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  1. #1
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    fps da pra compara com a visão humana?

    fps, em relação a visão humana, da pra compara, relacionar, sei lah?
    quem tive iidéis fala ai

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  3. #2
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    A única coisa que dá pra falar é que a visão humana reconhece até 24 fps, acima disso não há diferença. Assim, 30 fps aparece pra nós da mesma maneira que 120 fps.

  4. #3
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    aa c for isso entaum frz..
    eh q fikei meio sei lah.. tava vendo os testes da radeon 9700, num dos textes ela roda a 29.8fps.. olha lah
    http://www.anandtech.com/video/showdoc.html?i=1683&p=18

  5. #4
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    Originalmente enviada por [email protected]
    A única coisa que dá pra falar é que a visão humana reconhece até 24 fps, acima disso não há diferença. Assim, 30 fps aparece pra nós da mesma maneira que 120 fps.
    Eu meio que não concordo muito com isso, talvez seja pra uma pessoa comum, como se pode apurar os ouvidos se pode também apurar a visão(acredito), lembro que antigamente, jogava doom 2 num 486 fps devia ser no minimo 15, não sei, mas nunca havia reparado a lerdeza, assim como em jogos de videogame da época(92,93), daí passei pro pentium, comecei a me ligar mais nos lances de FPS. Hoje de cara já saco quando tem algo com FPS baixa, lembro que há um tempão atrás vi passando um Você Decide na Globo, de cara reparei que foi filmado em película, também reparei que provavelmente por motivos economicos estava digamos em baixa velocidade, com certeza algo menor que 25 fps. Dava pra ver os pulos quando alguem mexia rápido ou a camera rodava rápida.

    Tem gente que não consegue reparar se um monitor tá com refresh 60 ou 85, tem gente que joga a 15 fps e acha maior maravilha.

    Agora, alguém experimentou olhar o movimento do Quake 3 em uns 120 fps e depois olhar para a propria mão e a mexer?!?! Engraçado, se é digamos a realidade, pq não fica macio daquele jeito?!?!?

    Tipo olhando esses treco na televisão ou monitor em FPS altos, deve rolar algum tipo de "ressonância" digamos assim, por isso faz diferença. Talvez tenha a ver com iluminação, mistério.

    Vai saber, mas que é curioso é!

    Inté!

  6. #5
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    Originalmente enviada por d2-OverclocK
    aa c for isso entaum frz..
    eh q fikei meio sei lah.. tava vendo os testes da radeon 9700, num dos textes ela roda a 29.8fps.. olha lah
    http://www.anandtech.com/video/showdoc.html?i=1683&p=18
    Eu não entendo mto não (pode-se dizer nada).. mas agora fikei intrigado... a Radeon 9700 dá essa "lavada" na G4 TI4600 mesmo?!?!?!?!?!?!?!?!

  7. #6
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    Originalmente enviada por Thomazini
    Eu não entendo mto não (pode-se dizer nada).. mas agora fikei intrigado... a Radeon 9700 dá essa "lavada" na G4 TI4600 mesmo?!?!?!?!?!?!?!?!
    e como

  8. #7
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    os filmes sao feitos a 24 fps, mas eles possuem uma tecnica que suaviza a imagem, acho que o nome e motion blur ou algo assim, ai vc nao percebe os pulos na imagem, agora tenta jogar algum jogo em 24 fps pra ver se fica bom...

  9. #8
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    Originalmente enviada por Joga
    os filmes sao feitos a 24 fps, mas eles possuem uma tecnica que suaviza a imagem, acho que o nome e motion blur ou algo assim, ai vc nao percebe os pulos na imagem, agora tenta jogar algum jogo em 24 fps pra ver se fica bom...
    Você acabou de responder a grande diferença.
    Acho que no GTA3 existe um tipo de motion blur, deve ser para compensar os poucos fps que o PS2 conseguia.

  10. #9
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    Até HOJE , não vi um porra dum console que rode jogos com PC.
    NUM ADIANTA , os caras sempre empregam um hardware X e como não há possibilidades de Up , o console fica ultrapassado em muito menos que um PC.

  11. #10
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    nao era 30 fps mais ou menos q o olho humano reconhecia??!?!

  12. #11
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    cara, ao meu modo de ver nao existe essa porra de fps pro olho humano. a nossa visao é constante. a luz q entra no olho é constante, ela num fica piscando a sei lá quantos fps. eu num entedno muito disso, mas penso assim.

  13. #12
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    Affffffff

  14. #13
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    a luz não é constante. Todas luzes são ondas (frequências).
    Algumas tão rápidas que o olho humano enxerga constante.
    Algumas lentas que nós percebemos até.

    Já escutei dizer que enxergamos 60 fps.
    Detalhe, NTSC tem mais fps do que PAL-M. Diferença de menos de 10 fps. Mas é bem maior que 24 como disseram ai.

    O que a TV se diferencia do PC é a constância dos frames. O PC varia os frames em alguns momentos, e nesses momentos que percebemos erros.
    Por isso que parece que a TV tem 1000 fps.

  15. #14
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    tipo
    eu ja comentei isso em 50 topicos e nao vou repetir
    da uma procurada em topicos antigos (nao soh aki no hardwhat)

  16. #15
    Suspenso
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    Montion Blur tinha nas Voodoo5
    E eu também ja reparei q até TV parece que esta "lenta" na Globo sim, e tipo com mais FPS e mais Hz a vista fica mais "discanssada"

  17. #16
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    Nós não enxergamos FPS. O olho humano capta intervalos de tempo. O olho humano trabalha a 60hz, o mesmo que uma lâmpada fria, daquelas que quando você liga é meio amarelada e depois vai clareando. Ela não é recomendada para a leitura exatamente por trabalhar somente a 60hz (significa que pisca 60 vezes por segundo), e o olho humano consegue captar isso (isso causa vista cansada, por exemplo). Por isso recomenda-se usar o monitor com refresh rates bem altos, pois quanto menor o refresh rate mais rápido o seu olho vai cansar. Os fps dos jogos não tem nada a ver com o olho humano, nada mesmo. Tem a ver com a velocidade em que eles foram feitos para serem executados. Quake por exemplo é 60 fps. Mais que 60 fps só vai deixar o jogo mais suave. O que realmente importa para o olho humano é o refresh rate do monitor.

  18. #17
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    Já fiquei sabendo que a tv nacional roda a 30 fps (depende, vamos nos basear nas novelas da globo) mas passa a impressão de 60 fps. Isso porque na verdade entre cada quadro de imagem, passa um quadro preto, assim 30 quadros reais + 30 quadros pretos = 60 quadros (por segundo).
    É uma questão de economia. Os filmes também são assim, com a diferença de serem 24 + 24 telas pretas = 48 frames.

    OBS: não tenho certeza se isso é verdade e não lembro aonde li

    Só sei que pro olho humano até 60 fps faz diferença nos jogos, acima disso não nota-se ganho em suavidade (500 fps parece ser 60 fps pra pessoa).

  19. #18
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    Originalmente enviada por CONFIDENCIAL
    Já fiquei sabendo que a tv nacional roda a 30 fps (depende, vamos nos basear nas novelas da globo) mas passa a impressão de 60 fps. Isso porque na verdade entre cada quadro de imagem, passa um quadro preto, assim 30 quadros reais + 30 quadros pretos = 60 quadros (por segundo).
    É uma questão de economia. Os filmes também são assim, com a diferença de serem 24 + 24 telas pretas = 48 frames.

    OBS: não tenho certeza se isso é verdade e não lembro aonde li

    Só sei que pro olho humano até 60 fps faz diferença nos jogos, acima disso não nota-se ganho em suavidade (500 fps parece ser 60 fps pra pessoa).
    Cara, isso é sistema NTSC que é 30 quadros(60 campos por segundo), nem é 60 "reais" digamos assim.
    O sistema Pal-M é melhor pelas cores mas possui uma taxa de frames menor, já existe outro sistema Pal-M com muito mais quadros. o Pal M que utilizamos tem algo em torno de 25~27 frames não lembro.

  20. #19
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    naum eh 24 fps nem a pau

    sabiam (eh um boato) q antigamente tinha mta msg subliminar na tv

    era assim
    Em vez da tela preta era uma imagem de coca, vc naum via mas seu cerebro capta a msg e era uma msg q tinha uma coca se esvaziandu e talz e dava uma vontade de tomar coca

    ow seja, vc pode captar 40, 50, 1 fps , sei la, mas no cerebro vc ve tudu (algo assim), por exemplo, num jogo, Carmagedon tem uma msg subliminar, numa parte da corrida vc encontra uma pixação escrita
    Não Leia isto.
    Mate algo.
    Entao, vc naum lia isso mas seu cerebro lia e vc tinha vontade de matar algo...
    entenderam?

  21. #20
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    ow topico de loko isso pelo amro de deus, tem q ser o loko neh pra posta tal pergunta, mas aew eu achoh q a nossa visaum num c reconhece fps, ker dizer reconhece, mas naum eh medida em fps, alguem poste informacoes

  22. #21
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    O OLHO HUMANO ACOMPANHA ATÉ APROXIMADAMENTE 60 (SESSENTA) FPS!!!!!

    NADA DE 24, 28 OU 30 COMO DISSERAM...... PORTANTO SE VC JOGAR CS A 30 FPS VC VAI SINTIR UM INCOMODO...

    SE VC JOGAR A 60 VC VAI JOGAR LISINHO, MACIO......

    SE VC JOGAR A 99 VC NAO VAI PERCEBER A DIFERENÇA ENTRE 60 E 99 FPS...

    MAS Q É 60, É!!!

    (um teste simples..... qdo vc anda de carro vc percebe q na roda do carro do lado depois que ele passa de uma certa velocidade vc ve como se a roda tivesse "girando ao contrario", mas na verdade é que o seu olho nao esta mais acompanhando o ritimo dos aros da roda, que estao passando pelo ponto em que vc esta olhando a mais de 60 vezes por segundo.... vc comessa a desacompanhar e retardar a visão dando a impressao q ele gira ao contrario)

  23. #22
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    EU acredito que o que interessa é pra qual velocidade o jogo é feito. Por exemplo ZELDA OoT do N64 roda à 15FPS, mas ninguém nota, porque o jogo foi feito pra rodar nessa velocidade, assim como o OUTCAST do PC que foi feito pra rodar à 12 fps e não dá pra notar que o fps tá baixo, creio que o que diferencia é a questão de ser constante ou não, se vc joga um jogo à 30fps constante, a velocidade fica normal, agora se vc joga um jogo que fica variando de 60 pra 30 depois pra 60 de novo, vc consegue perceber a variação e acaba incomodando.

  24. #23
    Membro Avatar de ShadowMaster
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    Originalmente enviada por Tilt
    EU acredito que o que interessa é pra qual velocidade o jogo é feito. Por exemplo ZELDA OoT do N64 roda à 15FPS, mas ninguém nota, porque o jogo foi feito pra rodar nessa velocidade, assim como o OUTCAST do PC que foi feito pra rodar à 12 fps e não dá pra notar que o fps tá baixo, creio que o que diferencia é a questão de ser constante ou não, se vc joga um jogo à 30fps constante, a velocidade fica normal, agora se vc joga um jogo que fica variando de 60 pra 30 depois pra 60 de novo, vc consegue perceber a variação e acaba incomodando.
    É ruim de não, jogo feito pra rodar em 15 fps é um porre.. Não tem coisa + detestável do que isso. Pegar VG e ficar tentando jogar aqueles jogos com FPS baixo é impossível, ECA!!!

  25. #24
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    [/quote]
    citação:
    --------------------------------------------------------------------------------
    Originalmente enviada por Tilt
    EU acredito que o que interessa é pra qual velocidade o jogo é feito. Por exemplo ZELDA OoT do N64 roda à 15FPS, mas ninguém nota, porque o jogo foi feito pra rodar nessa velocidade, assim como o OUTCAST do PC que foi feito pra rodar à 12 fps e não dá pra notar que o fps tá baixo, creio que o que diferencia é a questão de ser constante ou não, se vc joga um jogo à 30fps constante, a velocidade fica normal, agora se vc joga um jogo que fica variando de 60 pra 30 depois pra 60 de novo, vc consegue perceber a variação e acaba incomodando.
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    É ruim de não, jogo feito pra rodar em 15 fps é um porre.. Não tem coisa + detestável do que isso. Pegar VG e ficar tentando jogar aqueles jogos com FPS baixo é impossível, ECA!!![/quote]

    por isso q a movimentação do zelda é lenta, naum tem movimentos bruscos e rápidos, senaum perceberíamos um fps baixo...

  26. #25
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    Originalmente enviada por Rossi
    a luz não é constante. Todas luzes são ondas (frequências).
    Algumas tão rápidas que o olho humano enxerga constante.
    Algumas lentas que nós percebemos até.
    Putz essa foi a melhor!
    Cara, a luz realmente possuie muitas frequencias diferentes mas agora dizer que são perceptíveis pelo olho humando foi ótima.
    O espectro de luz vizivel está situado na faixa dos 10^14HZ!
    O que vc percebe é a variação da Intensidade da luz, que no caso das luzes artificiais no brasil é de 60 vezes por segundo (60Hz)

    Em tempo, o efeito de vc perceber a roda do caro girando para traz só aontece quando a roda é iluminada por luz artificial, e é chamado de efeito estroboscópio. Ele acontece quando a velocidade de rotação da roda (em RPS - rotações por segundo) é um múltiplo da frequencia de 60Hz. Esse efeito é muito perigoso em indústrias, pois a pessoa pode pensar que a máquina está girando ao contrário e se acidentar.

    []'s

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