+ Responder Tópico
  1. #1
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    S.M.A.R.T | Oque isso faz mesmo?

    Opa, e ae galera, alguém sabe oque exatamente faz o SMART aquele da Bios ??

    eu sempre ligo ... mas nem sei p/ que serve.

    Obrigado!

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    1.079
    Verdinhas
    0

    S.M.A.R.T. - Self Monitoring, Analysis and Reporting Technology - Tecnologia de Auto-Monitoração, Análise e Reportagem(informação, aviso, reportar, vc entende) - prevê falhas dos discos rígidos antes que elas aconteçam

  4. #3
    JCA
    JCA está offline
    Membro Avatar de JCA
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    21.577
    Verdinhas
    49

    Apenas complementando:

    SMART é um padrão desenvolvido pela Quantum para a criação de HDs "inteligentes". Essa opção do SETUP geralmente não afeta a performance do equipamento. Sua função é trabalhar junto com o disco rígido (que deve suportar o SMART) para monitorar possíveis falhas no HD.

    Com esse protocolo, um disco rígido pode tomar algumas "decisões" por si próprio, caso ele detecte algum problema em seu funcionamento. Um exemplo interessante é o caso de um setor do disco que apresenta erros de leitura. Quando é solicitada a leitura de um setor e os dados neste setor não são lidos corretamente, o HD tenta resolver o problema por etapas, começando por tomar as medidas mais simples. Dessa maneira, ele espera o setor passar novamente sob a cabeça para então tentar a leitura pela segunda vez. Caso ainda não consiga efetuar a leitura corretamente, ele começa a lançar mão de técnicas mais sofisticadas - os algoritmos de correção de erros. Em 99% dos casos, o problema de leitura é resolvido com o uso desses algoritmos, que podem ser bastante complexos, como é o caso do "Reed-Solomon" usado pela Quantum.

    Quando o HD chega ao ponto de precisar usar um algoritmo complexo para ler os dados de um setor, isso significa que aquele setor está com problemas e já não é mais considerado confiável para armazenar informação. Numa situação como essa, um HD com a tecnologia SMART pode pegar os dados que ele acabou de ler com dificuldade e transferi-los para um outro setor, que esteja vazio. O setor que originalmente continha os dados, por sua vez, é marcado como defeituoso, para que não seja mais usado.

    Perceba que nesse exemplo, a grande vantagem é que o HD moveu os dados de um setor para outro antes que o setor em questão ficasse totalmente ruim, ou seja, ele previu e evitou a perda de dados. E todo esse processo acontece numa fração de segundo, sem que o usuário sequer tome conhecimento de qualquer erro. Para ele, o computador está funcionando normalmente.

    Obs: A Quantum possui o utilitário QDPS (que pode ser pego em seu site) para fazer testes detalhados em discos rígidos que possuem a tecnologia SMART. A vantagem de se usar esse software é que ele faz testes muito mais precisos que uma simples checagem com o Scandisk.
    Programas como Lost and Found conseguem recuperar os arquivos de um disco formatado, desde que você não comece a gravar novos arquivos no disco.

  5. #4
    GSJ
    GSJ está offline
    Membro
    Autor do tópico
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.966
    Verdinhas
    20

    THX A LOT

    WoW! Muito obrigado!

    é sempre bom saber oque se seta na BIOS ... hehehe

    Valeu!

  6. #5
    Membro Avatar de Skitter
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    5.216
    Verdinhas
    1

    soh...

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões