+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de Justice
    Info
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    4.712
    Blogs
    1
    Verdinhas
    3134

    Lotes de capacitores EXPLOSIVOS em varias marcas de mobo's ?

    Alguns leitores cujos computadores reiniciavam aleatoriamente e travavam constantemente resolveram abrir o micro para dar uma olhada e, para surpresa geral, verificaram que os capacitores da placa-mãe haviam vazado. Em alguns casos extremos, os capacitores literalmente explodiram.


    Capacitores eletrolíticos defeituosos estufam e apresentam vazamento


    Capacitores eletrolíticos são componentes usados no circuito regulador de tensão da placa-mãe, isto é, ajudam na conversão da tensão da fonte de alimentação para a tensão a que o processador é alimentado. Daí, se os capacitores estiverem ruins, defeitos como os descritos ocorrem (note que os sintomas também acontecem por vários outros motivos, isto é, se o seu micro está reiniciando sozinho isso não significa necessariamente que há um capacitor ruim na sua placa-mãe).


    É possível identificar visualmente uma placa-mãe com capacitores defeituosos. A parte de cima dos capacitores, normalmente reta, feita de alumínio, fica “estufada” para cima. Quando vaza, você pode ver nitidamente o líquido eletrolítico que normalmente estaria dentro do capacitor ao redor do componente defeituoso, muitas vezes corroendo a placa-mãe. E, em casos extremos, como comentamos, o capacitor pode literalmente explodir.


    Mas porque isso acontece? Segundo o site TTI Inc (http://www.ttiinc.com/MarketEye/zogb...s_20021014.asp), houve uma leva de capacitores eletrolíticos fabricados em Taiwan com material eletrolítico de baixa qualidade (aparentemente sem os aditivos necessários para evaporar o excesso dos gases de hidrogênio desse material). Parece que 11 fabricantes de capacitores eletrolíticos compraram esse material de baixa qualidade, produzindo peças que vazam e até explodem depois de algum tempo de uso.


    Ao contrário do que se pode pensar, esse não é um problema restrito a fabricantes de placas de baixa qualidade. Vários fabricantes bem conhecidos como Soyo, Abit e Shuttle, só para citar alguns, aparentemente usaram esses capacitores explosivos em suas placas-mãe.


    Da mesma forma, esse não é um problema restrito somente às placas de computador. Telefones celulares, notebooks e videocassetes que usam capacitores eletrolíticos de baixa qualidade também foram afetados.


    A solução para esse problema é a substituição dessas peças defeituosas da placa-mãe, fazendo a sua devida limpeza com álcool isopropílico antes da instalação de novos capacitores. Essa é uma tarefa que qualquer técnico em eletrônica é capaz de efetuar, portanto mão-de-obra especializada é o que não falta no mercado.


    http://www.ttiinc.com/MarketEye/zogb...s_20021014.asp


    __________

    Isso pode acarretar problemas progressivos ou o inicio do vazamento ja desliga a placa-mae?

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro Avatar de -Rocco-
    Info
    2-4-4
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    11.561
    Verdinhas
    604

    Uia, isso ae, boa matéria.
    Não tava sabendo, vo fica de olho.

    Vlw

    Rocco

  4. #3
    Membro Avatar de Guy # spfc
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    8.495
    Verdinhas
    12

    vlw kra

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Oct 2002
    Mensagens
    63
    Verdinhas
    0

    Excelente informação !

    Muitos aqui no forum estão com problemas de voltagem e queimando componentes. Devem dar uma checada nos capacitores !

    Valeu !

    Up !!!

  6. #5
    Suspenso
    Info
    Registro
    Oct 2001
    Mensagens
    485
    Verdinhas
    3

    isso eh velhow... deu no meio do ano passado.. umas abits e outras marcas lah..

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Compartilhar

Permissões