+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de Ratzenberger
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2004
    Mensagens
    9.505
    Verdinhas
    2822

    Brasileiros estão na final de campeonato mundial de computadores tunados

    É o Rbuass daqui?

    O que para alguns pode ser uma loucura, para outros é bem mais do que um simples hobby. Deixar um computador mais potente —ou overclocking como é conhecida a técnica de fazer algum componente do PC rodar acima do especificado pelo fabricante para melhorar seu desempenho— é tido como tarefa de profissional e motiva campeonatos ao redor do mundo.





    OVERCLOCKING

    * Divulgação

    Ronaldo e Fabiola Buassali participam de campeonato mundial de overclocking na China

    * Nitrogênio líquido e potenciômetro deixam PC mais potente

    Os brasileiros Ronaldo e Fabiola Buassali representam o Brasil na final do Master Overclocking Arena (MOA), que será realizado na China, neste sábado, 29 de agosto. A competição representa uma forma de overclock profissional, conhecido como overclock extremo.

    O overclock no Brasil, feito por profissionais ou amadores, ainda não é muito comum, mas os poucos que praticam são respeitados mundialmente. Segundo o site HWBot, registro oficial de overclocking, estão cadastrados 306 overclockers brasileiros.

    Mas, para Ronaldo, engenheiro e um dos mais respeitados praticantes no Brasil, o número não condiz com a realidade, já que os usuários com participação ativa não ultrapassam 180.

    "No Brasil a ajuda oferecida pelos fabricantes para os overclockers ainda é pouca, mas isto está mudando rapidamente. Grandes empresas têm oferecido suporte, o nosso retorno é demonstrar a diferença de desempenho que pode ser obtida", afirmou.

    No entanto, quem não quer se aventurar com a técnica em competições e ainda assim quiser incrementar o computador, pode virar um amante da arte, no chamado overclock básico. Vale lembrar que, em muitos casos, tunar gera economia de dinheiro, já que um equipamento abaixo do top de linha poderia, em tese, funcionar com a mesma potência de um mais caro.

    Realizado com ou sem modificação nas voltagens em sistemas de fábrica ou com melhorias no sistema de refrigeração, como troca da ventilação original, o overclock básico apresenta bons resultados.

    O maior cuidado é com o aquecimento dos componentes. Para isso, peças precisam ser adaptadas ao hardware da máquina. "Os custos variam de acordo com o nível dos materiais, que também dependem do desempenho que se deseja obter", afirmou Alexandre Nuccini, que faz overclock dentro de seu apartamento.

    "Quando se fala em utilizar essas técnicas, as pessoas logo pensam em laboratórios, mas tomando os devidos cuidados no transporte, armazenamento e manuseio, não há problema", completou Nuccini, que também é um dos mestres na arte do Casemod.

    Já Buassali, profissional da arte, acredita que o overclock não tem limites. "Hoje, por exemplo, uma pessoa pode comprar um processador fora de linha e, sem gastar nada, tê-lo funcionando até mais rápido que um de valor muito maior".

    Independente da utilização, o fato é que o overclock ainda tem muito a crescer. "Creio que a técnica é o maior apelo de marketing dos fabricantes de processadores, placas de vídeo e memórias", concluiu Buassali.

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de kaleidoscopio
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Sep 2007
    Mensagens
    11.638
    Verdinhas
    4651

    Eu fico imaginando qual é o efeito prático de campeonatos de overclock. A receita é bastante simples, um bom conjunto de cpu, placa-mãe, memórias. As única variáveis seriam refrigeração e alimentação. Existem algumas pessoas realmente capacitadas nesta área, não igual à 99% dos praticamentes que apenas aplicam o conhecimento colhido pelos foruns. Poucos compreendem a fundo a circuito de alimentação de uma placa-mãe, por exemplo, para com essas informações projetar as devidas modificações necessárias para proporcionar ao conjunto o necessário equilíbrio.

    No caso de casemod a história é bem parecida. Muita coisa feia e pouco prática. Dali pouquíssimas coisas servem como evolução ou inovação.

  4. #3
    Membro Avatar de Cesar Romero
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Vo come a tia do Batima
    Registro
    May 2006
    Mensagens
    7.320
    Verdinhas
    4353

    os overclockers dao um feedback aos seu patrocinadores(i.e. fabricantes) sobre o que os está limitando, e ai eles tem como trabalhar melhor nesta area, creio eu

    alem do que muitos entusiastas de informatica (eu sou um deles) fico recebendo marketing viral atraves deles, é uma boa pra ambos

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões