+ Responder Tópico
  1. #1
    Membro Avatar de Device
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Foquite
    Registro
    May 2002
    Mensagens
    7.650
    Verdinhas
    2178

    O Seu provedor é do grupo Inter.net?

    Provedor Inter.net sofre ataque e 150 mil senhas de usuários ficam disponíveis online
    WebInsider

    RIO - Imagine ter a senha do seu email exposta a qualquer pessoa e saber que podem estar lendo suas mensagens, descobrindo seu CPF, endereço e telefone neste exato momento.

    Eis a situação de vários usuários da Inter.net no Brasil, formada por 11 provedores: STI, Openlink, Pontocom, Domain, Correionet, Servnet, TBANet, Elógica, GlobalNet e Horizontes, além da própria Inter.net como provedora de acesso.

    No último sábado (08), cerca de 150 mil senhas e logins foram divulgados na internet para qualquer um ver. O arquivo completo, com quase 5 Mb de texto, espalhou-se rapidamente pela rede e muita gente fez a festa, entrando na caixa postal de ex-namoradas, amigos e desafetos.

    Até o final da manhã do dia seguinte, o suporte técnico da Inter.net desconhecia o ocorrido. Após serem devidamente informados pelos usuários, a resposta padrão dos atendentes do suporte durante o resto do dia foi que "medidas cabíveis seriam tomadas e que os usuários seriam alertados".

    A notícia espalhou-se através do blog de uma suposta hacker de 23 anos, que assume a responsabilidade de ter invadido a Inter.net e da distribuição do arquivo com as senhas. A hacker usa os apelidos de Mel, Melzinha ou Melpôneme e é relativamente bem conhecida por já ter divulgado, entre outras peripécias, as senhas de 6,5 mil usuários da Brasil Telecom em fevereiro. A Brasil Telecom confirma o ataque e os números divulgados pela hacker, garantindo que já tomou ações corretivas para sanar o problema.

    No entanto, neste caso da Inter.net, a versão oficial da empresa é diferente. De acordo com Davi Salama, funcionário da central financeira do provedor em São Paulo, não houve invasão alguma, mas sim a divulgação de uma lista antiga com senhas, a qual já era do conhecimento da empresa há bastante tempo e que a hacker conseguiu de algum modo, usando-a apenas para se promover.

    A Inter.net confirma, porém, que a lista contém mesmo 150 mil contas com senhas.

    - Na época da transição da Inter.net com provedores locais pelo Brasil, tudo foi meio conturbado e é possível que algum ex-funcionário tenha vazado essa lista. Essa hacker não invadiu nenhum de nossos servidores, apenas recebeu essa lista de alguém e divulgou. A maioria das senhas nem funciona mais e muitas contas sequer existem ainda - garante Salama.

    Para muita gente, a identidade da hacker é falsa e apesar de haver fotos dela no site, a suspeita é que se trataria de um experiente administrador de redes em Goiás que se passa por mulher como disfarce. Do domingo (09) até o fechamento desta matéria (11), Melpôneme não respondeu aos nossos pedidos de entrevista. A Inter.net assegura que está no rastro dela e garante que irá tomar medidas judiciais.

    Na opinião de alguns administradores de rede consultados, sem dúvida a divulgação das 150 mil senhas pode ter sido a maior tacada já registrada contra um provedor brasileiro. Considerável parcela das senhas ainda funciona -- basta entrar no webmail do provedor para conferir -- visto que nem todo mundo troca suas senhas com freqüência.

    O recifense Guilherme Moura, usuário antigo da Elógica, foi um dentre os milhares atingidos.

    - Vi a lista e as minhas senhas estavam lá, certinhas. Troquei na hora, mas sei que a maioria dos usuários não vai ficar sabendo do ocorrido em tempo hábil e nem tem o costume de trocar senha de vez em quando - lamenta.

    O problema não é só ler email alheio. Para se ter uma idéia do estrago, através do Personal Center no site da Inter.net, é possível ter acesso a dados pessoais das pessoas, como endereço, RG, CPF, telefone, contas adicionas etc -- inclusive, podendo modificar opções de cobrança.

    Igualmente, basta fazer uma busca no Google por @elogica.com.br ou qualquer outra extensão para ter uma noção da quantidade de usuários, empresas e associações que divulgam o email em seus sites. Qualquer pessoa com intenções escusas ou ilícitas pode, ainda hoje, entrar na caixa postal, ler e apagar emails, e até mesmo escrever mensagens como se fosse o dono da conta, o que pode gerar prejuízos pessoais ou financeiros.

    Na madrugada da segunda-feira, o suposto hacker Melpôneme informou através de seu blog que havia se "arrependido" de ter divulgado a lista e que deveria ter informado aos internautas apenas sobre a "invasão", sugerindo a troca de senhas. Mesmo assim, ele manteve uma lista com apenas 1.000 contas disponíveis para consulta, das quais algumas foram testadas por especialistas consultados pelo Webinsider que puderam comprovar que muitas ainda são válidas.

    É tarde demais. Durante cerca de 24 horas, a lista completa com as 150 mil senhas ficaram disponíveis, em modo texto, bastando salvar o arquivo pelo navegador. Quem conseguiu salvar, hoje tem uma poderosa e perigosa arma em mãos.

    Ainda é interessante notar que a atual lista, com 1000 senhas, mantém os outros milhares de logins, ou seja, endereços de emails válidos. Trata-se de um verdadeiro banquete cinco estrelas para spammers, sem a menor dúvida.

    http://oglobo.globo.com/oglobo/plantao/106339252.htm

  2. # Publicidade
    Publicidade

  3. #2
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    2.942
    Verdinhas
    1

    mulé filha da puta....
    vo ve aqui pra poder trocar minha senha...
    eu numca mudei eu acho herh fods...
    tb nem uso email dessa merda de provedor lixo....

  4. #3
    Suspenso
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 2002
    Mensagens
    2.616
    Verdinhas
    2

    eu nunca fui so sei q fui admin do server q faliu mas volto e saiu de volta

  5. #4
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    2.942
    Verdinhas
    1

    Originalmente enviada por GoRi
    eu nunca fui so sei q fui admin do server q faliu mas volto e saiu de volta

  6. #5
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Dec 1999
    Mensagens
    1.238
    Verdinhas
    1

    Eu achei o blog dela, e nele consta a lista de Password Spam... Eu ia postar aqui, mas resolvi não postar... Se algum admin acha que nao tem problema postar o URL do blog, me manda MP.

    Ainda bem que meu usuário nao tava na lista hehe

  7. #6
    Membro
    Info Conteúdo e Citações Jogos Mensageiros
    Registro
    Jun 2002
    Mensagens
    340
    Verdinhas
    1

    qual o site?

+ Responder Tópico Ir para o Fórum

Assuntos do tópico

Compartilhar

Permissões