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  1. #1
    Suspenso
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    Geforce FX não é totalmente compativel com DX 9

    retirado da adrenaline.com.br (e verificado na reactorcritical)


    Segundo uma nota publicada no site Reactor-Critical o NV30 não seria 100% compátivel com o DirectX 9, pois o novo chip da Nvidia não tem suporte para Displacement Mapping, recurso que está presente nas placas Matrox Parhelia, Radeon 9700 e Radeon 9500. Uma verdadeira mancada da Nvidia não ter incluído esse recurso, pois varios jogos já apresentam suporte para o Truform da ATI, que seria uma forma simplificada do Displacement Mapping.

    ai o link da notica na reactor

    http://www.reactorcritical.com/#l1270

    Isso foi postado pelo trinitro la no forum gdh.

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  3. #2
    Membro Avatar de Elrond
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    Q fiasco hein. Tem quintrilhões de coisa além do DX9 default e Ñ põe uma coisa dessas.

    E qto ao TrueForm da ATI, eh mto loko.

  4. #3
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  5. #4
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Elrond
    Q fiasco hein. Tem quintrilhões de coisa além do DX9 default e Ñ põe uma coisa dessas.

    E qto ao TrueForm da ATI, eh mto loko.
    Ela ta sendo im fiasco mesmo cara não colcoar tudo do direct x? a faz um favor placa sux RADEON MANDA.

  6. #5
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    Esse recurso é legal, q coisa...

  7. #6
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    Vai ter neguinho gozando quando ler isso...

  8. #7
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    Originalmente enviada por kakaroto(dbz)
    n SUCKS
    gozou...

  9. #8
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    Por isso vou esperar o novo lançamento da ATI -

  10. #9
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    Quanto a isso eu não posso ter certeza não entendo nada de programação só sei que como vc falou a Nvidia não suporta o Displace Map pela implementação do DX9.

    NV30 supports:
    Vertex Displacement mapping
    Geometry Displacement mapping


    NV30 doesn't support:
    Hardware Displacement mapping

    E como eu não entendo nada de programação de chips de video tb não posso afirmar que se um jogo usar Displace Map eles não vão aparecer. Mas pode ser, não tenho certeza, que os métodos de displace da Nvidia podem dar conta do recado. De maneira nenhuma estou dizendo que não a Nvidia é 100% DX9 a implementação do Dx9 necessita sim que seja executado um passo de truform para o aumento de resolução da malha para aplicação do displace map ou seja da maneira que ta no DX9 o hardware displace map é totalmente subordinado a implementação N-Patch da Ati, e a Nvidia não implentou devido a esse motivo particular, por isso ele colocou outros tipos de displace map que estão fora da especificação DX9 mas que nem por isso não possam ser usados pelo programador do driver para passar por cima da implementação do Dx9. Ou seja em vez de usar uma chamada no programa para utilizar o displace DX9 ele desvia para o uso do conjunto dos sistemas de displace map do chip. A comparação entre os dois sistemas DX9 e o da Nvidia poderia ser explicada da mesma maneira que Gaus resolveu um problema proposto por seu professor de matématica, quando esse ele pediu para dar a soma dos numeros de 1 a 100 em vez de usar o método do professor de ficar somando um a um ele descobriu a P.A e a Soma dos termos de uma PA ou seja utilizou um método fora do padrão estabelecido por seu proferssor e achou outro metódo para resolução.

  11. #10
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    Como eu já escrevi em outro tópico, pelos exemplos da Parhelia, esse recurso é importante e deve ser usado principalmente na criação de "terrenos" e não de modelos... Por exemplo, simuladores de vôo que operam com superfícies complexas e gigantescas(e irregulares, como fractais), onde o alcance do campo visual é amplo...
    Não vejo NENHUM uso para esse recurso no DoomIII, por exemplo... mas COM CERTEZA é importante, já que a ATi e a Matrox incorporaram o mesmo em suas placas...
    Bom, melhor esperar a NV35... ou NV40...
    Qto ao Truform, se a Nvidia quisesse implementar o recurso em qualquer Geforce, ela poderia... Se me lembro bem, a R9000 não tem Truform de Hardware, mas o driver pode aplicá-lo por software... claro que a perda de performance é grande, mas como a Nvidia é a campeã dos drivers, bem que poderia ativar o recurso(não ativaram pq não queriam, pq a performance iria ficar reduzida e velocidade é tudo para a Nvidia)... é ridículo ter a opção Truform no Serious Sam, no Wolf e ficar "cinza" nas Geforces só pq a Nvidia quis assim...
    Qto ao suporte ao HDM, tenho quase certeza de que se a Nvidia quiser, ela dá um jeito de simular o efeito usando essas novas unidades da NV30.... só que isso não vai acontecer... a Nvidia vai obrigar os outros a "perseguirem" sua tecnologia e não o contrário.

    retirado da referida página do Reactor critical

    ~We were very astonished when Nvidia decided to turn off the parametric surfaces (or RT-patches in the DirectX parlance) support in their GeForce3 drivers a year ago. When asked why, Nvidia officials told that the support of curved surfaces should be turned off because several game developers implemented ATI’s TruForm technology in their games and the software decided that the GeForce3 accelerators also supported the N-Patches, whereas the GPU just tried to emulate them through RT-patches causing the performance to drop dramatically. Since the higher order surfaces are not used widely these days, their support is not something the end-users can take any advantages of, we forgot about this fact shortly after it had been revealed.


    Que horror... pisando na bola, heim Nvidia?

    flw

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