+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2008
    Mensagens
    9.092
    Verdinhas
    2959

    1HD Master e posteriormente outro Slave. Possível?

    A situação na qual estava pensando era a seguinte: que eu saiba, raid tem de ser feito com hd's idênticos, ao menos no tamanho de armazenagem.

    Por exemplo: supondo que eu compre um pc agora com um hd de 500GB, na qual ficará armazenado todos os programas, SO, documentos, pastas, etc. Posteriormente eu resolvo colocar um hd de 1TB, quando baratear, nesse mesmo pc... Esse novo hd teria de ser obrigatoriamente o slave, certo? Reduziria o desempenho dele, ao acessar arquivos que por ventura estarão, futuramente, nele, visto que os novos arquivos passariam a ser armazenados no de 1TB, e não mais no de 500GB e dado que o sistema operacional está nesse, de 500GB? Poderia fazer raid desses dois?

    E se eu estiver errado, me corrijam, mas o master pode ser só o que contém o so, certo? Ou ao menos algum so, para o pc poder dar boot...?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2007
    Mensagens
    161
    Verdinhas
    0

    Master e Slave foram inventados para sanar conflitos de dispositivos instalados na mesma porta de comunicação, como eram as conexões IDE.

    Se existisse mais de um dispositivo conectado ao IDE, este segundo precisaria ser obrigatoriamente Slave ou Master. Não existe distinção entre os dois. Master não significa HD principal e Slave HD secundário.

    Acredito que você não terá problema com isso, pois as portas SATA não tem mais isso de SLAVE ou MASTER. Cada HD é conectado a uma porta individual, não é possível instalar dois HD's na mesma porta SATA, jogando totalmente fora essa história de SLAVE E MASTER.

    Falow

  4. #3
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jul 2008
    Mensagens
    156
    Verdinhas
    1

    Como não tem que setar com o jumper, vc arruma a ordem deles p/ o boot no setup do pc.

    Não tem como fazer raid com esse de 500 mais o de 1tb. Deixa o SO nesse de 500 e o de 1tb p/ backup. ou instala logo no de 1tb.

  5. #4
    Membro Avatar de Trovalds
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Sopa de tartaruga!
    Registro
    Dec 2003
    Mensagens
    10.574
    Blogs
    4
    Verdinhas
    184

    SE for SATA, não existe Master e Slave. Só existia no IDE (vide post #2 a explicação).

    No caso, basta "espetar" o HD novo em uma porta SATA e se o boot falhar vai na BIOS e seta o HD com SO para prioridade no boot.

    Uma coisa que pode acontecer é a sua mobo ter mais de uma controladora SATA, daí você espetar o HD em uma controladora diferente da do primeiro HD e o windows não reconhecer. Pra isso, instale os drivers e seja feliz.

    De resto, só se tiver problema no HD ou na placa-mãe (físico).

    EDIT: falando de RAID: até existem em HDs diferentes, MAS não tem como fazer sem destruir os dados que já existem, já que o RAID usa um sistema diferente de endereçamento de arquivos.

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões