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  1. #1
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    Gf 3 Vs Gf4

    Ha mta diferença entre as duas GeForces??? (alem do preço....haha )

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  3. #2
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    Re: Gf 3 Vs Gf4

    Originalmente enviada por Jugged
    Ha mta diferença entre as duas GeForces??? (alem do preço....haha )
    nao.... GF4 = GF3 turbinada

  4. #3
    Suspenso
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    Nao eh bem assim como o Dragon Ball falou

    GF4Ti = GF3 Turbinada sim...
    Agora,
    GF4MX = Cagada fudida da nVidia, com muito esforço chega numa GeForce2 GTS!

  5. #4
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    Originalmente enviada por 3,14k2 P1k4chu

    Agora,
    GF4MX = Cagada fudida da nVidia, com muito esforço chega numa GeForce2 GTS!
    Naum eh pra tanto, eh uma GF4 MX é uma GF2 turbinada...

  6. #5
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    Originalmente enviada por SqS.Vulture
    Naum eh pra tanto, eh uma GF4 MX é uma GF2 turbinada...
    A GF4MX440 e 460 até são GF2GTS turbinadas, agora a GF4MX420 é um lixo!!! Dá pra dizer que é uma GF2MX turbinada.

  7. #6
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    Gostei que ninguem deu uma resposta sensata pro cara
    As diferencas básicas que eu conheco entre as GeForce 3 e 4 são:

    Maior frequencia do Clock da CPU e da Memoria
    2x mais unidades de pixel shader
    E basicamente o dobro de memoria (pras 4 TI com 128) pq as GeForce 3 só vem com 64.

    Com isso as diferencas nos jogos se dão nos seguintes quesitos:

    As GeForce 4 são mais capazes que as GeForce 3 em:

    Suportar maior resolução (1280x1024, 1600x1200)
    Ter um desempenho descente com AA ligado ( graças ao Quincux da GeForce 4 TI, só n tenho certeza se todas tem, a TI 4600 sim)
    Maior capacidade de processamento de poligonos e todas essas traquitanas gráficas já que o proc das 4 é mais poderoso
    E tb melhor rendimento ao processar os pixel shader do DX8 já que possui o dobro de unidades de processaomento.

  8. #7
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    O filtro anisoptropico da GF3 é um lixo, desempenho pela metade quando ativado...o FSAA tmb nao é essas coisas...O GF4 é outra coisa neste quisito!

  9. #8
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    NAO EH SOMENTE O COOLBITS QUE VAI FAZER UMA GEFORCE 3 VIRAR UM TI 4.200...falaram mta bosta..

    VOCES SABEM O QUE EH GEFORCE TURBINADA..?


    aposto que nao...!

    VOCE ALEM DE FAZER UM OVERCLOCK POR SOFTWARE..(coolbits...rivaturner)...VOCE EH OBRIGADO A FAZER UM VMOD (UMA GAMBIARRA LOKA NA PLACA QUE AUMENTA A VOLTAGEM...)...E TAMBEM MODIFICAR O COOLER.

    SE PRECISAR..DEPENDENDO DO VMOD..E DO CLOCK..EH QUASE OBRIGADO A COLOCAR UM "ORB..CRISTAl.."..OU ATEH MESMO UM WATER COOLER.



    VALEU AI PACO.>SUA RESPOSTA REALMENTE FOI OTIMA.

  10. #9
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    Obrigado pelas explicaçoes, embora pouco detalhadas....

    na verdade, eu vou eh deixar de ser preguiçoso e vou ler os detalhes da hp da nvidia

  11. #10
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    Originalmente enviada por 3,14k2 P1k4chu
    Nao eh bem assim como o Dragon Ball falou

    GF4Ti = GF3 Turbinada sim...
    Agora,
    GF4MX = Cagada fudida da nVidia, com muito esforço chega numa GeForce2 GTS!
    Com muito esforço chega numa GTS?
    Tem certeza?
    Não seria ao contrario?

    Rocco

  12. #11
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    Originalmente enviada por rocco.aq2
    Com muito esforço chega numa GTS?
    Tem certeza?
    Não seria ao contrario?

    Rocco
    ]


    EU ACHO QUE GEFORCE 4 ROX....os caras nunca testaram..e falam merda

  13. #12
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    Originalmente enviada por AmendukA
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    EU ACHO QUE GEFORCE 4 ROX....os caras nunca testaram..e falam merda
    É, nego nunca testo uma 4MX e fala merda.

    Ele colocou mal a frase "com muito esforço chega numa GTS". Uma GTS não passa uma mx 440 nos benchs. A gf 2 GTS é uma otima placa, mas não bate uma mx 440. Então não podemos geeneralizar, ele pode bater uma mx 420, mas naum uma mx 440 e 460.

    Rocco

  14. #13
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    AFF nego axa que soh pq tem placa que e barata tem que ser boa
    ahuahuahauha
    nem da pra comprar uma com a otra neh
    TENHA DO

  15. #14
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    Originalmente enviada por rocco.aq2
    É, nego nunca testo uma 4MX e fala merda.

    Ele colocou mal a frase "com muito esforço chega numa GTS". Uma GTS não passa uma mx 440 nos benchs. A gf 2 GTS é uma otima placa, mas não bate uma mx 440. Então não podemos geeneralizar, ele pode bater uma mx 420, mas naum uma mx 440 e 460.

    Rocco
    eles veem que com a gts...fazem 10...50 pontos a mais...mas isso nao eh verdade ateh que se teste...

  16. #15
    Membro Avatar de -Rocco-
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    Originalmente enviada por AmendukA
    eles veem que com a gts...fazem 10...50 pontos a mais...mas isso nao eh verdade ateh que se teste...
    Nem, GTS não ganha de uma mx 440 num 3dmark nunca. Eu to pegando 6k no 3dmark2001se com minha mx440. Alguma GTS chega a isso?


    Rocco

  17. #16
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    Originalmente enviada por Paco_RJII
    Gostei que ninguem deu uma resposta sensata pro cara
    As diferencas básicas que eu conheco entre as GeForce 3 e 4 são:

    Maior frequencia do Clock da CPU e da Memoria
    2x mais unidades de pixel shader
    E basicamente o dobro de memoria (pras 4 TI com 128) pq as GeForce 3 só vem com 64.

    Com isso as diferencas nos jogos se dão nos seguintes quesitos:

    As GeForce 4 são mais capazes que as GeForce 3 em:

    Suportar maior resolução (1280x1024, 1600x1200)
    Ter um desempenho descente com AA ligado ( graças ao Quincux da GeForce 4 TI, só n tenho certeza se todas tem, a TI 4600 sim)
    Maior capacidade de processamento de poligonos e todas essas traquitanas gráficas já que o proc das 4 é mais poderoso
    E tb melhor rendimento ao processar os pixel shader do DX8 já que possui o dobro de unidades de processaomento.
    entao
    em suma nao passa de uma gf3 turbinada (em alguns aspectos)

    eh, ela eh BEM mais rapida, mas nao tem nada de novo em relacao a gf3... soh performace mesmo


    ps: o anisotropic da gf4 acredite se kiser eh PIOR q o da gf3...
    mas o anti aliasing eh bem melhor mesmo

    ps2: eu tenho uma gf4 ti4400, e todas as gf4 TI compartinham dos mesmo recursos

  18. #17
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    Originalmente enviada por Rodricity
    O filtro anisoptropico da GF3 é um lixo, desempenho pela metade quando ativado...o FSAA tmb nao é essas coisas...O GF4 é outra coisa neste quisito!
    Putz amigo, acho que vc falou coisa errada agora...
    Pelo contrário, se vc ativar o aniso na GF3 a queda proporcional em termos de performance será MENOR que na GF4... no aniso máximo, a Ti500 chega próximo da 4200...
    Já em relação ao Anti-alising vc está certo... o equivalente ao Quincux da GF4 tem resultados melhores em termos visuais que na GF3, mas a queda de performance é parecida... (Quincux não é FSAA, só faz antialising dos polígonos.... na verdade, com FSAA a queda de performance é abismal em ambos os casos, pois a placa tem que renderizar a cena em um tamanho 4x maior e depois "escalar" a cena no tamanho normal)...
    Bom, o Umk já tinha corrigido essa afirmação... Eu tenho até a explicação que li em algum lugar, tem relação com uma redução no tamanho de um cache de texturas na GF4 para usar a segunda unidade de vertex shaders...
    Acho que a diferença de performance entre uma 4200 e uma GF3 clássica é de cerca de 30% em média... se o aplicativo usar Vertex Shaders, a diferença pode ser bem maior... se precisar de muito bandwidth, a diferença vai ser maior ainda, pq as Ti4200 tem memórias ainda melhores...

    Resumindo, as diferenças básicas são:
    - A GF4 ti tem duas unidades de Vertex Shaders, enquanto a GF3 tem uma só...
    - A Unidade Pixel Shader da GF4 é atualizada até a versão 1.3 e a unidade da GF3 é atualizada até a versão 1.1. (lembrando que a Radeon8500 é atualizada até a versão 1.4 e a R9500/9700 até a 2.0)
    - O clock das GF4 são maiores e tem memórias geralmente mais rápidas (se bem que tem Ti4200 com memórias de 4ns, as mesmas de algumas GF3)
    - Por último, a Nvidia "relançou" algumas GF4 com suporte a AGP 8x... São exatamente os mesmos modelos existentes, só que com suporte a AGP 8x...

    Além da velocidade, não há nada que uma GF4 faça que uma GF3 não possa fazer(a exceção da atualização dos pixelshaders, mas quem vai usar pixelshaders na GF4 que não funcionaria na GF3?). GF4 tb não tem Truform que a Radeon tem...

    Eu sei que não tem nada a ver, mas a Nvidia continua tirando "caldo" das placas com os novos detonators, fazendo o que já era bom ficar melhor... e aquela nova Radeon 9500 foi uma decepção em termos de performance...

    flw

  19. #18
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    GF3 Ti apavora a GF4 MX ... :P

  20. #19
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    Originalmente enviada por Hola
    GF3 Ti apavora a GF4 MX ... :P
    Isto é claro. A diferença eh de 2000 pontos no 3dmark pra mais.
    Mas o que estava errado falar é que uma GTS apavora uma 4MX neh.

    Rocco

  21. #20
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    Originalmente enviada por V1PM4N
    Putz amigo, acho que vc falou coisa errada agora...
    Pelo contrário, se vc ativar o aniso na GF3 a queda proporcional em termos de performance será MENOR que na GF4... no aniso máximo, a Ti500 chega próximo da 4200...
    Já em relação ao Anti-alising vc está certo... o equivalente ao Quincux da GF4 tem resultados melhores em termos visuais que na GF3, mas a queda de performance é parecida... (Quincux não é FSAA, só faz antialising dos polígonos.... na verdade, com FSAA a queda de performance é abismal em ambos os casos, pois a placa tem que renderizar a cena em um tamanho 4x maior e depois "escalar" a cena no tamanho normal)...
    Bom, o Umk já tinha corrigido essa afirmação... Eu tenho até a explicação que li em algum lugar, tem relação com uma redução no tamanho de um cache de texturas na GF4 para usar a segunda unidade de vertex shaders...
    Acho que a diferença de performance entre uma 4200 e uma GF3 clássica é de cerca de 30% em média... se o aplicativo usar Vertex Shaders, a diferença pode ser bem maior... se precisar de muito bandwidth, a diferença vai ser maior ainda, pq as Ti4200 tem memórias ainda melhores...

    Resumindo, as diferenças básicas são:
    - A GF4 ti tem duas unidades de Vertex Shaders, enquanto a GF3 tem uma só...
    - A Unidade Pixel Shader da GF4 é atualizada até a versão 1.3 e a unidade da GF3 é atualizada até a versão 1.1. (lembrando que a Radeon8500 é atualizada até a versão 1.4 e a R9500/9700 até a 2.0)
    - O clock das GF4 são maiores e tem memórias geralmente mais rápidas (se bem que tem Ti4200 com memórias de 4ns, as mesmas de algumas GF3)
    - Por último, a Nvidia "relançou" algumas GF4 com suporte a AGP 8x... São exatamente os mesmos modelos existentes, só que com suporte a AGP 8x...

    Além da velocidade, não há nada que uma GF4 faça que uma GF3 não possa fazer(a exceção da atualização dos pixelshaders, mas quem vai usar pixelshaders na GF4 que não funcionaria na GF3?). GF4 tb não tem Truform que a Radeon tem...

    Eu sei que não tem nada a ver, mas a Nvidia continua tirando "caldo" das placas com os novos detonators, fazendo o que já era bom ficar melhor... e aquela nova Radeon 9500 foi uma decepção em termos de performance...

    flw
    Amigo, eu posso falar isso do filtro aniso com base em reviews, eu nunca tive uma GF4...mas eu tinha uma GF3...no jogo HITMAN 2 por exemplo com o filtro ativado jogando no max em 1024 em conseguia 15/20 fps sem o filtro conseguia em media 40 fps...por isso falo que a performance caiu pela metade...A diferença é grande em performance com relação as R8500 com o filtro ativado...com esse filtro nas radeon8500 dá pra jogar qualquer jogo, na GF3 eu nunca usa o filtro pela perda brusca de performance

  22. #21
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    Originalmente enviada por Rodricity
    Amigo, eu posso falar isso do filtro aniso com base em reviews, eu nunca tive uma GF4...mas eu tinha uma GF3...no jogo HITMAN 2 por exemplo com o filtro ativado jogando no max em 1024 em conseguia 15/20 fps sem o filtro conseguia em media 40 fps...por isso falo que a performance caiu pela metade...A diferença é grande em performance com relação as R8500 com o filtro ativado...com esse filtro nas radeon8500 dá pra jogar qualquer jogo, na GF3 eu nunca usa o filtro pela perda brusca de performance
    AMIGO VOCE PODE PERDER DESEMPENHO MAS A QUALIDADE GRAFICA DE UMA GEFORCE 3 EH HUMILHANTE PRA RADEON..PUTA PLACA ESCROTA ESSAS DA ATI.ME DESULPA..!

  23. #22
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    Originalmente enviada por AmendukA
    AMIGO VOCE PODE PERDER DESEMPENHO MAS A QUALIDADE GRAFICA DE UMA GEFORCE 3 EH HUMILHANTE PRA RADEON..PUTA PLACA ESCROTA ESSAS DA ATI.ME DESULPA..!
    A qualidade de imagem da ATI é bem superior a da NVIDIA.. e os drivers da NVIDIA são melhores que da ATI..basicamente é isso...Agora GF3 já foi pra mim, daqui é R9500 ou GF4 pra acima

  24. #23
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    Originalmente enviada por Rodricity
    Amigo, eu posso falar isso do filtro aniso com base em reviews, eu nunca tive uma GF4...mas eu tinha uma GF3...no jogo HITMAN 2 por exemplo com o filtro ativado jogando no max em 1024 em conseguia 15/20 fps sem o filtro conseguia em media 40 fps...por isso falo que a performance caiu pela metade...A diferença é grande em performance com relação as R8500 com o filtro ativado...com esse filtro nas radeon8500 dá pra jogar qualquer jogo, na GF3 eu nunca usa o filtro pela perda brusca de performance
    Bom, pois é, se vc acha que a GF3 perde performance com aniso, a GF4 então perde muito mais...
    E vc não pode comparar o aniso da R8500 com o da GF3(que é a minha placa) e o da GF4... A R8500 não faz aniso total, depende do ângulo da textura... e também ela não faz aniso+trilinear junto... fácil explicar pq ela perde pouca performance...
    Um dos muitos reviews que atestam o que eu digo
    http://www.pcrave.com/reviews/278.htm
    Note que nos níveis mais altos de aniso, a Ti4200 perde da Ti500...
    Um pouco era culpa dos drivers, agora parece que tá melhor, mas mesmo assim... Nos novos drivers é possível ativar modos otimizados de aniso nas GF3/GF4, inclusive desligando o trilinear junto... aí deve melhorar muito...
    Ah, faltou dizer sobre o principal aperfeiçoamento das GF4 em relação a GF3... é a LMA2, aquele mecanismo de otimizar a renderização dos polígonos, processando somente os visíveis... o LMA2 da GF4 é bem superior ao LMA da GF3... isso faz diferença qdo temos um 'overdraw' (fator que mostra a quantidade de polígonos não visíveis em relação aos visíveis) muito grande... é só rodar o VillageMark que a diferença entre uma GF3 e uma GF4 passa de 50% nesse caso...


    flw

  25. #24
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    Originalmente enviada por Rodricity
    A qualidade de imagem da ATI é bem superior a da NVIDIA.. e os drivers da NVIDIA são melhores que da ATI..basicamente é isso...Agora GF3 já foi pra mim, daqui é R9500 ou GF4 pra acima
    Realmente... tirando aquele fato do filtro aniso "de mentira" da R8500, eu já vi uma Radeon8500 em ação e posso dizer que a qualidade de imagem pareceu bem melhor que as da Geforce, sem contar o 2D que é superior, motivo pelo qual designers gráficos que precisam de 2D de qualidade além do 3d preferem a Radeon...
    Para jogos antigos, em 16 bit, putz, o 16 bit da Geforce é pura "pixelação", principalmente em efeitos de transparência e zonas escuras... na Radeon eu não sei, mas parece que isso não acontece, pq era renderiza internamente em 24/32 bit sempre...

    flw

  26. #25
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    Originalmente enviada por V1PM4N
    Realmente... tirando aquele fato do filtro aniso "de mentira" da R8500, eu já vi uma Radeon8500 em ação e posso dizer que a qualidade de imagem pareceu bem melhor que as da Geforce, sem contar o 2D que é superior, motivo pelo qual designers gráficos que precisam de 2D de qualidade além do 3d preferem a Radeon...
    Para jogos antigos, em 16 bit, putz, o 16 bit da Geforce é pura "pixelação", principalmente em efeitos de transparência e zonas escuras... na Radeon eu não sei, mas parece que isso não acontece, pq era renderiza internamente em 24/32 bit sempre...

    flw
    Tá ok...O que adianta ter um aniso preciso se a performance com o filtro é horrível? Alem do que FPS mais baixo...Não adianta, falando em modo "GERAL" a R8500 é superior a GF3, e a GF4 superior a R8500 é isso...Pra mim isto é mais do que claro!

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