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  1. #1
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    Tira teima pra quem duvida - Qual o maximo de fames por segundo q o olho ve?

    Bom eu postei isso num outro topico mas acho interessante de compartilhar pq direto aparece um topico com discussões sobre isso.

    Primeiramente quero deixar ja na mão de vcs um programinha MUITO BOM pra vcs testarem a diferença entre determinados Framerates..

    ftp://ftp.pcvsconsole.com/files/framerate.zip

    Bom esse programinha exibe quartro corações rodando na tela a determinados framerates.
    Bom fica bem claro a diferença entre 30-60-90-120 FPS, eu pelo menos vejo diferença em todos..

    AH ja ia esquecendo, Vcs tem que ter monitor que suporte entre 100-200hz, geralmente o monitor aguenta mais Hz em 640x480 ( o meu guenta 120hz nessa res)

    Bom, no settings.txt
    Código:
    rotation_speed = velocidade de rotação dos objetos
    rate_multiple = intervalo de framerate pros 4 objetos
    Por exemplo, rate_multiple em 30 lhe da 30/60/90/120 FPS para os 4 objetos, Pra vc ver o framerate em que cada objeto está sendo exibido leia o "frame_rate.txt", ele é atualizado ao sair do programa.

    Com "motion blur" simulado (ou videos filmados) 60 fps por ser mais que o suficiente para que vc nao note diferenca na "suavidade" da imagem, mas para frames distintos (GAMES é um bom exemplo) 60 fps não é nem perto do limite, Veja por voce mesmo.


    E aqui um artigo muito BOM que fala MUITO sobre essa coisa de Framerate maximo que o homem ve e o minimo q pq o cinema usa 24fps etc etc.. pra exclarecer as duvidas de vez.

    ALTAMENTE RECOMENDADO
    http://www.100fps.com/how_many_frame...humans_see.htm

  2. # Publicidade
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  3. #2
    Membro Avatar de LostOne
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    Valeu Omega pelo topico, tinha lido na outra thread e fiz o testinho... achei legal.

    Só que eu acho que a gente tem que entender que em um jogo a diferença entre um frame e outro não é tão gritante como um coração verde fosforecente e um fundo preto, né? Assim como em um filme o blur reduz o nivel de percepção do nosso olho, a semelhança das cores do jogo tbm diminui. Claro que não tanto, mas diminui. Eu não consigo ver muita diferença entre 100 fps e 90 (eu tenho o monitor da assinatura que faz 100fps em 1024x768)e acho que não vale a pena querer ir muito acima de 100 não...

    Agora, que quem tá jogando com 20 - 30 fps, tá tendo uma experiencia pior do que quem tá jogando a 100, isso é certeza. Vc pode até ser melhor que o cara que tá jogando a 100, mas o jogo pra ele é mais bonito, mais divertido.

    Em resumo eu acho que vale sim a pena ter o melhor fps possivel, se possivel igual ao refresh do seu monitor e mais de 85fps. Agora depende do bolso de cada um pra ver o quanto dá pra investir... eu por enquanto to feliz com a minha Radeon.

    []s
    LostOne

  4. #3
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    sahusahuahusa kd os faladores agora?

  5. #4
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    É fator médico... Mais que 60FPS o olho não ve totalmente. Ele pode perceber, mas "come" alguns frames. è uma questão de limite físico, é como se fosse a taxa de amostragem (Hz) do olho humano. Você pode notar diferença sim, mas isso não quer dizer que você capta os 100fps exibidos no monitor....

    Obs: Não corto meu dedo fora pelo dado dos 60FPS, mas parece que é esse o número...

  6. #5
    fsn
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    Originalmente enviada por VooDooMan
    É fator médico... Mais que 60FPS o olho não ve totalmente. Ele pode perceber, mas "come" alguns frames. è uma questão de limite físico, é como se fosse a taxa de amostragem (Hz) do olho humano. Você pode notar diferença sim, mas isso não quer dizer que você capta os 100fps exibidos no monitor....

    Obs: Não corto meu dedo fora pelo dado dos 60FPS, mas parece que é esse o número...
    acho q é 72
    Jah tento le um texto em 60Hz ? olho cansa totalmente...

  7. #6
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    Originalmente enviada por VooDooMan
    É fator médico... Mais que 60FPS o olho não ve totalmente. Ele pode perceber, mas "come" alguns frames. è uma questão de limite físico, é como se fosse a taxa de amostragem (Hz) do olho humano. Você pode notar diferença sim, mas isso não quer dizer que você capta os 100fps exibidos no monitor....

    Obs: Não corto meu dedo fora pelo dado dos 60FPS, mas parece que é esse o número...
    o minimo pra percepcao de movimento eh algo em torno de 20fps... menos q isso vira slide show

    qto ao limite fisico

    60fps na visao frontal
    e 72 na periferica

    mais que isso o olho jah comeca a comer coisa

  8. #7
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    começa a comer mas ainda é uma diferenca visivel, pra mim CS é mais agradavel a 99 FPS do que a 60 por exemplo, e nem sempre a razao do FPS é diretamente por conforto ou gosto, no Quake3 é FATO que em 125 fps e 333fps especificamente a fisica do jogo se altera permitindo pulos mais distantes por exemplo

  9. #8
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    Originalmente enviada por Might Knight
    acho q é 72
    Jah tento le um texto em 60Hz ? olho cansa totalmente...
    eh como eu disse pro Omega no icq, é questão de costume, eu usei um monitor 14" q fazia 800x600 @ 60Hz durante quase 7 anos, e NUNCA cansei minha vista ou vi um flicker nele
    depois q usei 1 mês esse aqui em 72Hz e fui usar o outro denovo, tremia muito, e realmente cansava vc ler, mas depois de usar por algumas horas (formatar, reformatar, etc, sem ler claro), acostuma denovo e vc naum vê uma tremidinha (pelo menos eu)
    acho q de 60Hz p/ cima vc acostuma e naum vê mais nada tremendo
    agora, de 60 p/ 100 fps tem diferença sim com certeza

  10. #9
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    Originalmente enviada por [RMK]PE
    o minimo pra percepcao de movimento eh algo em torno de 20fps... menos q isso vira slide show

    qto ao limite fisico

    60fps na visao frontal
    e 72 na periferica

    mais que isso o olho jah comeca a comer coisa
    isso isso isso !!
    ps: 120s eh phod´z, pq naum 60 ?

  11. #10
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    alias há algum tempo eu tinha lido em algum canto um texto falando sobre FPS e explicando quje o cinema permitia 24 FPS confortaveis porque era bem mais "precario" do que um monitor, o monitor é mais avancado, dot pitch melhor e etc, e isso amplifica os defeitos, tornando 24 fps intoleravel quase

  12. #11
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    Da pra ver perfeitamente a diferença entre 120 e 85fps aqui.

  13. #12
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    eu usei meu monitor aqui a [email protected] durante 6 anos antes de descobrir o que era flicker, e nem cansava a vista.
    Acho q a resoluçao influi tb, pois neste mesmo monitor com uma placa de video melhor, [email protected] fica mto precario... treme tudo...
    uso ele a 70 (72 eh o maximo mas dah bug), e nao percebo flicker algum (já acostumei)

  14. #13
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    Cadê aquele falador que veio atirando pedras em cima de mim quando eu disse que era perceptível a diferença? ...

    Claro, eu me enganei com o dado mesmo (sobre o quanto podemos captar), me referi aos 24/30fps (NTSC/PAL-M se não me engano) que é o que é utilizado no cinema, mas com a técnica de motion blur que já foi citada aqui. Mas é óbvio que essa diferença é perceptível. Vou reiterar o que eu disse aqui na outra oportunidade, para que aquele senhor não tenha mais dúvidas: você não pode não captar todos os frames, ou seja, não os distinguir completamente, mas a sensação de suavidade nos movimentos é totalmente diferente de 85 pra 120, de 60 pra 85, etc.

    []'s.

  15. #14
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    Soh 2 reforços

    Sobre o negocio do coração no fundo verde.

    bom a intencao nao eh ver que fica marcado.. aquela marca é por causa do arrasto de cor do monitor..
    Realmente nos jogos nao acontece esse arrasto.. o fato eh que o verde eh uma das cores na qual o olho humano tem melhor percepção (vc eh capaz de ver mais fps de coisa verde do que de coisa azul por exemplo) mas esse nao eh o objetivo daquele demo .. pra vc ver ele eh bom se afastar BEM do monitor, uns 2-3 metros, dai sim fica bem clara a diferenca nas rotacoes, se vc nao gosta do coracao verde eh soh mudar o TGA que tem la pra oq vc quiser mas dependendo da cor vc vai notar que parece que ta pior que o verde..

    Outra coisa eu percebi que alguns não leram a URL q eu postei no fim do Topico. La fala MUITA COISA e explica TUDO sobre esse negocio de cinema, de NTSC/PAL, visão com arrasto, inclusive do negocio do verde ser mais visivel, tinha um trabalho cientifico que tava pesquisando a possibilidade de se criar um software capaz de renderizar fluxo continuo ao invés de frates completos.

    http://www.100fps.com/how_many_frame...humans_see.htm


    um quote de la, que se refere a games, Vsync e outras coisinhas interessantes.

    - If your screen refreshes at 85Hz and your game runs at 50Hz (=50fps): Are you sure that you don't need to synchronize them? Are you sure, you don't need to play with a multiple of 85 to enjoy synchronized refresh updates? So the game running at 85fps may better than at 100fps. Maybe even a TFT display was better. It displays only with about 40fps but progressively.
    - Even though single eye cells (rods and cones) may have their limitations due to their chemical reaction times and due to the distance to the brain, you cannot be sure how they interact or complement or synchronize. If 1 cell is able to perceive 10fps, 2 cells may be able to perceive 20fps by complementing one another. So don't confuse "The human eye" with "The cell".
    - Some eye cells are reacting only when a stimulus is moving. Some react when it's moving from A to B, some when it's moving from D to Z. This may complicate frame-based simulation of reality.
    Motion of your body could alter the way how you perceive. Do you get headaches after watching 3 movies in the cinema in a row? Maybe that's because you didn't move with the filmed motion? This is the reason for front-passengers' indispositions (= somebody else moved the car) and seasickness (=the sea moved the ship suddenly). Maybe this is the reason why 3D gaming glasses will never work perfectly. And this has nothing to do with frame rates.
    - When you look straight (= with the center of your eyes) it's not the same as if it was with the sides of your eyes. The sides are more sensitive to brightness and to flickering.
    - Sensitivity to blue is different than to green: You see green best, even when it's dark, e.g. leaves in a forest at night. So "blue frames per second" may differ from "green frames per second"
    - Do you like to play Quake? Do you think "More is better"? Maybe that's why you think 200fps is better than 180fps.
    - Do you think moving in 3D games is stuttering? Maybe your mouse scans motion with too little dpi (Dots Per Inch) or fps (Frames Per Second)?

    Soh pra garantir que vc viu
    http://www.100fps.com/how_many_frame...humans_see.htm

  16. #15
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    eu quero so ver essa bagaça
    eu tenho olho clinico
    e VSYNC da lag no no jogo

  17. #16
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    Como já disse, perceber diferença tu percebe, mas tu continua travado nos 60/72 do limite do olho/cérebro.

  18. #17
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    obrigado
    vendo tudo isso, cheguei a conclusão q preciso de óculos

  19. #18
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    Originalmente enviada por VooDooMan
    Como já disse, perceber diferença tu percebe, mas tu continua travado nos 60/72 do limite do olho/cérebro.
    vc leu o site q eu postei o link?

    se o cerebro tiver algum limite de FPS ele vai ser acima de 500fps nao tem essa de travado em 60/72

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