+ Responder Tópico
Página 1 de 2 1 2 Última
  1. #1
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    47
    Verdinhas
    0

    1/5 PCI divider - Mito?

    Depois de fazer um overclock consíderável aqui ([email protected]), mudando o FSB (CPU/PCI) de 133/33 para 166/33 (ou seja, 166MHz a CPU e 33MHz o PCI), deixando o multiplicador travado no 10x, vique a temperatura subiu apenas 5ºC.

    Até aí tudo bem.

    Quando, fuçando o SiSoft Sandra 2003 Standard, vejo que ele diz que o PCI bus e o AGP bus estão altos demais. Diz que o PCI está a 42MHz e o AGP está a 84MHz. Sabe-se que o AGP bus é o dobro do PCI, e o PCI depende do divisor em uso. No caso da A7V333, de acordo com a BIOS, o divisor é 1/5 para frequências da CPU maiores que 160MHz, uma vez que a opção que escolhi é 166/33. Mas, voltando ao SiSoft Sandra, ele mostra como se o divisor fosse 1/4, ou seja, 166/4 = 41,5 (42 - PCI bus). 42x2 = 84 (AGP bus).

    Preocupado, busquei me informar, e encontrei o seguinte:

    -------------------------------------------------------

    1. http://www.lostcircuits.com/motherbo...a7v333/2.shtml

    FSB, Multiplier and Voltage Settings
    1 MHz micro stepping in BIOS 100-230 MHz with automatic PCI divider adjustments from 1/3 to 1/5 as a function of FSB frequency.


    2. http://www.pcstats.com/articleview.c...eid=887&page=2

    There's a rumor going around about the existence of a 1/5, 1/6 PCI divider on the 8KHA+, but I found no evidence of that. SiSoft Sandra (which can be wrong) tells me that at 170 MHz FSB my PCI's are running at 42.5 MHz - which is usually too high for most PCI cards. I didn't have any big problems, however I noticed that my NIC was very slow in transferring files or when I was accessing the Internet. When I backed my FSB down to say 150 MHz, my NIC problems disappeared. If there was a 1/5 divider, it should have kicked in at 166 MHz FSB (166/5 = 33 MHz PCI).

    3. http://www.tech-report.com/reviews/2...s/index.x?pg=2

    Nearly all of the other boards had no PCI divider setting, but rumors swirled about of the boards changing the dividers automatically above a certain bus speed threshold. That's all well and good, but without a manual selection, we'd need independent verification that the board really was using a 5:1 divider and wasn't simply overclocking the PCI and AGP interfaces.

    In fact, it was difficult to confirm or refute the 5:1 divider claims of any given board, because we were unable to find any software that would actually detect a 5:1 divider. SiSoft's Sandra, for example, consistently told us the divider was 4:1 on our test board, even when all other evidence indicated we really were getting a 5:1 divider (more on that later). If you know of a piece of software that correctly detects such things, we'd love to hear about it; so far, the only reliable indicator seems to be a logic analyzer, and unfortunately, we don't have one on hand.


    4. http://www.xbitlabs.com/mainboards/kt333-sis745/

    Overclockers should be pretty happy with ASUS A7V333 mainboard, as they will get some really popular overclocking friendly functions at their disposal in the mainboard BIOS Setup. The mainboard allows setting the FSB frequency within the interval from 100MHz to 227MHz with 1MHz increment. Note that when the FSB frequency lies between 100-120MHz, the PCI divider is equal to 1:3, in case of the 120-160MHz interval - to 1:4, and in case of frequencies exceeding 160MHz - to 1:5. Also the mainboard allows adjusting the CPU clock frequency multiplier (for the CPUs with the unlocked multiplier). Note that the mainboard supports the maximum multiplier of 14x. To improve the mainboard's stability during overclocking, you can increase the processor Vcore by up to 0.1V with 0.025V increment.

    5. http://www.mikhailtech.com/articles/...ards/ak35gt2r/

    The VIA KT333 chipset was launched a about two months ago as a successor to the KT266A chipset, which was and still is one of the most popular VIA chipsets ever. KT333 is supposed to be only a KT266A with DDR333 support, but VIA also added the 1/5 PCI divider so that a FSB of 166MHz can be achieved without changing the PCI clock.

    6. http://www.overclockers.co.nz/ocnz/mobo/drv5/f1.shtml

    KT-333 is the first chipset from VIA to officially support 333 MHz memory operation. Most people's eyes would be fixed on this number, "333", however there should be a few facts people should know about this chipset. Firstly, there are no added functions or improvements over KT-266A, apart from 333MHz memory operation and 1/5 PCI divider. Secondly, FSB and memory are running asynchronously, 266 MHz and 333 MHz (provided you have a type C TB or XP chip), respectively. Personally, I don't think the CPU will be able to utilise the extra bandwidth due to the asynchronous mode. Finally, there are NO official standard for DDR-333 memory modules. All the DDR-333 modules on the market are overclocked from DDR-266.

    -------------------------------------------------------

    Minhas dúvidas não se foram.
    Preço a opinião de vocês sobre isso.

    Pra mim faz mais sentido que o Sandra esteja errado, contrariando a BIOS.

    Sabem algo sobre isso?
    Sabem de algum outro programa que informe (corretamente, de preferêncial) o PCI bus e AGP bus?

    Grato. =)

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Suspenso
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    378
    Verdinhas
    0

    tb gostaria de saber , no meu caso acontece o mesmo o fsb está a 180 e o syssandra diz que o PCI bus está a 45 mhz o que seria alto de mais , tem um programa chamado wcpuid que dá algumas informações só que quando executo este programa o PC simplesmente reseta

  4. #3
    n0x
    n0x está offline
    Membro
    Info
    Cold shower. It helps.
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    983
    Verdinhas
    38

    Na minha Tuv4x devia ter 1/1, 4/3, 3/4, 3/2 e 2/3.

    Mas na real só rola 1/1 e 4/3...

    Setando 2/3 ele joga pra 1/1, setando 3/4 ele joga pra 1/1, setando pra 3/2 ele joga pra 4/3

    Só q pra cima de 123 de fsb, o normal é funcionar só o 1/1 e o 4/3, ai ninguém nota... Eu pensei q era minha placa, mas testei outra e foi a mesma merda

    Dexe keto tb

  5. #4
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    817
    Verdinhas
    0

    Qual a versao da tua placa? Ouvi dizer que as 1.00 nao tinham esse divisor 1/5, mas nao lembro onde li isto e portanto eh boa a chance que eu esteja errado...

    Nao tem nenhum outro programa pra medir o pci? Sera que nao eh o Sandra q ta doidio?

  6. #5
    Suspenso
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    378
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por EMPShock
    Qual a versao da tua placa? Ouvi dizer que as 1.00 nao tinham esse divisor 1/5, mas nao lembro onde li isto e portanto eh boa a chance que eu esteja errado...

    Nao tem nenhum outro programa pra medir o pci? Sera que nao eh o Sandra q ta doidio?
    na bios dele está setada a opção de 1/5 se vc leu com atenção e na minha também eu coloco manualmente a opção para divisor de 1/5

  7. #6
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    817
    Verdinhas
    0

    Desculpe, nao escrevi direito: eu li que, mesmo estando setado o divisor 1/5, este nao funcionava. Por isso perguntei da versao da board.

    Mas como nao acho o artigo + essa vai ficar eh pra "lendas urbanas" mesmo, posso (e eh provavel) que eu esteja redondamente enganado.

  8. #7
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    47
    Verdinhas
    0

    Não disse que há a opção 1/5 na BIOS.
    Sò que considerando que a opção de FSB é 166/33, é fácil concluir que, sendo 166:5=33, usa-se esse divisor.

    Não sei como ver a versão da placa.
    No Sandra aparece Revision 1.xx. Comprei ela em novembro de 2002.
    Veio com uma Bios de setembro, revisão 1013. Atualizei para 1015.

  9. #8
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    47
    Verdinhas
    0

    Desculpe, nao escrevi direito: eu li que, mesmo estando setado o divisor 1/5, este nao funcionava. Por isso perguntei da versao da board.

    Mas como nao acho o artigo + essa vai ficar eh pra "lendas urbanas" mesmo, posso (e eh provavel) que eu esteja redondamente enganado.
    Penso que leu algum review feito usando uma A7V333 rev. 1.00.
    Penso que verificaram no Sandra (ou qualquer programa do tipo) que o PCI Bus e AGP Bus estavam acima do normal e, por isso, concluíram que não funcionava.

    Claro, hipóteses, suposições...

    Mas se você leu tudo com atenção, percebeu essa passagem:

    There's a rumor going around about the existence of a 1/5, 1/6 PCI divider on the 8KHA+, but I found no evidence of that. SiSoft Sandra (which can be wrong) tells me that at 170 MHz FSB my PCI's are running at 42.5 MHz - which is usually too high for most PCI cards. I didn't have any big problems, however I noticed that my NIC was very slow in transferring files or when I was accessing the Internet. When I backed my FSB down to say 150 MHz, my NIC problems disappeared. If there was a 1/5 divider, it should have kicked in at 166 MHz FSB (166/5 = 33 MHz PCI).

    Sei que não se refere a uma A7V333, mas o "problema" é o mesmo.

  10. #9
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    817
    Verdinhas
    0

    A versao da placa voce ve escrito perto do modelo, entre 2 slots PCI (eh assim na minha A7V133) ou entao em 1 dos cantos da placa, mas acho que eh entre os PCI mesmo.

    Da uma olhada neste thread fo forum pcs, eh muito bom, sobre a A7V333:
    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=5170

  11. #10
    Suspenso
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    378
    Verdinhas
    0

    as vezes não está escrito na placa a versão mas se na bios vc colocou 166/33 isso é igual a divisor de 1/5

  12. #11
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    47
    Verdinhas
    0

    Versão 1.04.

    Gracias, EMPShock.

  13. #12
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    47
    Verdinhas
    0

    Talvez mais alguém tenha algo a dizer. Não?

  14. #13
    Suspenso
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    378
    Verdinhas
    0

    fica dando UP quem sabe encontra alguem que dê uma luz

  15. #14
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.276
    Verdinhas
    12

    Só digo uma coisa: não confie no sandra!
    Eu tenho aqui uma Abit AT7-MAX que vc escolhe na bios se quer divisor 1/4 ou 1/5 manualmente, e eu to com meu fsb em 166 com divisor 1/5 e o sandra teima em dizer que meu PCI e AGP estão com clock acima do padrão.
    Mais um relato: uma vez fiz um teste com uma ECS K7VTA5 (Shuttle AK35GT2R), ja com a bios mais atual da Shuttle e eu ainda tava na dúvida se ela tinha diviso 1/5 ou não, e eu tava com um XP1600+ travado e testando um watercooler... bom, o mais engraçado é que eu fui subindo o fsb e rodando o 3dmark... ia subindo o fsb e os pontos subindo também... até que misteriosamente com o fsb em 166 os pontos cairam!! Bingo!! Abaixo de 166 eu tava fazendo over no AGP e quando cheguei em 166 o divisor 1/5 entrou em ação e o AGP voltou pro clock default e por isso, mesmo com o processador em clock mais alto, os pontos cairam pois o clock do agp estava mais lento. Mas ainda assim, o clock do PCI e AGP continuavam subindo no sandra. Será que ficou alguma duvida ainda?
    []´s

    Flávio

  16. #15
    n0x
    n0x está offline
    Membro
    Info
    Cold shower. It helps.
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    983
    Verdinhas
    38

    Tentou atualizar a Bios?

    Ou desatualizar ?

    Testa com a ultima e a 1a versão... sei la

  17. #16
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 1999
    Mensagens
    6.397
    Verdinhas
    1

    Eu concordo com o Flávio.

    Acho que não dá para confiar no Sandra. Eu também tenho problemas com o wcupid na minha Dragon+. Rodo ele e a máquina reseta (uso WinXP).

    De resto, a máquina é uma pedra.

  18. #17
    Membro
    Autor do tópico
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    47
    Verdinhas
    0

    Quanto ao WCPUID, algumas versões fazem meu PC reiniciar também. Outras funcionam muito bem.

  19. #18
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.157
    Verdinhas
    0

    aee
    em q lugar do sandra vcs vêem a frequencia do pci e agp?? ta certo q nao eh a frequencia certa mas q lugar vc veem?? to procurando aqui e num axo nada..

  20. #19
    n0x
    n0x está offline
    Membro
    Info
    Cold shower. It helps.
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    983
    Verdinhas
    38

    Mainboard Information

  21. #20
    mlb
    mlb está offline
    Membro Avatar de mlb
    Info
    Registro
    Sep 2000
    Mensagens
    692
    Verdinhas
    8

    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Só digo uma coisa: não confie no sandra!
    Eu tenho aqui uma Abit AT7-MAX que vc escolhe na bios se quer divisor 1/4 ou 1/5 manualmente, e eu to com meu fsb em 166 com divisor 1/5 e o sandra teima em dizer que meu PCI e AGP estão com clock acima do padrão.
    Mais um relato: uma vez fiz um teste com uma ECS K7VTA5 (Shuttle AK35GT2R), ja com a bios mais atual da Shuttle e eu ainda tava na dúvida se ela tinha diviso 1/5 ou não, e eu tava com um XP1600+ travado e testando um watercooler... bom, o mais engraçado é que eu fui subindo o fsb e rodando o 3dmark... ia subindo o fsb e os pontos subindo também... até que misteriosamente com o fsb em 166 os pontos cairam!! Bingo!! Abaixo de 166 eu tava fazendo over no AGP e quando cheguei em 166 o divisor 1/5 entrou em ação e o AGP voltou pro clock default e por isso, mesmo com o processador em clock mais alto, os pontos cairam pois o clock do agp estava mais lento. Mas ainda assim, o clock do PCI e AGP continuavam subindo no sandra. Será que ficou alguma duvida ainda?
    []´s

    Flávio
    Concordo plenamente.
    O Sandra não é confiável em relação ao clock do pci/agp...

  22. #21
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    817
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por Fla3DMadness
    Só digo uma coisa: não confie no sandra!
    Eu tenho aqui uma Abit AT7-MAX que vc escolhe na bios se quer divisor 1/4 ou 1/5 manualmente, e eu to com meu fsb em 166 com divisor 1/5 e o sandra teima em dizer que meu PCI e AGP estão com clock acima do padrão.
    Mais um relato: uma vez fiz um teste com uma ECS K7VTA5 (Shuttle AK35GT2R), ja com a bios mais atual da Shuttle e eu ainda tava na dúvida se ela tinha diviso 1/5 ou não, e eu tava com um XP1600+ travado e testando um watercooler... bom, o mais engraçado é que eu fui subindo o fsb e rodando o 3dmark... ia subindo o fsb e os pontos subindo também... até que misteriosamente com o fsb em 166 os pontos cairam!! Bingo!! Abaixo de 166 eu tava fazendo over no AGP e quando cheguei em 166 o divisor 1/5 entrou em ação e o AGP voltou pro clock default e por isso, mesmo com o processador em clock mais alto, os pontos cairam pois o clock do agp estava mais lento. Mas ainda assim, o clock do PCI e AGP continuavam subindo no sandra. Será que ficou alguma duvida ainda?
    []´s

    Flávio
    Taí, acho que esse é um ÓTIMO teste prático pra galera ver quando mudou os divisores...só aconselho usar outro teste, porque esperar todo o 3dmark... haja paciência

  23. #22
    n0x
    n0x está offline
    Membro
    Info
    Cold shower. It helps.
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    983
    Verdinhas
    38

    Tipo, só os jogos pontuam no 3dmark hehe, ou seja, 7min

  24. #23
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2001
    Mensagens
    1.157
    Verdinhas
    0

    pow
    será q num tem nada mais específico pra mostrar isso auheuahea?

  25. #24
    Membro Avatar de Fla3DMadness
    Info
    Registro
    Jul 2002
    Mensagens
    9.276
    Verdinhas
    12

    Originalmente enviada por EMPShock
    Taí, acho que esse é um ÓTIMO teste prático pra galera ver quando mudou os divisores...só aconselho usar outro teste, porque esperar todo o 3dmark... haja paciência
    Realmente, haja saco!
    Nesse caso a gente tava subindo o fsb e junto o clock do processador pra ver quantos pontos aumentava, foi até uma surpresa a queda de pontos quando chegamo em 166mhz.
    E o pior é que eu to com o sandra mais atual, fiz até um update recentemente que colocou um SP1 na tela de inicialização mas continua ignorando o divisor 1/5.
    []´s

    Flávio

  26. #25
    Membro
    Info
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    10
    Verdinhas
    0

    Pegue um programinha chamado speedfan ( http://www.almico.com/speedfan.php ) e peça para ele ler as frequências (segunda aba depois que ele abre). Normalmente ele é preciso.

    [ ]´s

+ Responder Tópico Ir para o Fórum
Página 1 de 2 1 2 Última

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões