+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    312
    Verdinhas
    0

    Tarifas de conexão à Internet serão unificadas

    Tarifas de conexão à Internet serão unificadas

    17/01/2003 - 10h00
    InfoMoney

    SÃO PAULO - A Anatel iniciou nesta quinta-feira a fase de audiências públicas, para discutir a nova regulamentação do uso de serviços de redes de telecomunicações no acesso à internet.

    Mudanças atendem antigas reivindicações dos internautas
    Depois de mais de um ano de discussões e de duas consultas públicas no site da agência, algumas novidades na legislação procuram atender aos interesses das operadoras e das provedoras, além de atender a antigas reivindicações dos internautas.

    Uma das principais mudanças é a discriminação na conta de telefone do quanto é pago em serviços de voz e do total relativo à conexão com a internet. A medida permitirá aos usuários um maior controle do tempo gasto com as conexões à rede mundial de computadores.

    Tarifa única substiuirá cobrança por pulso
    A divulgação do fim da cobrança das chamadas locais através dos "pulsos", a partir de 2006, suscitou nos internautas a dúvida quanto à cobrança da conexão, principalmente nos horários de tarifa reduzida, em que se registra apenas 1 pulso, não importando a duração da chamada.

    A proposta da Anatel apresenta 2 modelos de acesso, com a adoção de códigos não geográficos e a conseqüente cobrança de tarifa única. O primeiro modelo prevê a adoção de uma linha 0700, que representaria um código não-geográfico exclusivo para a rede mundial. O outro, possibilitará a conexão através de um código de acesso de quatro dígitos que encaminhará a chamada para uma rede de dados, e não para a rede de telefonia fixa.

    Objetivo é aumentar usuários e tempo de conexão
    Ambas as alternativas resolveriam o problema dos internautas que vivem em localidades que não apresentam provedores. Segundo dados da Anatel, somente 350 cidades brasileiras, o que representa 6% do total de municípios brasileiros, dispõem de provedor local. Os moradores das demais cidades são obrigados a efetuar ligações interurbanas para se conectarem, o que implica o pagamento de pesadas tarifas.

    Espera-se que a solução encontrada pela agência aumente o número de clientes e o tempo de conexão. A tarifa única, que já é adotada em países da Europa, como Inglaterra e França, mostrou-se bastante positiva onde a medida foi adotada. Segundo informações da unidade brasileira da AOL, nesses países a média de crescimento de internautas foi de 35% após a unificação da tarifa, enquanto o tempo de conexão por usuário cresceu 50%.

    Subsídio cruzado é criticado
    O principal alvo das críticas das concessionárias de telefonia fixa refere-se ao subsídio cruzado entre operadoras e provedores de acesso grátis. O subsídio cruzado é o acordo segundo o qual as operadoras de telefonia oferecem infra-estrutura gratuita e repasse de verbas a provedores, em troca de aumento do tráfego em suas redes, que gera receitas extras para as concessionárias.

    O argumento é que a internet gratuita não amplia o mercado porque os benefícios não são lineares para o consumidor. Além disso, o acordo cria disparidades porque não é estendido a todas as empresas do setor.

    O principal exemplo é o acordo entre iG e Telemar. No mês passado, a Secretaria de Acompanhamento Econômico recomendou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) a aprovação da compra de ativos do iG pela Telemar, com a orientação de que a operadora estenda aos demais provedores as condições de compartilhamento de receita oferecidas ao iG.

    A Anatel promoverá audiências públicas nesta sexta-feira em São Paulo para discutir a proposta, que permanece em consulta pública no site da agência até o dia 31 de janeiro. Depois de analisar todas as críticas e sugestões, a Anatel finalizará o texto final do regulamento.


    Voltar


    © 2000-2002 InfoMoney. Todos os direitos reservados.

    opnião: p/vcs que sofrem de pulsos locais e tal,se este tipo de negocio for implantado vcs nem precisaram mais pagar uma nota preta,mas isso p/vcs que estão aì no Brasil ne??..ja que como estou no Japão,tarifa p/a net èh unica,posso me conectar ate 24 horas por dia sem me preocupar-me com o valor da conta local,mas com esta noticia,creio que muitos ficaram mais animados,apesar de ate 2006 ou seja daqui a 3 anos muitas coisas irão rolar ate e quem sabe ate la todos ja tenham uma net sem ser de pelso local e que saì mais em conta??...tudo èh possivel!!

    Um Grande Abraço!!

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info
    Registro
    Feb 2001
    Mensagens
    1.008
    Verdinhas
    0

    adsl rox =\

  4. #3
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    822
    Verdinhas
    0

    Originalmente enviada por Calango&Rapadura
    adsl rox =\

  5. #4
    Membro Avatar de Guy # spfc
    Info
    Registro
    Nov 2002
    Mensagens
    8.516
    Verdinhas
    12

    adsl rOx mas muito cara =/

  6. #5
    Membro
    Info
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    333
    Verdinhas
    80

    cara? Eu pago mais barato agora com adsl do que antes de dial up... ficava 1-2 por dia em horario normal e pagava uns 100 pila por mes só de telefone...
    Agora pago 80 com adsl e provedor....

  7. #6
    Membro Avatar de Soturno
    Info
    Registro
    Sep 2002
    Mensagens
    1.650
    Verdinhas
    665

    Originalmente enviada por ASU
    cara? Eu pago mais barato agora com adsl do que antes de dial up... ficava 1-2 por dia em horario normal e pagava uns 100 pila por mes só de telefone...
    Agora pago 80 com adsl e provedor....
    sem mais !!
    fora que a brasil telecom cobra 69 pelo adsl
    e a brturbo chegou a ser 3,90 durante um tempo.
    ou seja, 72 reais.
    duvido que alguem que use internet, nem que seja so pra ver só e-mails todo dia, gaste menos que 72 de conta teelfonica.
    a nao ser que espere 0:00 pra ficar na net...mas ai eh muita boa vontade ou muita insonia, pq acordar cedinho indo dormir pra la de 0:00 eh foda.

  8. #7
    Membro
    Info
    Registro
    Nov 2001
    Mensagens
    12.866
    Verdinhas
    119

    entra aki q tem mais um tanto de informaçoes
    http://noticias.uol.com.br/mundodigi...lt1345u19.jhtm
    tem uma reportagem e no fim da pagina tem um tanto de links pra outras reportagens

  9. #8
    Membro
    Info
    Registro
    Sep 2001
    Mensagens
    2.958
    Verdinhas
    0

    Previsão de alterações pra 2006...

    Até lá eu já tô usando waternet, conexão via água.

    Valew ae

  10. #9
    Membro
    Info
    Registro
    Dec 2001
    Mensagens
    445
    Verdinhas
    0

    Acho que a questão do ADSL vai ser resolvida em breve. Eu fui obrigado a contratar o Terra mes passado, chegou a cobrança aquí e achei melhor nem pagar. Só vou pagar se cortarem minha conexção.

    Pena que a coisa não vá se resolver amigavelmente ao que parece. Mas várias pessoas estão ganhando processos individuais e obtendo liminares para não precisar pagar o provedor. Daquí a pouco isso vira jurisprudência.

  11. #10
    Membro
    Info
    Registro
    Jun 2001
    Mensagens
    920
    Verdinhas
    0

    Fodam-se os provedores !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. #11
    Membro
    Info
    Registro
    Mar 2002
    Mensagens
    341
    Verdinhas
    0

    kra.. ehmais facil usar adsl
    =]


    ihhihi

  13. #12
    Membro
    Info
    Registro
    Apr 2000
    Mensagens
    73
    Verdinhas
    0

    www.abusar.org.br

    entra na chamada 417 pra se interar dos
    interesses dos provedores e das empresas de telecom

  14. #13
    Suspenso
    Info
    Registro
    Jan 2003
    Mensagens
    248
    Verdinhas
    0

    pau no ** da telefonica >=)

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões