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  1. #1
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    Poligonos remontados nas nvidia! Ajuda aqui

    Geleza povo? Nao sei se pergunto isso aqui ou em software, mas vai la:

    desde o tempo da gforce1 vejo esse mesmo problema, nao sei se to com azar ou tem que regular algo. Acontece que os poligonos ficam remontados quando estao laaaa longe e dou zoom com uma sniper por exemplo. quando tem objeto muuuuito longe ate os olhos e dentes dum personagem sao rendidos fora da cabeca.

    isso acontece tanto em directx como em opengl. em jogo ou no lighwave ou no 3dmax. Acontecia na minha gf1, acontece na minha gf2mx e aqui no trampo na minha gf4ti.

    alguem tem ideia? Nas outras placas aqui do trampo (matrox e oxigen vx1) nao acontece

    Abracos

    Mac

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  3. #2
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    Entao..pra exemplificar estou postando 2 imagens dum objeto no lightwave (aqui no trampo nao tenho nenhum jogo pra mandar imagem )

    Numa o objeto esta a 100 metros da camera e o na outra esta a 250 kilometros. Ajustei o zoom para que parecam do mesmo tamanho.

    Notem que quando a camera ta longe, os poligonos ficam sobrepostos, ou melhor, sao rendidos de maneira errada. Me da a impressao que isso é falta de precisao do z-buffer, se é que isso existe.

    Isso é no opengl, mas acontece o mesmo no directx. Estou jogando Giants e aparece mesmo na agua que esta junto à praia. Da pra ver de perto, sem zoom, pq os poligonos estao muito proximos. Quanto mais perto estao os poligonos, como um quadro na parede, mais de perto acontece o problema, nem é preciso dar um zoom pra perceber. Tambem vi isso em Half-life, RTCW, Jedi Night II e outros.

    So pra terminar, tenho que corrigir o que disse acima. Isso so nao acontece aqui na 3dlabs Oxigen Gvx1. Nas Matrox 440, na Gf4 4600 e na Gf2mx400 la de casa dao o mesmo erro.

    Alguem poderia testar ai e me dizer se isso é normal ou tenho que regular algo?

    Valeu gente e abracos

    Mac




    http://www.geocities.com/mauriciotri...igonos100m.gif




    http://www.geocities.com/mauriciotri...gonos250km.gif

  4. #3
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    Nao sei o que acontece com as imagens. alguma incompatibilidade com o geocities.. nem os links funcionam, mas com copy e paste a imagem abre.

    desculpa ai pessoal

  5. #4
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    Deve ser algum problema no ALINHAMENTO DOS TEXELS.

    Qual windows vc usa? Pois aki com o windows XP alguns jogos (como FF8) ficam com as texturas todas errada (quebra de texturas), já no Win98 e ME o jogo funciona numa boa, só que por algum motivo, só fica certo com o DT 30.82, com o DT 40.72 as texturas ficam todas erradas igual no WinXP.

  6. #5
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    Oi Tilt, obrigado pelo reply.

    Acho qeu o lance dos texteis é um problema a parte. Se vc conseguir baixar as imagens q mandei vera que nao tem textura alguma aplicada, mas apenas poligonos.

    Aqui no trampo todas as maquinas usam win2000 com detonartor 6.13.10.3082 mas em casa uso o xp com o ultimo detonator. Mas o problema ocorre na matrox tambem, entao nao deve ser o driver mas alguma limitacao do hardware talvez.

    Vc nunca teve esse problema? ja deu um zoom com alguma arma em algum jogo como jedi night, giants ou rtcw pra ver o que acontece?

  7. #6
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    Pois é, arruma um lugar no www.kit.net pra colocar essas fotos que eu quero ver também.
    Sempre usei nVidia com o 3dsmax, desde a TNT2 e nunca tive problemas mas só vendo aí pra tentar entender o que é.
    []´s

    Flávio

  8. #7
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    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Pois é, arruma um lugar no www.kit.net pra colocar essas fotos que eu quero ver também.
    Sempre usei nVidia com o 3dsmax, desde a TNT2 e nunca tive problemas mas só vendo aí pra tentar entender o que é.
    []´s

    Flávio

    Ctrl+C e Ctrl+V nas Url´s kra... simples





    Sinceramente, eu acho q pode ser algum problema de Hardware, mas naum de placa de vídeo.

    Pois eu uso uma GF4Ti(assim como já passei por outros modelos anteriormente) e nunca tive esse tipo de problema, mto menos em jogos =P



    Valeu

  9. #8
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    Fla3DMadness, da um copy/paste nas urls que é mais rapido.

    ah, esqueci de dizer que quanto a placa mae, hd, placa de som, etc..ja usei varias combinacoes e esse erro nao é de agora.. faz deste o tempo da geforce original q acontece. So percebi que acorre tambem no lw e no max faz pouco tempo, qdo tive que dar um zoom absurdo numa animacao. Tambem notei que colocando duas esferas uma dentro da outra, sendo que a de fora é um pouquinho maior, quando vc se afasta das esferas aos poucos a de dentro vai aparecendo, dando varias piscadas nos poligonos.

    Antes eu achava q era so nos jogos. Talvez seja alguma limitacao do opengl.

    Como ja testei em varias placas e varias mobos, deve ser pouco provavel q so aconteca comigo isso. ou to macumbado

  10. #9
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    isso é pq deve tar em 16 bit color tenta coloca em 32

  11. #10
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    Opa, mals ae galera... eu tentei abria as imagens antes e não abriu, mas agora foi.

    Bom, agora que to vendo eu vou te dize: ja vi esse erro sim e só acontece quando vc ta muito longe do objeto e da um zoom muito grande. Ah, isso também só acontece aqui comigo por problemas de escala quando, por exemplo, o objeto ta em uma escala muito pequena e vc se afasta e da um zoom muito grande... bom... não sei se tem solução pra isso além de chegar mais perto de diminuir o zoom.
    []´s

    Flávio

  12. #11
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    Shadow: ja tentei 16, 24, 32..tudo igual. valew

    Fla3DMadness: Entao deve ser limitacao mesmo, mas acontece nos jogos, fica pessimo pra pegar os caras na sniper.

    Alguem mais confirma se tem esse erro ou so acontece com os azarados aqui?

  13. #12
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    Originalmente enviada por MacTrash
    Shadow: ja tentei 16, 24, 32..tudo igual. valew

    Fla3DMadness: Entao deve ser limitacao mesmo, mas acontece nos jogos, fica pessimo pra pegar os caras na sniper.

    Alguem mais confirma se tem esse erro ou so acontece com os azarados aqui?
    kra isso acontece pra mim so no medal of honnor, mais so quando eu coloco 16 bits color, quando coloco 32 fica perfeito normal, porem mais lento

  14. #13
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    ??
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    Yoo
    entaum
    eu tenho uma gf2 gts com detonator 41.09
    no winXP
    e deu o mesmo erro

    segue imagem:
    http://sites.uol.com.br/illusiown/tr...ug_nividia.JPG

    cada caixa tem 0,5m x 0,5m x 0,5m
    e o zoom tem quase 100 km

    porém nunca notei erro desse tipo em jogos
    (só jogo q2 q3)

  15. #14
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    Tô aqui desde quando??
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    Cara isso aí é erro de W ou Z Buffer...

    Ve se no painel de propriedades (botao direito no desktop) nao tem algums ajustes de compatibilidade...

    Isso acontecia muito na minha Voodoo5 e na GF2 GTS... com a Radeon 8500 que eu tenho acontece em raros jogos..

  16. #15
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    é skillo, nao achei nenhuma opcao "desligar erro estupido de z-buffer" ou algo assim. tentei ligar fog emulation, fast linear, buffer region, etc e sempre da na mesma..

    Quero uma ATI !!!!!!

    alias, gostei do site. parabens, ideiotice de primeira

  17. #16
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    Engraçado é que eu nunca vi isso acontecer no mohaa... :/
    Mas vc precisa ficar com essa distancia toda do objeto?
    []´s

    Flávio

  18. #17
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    Nao, nao precisa. depende da distancia entre as superficies. se fossem 2 paredes bem proximas o erro comeca duma distancia bem menor, tipo uns 500 metros. Mas no lw e no max o erro é menor que em jogos. vou ver se de noite faco uns printscreens de alguns jogos e posto aqui

    abracos

    Mac

  19. #18
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    Originalmente enviada por Skillo
    Cara isso aí é erro de W ou Z Buffer...

    Ve se no painel de propriedades (botao direito no desktop) nao tem algums ajustes de compatibilidade...

    Isso acontecia muito na minha Voodoo5 e na GF2 GTS... com a Radeon 8500 que eu tenho acontece em raros jogos..
    correto, e isso so ocorre pq o z bufer da pau em 16 bits de cor

  20. #19
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    eu tenho uma radeon 9000pro
    e jogando Hitman 2, eu pego binoculo e dou um zoom em um inimigo.
    a tela de visão do binoculo tem tipo uma textura verde.
    mas ai quando dou um zoom na arma do inimigo, ela parece que "passa" pela tela do binóculo...é bizzarro....ehehe.
    eh como se ele estivesse perto !!!

    pergunta
    Z-buffer é ativado por padrão nos drivers da ATI ? pq se nao for eu nem ativei, vai ver eh por isso que da esse erro.

  21. #20
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    ô WR-NaRk, ta gostando da sua 9000pro? os jogos rodam bem? da ai sua opiniao. Eu to a fim de comprar uma, nao-pro mesmo, mas nao to achando. alias, queria uma usada (a grana ta em falta)

    abracos

    Mac

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