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  1. #26
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    Originalmente enviada por motherfucker
    ueuaheuha 60 constante eh rox, eu tava de zuera, nao falei 60 fps por tua causa nao:P
    Bem
    Pelo menos pra mim
    Acima de 60 n noto difenreca nenhuma
    Mas é como todo mundo disse
    Se a média de FPS ta em 60
    È pq cai pra menos de 60 geralmente
    A n ser que seja por causa do V-nsync como eu disse

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  3. #27
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    Chandler
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    Originalmente enviada por motherfucker
    ueuaheuha 60 constante eh rox, eu tava de zuera, nao falei 60 fps por tua causa nao:P

    Ps. eu pessoalmente prefiro de 80 a 100 constante, de preferencia 200/300

    ei motharfucker eu sei q vc ta revoltado com seu FPS baragarai mto ruim hein CS.. coitado alem de jogar CS tem fps baixo com essa maquinha ai na sig dele
    hauahua zuera
    pqp!
    14000 de 3dmark aki so faz 7500 ueahehuaehua

    PS: nem sei se vc joga CS
    PS2: Cs lixo me desculpem

    brincadeira ae mais 60fps CRAVADOS vc nao percebe a diferenca entre tar em 100 ou 1000..
    ou abaixo disso ate 24 dizem q eh apenas a suavizacao.. naas eu achu ** huahuaeu

    see ya !

  4. #28
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    Originalmente enviada por ChAnDLeR
    ei motharfucker eu sei q vc ta revoltado com seu FPS baragarai mto ruim hein CS.. coitado alem de jogar CS tem fps baixo com essa maquinha ai na sig dele
    hauahua zuera
    pqp!
    14000 de 3dmark aki so faz 7500 ueahehuaehua

    PS: nem sei se vc joga CS
    PS2: Cs lixo me desculpem

    brincadeira ae mais 60fps CRAVADOS vc nao percebe a diferenca entre tar em 100 ou 1000..
    ou abaixo disso ate 24 dizem q eh apenas a suavizacao.. naas eu achu ** huahuaeu

    see ya !
    Não
    Falo por exeperiencia propria
    Abaixo de 60 qualquer FPS se nota sim
    Da pra perceber varias faixas distinas abaixo de 60
    59-50
    49-40
    39-30 ( essa faixa o jogo já ta rodando mto mal)

    Abaixo disso num First Person Shooter é a morte...

  5. #29
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    O motivo das placa 3D fazerem mais fps do oq o monitor aguenta eh EXATEMNTE ESSE!!
    na hora da porra, varios projeteis, fumaça e outos detalhes consomem mtos recursos da placa e os FPS caem..eh exatamente isso..
    Notem no UT2k3 no meio no tireiro como cai a frequencia..
    Cara..nao adianta..
    se seu monitor soh aguenta 75hz em 640x480 (isso raro pq qq monitor passa disso facil hj em dia...eh so um exemplo), no jogo ele nao vai passar de 75hz, mas vc tera recursos extras para na hora do tiroteiro vc nao perder a frequencia de frames..

  6. #30
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Jugged
    O motivo das placa 3D fazerem mais fps do oq o monitor aguenta eh EXATEMNTE ESSE!!
    na hora da porra, varios projeteis, fumaça e outos detalhes consomem mtos recursos da placa e os FPS caem..eh exatamente isso..
    Notem no UT2k3 no meio no tireiro como cai a frequencia..
    Cara..nao adianta..
    se seu monitor soh aguenta 75hz em 640x480 (isso raro pq qq monitor passa disso facil hj em dia...eh so um exemplo), no jogo ele nao vai passar de 75hz, mas vc tera recursos extras para na hora do tiroteiro vc nao perder a frequencia de frames..
    Ah mas eh muito dificil alguem q joga com v-sync ligado, so eh bom pra jogar akele single player tipo wolf, com tudo no maximo, curtindo o vizual, principalmente nakelas fazes stealth, tipo damn ou forest. Pra multiplayer v-sync quase nunca eh usado.

  7. #31
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    o meu eh proview , mas aguenta 85fps em 800x600 =p

  8. #32
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    A explicação sobre os FPS dada por Jugged foi copiada da explicação dada pelo forista OldMan no forum da Adrenaline http://www.adrenaline.com.br/forum/s...5&pagenumber=4

    Palavras de OldMan

    "tanto com Vsync ligado ou desligado seus FPS se limitam ao refresh do monitor. Com o Vsync desligado apenas o contador do software que se engana e mede acima do refresh rate... nao adianta sua placa fazer 300 FPs.. o seu monitor so muda o que esta na tela 75 vezes por segundo. Se seu FPS for menor que o refresh do monitor.. prevalece o FPS"

  9. #33
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    Isso!!!!
    Minha intensao em nenhum momento foi levar creditos em cima da analise dele....

    Alem disso, eu ja tinha lido isso em outros lugares como (tomshardware e guru3D). Oq ele falou nao é nenhuma novidade.

    O q me chama atençao no oldman sao outras analises devido ao conhecimento vasto dele...
    Se vc pensou q eu, algum momento, quis me aproveita desse informaçoes para me "promover" de alguma forma, quebrou a cara!

  10. #34
    Membro Avatar de Elrond
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    Originalmente enviada por amachado
    A explicação sobre os FPS dada por Jugged foi copiada da explicação dada pelo forista OldMan no forum da Adrenaline http://www.adrenaline.com.br/forum/s...5&pagenumber=4

    Palavras de OldMan

    "tanto com Vsync ligado ou desligado seus FPS se limitam ao refresh do monitor. Com o Vsync desligado apenas o contador do software que se engana e mede acima do refresh rate... nao adianta sua placa fazer 300 FPs.. o seu monitor so muda o que esta na tela 75 vezes por segundo. Se seu FPS for menor que o refresh do monitor.. prevalece o FPS"
    Num tah 100% certo isso, pq vc pode notar as famosas linhas horizontais qdu ocorre a quebra de FPS x Refresh em alguns jogos.

  11. #35
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    Cara...
    nao estou me julgando ser o sabixao...
    estou aqui para ser criticado sim..
    coloquei isso aqui para gerar uma discussao sadia e tal..
    nao para falarem q eu copiei texto dos outros..
    tenho personalidade, nao preciso copiar nada de ninguem.....fala serio!!

  12. #36
    Membro Avatar de Elrond
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    Originalmente enviada por Jugged
    coloquei isso aqui para gerar uma discussao sadia e tal..
    De boa, discussão sobre FPS eh perda de tempo...
    Msm nipe de AMD x Intel.

  13. #37
    Suspenso
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    Originalmente enviada por amachado
    A explicação sobre os FPS dada por Jugged foi copiada da explicação dada pelo forista OldMan no forum da Adrenaline http://www.adrenaline.com.br/forum/s...5&pagenumber=4

    Palavras de OldMan

    "tanto com Vsync ligado ou desligado seus FPS se limitam ao refresh do monitor. Com o Vsync desligado apenas o contador do software que se engana e mede acima do refresh rate... nao adianta sua placa fazer 300 FPs.. o seu monitor so muda o que esta na tela 75 vezes por segundo. Se seu FPS for menor que o refresh do monitor.. prevalece o FPS"
    esse oldman cagou uma regra horrivel, falou muiiita merda, ridiculo, podre...
    O monitor nao tem porra nenhuma a ver com o fps, kem se enganaou foi a bunda dele, pois a placa de video manda 300 fps pro monitor e ele nao gera um quadro (frame) inteiro por passada, podendo gerar varios frames numa passada so, sendo assim cada pedacinho do monitor desenha varios frames diferentes, atualizando a imagem muito mais rapido...(por isso a imagem fica meio "cortada" quando se desliga o v-sync)

    Contador do software... putakipariu....me da uma raiva neguinho cagao de regra..


    O OLDMAN, ONDE KER Q VC ESTEJA: VA PRU INFERNO!

  14. #38
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    cara...
    vc é mto agressivo nas respostas...
    o cara apenas expos a opiniao dele....

  15. #39
    Suspenso
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    Originalmente enviada por Jugged
    cara...
    vc é mto agressivo nas respostas...
    o cara apenas expos a opiniao dele....
    uehueaheauh eh zuera cara, nao se liga nao, eh q eu nao arresistiu a dar uma zuada eu soh sou agressivo no transito :P, aki na net levo tudo na brincadera.

    po o cara cagou uma regra muito podrona essa do fps nao passar de 75 por causa do monitor foi fidida dmais...ae eu nao consigu mi sigurar:P:P:P

  16. #40
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    Originalmente enviada por Elrond
    De boa, discussão sobre FPS eh perda de tempo...
    Msm nipe de AMD x Intel.
    Mas existem fatos sobre FPS. Tipo:

    1º)

    Se o monitor está a X Hz e o V-sync desligado, ocorrem os cortes na imagem, porque ou o vídeo envia, sim, mais quadros que o refresh rate X ou menos.

    O V-sync resolve esse problema, porque ele faz a placa de vídeo ter sincronia com o monitor. É o fenômeno que o motherfucker explicou.

    2º)

    Para existir fluidez de animação na renderização, é preciso uma taxa bem acima de 24 FPS. É o efeito chamado de "Temporal Aliasing".

    Nos filmes, se houver movimento em uma cena tomando-se somente um frame, nota-se que ele fica borrado já que cada frame cobre 1/24 segundos da animação. Esse é chamado "Motion Blur" natural.

    No caso dos gráficos gerados por computador, 24 fps é muito pouco porque são retiradas amostras discretas de uma cena. Existem duas soluções para resolver o problema: Ou se aumenta os fps ou então se aplica o "Motion Blur", que é uma espécie de meio termo entre vários frames.

    Uma curiosidade: o T-Buffer criado pela 3DFX e que, provavelmente, vai ser usado na GeForce FX, realiza essa técnica com pouca perda de performance. É esperar para ver.

    Concordo com quem falou que fps acima de 60, é sobra para garantir fluidez quando a cena ficar mais pesada.

    Valeu

    Obs: Um bom documento para entender melhor o "Motion Blur" é o "3DFX White Paper on T-BUFFER". Só não sei mais o endereço do site onde ele estava... Alguém lembra?

  17. #41
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    Cara vou dar a explicacao do q (acho) q eh q acontece:

    Pra começar, tua placa de video tem um componente chamado ramdac, onde ram significa memoria msm e dac significa digital to analog converter. Nessa pequena memória a placa de vídeo deposita o frame para q o monitor possa ler e reproduzir na tela. O problema eh q nem sempre quando a placa de video termina de renderizar um frame o monitor termina de fazer a varredura. isso pq eles naturalmente nao trabalham ao mesmo tempo/velocidade. Por isso foi criado o comando vsync e o frame buffer.

    Quando a vga termina de renderizar o frame, deposita nesse buffer, q pode acumular ate 2 frames (double buffer) ou 3 (tripple buffer). A primeira vaga do buffer só é atualizada com um novo frame quando o monitor começar uma nova varredura, e o próximo frame q a vga renderizar vai ser adicionado à vaga q acaba de ser aberta no buffer. Quando um frame acaba de ser renderizado mas o buffer está cheio, esse frame é descartado.

    Porém o esquema acima só funciona perfeitamente quando a vga consegue produzir bem mais fps do q a refresh rate do monitor. Pra saber pq, imagine a situacao: A vga esta renderizando 43 fps e o monitor ta em 75 hz. Comecando a partir d um frame q por acaso terminou de ser renderizado exatamente qdo o monitor esta pronto pra uma nova varredura, apos 1/75 de segundo o monitor ja pode mostrar um novo frame, mas a vga ainda nao tem nenhum frame disponivel ja q leva 1/43 pra produzir o proximo frame. E mesmo qdo esse frame terminar d ser renderizado ele nao vai poder ser mostrado instantaneamente, mas somente no proximo multiplo de 1/75. To com preguica d fazer as contas aqui, mas ja da pra perceber q o fps final vai ficar bem abaixo dos 43 q a vga renderiza.

    Com o vsync desabilitado, os frames vão sendo atualizados conforme a vga vai prduzindo, sem esperar o monitor. O q acaba acontecendo eh q algumas (ou muitas) vezes o frame eh atualizado quando o monitor ta no meio da varredura. Isso faz com q o frame final no monitor seja varios pedacos de frames da vga, e principalmente em cenas com muito movimento isso pode dar um efeito muito horrivel.

    Habilitar ou desbailitar o vsync? Depende da situação. Em benchamrks, óbvio, sempre desabilitado. Se sua vga ta renderizando tipo uns 200 fps e o monitor ta em 85 hz o melhor é habilitar o vsync ja que com tanto excesso de frames o fps final vai acbar ficando perto de 85, o q ja ta otimo, e sem os defeitos de imagem.

    Se sua vga renderiza tipo como no exemplo os 43 fps com o monitor a 75hz, dai pode ser melhor desabilitar o vsync pois como tem poucos frames vai dar umas poucas quebras na imagem mas isso pode acabar compensando mais q a lentidao q ia ficar com o vsync habilitado
    Mas cada caso eh um caso. Faz o teste no seu jogo pra ver se o resultado fica melhor com ou sem o vsync, ai vai d gosto tb

    vlw

  18. #42
    Suspenso
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    Originalmente enviada por J.Quest
    Cara vou dar a explicacao do q (acho) q eh q acontece:
    Pra começar, tua placa de video tem um componente chamado ramdac, onde ram significa memoria msm e dac significa digital to analog converter. Nessa pequena memória a placa de vídeo deposita o frame para q o monitor possa ler e reproduzir na tela. O problema eh q nem sempre quando a placa de video termina de renderizar um frame o monitor termina de fazer a varredura. isso pq eles naturalmente nao trabalham ao mesmo tempo/velocidade. Por isso foi criado o comando vsync e o frame buffer. Quando a vga termina de renderizar o frame, deposita nesse buffer, q pode acumular ate 2 frames (double buffer) ou 3 (tripple buffer). A primeira vaga do buffer só é atualizada com um novo frame quando o monitor começar uma nova varredura, e o próximo frame q a vga renderizar vai ser adicionado à vaga q acaba de ser aberta no buffer. Quando um frame acaba de ser renderizado mas o buffer está cheio, esse frame é descartado.
    Porém o esquema acima só funciona perfeitamente quando a vga consegue produzir bem mais fps do q a refresh rate do monitor. Pra saber pq, imagine a situacao: A vga esta renderizando 43 fps e o monitor ta em 75 hz. Comecando a partir d um frame q por acaso terminou de ser renderizado exatamente qdo o monitor esta pronto pra uma nova varredura, apos 1/75 de segundo o monitor ja pode mostrar um novo frame, mas a vga ainda nao tem nenhum frame disponivel ja q leva 1/43 pra produzir o proximo frame. E mesmo qdo esse frame terminar d ser renderizado ele nao vai poder ser mostrado instantaneamente, mas somente no proximo multiplo de 1/75. To com preguica d fazer as contas aqui, mas ja da pra perceber q o fps final vai ficar bem abaixo dos 43 q a vga renderiza.
    Com o vsync desabilitado, os frames vão sendo atualizados conforme a vga vai prduzindo, sem esperar o monitor. O q acaba acontecendo eh q algumas (ou muitas) vezes o frame eh atualizado quando o monitor ta no meio da varredura. Isso faz com q o frame final no monitor seja varios pedacos de frames da vga, e principalmente em cenas com muito movimento isso pode dar um efeito muito horrivel.
    Habilitar ou desbailitar o vsync? Depende da situação. Em benchamrks, óbvio, sempre desabilitado. Se sua vga ta renderizando tipo uns 200 fps e o monitor tem 85 hz o melhor é abilitar o vsync ja que com tanto excesso de frames o fps do monitor vai acbar ficando perto de 85, o q ja ta otimo, e sem os defeitos de imagem.
    Se sua vga renderiza tipo como no exemplo os 43 fps com o monitor a 75hz, dai pode ser melhor desabilitar o vsync pois como tem poucos frames vai dar umas poucas quebras na imagem mas isso pode acabar compensado mais q a lentidao q ia ficar com o vsync habilitado
    Mas cada caso eh um caso. Faz o teste no seu jogo pra ver se o resultado fica melhor com ou sem o vsync, ai vai d gosto tb

    vlw

    pls








    nao








    escreva






    tijolus





    :P nao tem enter no teclado nao?

  19. #43
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    Originalmente enviada por J.Quest
    Cara vou dar a explicacao do q (acho) q eh q acontece:
    Pra começar, tua placa de video tem um componente chamado ramdac, onde ram significa memoria msm e dac significa digital to analog converter. Nessa pequena memória a placa de vídeo deposita o frame para q o monitor possa ler e reproduzir na tela. O problema eh q nem sempre quando a placa de video termina de renderizar um frame o monitor termina de fazer a varredura. isso pq eles naturalmente nao trabalham ao mesmo tempo/velocidade. Por isso foi criado o comando vsync e o frame buffer. Quando a vga termina de renderizar o frame, deposita nesse buffer, q pode acumular ate 2 frames (double buffer) ou 3 (tripple buffer). A primeira vaga do buffer só é atualizada com um novo frame quando o monitor começar uma nova varredura, e o próximo frame q a vga renderizar vai ser adicionado à vaga q acaba de ser aberta no buffer. Quando um frame acaba de ser renderizado mas o buffer está cheio, esse frame é descartado.
    Porém o esquema acima só funciona perfeitamente quando a vga consegue produzir bem mais fps do q a refresh rate do monitor. Pra saber pq, imagine a situacao: A vga esta renderizando 43 fps e o monitor ta em 75 hz. Comecando a partir d um frame q por acaso terminou de ser renderizado exatamente qdo o monitor esta pronto pra uma nova varredura, apos 1/75 de segundo o monitor ja pode mostrar um novo frame, mas a vga ainda nao tem nenhum frame disponivel ja q leva 1/43 pra produzir o proximo frame. E mesmo qdo esse frame terminar d ser renderizado ele nao vai poder ser mostrado instantaneamente, mas somente no proximo multiplo de 1/75. To com preguica d fazer as contas aqui, mas ja da pra perceber q o fps final vai ficar bem abaixo dos 43 q a vga renderiza.
    Com o vsync desabilitado, os frames vão sendo atualizados conforme a vga vai prduzindo, sem esperar o monitor. O q acaba acontecendo eh q algumas (ou muitas) vezes o frame eh atualizado quando o monitor ta no meio da varredura. Isso faz com q o frame final no monitor seja varios pedacos de frames da vga, e principalmente em cenas com muito movimento isso pode dar um efeito muito horrivel.
    Habilitar ou desbailitar o vsync? Depende da situação. Em benchamrks, óbvio, sempre desabilitado. Se sua vga ta renderizando tipo uns 200 fps e o monitor tem 85 hz o melhor é abilitar o vsync ja que com tanto excesso de frames o fps do monitor vai acbar ficando perto de 85, o q ja ta otimo, e sem os defeitos de imagem.
    Se sua vga renderiza tipo como no exemplo os 43 fps com o monitor a 75hz, dai pode ser melhor desabilitar o vsync pois como tem poucos frames vai dar umas poucas quebras na imagem mas isso pode acabar compensado mais q a lentidao q ia ficar com o vsync habilitado
    Mas cada caso eh um caso. Faz o teste no seu jogo pra ver se o resultado fica melhor com ou sem o vsync, ai vai d gosto tb

    vlw
    O problema que as duas resoluções que eu mais gosto de jogar
    1280x1024 e 1600x1200, meu monitor n aguenta mais que 60Hz de frequencia, alias, poucos aguentam n ?

  20. #44
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    Originalmente enviada por J.Quest
    Cara vou dar a explicacao do q (acho) q eh q acontece:

    Pra começar, tua placa de video tem um componente chamado ramdac, onde ram significa memoria msm e dac significa digital to analog converter. Nessa pequena memória a placa de vídeo deposita o frame para q o monitor possa ler e reproduzir na tela. O problema eh q nem sempre quando a placa de video termina de renderizar um frame o monitor termina de fazer a varredura. isso pq eles naturalmente nao trabalham ao mesmo tempo/velocidade. Por isso foi criado o comando vsync e o frame buffer.

    Quando a vga termina de renderizar o frame, deposita nesse buffer, q pode acumular ate 2 frames (double buffer) ou 3 (tripple buffer). A primeira vaga do buffer só é atualizada com um novo frame quando o monitor começar uma nova varredura, e o próximo frame q a vga renderizar vai ser adicionado à vaga q acaba de ser aberta no buffer. Quando um frame acaba de ser renderizado mas o buffer está cheio, esse frame é descartado.

    Porém o esquema acima só funciona perfeitamente quando a vga consegue produzir bem mais fps do q a refresh rate do monitor. Pra saber pq, imagine a situacao: A vga esta renderizando 43 fps e o monitor ta em 75 hz. Comecando a partir d um frame q por acaso terminou de ser renderizado exatamente qdo o monitor esta pronto pra uma nova varredura, apos 1/75 de segundo o monitor ja pode mostrar um novo frame, mas a vga ainda nao tem nenhum frame disponivel ja q leva 1/43 pra produzir o proximo frame. E mesmo qdo esse frame terminar d ser renderizado ele nao vai poder ser mostrado instantaneamente, mas somente no proximo multiplo de 1/75. To com preguica d fazer as contas aqui, mas ja da pra perceber q o fps final vai ficar bem abaixo dos 43 q a vga renderiza.

    Com o vsync desabilitado, os frames vão sendo atualizados conforme a vga vai prduzindo, sem esperar o monitor. O q acaba acontecendo eh q algumas (ou muitas) vezes o frame eh atualizado quando o monitor ta no meio da varredura. Isso faz com q o frame final no monitor seja varios pedacos de frames da vga, e principalmente em cenas com muito movimento isso pode dar um efeito muito horrivel.

    Habilitar ou desbailitar o vsync? Depende da situação. Em benchamrks, óbvio, sempre desabilitado. Se sua vga ta renderizando tipo uns 200 fps e o monitor tem 85 hz o melhor é abilitar o vsync ja que com tanto excesso de frames o fps do monitor vai acbar ficando perto de 85, o q ja ta otimo, e sem os defeitos de imagem.

    Se sua vga renderiza tipo como no exemplo os 43 fps com o monitor a 75hz, dai pode ser melhor desabilitar o vsync pois como tem poucos frames vai dar umas poucas quebras na imagem mas isso pode acabar compensado mais q a lentidao q ia ficar com o vsync habilitado
    Mas cada caso eh um caso. Faz o teste no seu jogo pra ver se o resultado fica melhor com ou sem o vsync, ai vai d gosto tb

    vlw
    Ótima explicação, J.Quest!

  21. #45
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    o problema e o seguinte meu amigo meu monitor veiaca de 14 polegadas pega 100 fps na susa porem qdo ta um quebra pau e muito cara ou lugar aberto ele cai xegando a 50 fps isso q realmente me irrita saca.
    edit: agora eu noto muito bem a diferença entre 70 eh 99 fps no CS.

  22. #46
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    Obrigado J.Quest..
    Vc explicou exatamente a minha duvida com relaçao a atualizacao da imagem entre o monitor e a placa...

    Esse foi meu real objetivo ao criar o topico...
    Na verdade, eu mandei a direta sobre oq eu pensava sobre o assunto sem me importar se estava certo ou nao...o q eu queria era uma analise...
    valeu mesmo!!!

  23. #47
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    Po, vlw ae, eh sempre bom poder ajudar e tb ser ajudado qdo precisar, pra isso existe o forum ne ?
    Qto a monitores q facam mais q 60hz em 1600, realmente n conheco nenhum, talvez aqueles fodidoes da sony mas a nivel d usuario normal acho q nem tem. Mas mesmo assim 60 fps reais ja eh muita coisa muito dificil sentir diferença pra 100 ou 120, unico problema q talvez possa ter eh o flicker.
    Tipo, isso d cair o frame rate em lugar com muito detalhe eh "problema" da vga, naum do monitor. Mas tipo, 50 fps vc consegue sentir diferença visual? Ou vc ta falando soh da dif. nos numeros msm? Pq sentir alguma diferenca visual eh bem dificil precisaria cair pra uns 40 ou 30 pra isso, a nao ser q vc tenha o olho bastante sensivel. Se for soh a diferenca nos numeros desencana disso, o q importa nao eh qtos fps tua placa faz mas se vc consegue jogar legal.

    Ps: Dei uma quebrada nos tijolo

  24. #48
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    VÃO TODOS TOMAR NO **!

    Discussão inútil sobre o que não tem que se discutir. É lógico que o monitor limita a porra de FPS. Ponto-final.

    Ao invés de traçarem uma discussão sobre configurações que privilegiem o aumento de FPS lógico, você ficam ae discutindo o sexo dos anjos. Com pouco ou muito fps vocês vão apanhar mesmo!

    Quem dá privilégio para desempenho em detrimento a qualidade, por gentileza, disponibilize algumas variáveis de configuração de GL. Obrigado.

  25. #49
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    Originalmente enviada por J.Quest
    Po, vlw ae, eh sempre bom poder ajudar e tb ser ajudado qdo precisar, pra isso existe o forum ne ?
    Qto a monitores q facam mais q 60hz em 1600, realmente n conheco nenhum, talvez aqueles fodidoes da sony mas a nivel d usuario normal acho q nem tem. Mas mesmo assim 60 fps reais ja eh muita coisa muito dificil sentir diferença pra 100 ou 120, unico problema q talvez possa ter eh o flicker.
    Tipo, isso d cair o frame rate em lugar com muito detalhe eh "problema" da vga, naum do monitor. Mas tipo, 50 fps vc consegue sentir diferença visual? Ou vc ta falando soh da dif. nos numeros msm? Pq sentir alguma diferenca visual eh bem dificil precisaria cair pra uns 40 ou 30 pra isso, a nao ser q vc tenha o olho bastante sensivel. Se for soh a diferenca nos numeros desencana disso, o q importa nao eh qtos fps tua placa faz mas se vc consegue jogar legal.

    Ps: Dei uma quebrada nos tijolo
    1280x1024 aqui
    N passa de 60 Hz
    Uma pena...
    : (

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