. Quem é aqui do fórum da época dos Athlon XP, Pentium 4 e Pentium D já deve ter ouvido falar muito.

    Naquela época explodia coisas high tech como watercooler, mobos DFI, peltiers, thermaltake xaser, coolers thermalright e o tal tabacooler do Deco que eu não sei que fim deu até hoje.

    Aliás naquela época os processadores esquentavam demais e era muito comum ver watercoolers, peltiers e dutos de refrigeração de alumínio.
    Bons tempos

    Na epoca que eu tinha um P4 2.8 Prescott (serie que esquentava pra caramba) montei um Water cooler pra ele, depois dei uma alterada e virou um water chiller, foi quando eu comprei um Athlon 64 939 3000+ venice que fazia over bom pra caramba mas nem esquentava, ai me desfiz de tudo

  14. #13
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    ??
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    2.886
    Verdinhas
    144

    opa
    se bobear eu ainda tenho umas duas "pastilhas" aqui encostadas heeh

    mas isso ai é meio complicado.
    Primeiro porque consome uma boa energia e exigem uma corrente meio alta. Como geralmente é 12V entao nao é qualquer fonte que fornece essa corrente nessa voltagem.. a nao ser que use uma OUTRA fonte de cpu (das boas).

    Por mais que seja gelado de um lado, alguns nao tem capacidade de absorver rapidamente o calor do processador. Ao mesmo tempo, o lado quente precisa rapidamente ser resfriado e caso isso nao aconteça.. começa a acumular calor no modulo inteiro e o lado gelado começa a ficar da temperatura ambiente ou até morno dependendo.

    Esse do link postado nao da conta de resfriar um processador. Nao me lembro da potencia adequada (até porque, na epoca q eu peguei pra fazer umas coisas aqui.. os processadores eram mais esquentadinhos - prescott), mas acho que precisa de algo em torno de 180W ou mais.
    Só que para manter um peltier poderoso desses, é necessario um belo resfriamento do lado quente. Por isso, muitos usavam o peltier associado a um water cooler.
    Acaba virando uma puta parafernalha que consome energia pra caramba e nao fazer grandes milagres eheh

    O X-Racer daqui do forum tinha (ou tem)um esquema desses.

    Olhando essa montagem do "ar condicionado" da foto do mercado livre hehehe sei la.. bem porco.
    Na real, nem esse bonitinho parece ser mto eficiente.
    é um geladinho modesto.
    qdo começa a fazer um gelado macho, nao compensa. Gasta mto

  15. #14
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    ??
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    2.886
    Verdinhas
    144

    Citação Citando daniel_cps Ver mensagem
    beeem old school mesmo... interessantissimo, ja usei peltiers, brinquei com eles... é realmente du caralho.. e o esquema de ar condicionado pra PC funciona MESMO... vc consegue baixar legal a temp interna do gabinete...

    e o infeliz ali tirando sarro...

    SAI DA BOOOOOLHA

    LOL
    me lembro q vc tava pirando nisso hehe, mas nunca soube oq vc aprontou.
    Alias.. eu vendi uns modulos (q estavam sobrando)aqui no forum.. nao foi pra vc né? ahah (lesa total).
    Lembro que um foi para o Malogro e depois ele sumiu.. nunca soube oq ele fez com aquilo tb.

    qual potencia do tec q vc utilizou?

  16. #15
    Membro Avatar de EuZaO
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    5.401
    Verdinhas
    1115

    Citação Citando illu del'syn Ver mensagem
    opa
    se bobear eu ainda tenho umas duas "pastilhas" aqui encostadas heeh

    mas isso ai é meio complicado.
    Primeiro porque consome uma boa energia e exigem uma corrente meio alta. Como geralmente é 12V entao nao é qualquer fonte que fornece essa corrente nessa voltagem.. a nao ser que use uma OUTRA fonte de cpu (das boas).

    Por mais que seja gelado de um lado, alguns nao tem capacidade de absorver rapidamente o calor do processador. Ao mesmo tempo, o lado quente precisa rapidamente ser resfriado e caso isso nao aconteça.. começa a acumular calor no modulo inteiro e o lado gelado começa a ficar da temperatura ambiente ou até morno dependendo.

    Esse do link postado nao da conta de resfriar um processador. Nao me lembro da potencia adequada (até porque, na epoca q eu peguei pra fazer umas coisas aqui.. os processadores eram mais esquentadinhos - prescott), mas acho que precisa de algo em torno de 180W ou mais.
    Só que para manter um peltier poderoso desses, é necessario um belo resfriamento do lado quente. Por isso, muitos usavam o peltier associado a um water cooler.
    Acaba virando uma puta parafernalha que consome energia pra caramba e nao fazer grandes milagres eheh

    O X-Racer daqui do forum tinha (ou tem)um esquema desses.

    Olhando essa montagem do "ar condicionado" da foto do mercado livre hehehe sei la.. bem porco.
    Na real, nem esse bonitinho parece ser mto eficiente.
    é um geladinho modesto.
    qdo começa a fazer um gelado macho, nao compensa. Gasta mto
    realmente eu nunca vi sentido no peltier.

    O fato eh que pra usar um potente, vai precisar de algo alem de wc, water chiller ou ate um phase change.

    Ora, se vai usar um water chiller, eh muito mais esperto se colocar o block que iria no peltier direto no processador.

  17. #16
    Membro Avatar de EuZaO
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2003
    Mensagens
    5.401
    Verdinhas
    1115

    Refrigeracao de homem (foto dos meus falecidos):

    Quando usava so Water cooler. Adaptei o sistema todo dentro de um gabinete antigo, ele fechava todo e ficava todo preto, so a mostra a ventoinha na frente e o termostato.


    Aqui ja tinha virado water chiller.


    O block congelado.

    Fotos porcas, sorry, sao as unicas.
    Última edição por EuZaO : 27-01-2009 às 23:10

  18. #17
    Membro Avatar de daniel_cps
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    e as arveres some nozes
    Registro
    Apr 2002
    Mensagens
    8.391
    Verdinhas
    2344

    Citação Citando illu del'syn Ver mensagem
    me lembro q vc tava pirando nisso hehe, mas nunca soube oq vc aprontou.
    Alias.. eu vendi uns modulos (q estavam sobrando)aqui no forum.. nao foi pra vc né? ahah (lesa total).
    Lembro que um foi para o Malogro e depois ele sumiu.. nunca soube oq ele fez com aquilo tb.

    qual potencia do tec q vc utilizou?
    oooo, vc existe ainda meu joem ??

    hehehehehee

    usei uns na facul, testei por lá num experimento, hehehehe ... eram de 50W


  19. #18
    Membro Avatar de Lord Magus
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Feb 2004
    Mensagens
    2.771
    Verdinhas
    151

    O novo cooler Coolermaster V12 usa Peltier

  20. #19
    Membro Avatar de nicolasm
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Oct 2006
    Mensagens
    2.522
    Verdinhas
    178

    Old school e useless (pra mim, montar essa parafernalia toda), mas a Corsair tem um projeto de refrigeração usando TEC (peltier)

  21. #20
    Membro Avatar de Repolho Roxo
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2005
    Mensagens
    15.340
    Verdinhas
    2916

    Na área de tecnologia e pesquisa ainda são muito utilizados.

  22. #21
    Membro Avatar de -|SLayerR|-
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    6.254
    Verdinhas
    78

    Citação Citando Josas Ver mensagem
    PC AirCon


    Bons tempos

    Na epoca que eu tinha um P4 2.8 Prescott (serie que esquentava pra caramba) montei um Water cooler pra ele, depois dei uma alterada e virou um water chiller, foi quando eu comprei um Athlon 64 939 3000+ venice que fazia over bom pra caramba mas nem esquentava, ai me desfiz de tudo

    Vixi eu lembro que tinha um AXP 2200+ T-Bred, um P4 3.2 e depois um Pentium D805 e um Pentium D915, tudo fornalha.

    Inventei um esquema de sobreposição de coolers mas não deu certo por causa de uma tal cavitação... mas tempos depois a Cooler Master lançou algo assim, mas com as fans em velocidades diferentes.

    Depois inventei uma gambiarra doida na qual um duto de aluminio era colocado de modo a ter a entrada de ar na parte frontal do gab e a saida no processador. Na parte frontal ficava uma fan puxando ar e na saida ficava o cooler do processador puxando diretamente... bacana que com a diferença de pressão a rotação do cooler do processador aumentava em + ou - 300rpm

    Eu adorava gambiaras hehehehe

  23. #22
    hardMOB Staff - Moderação
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    AEHOOO o/
    Registro
    Nov 2000
    Mensagens
    21.838
    Verdinhas
    2790

    Citação Citando -|SLayerR|- Ver mensagem
    Vixi eu lembro que tinha um AXP 2200+ T-Bred, um P4 3.2 e depois um Pentium D805 e um Pentium D915, tudo fornalha.

    Inventei um esquema de sobreposição de coolers mas não deu certo por causa de uma tal cavitação... mas tempos depois a Cooler Master lançou algo assim, mas com as fans em velocidades diferentes.

    Depois inventei uma gambiarra doida na qual um duto de aluminio era colocado de modo a ter a entrada de ar na parte frontal do gab e a saida no processador. Na parte frontal ficava uma fan puxando ar e na saida ficava o cooler do processador puxando diretamente... bacana que com a diferença de pressão a rotação do cooler do processador aumentava em + ou - 300rpm

    Eu adorava gambiaras hehehehe
    eu lembro disso, tinha ate uns graficos que vc tinha feito ne?

  24. #23
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    4.014
    Verdinhas
    611

    Esse Peltier é de 90W consumidos e nao o quanto ele transfere do lado frio pro quente.

    Eu tenho um de +-400W porem transfere somente 150W. Pra ele funcionar preciso de uma fonte e um cooler que refrigere 500W se eu considerar um quadcore.(Coolers de heatpipe aguentam uns 200W)

  25. #24
    Membro Avatar de -|SLayerR|-
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Apr 2001
    Mensagens
    6.254
    Verdinhas
    78

    Citação Citando DARKrider Ver mensagem
    eu lembro disso, tinha ate uns graficos que vc tinha feito ne?
    Sim! Milagre que alguém lembra kkkkk


    Olhem isso, a Intel está desenvolvendo um tipo mais eficiente de Peltier (Microrefrigerator segundo eles) para ser usado em seus processadores, notícia fresquinha de 26 de janeiro de 2009:


    Cooling Chips with Thermoelectrics
    Researchers have made ultrathin refrigerators for microprocessors.


    http://www.technologyreview.com/computing/22016/?a=f

  26. #25
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    4.840
    Blogs
    1
    Verdinhas
    7

    Old school meus camaradas, hoje em dia com a evolução, nem faz tanta diferença, mais quem gosta das gambiarras ainda, pra mandar um over ai é maneiro mesmo, já usei hehehe

    Abraços nostálgicos.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões